segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Alvarito anda a pôr as garras de fora...!



O outrora sorridente, estrangeirado e em-mangas-de-camisa super-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, "Álvaro", como quis que o chamassem ( Álvaro, call me Álvaro...,parece-nos ouvir...), já anda não só a perder o sorriso pelo caminho, nas andanças pelo país real e pelo confronto com a dura realidade que é governar a sério, no terreno, em vez de uma posição de cátedra, com uns binóculos; como a vestir mais o casaco, a adoptar mais a pose da arrogância de quem não gosta de ser contestado.
Onde é que já vimos este "filme"? Ah, pois, reinado de D. Sócrates, o tal que perdia o sorriso mal se afastavam os holofotes e fugia pelas portas traseiras sempre que a contestação alastrava. Ah e muitos dos seus ministros. A Dona Lurdes não era de sorrisos, fez até o percurso contrário, ou assim tentou, talvez por sugestão de desastrados consultores de imagem, que , perante a sua fama de "Bruxa má do Oeste", tentaram inverter o processo, tarde demais, tentando em vão transformá-la em sedutora de coxa descontraída e sorriso colado a "cuspo" na cara amarga.

Já a Dona Alçada a Pesudónima teve também um início de carreira ministerial um tanto semelhante ao do nosso Álvaro: começou com largos sorrisos, em inaugurações , entrevistas e videos para pôr as criancinhas a nanar,e terminou ríspida, arrogante como o seu protector do Executivo, e de sorriso muito mais baço, grandes olheiras e gaguejos. Também ela porque não gostou de ser constestada, pensado de início que o seu papel se resumiria a um deslizar diáfano pelas passerelles dos Conselhos de ministros e do cortar-fitas em novos Caixotes escolares. Mas enganara-se! As "suas" políticas eram igualmente más, perpetuadoras das raízes daninhas plantadas-- com carga de "bazooka" e minas anti-pessoal (leia-se: anti-professores e funcionários) -- pela sua predecessora. E não era por contraste de estilo, aparente, que escaparia à contestação. Apenas um senhor de bigode de um sindicato e mais os seus homólogos se deixaram enganar, para desgraça da Educação, num fatídico Janeiro de 2010.

Bem, adiante.Esta semana, o nosso bom Álvaro foi explicar-se perante o Parlamento e de novo perdeu o sorriso e se enfadou, quando questionado sobre a urgência de se elevar o salário mínimo em 2012, como estava programado.

As televisões omitiram essa parte, mas a atenta TSF relatou e transmitiu as suas palavras, eivadas de uma sobranceria como é raro ver. Assim, começou por admitir que era importante elevar o salário mínimo. Disse até que era "uma hipótese interessante".(sic) E acrescentou, perante a indignação da oposição parlamentar e dos ouvintes da gravação, que neste momento era uma "hipótese demagogicamente interessante.". E desatou numa explicação de que fora assim que se errara após os 25 de Abril, ao subir bastante os salários dos trabalhadores, o que depois paralisou as nossas exportações e blá blá blá!!!!

O senhor ministro Álvaro, perdão, o Álvaro deve ter estado emigrado realmente há muito tempo, estudando apenas os números estatísticos e desligando-os do seu contexto histórico.

Primeiro, toda a gente que viveu esse período quente sabe que após a revolução, os investidores estrangeiros começaram a te receio de importar de Portugal, não só pela instabilidade política global, mas pela ausência de muitos dos nossos gestores, exilados voluntariamente ou à força durante o PREC. Não foi aquela "coisa" matemática de mão-de-obra mais cara levar a desinvestir...

Segundo, certamente (embora não conheça a vida do senhor, digo, do Álvaro) que se não fora o 25 de Abril e os pais dele terem começado a ganhar melhor(?), quem sabe, não poderia ter ido estudar e doutorar-se pró "Extranjero" e poder voltar de lá com uma auréola de salvador da pátria económica e um exalar de ideias pós-modernas tipo Brise-contínuo, a gabar o produto autóctone ,das trouxas de ovos ao Galo de Barcelos, com aquelas frases lindas de que certos produtos portugueses eram tão bons que até ... pareciam estrangeiros...! e por aí fora.

Não sei que ideias brilhantes tem o Álvaro, digo, este senhor (bolas, mal o conheço, não é?) para o país e acredito piamente que esteja pleno de boa vontade e de ânsia em ajudar a pátria, mas ,caramba!, antes que a sua energia de mangas arregaçadas se esgote qual pilha de coelhinho da Duracell contrafeita na China.... que guarde essa energia e verve de espadachim (ele sim)demagogo e conferencista, como se estivesse numa das sua preelecções teóricas de Universidade e se lembre que ESTÁ A FALAR DA VIDA DAS PESSOAS! Do que as pessoas têm durante o mês para dar de comer aos filhos e para pagar as contas!

Não lhe bastava ter feito um aumento "colossal" dos transportes e da Energia, agora surge com a arrogância académica que surge completamente descabida perante a gravidade REAL destes assuntos!

Preocupar-se COM AS PESSOAS isso ,sim, seria deveras uma "HIPÓTESE INTERESSANTE"!

E não vir,em vez disso, com teses revanchistas e serôdias contra o 25 de Abril, como se tivessem vindo da Revolução dos cravos todos os males para hoje não termos um Portugal glorioso!Veremos como fica na época pós-Álvaro, sobretudo na época das novas e antigas clientelas dos nossos desgovernantes, que vão de novo delapidar o erário público, perante a impotência nervosa do bem-intencionado Álvaro! QUE TAMBÉM JÁ SORRI MENOS... e que( pouco convicto das medidas que o obrigam a tomar) TAMBÉM JÁ GAGUEJA !

Aqui estou eu, trálálá!

Desde já agradeço à minha amiga Margarida Alegria o corajoso convite para me aturar por aqui.

Tantas troikas a controlar a nossa respiração, tantos desgovernantes a continuar a fazer comichões aos nossos pobres bolsos, cortando a talho de foice tudo que pareça dinheiro fácil de cobrar...

E tanta desgraça a continuar, na Escola Pública...

Ah! estou ansiosa por lhes dar tratos "de polé" neste blogue! Não lhes darei descanso, da parte que me toca!!! :)))

Quanto à minha carreira bloguista, será pouco maior que a da Margarida. Comecei também em 2009, no "Aaatchoo!", dedicado a gripes (A e diversas), igualmente pela mão da Margarida Az.

Em Outubro de 2010, alinhei no (seu também) "Uma Aventura Sinistra", continuação do célebre "Sinistra Ministra", desta vez dedicado ao também conturbado reinado desgovernativo de Isabel Alçada, na Educação portuguesa. O blogue terminou em Junho deste ano, aquando da derrota de Sócrates e, subsquentemente, da não continuação de mandato da talvez única Ministra pseudónima da Europa, quiçá do Mundo!

E chega de conversa! Vamos à mão na massa de ideias ,enquanto ela está quente!

"Alergia"

domingo, 30 de outubro de 2011

Novo blogue, com nuvens no horizonte...

fotos (c) Margarida Alegria, Portugal, Agosto de 2010
Mais um blogue no vasto "mar" da blogosfera pode parecer uma gota mínima num oceano onde o rumo é por vezes instável.
Mas não podia deixar de o criar, não só pela possibilidade fantástica de expressão que  proporciona, como pela urgência de denunciar o que se vem passando neste mundo desvairado. No meu caso, tenciono publicar textos e cartoons  da minha autoria ,sobre o que vejo em redor e ou me fascina e encanta  (as "alegrias") ou me revolta e indigna (as "alergias"). O blogue terá o seu lado lírico e tranquilo e a sua face satírica, de humor puro e duro, que espero que os leitores apreciem. Sobretudo, que espero que os faça pensar.
Tentarei manter alguma regularidade, pese as agruras profissionais que encolhem o tempo disponível para estas andanças e para me ajudar contarei com algumas colaborações , como é o caso da minha  melhor amiga ," Alergia", uma blogger já mais treinada que eu própria. A ela caberão, talvez, a maior parte das resmunguices sobre o país e o mundo (as que causam "alergias" a todos os humanos conscientes e honestos) e muitas vezes sobre a maltratada área da Educação.
 A foto acima poderá não sugerir estas questões, mas é uma foto que tirei numa das mais belas praias do nosso belo país, que está cada vez mais maltratado e que,se não nos movermos contra este estado de coisas, -- das desgraças e roubos "inevitáveis", das crises manipuladas e estrangular de direitos sociais e Humanos, -- poderá vir a tornar-se de vez numa qualquer colónia de férias para especuladores, num país-praia de independência e dignidade estilhaçadas.
O mar da foto representa, assim,  não só a  fonte da vida como a imensidão de sarilhos em que nos andam a meter,  um mar de tranquilidade apenas aparente. As nuvens representarão a ameaça sempre mutante que paira sobre as nossas cabeças, mesmo no ambiente de pequeno paraíso  em que Portugal  a espaços nos envolve. E mesmo podendo trazer chuva, espicaçam-nos a imaginação e não permitem que as ignoremos.A  suave montanha ao fundo, no entanto, embora apenas vislumbrada e nevoenta, sugere um horizonte de esperança, que nunca devemos perder de vista.
Até 2009 limitava-me a ser leitora, não muito regular, de alguns blogues, mas o seu design era para mim um mistério. Foi uma nova amiga, então, a Margarida Az, já veterana na blogosfera(e contra ventos e marés, em tempos bem conturbados do desEducativo reinado Mariadelurdesco), que me incutiu o bichinho da escrita para blogues, explicando-me os truques básicos e convidando-me para colaboradora de alguns dos seus blogues: o resistente "Uma Lulik", dedicado à causa de apoio e amizade por Timor-Leste e mais tarde o "Precisamos de ti", em apoio da nossa amiga Hurtiga (autora brilhante do "Vade Retro" e que infelizmente não resistiu à tirana doença...), que precisava de encontrar um dador de medula para o seu Linfoma. Mais tarde tive também a ajuda preciosa da  minha  amiga Ana Lima, autora do sempre recomendável blogue "O vento que passa".
Procuro nunca ser ingrata e  agradeço e confirmo  e repito que, se não fosse pela minha homónima Az, hoje não estaria aqui a escrever-vos, certamente. Andaria apenas às voltas com  os meus cadernos  e blocos de desenho engavetados, ou, mais recentemente, com algumas partilhas no Facebook.
Porém, quero escrever pelos temas que bem me apeteçam, no estilo e tom que me apeteçam, quando bem entenda e segundo meus próprios humores, num leque mais alargado e sobretudo sendo dona e senhora dos meus posts, sendo apenas eu a escolher quando anulo os posts ou quando sou admitida ou retirada dos blogues,ou súbitas extinções de blogues, sem inrtermitências.Aqui terei a minha total Liberdade e... ponto final.
Espero que gostem do blogue que agora se inicia e que ele tenha cada vez menos "alergias" a curar e mais "alegrias" a espalhar! Até já!