terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Boa Noite! Cartoon !(Em breve o arquivo do Jejé e C.ia)

(c) Margarida Alegria, Março de 2011 ("bincá' auz tejoureiruz", in "Jejé e Companhia")
Desejo a todos uma boa noite! Tenho mais cartoons na "forja", mas, como estou com uma valente dor de cabeça, hoje deixo a recordação do primeiro Cartoons  do "Jejé e Companhia", publicado em Março de 2011 e que alguns já conhecem. Prometo criar  muito em breve uma segunda página de arquivo (ver separador no topo desta página) só para os cartoons da série Jejé, embora agora o "Pepé" se tenha tornado o personagem central (ingressando no acampamento dos escuteiros-troikas,lembram-se?), enquanto o outro rumou para um colégio interno, no estrangeiro. Assim ficarão a conhecer toda a sequência, incluindo os que não cheguei a poder publicar "algures"(se bem se lembram, o último cartoon dizia "Continua"), por motivos totalmente  alheios à minha vontade.
Note-se, por curiosidade, que, volvidos oito meses, bastaria substituir aqui o Jejé e o Teté dos Mealheiros, pelos congéneres Pepé e Vitinho do Desvio, que a cena se enquadrava na actualidade, na perfeição.
Tal como no caso dos pastéis de nata  (ou melhor, do MacNata, que a Alergia já debateu),  é o que se pode chamar de verdadeiro franchising de desgovernos. Só devem poder mudar um pouco a decoração dos gabinetes...
Ou, como se costuma dizer... "mudam-se as moscas.."
Até amanhã,então, com mais posts cheios de "sustância", uns "sérios" e outros de cartoons muito actuais! ;)
Margarida Alegria (30-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

domingo, 29 de janeiro de 2012

Resultados finais do Concurso de blogs do "Aventar" (2011)!

Terminou às 24h de ontem a votação da fase final do Concurso de Blogs do Ano 2011, organizado pelo "Aventar".
A disputa foi renhida em algumas categorias.
Para ver todos os resultados, quer da fase final (com cinco a concorrer por categoria) quer da fase eliminatória, ABRIR ESTE LINK DE ACESSO À PÁGINA DO "AVENTAR".
Realço apenas alguns resultados, nomeadamente na área de blogs que melhor conheço e de blogs amigos:
- Na categoria EDUCAÇÃO venceu o "Correntes", do Paulo Trilho Prudêncio, ficando o "Blog DoAr Lindo" (do Arlindowsky) em segundo  e o "Professores Lusos" em terceiro. Em quarto e em quinto, respectivamente ficaram o "ILC contra o Acordo Ortográfico" (olá J.Pedro Graça e "Curiosa"!) e o "Anabela Magalhães "(parabéns Anabela! Neste ficaste em 5º mas na cat- História o teu "História 7 " ficou em 1º, que bem vi !!!!) :))
- Na cat. Actualidade política (colectivos):
Arrastão
31 daArmada
A Educação do Meu Umbigo (que se concorresse a "Educação"...)
O Kaos ficou em terceiro como blogger do Ano e em primeiro na categoria Humor:
WeHaveKaosInThe Garden (a "milhas" dos seguintes!)
Rafeiro Perfumado
Não Compreendo as Mulheres
O "Alegrias e Alergias", relembro, apesar de ter só dois meses, concorrera nesta categoria, de Humor, ficando em 13º lugar entre 32 blogs, na primeira fase.
Já na outra categoria a que concorreu (Blog revelação) ficou em 6º, entre 36, não se apurando por um bocadinho... Mas já expliquei isso nos dois  Posts de "análise rigorosa", há uns dias.
Nessa categoria (Blog Revelação-nascidos em 2011) os resultados foram estes:
"Pensar Lisboa" *
 Standar' Anda people , Pá!"
"Ainda que os Amantes se Percam..." (... bravo, André!)
* que, em inglische técnico poderá ser: "To put a Band-Aid on Lisbon" ( da forma como certas zonas históricas da bela capital estão a ficar arruinadas, acho que não vai lá só com "penso", mas com uma cirurgia total!...) ]
CURIOSIDADES:
-Houve  um   empate no primeiro lugar da categoria "Diários Íntimos", entre o "Quadripolaridades" e "Crónica das Horas Perdidas";
-  Na categoria "Actualidade Política ( blogs individuais)", o pódio teve uma tendência (quase toda) "asinina", o que revela como a auto-estima portuga está em baixo e que só apetece chamar burros ou ter atitudes abruptas e teimosas com  quem vive no nosso Portugal! ;))
Ora vejam:
"O País do Burro"   (bom sprint final, Filipe Tourais!)
"O Jumento"
"O Abrupto"
Curiosos foram os primeiros lugares em algumas categorias, onde predominam os nomes pitorescos,  com sintagmas do tipo "O/A... de/do......" : por exemplo, "Cinco Quartos de Laranja", na Culinária, "A barriga do Arquitecto", em Arquitectura, ou "O Cacifo do Paulinho", no Desporto. Não duvidando da qualidade dos blogs em questão, inclino-me para a tal hipótese de alguns votos serem ao calhas, nos nomes sugestivos, o que eu  própria fiz em algumas situações, confesso( como  aliás tinha anunciado que faria), principalmente por falta de tempo para conhecer todos os blogs! Bem, no Desporto o meu voto foi de solidariedade para um tal "Gordo Vai à Baliza", por considerar que, seja ou não um eventual blog sobre o inefável futebol, pelo menos é anti-discriminação! Creio que ficou em terceiro... :))
Parabéns a todos os vencedores e finalistas! Parabéns a todos os concorrentes e votantes! Parabéns à animada blogosfera!
Ao Aventar mais uma vez os parabéns pela organização , simpatia  e sobretudo grande paciência (Jorge Fliscorno, João José Cardoso)!
O concurso deu-nos a  oportunidade de divulgar o "Alegrias e Alergias" e  de vir a conhecer belos blogs e simpáticos blogueiros, numa blogosfera que continua viva e criativa.
Obrigada também às 35 pessoas que , na 1ª Eliminatória, votaram neste blog, na categoria Humor e às 50 que votaram nele, na cat. "Blog Revelação do Ano 2011". Grata também a todos que quiseram votar, mas já não foram a tempo. Um grande abraço a todos!
Acima está o diploma de Participante neste concurso. Quando descobrir como, lá colocarei a sua miniatura na barra lateral, como vejo fazer aos blogs veteranos! :))
(Nota da redacção: queriamos ter aqui a presença QUASE habitual das nossas blogólogas-comentadoras residentes, mas foi totalmente impossível. Podia justificar que estavam em missão no estrangeiro, mas a verdade é que me mandaram "dar uma volta", atendendo que era tarde, amanhã é Segunda e  que....ainda lhes devo a "avença" da anterior análise de resultados! :))
Pela equipa "Alegrias e Alergias",
Margarida Alegria (29-1-2012)

sábado, 28 de janeiro de 2012

Violinista com belo poder de improviso! :))



(violinista Lukas Kmit )

Toda a gente já deve ter tido esta experiência: estar num espectáculo que requer o máximo de silêncio, como um concerto de música clássica, uma peça de teatro,um bailado ou até no cinema (ou até numa missa ou funeral) e, no momento máximo de concentração dos artistas ou do "suspense" silencioso do filme, um irritante e invasivo toque de telemóvel ecoa na sala.

As reacções são quase unânimes, por parte dos restantes espectadores. Um embaraço geral e indignado, um olhar em volta para tentar descobrir quem é o novo "artista". A paragem gélida, tantas vezes, por parte do actor que dizia a sua deixa, do pianista que dedilhava fervoroso, do padre que pregava.

Do lado do prevaricador, as atitudes vêm variando. Dantes ainda se desculpavam num sussurro, procuravam o telemóvel no fundo dos bolsos (eles) ou das carteiras (elas), procurando desligar o toque irritante. Outros tinham o desplante de atender e sussurrar: "Agora não posso atender!"...

Outros saiam a correr da sala para atender, por entre olhares furibundos de todos. Ultimamente, tenho visto mais a atitude do descaramento total (bem em consonância com o narcisismo insensível galopante na sociedade): ou atendem ali mesmo e julgam que conversar a sussurrar ultrapassa o problema(isso especialmente no cinema, onde o "escurinho de.." que cantava a Rita Lee tudo parece amenizar), ou olham para as moscas que voam, ignorando o toque persistente, fingindo não ser o seu telefone a tocar.

Por mais avisos, sonoros ou visuais que surjam antes do arranque do espectáculo, com o Bugs Bunny ou uma voz sexy e séria a pedir-nos para desligar os telemóveis-- e apesar de o avanço tecnológico permitir a opção "Silêncio" nos aparelhinhos,-- quase não há espectáculo ao qual se escape ao maldito soar do Nokia ou do Erikson, ou sequer do brilho azulado de ecrãs de quem vai para o cinema enviar mensagem ou teclar joguinhos!

Pois... é que tantas vezes o telefone que toca pertence também àquele ser que entrou atrasado/a, a calcar os demais , sem pedir desculpa, a acabar de falar no telelé, para dizer banalidades, a desatar a mastigar ruidosamente as pipocas, ou a tirar o sobretudo com lentidão, tapando tudo em redor, e por aí fora...

Por vezes penso que o único remédio seria a drástica recolha dos telemóveis à entrada das salas, como é regra em tantas Escolas, ao início de cada aula.

Os japoneses inventaram um sistema que bloqueia a rede de telemóvel em certas salas, o que faz o justo (mais uma vez e sempre) pagar pelo "pecador", mas agora até isso tudo é ultrapassado pelas poderosas novas gerações... gerações de rede tecnólogica e de viciados em gadgets...

Pois bem, há uma meia dúzia de dias, o jovem violinista Lukas Kmit, na Eslovénia, foi herói da bofetada de "luva branca" nessas situações. Discorria o concentrado violino de Lukas numa Sinagoga(ainda por cima!), quando o famoso toque da Nokia se fez ouvir. Gelo total. Paragem do concerto... até que o músico deu a volta "ao texto" de forma genial! Ora vejam o video. :))Parabéns ao Lukas! Foi mais do que o "se não podes vencê-los junta-te a eles..." . Foi um "golpe de asa" inspirado! Aqui, a música e os músicos foram os vencedores!

E pergunto... com que cara terá ficado o/a dono/a do "toque"? ;))

(bem, às tantas o/a asneirento/a nem entendeu a subtileza, o que é tãããão típico das pessoas egocêntricas.*...)

* que mais depressa se metem a interpretar mal o que não devem, a esbravejar contra a própria sombra e contra inocentes nos quais tropeçam, do que reconhecem que são responsáveis pelos seus erros( não digo gaffes mas ERROS, más atitudes por opção), pelo mal que fazem aos outros constantemente e sem peias. Tristes Bostas de forma humana...

"Alergia" (28-1-2012, in Blog "Alegrias e Alergias")

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A fabulosa versão POP! Bandex - As Minhas Poupanças




(Bandex- "As Minhas Poupanças", 26-1-2012)

A fantástica versão musical, pelos "Bandex",da explicação presidencial das poupanças que fez e do pouco que aufere, música lançada ontem apenas! A provar que a criatividade popular inspirada por estas palavras, proferidas faz hoje uma semana, em Guimarães, não tem parado!

Todo o país deve estar a par, mas recordemos:
Cavaco Silva discorre que ganha "apenas" 1300 Euros de uma das suas pensões (a de professor e investigador universitário. Já esse seu lamento escandaliza muita gente, num país onde o salário mínimo é de 475 Euros, o salário médio ronda 750 a 800 Euros, boa parte das pensões/reformas andam na casa dos 300 ou 400€, muitas até dos 200€.

CS escapou à questão de quanto ganharia da outra pensão, a da reforma do Banco de Portugal e resta saber se não tem também as de antigo governante. Centrou-se naquela de 1.300€, como se fosse o maior escândalo, à qual juntava a de 800 (?!) da esposa e ainda se lamentava de não auferir o salário de PR (por lei já não pode acumular). Restava esclarecer que entre as pensões e o salário de PR, optou por aquelas, por serem mais elevadas que o salário.

As "parcas" poupanças que refere (a que terá recorrer para as despesas????) são na ordem das centenas de milhar, incluindo muitas acções da Bolsa e proveitos obtidos das acções do BPN, famoso ex-banco de acção criminosa e que todos os cidadãos acabaram por sustentar, em largo buraco financeiro, devido à sua nacionalização para o salvar da falência.

Anualmente auferirá cerca de 140 mil Euros, e mensalmente quase 10 mil Euros...

Está a passar, de facto,por grandes dificuldades, para sustentar as suas propriedades e a sua família, ainda por cima ...porque todas as suas despesas da Presidência são pagas pelo Estado e não do seu bolso (uns largos milhares, o dobro que é gasto pelos reis de Espanha...). É trágico... ://

Mais tarde divulgou uma comunicação, uma desculpa esfarrapada, a dizer que não fora "suficientemente claro"!!! Não bastava ter insultado o povo uma vez bem alargada, como veio depois chamar estúpidos aos portugueses, como se esses não tivessem compreendido bem as suas explicações "detalhadas" de como estava aborrecido por estar a perder dinheiro...

Valha-nos a animada versão musical (rap?). Sempre nos faz sorrir, mesmo que já não "vamos em cantigas.

Para libertar o nosso PR do fardo que carrega , por exercer o cargo que exerce, eis aqui a petição pública que apela à sua demissão, já assinada por mais de 36 mil cidadãos:




quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LIVROS: "a Invenção" e o Cinema, Capas,Cobertores e versões

("A Invenção de Hugo Cabret", de Brian Selznick,Capa das primeiras edições portuguesas, 2008)
Não tenho por hábito recomendar livros, aqui no blogue, embora "viciada" neles. Talvez seja essa mesmo a razão: apesar de gostar que os outros leiam e de ter tantas vezes a missão profissional de falar sobre livros, motivar para a leitura, deve haver um desejo profundo mais irracional de que fiquem todos só para mim, de que , se os outros também se tornarem leitores compulsivos, os livros se possam vir a esgotar nas livrarias e bibliotecas e que assim se acabe o "fornecimento" desse meu vício, desse  meu mais que tudo alimento espiritual. Nããã... não é bem assim, na verdade o blogue ainda é muito recente, tem tido muito assunto da actualidade para comentar e raramente sobra tempo ou paciência para falar do que aqui gostamos de ler.
Pois bem, vou abrir forte excepção, desde que ontem vi as notícias na TV, e recomendar não um, mas até dois belos livros, exclamando: CORRAM JÁ PARA UMA BOA LIVRARIA ANTES QUE SE ESGOTEM!
Um deles, talvez a arrebatar com a maior urgência, é o "A Invenção de Hugo Cabret", de Brian Selznick, que agora vê a versão cinematográfica de Scorcese com várias nomeações para os Óscares 2011/12. Ah, dirão descansados os caros leitores, mas o filme vem já aí em Fevereiro e não  faltarão os exemplares na Fnac e tal e coisa... POIS É EXACTAMENTE POR ISSO, acrescentarei eu! Para já, nos próximos dias, ainda poderão descobrir algum exemplar perdido das primeiras edições originais , já em Português desde 2008 (?). Li-o e recomendei a amigos há un dois anos e foi "tragado" mesmo por quem não é leitor habitual de ficção.
Quando chegar a versão patrocionada por Hollywood já será tarde demais, embora o filme, pela amostra rápida que vi, me pareça uma versão fiel ao livro... só que não é a mesma coisa. Será tarde demais pois virá com daquelas capas HORROROSAS baseadas em  fotogramas do filme, que transformam em... "pastel de nata" achinesado e liofilizado as anteriores capas de artista das edições primeiras (aliás, na promoção recente do livro no "Wok" já lá está a capinha cinematográfica da praxe...). Poderá ser apenas uma capa dupla a envolver a original, mas ... também não é a mesma coisa. E neste caso é também provável que até lhe adulterem o título, igualmente por questões de marketing. O título é "A Invenção de Hugo Cabret", mas Scorcese chamou-lhe apenas "Hugo" e os distribuidores portugueses vão chamar ao filme "A Invenção de Hugo". E um nome de sabor mais latino, entre o Francês e o Catalão, que soava "Huugô Cabrê" na nossa imaginação (a acção não podia ser mais no coração de Paris do início do século XX), aí está a ser pronunciado pelos hollywoodeanos da nossa praça como um anglófono "Hiúgou"... e, quem sabe "Cab-rát" ou até "Quei-brat".
Que destruam a pronúncia. mas não adulterem a capa, que tão bem se conjuga com a época histórica e com a ideia de invenção! Como vêem acima, tem algo do estilo das tradicionais capas de lombada de couro dos livros de aventuras de Júlio Verne. Parece um bocado anacrónica, é certo, mas também ela contribui para que  o livro, como um todo, transmita também graficamente a sua mensagem. 
A tendência quer mercantil da associação a outros produtos, quer preguiçosa e economicista (leia-se avarenta) dos editores dispensarem tantas vezes os ilustradores de capas, há-de-ser, espero bem, moda das últimas décadas que irá passar. Aliás, no Reino Unido já está a passar, voltando as edições, quer de luxo quer de bolso com capas exclusivas e artísticas, mesmo que aparentemente simples, jogando com a simbologia e grafismo das letras, por exemplo. Por cá, tanto na ficção como na não ficção  e salvo honrosas excepções, impera para já aquela do "Ah... sobre esse tema pesquisa-se no Google images, nas Getty Images... ou então há um quadro clássico do pintor X, não sujeito a direitos de Autor, que se digitaliza, focando-se um pormenor e--- está feita a capa!".
O livro, por uma vez uma boa opção presente nas recomendações para alunos do 3º Ciclo , pelo Plano Nacional de Leitura ( ao invés do excelente "História Geral de Piratas" que NÃO é um livro de aventuras juvenil mas um relato fiel e sanguinário da pirataria e da perseguição aos  piratas, por amor da Santa!) faz-nos redescobrir os primórdios do Cinema e os mistérios que rodeiam o desaparecimento dos filmes do igualmente enigmático Meliès e consegue-o num romance para todas as idades que tem muito de novela gráfica e até de cinematográfico. 
À primeira vista, podem assustar-se com a espessura do volume, aparentando umas 500 páginas. Na verdade, lê-se num ou dois serões. A volumetria deve-se ao que de muito original tem a obra: com belíssimas ilustrações a lápis de carvão,  essas ilustrações não servem apenas para ilustrar, no sentido tradicional de transpor em imagem partes do texto, mas FAZEM PARTE intrínseca da narração. Por isso disse acima que havia algo de Novela gráfica neste romance. Um  breve exemplo: o personagem central, Hugo, entra num determinado espaço desconhecido. O texto conta isso, mas, de repente, em vez de nos descrever , por palavras, o abrir da porta, a entrada, os sentimentos (medo, ansiedade, etc) do adolescente, VEMOS isso na imagem, sem palavras, com ilustrações a encher ambas as páginas(várias páginas seguidas!),  a porta a entreabrir-se, um primeiro plano da cara de Hugo... e por aí fora. Para entender melhor, espreite AQUI um post com UNS VIDEOS/animações  que estão no Youtube,  com sequências de imagens do livro, para promover o mesmo  aquando do seu lançamento (?). E leia a boa sinopse do livro feita no blog "Porta-Livros", AQUI.
Por tudo o que acima explico e ainda por outras razões que lhe apeteça, vá já a uma BOA LIVRARIA tradicional (nada de compras online, senão arrisca-se a apanhar com o tal "pastel") e procure nas prateleiras mais escondidas, insista com o livreiro em desencantar um exemplar ("ameace" ir procurar à  concorrente gigante, a fnac... Já recorri a isso certa vez, na alternativa a encomendar que me procurassem um livro noutras dependências da Bertrand, porque esse outro livro estava esgotado etc e tal... o livro foi encontrado algures em três tempos!). A "Invenção de Hugo Cabret" é um livro muito especial, inclassíficável.
O outro livro que recomendo é uma novela gráfica.
Já é um clássico dos nosso tempos no género, embora apenas de 2003.
A minha chamada de atenção deve-se ao anúncio da sua edição em Português (finalmente!), há dois dias, no "Público". E mais uma vez o meu alerta vai para que o  tentem (também) adquirir em Inglês, não só pela questão de se perder sempre um tanto na tradução, mas também por questões de capa. Ora vejam a capa original:



("Blankets", de Craig Thompson,  ed. Top Shelf,2003- capa da edição original em Inglês)

Não vou contar a história (se quiserem tem AQUI a SINOPSE da Wikipédia). Apenas revelo que é a descoberta do Amor e de uma voz própria da personagem central (de cariz auto-biográfico),Craig, que cresceu enformado numa religiosidade doentia da família e de como foi doloroso o seu percurso de perda de Fé (o que tantas vezes acontece, a tanta gente, quando a Religião é um espartilho de normas e não uma semente de Liberdade). É também sobre a amizade, o Amor e de como até este é ilusório, tantas vezes. Revelo também que os blankets/cobertores do título evoca as brincadeiras de criança de Craig, quando(como muitos de nós já teremos feito)  brincava com o irmão sob um cobertor , imaginando  serem náufragos no mar alto,  exploradores da selva ,ou noutras situações de aventura inocente de miúdos.
A obra está num belo preto e branco, numa delicadeza, sensibilidade de enredo e de traço que é verdadeiramente tocante, que não deixa ninguém indiferente. Vejam  a capa acima: um momento fulcral da história, com os dois amigos descentrados na imagem, numa floresta de Inverno.
Pois bem. Vejam agora como é a capa da versão portuguesa, da  editora "Devir":
                 ("Blankets", de Craig Thompson. Capa da edição portuguesa, 2011, ed. Devir)
Que me lembre-- e nem li o livro há muito tempo-- não há nenhuma imagem dos dois amigos (não adianto mais se eram só amigos, eheh... mas esta capa pode baralhar) assim a enregelar num fundo AINDA MAIS invernoso!
É nitidamente uma montagem, ainda por cima acrescentando alguma cor, o que não era necessário, com uma das vinhetas do livro plasmada no exterior. Pergunto-me se o Autor autorizou a capa e se foi ele a fazê-la. Talvez sim. Mas é uma imagem que se destina, um tanto à portuguesa,  a espicaçar algum tipo de leitores macho-men, que às tantas  até ficarão desiludidos, depois de andarem a contemplar as "coxas desnudadas da moçoila...zz" da capa! Como diria também o tal diácono Remédios, "não havia nexexidade- Z-z--!", não que me choque ou veja mal na imagem em si, mas porque precisamente desvia (a atenção do leitor) do mistério e sobretudo da profunda SOLIDÃO  tímida que perpassa em toda a obra.*
E, numa obra essencialmente gráfica, mas também em obras não apenas gráficas,por tudo o que relatei acima,toda a opção na criação do livro, --desde a escolha da letra, à construção da narrativa,  passando pelas  categorias da narrativa, a escolha de cada palavra, as ilustrações, o papel e... a capa-- TUDO é importante, tudo AJUDA À MAGIA...
(* aliás, por comparação, vejam as capas das edições em outras línguas, no link da sinopse, que deixei acima... )
Margarida Alegria (26-1-2012, in Blog  "Alegrias e Alergias")

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cartoons(quatro!): o Pai de todos os pobres...

 (c) Margarida Alegria (22-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
 (c) Margarida Alegria (22-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
 (c)Margarida Alegria (23-1-2012, in  blog"Alegrias e Alergias")
(c) Margarida Alegria (24-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

Sem muito mais a dizer para lá dos cartoons acima. Sinto-me cansada destas situações e do País. E não me sinto obrigada a ter  respeito por instituições que não me representam e não me respeitam nem ao país. Sobretudo que não respeitam os mais fracos e desprotegidos. É a todos eles, especialmente aos portugueses que lutam diariamente pela sobrevivência, com magros proveitos e (quase) sem apoios, pessoas que dedicaram a vida inteira ao trabalho pouco ou nada remunerado e agora se arrastam pelos dias, que saem das farmácias sem ter comprado os remédios, porque têm de ter  algumas moedas para o pão, ou que saem da mercearia sem comprar mais que arroz ou pão, porque precisam de ter algo para pagar a renda, ou para pagar o remédio imprescindível... é a todos eles , os que conseguem inventar mês para além das suas pensões  ou salários de 5º mundo, que dedico estes cartoons. Que podem nos despertar um sorriso, mas sobretudo nos lembram  a revolta. Pois não queremos esquecer. Não podemos esquecer. Não DEVEMOS esquecer. Por mais "remendos esfarrapados" que tentem coser a a este buraco de tristeza tacanha, de pobreza de mentalidades insensíveis e distantes.
Creio que cada um dos cartoons foi ( glosando a  expressão de...alguém) "suficientemente claro"! :(
Margarida Alegria (25-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rigorosa análise eleitoral (PARTE 2 de 2) do Concurso de Blogs do Aventar ( 2011-1ª eliminatória) ;)

Como prometi no post anterior  (AQUI), depois de dar voz às rigorosas, ou nem tanto, analistas- blogólogas residentes, sobre o primeiro concurso de Blogs organizado pelos corajosos autores do  "Aventar", passo sem delongas à minha própria análise de alguns resultados.
Para alé do que já comentei sobre os azares do "Alegrias e Alergias ", que afinal não sabe ainda se ficou em 6º ou em 7º numa das categorias (entre 36 OU 37 concorrentes) e se ficou em 12º ou 13º no outro em 31 (ou 32)... desde já agradeço mais uma vez à  paciente e denodada equipa do "Aventar" por terem dado a muitos bons blogs e esforçados bloggers quase anónimos, ou pelo menos apenas segredo de poucos, a oportunidade de terem mais alguma divulgação e "feed-back".
Se uns comentaram no Aventar que concursos daqueles não serviam para nada nem mudavam o mundo, há que responder que ele não era para mudar o mundo, mas sim dar um exemplo do que pode ser a verdadeira democracia tammbém na Blogosfera, pelo que tenta dar igual oportunidade aos grandes e aos mais pequeninos.
A Blogosfera é um das poucas frentes de resistência que restam contra as anti-democracias do Mundo, por isso temos de voltar a ser mais unidos e solidários, em muitas temáticas que a Net abarca, tendo em comum o direito (um dos que vão restando) à Liberdade de Expressão. Acredito que a blogosfera pode dar muito à mudança para melhor que tantos desejam. Um concurso pode ser uma boa ponte de contacto.
Por outro, se há quem critique este blogue e outros de fazerem alguma propaganda e divulgação, basta-me rsponder que não só estamos no nosso pleno direito, como este processo  do concurso foi como que uma lufada de ar fresco em certa apatia que reinava, também na blogosfera, em reflexo do que se passa no país.Explico melhor: a blogosfera estava ainda mais viva do que parecia, há leitores insuspeitos dos blogs (ou, como dizia uma blogger, que vão ler os blogs mas não comentam... será já o medo? Será o cansaço? pergunto eu...). De tal forma vieram à tona os blogs em tanta área, tanta categoria, que o Aventar teve nova iniciativa, a de reanimar a "Blogopédia" (criada e encerrada em 2010), onde os bloggers poderão inscrever e "catalogar"/descrever o seu blog!
Parabéns Aventar! E que ganhe o melhor em cada categoria, nas eliminatórias que se seguem (a próxima começou às 24h do dia 22 e termina a 28 de Janeiro).
Continuarei a votar, embora já fora da corrida e desde já aviso que, no caso de blogs que conheço, optarei pelos blogs de amigos, é óbvio, embora num ou noutro caso a opção se complique! E certas categorias já tiveram cá uma concorrência difícil...! Por exemplo, da blogosfera que conheço, na Educação havia uma bela disputa (Prof lusos, Arlindowky, Anabela,  Correntes ILC contra AO... ficaram no top), difícil pois tinha bons blogs de estilos diferentes e muitos tiveram de ficar fora da próxima fase. O mesmo acontecendo nas categorias de  Actualidade política, nos de Música,  Cinema, etc...
Não vou especificar nomes de bloggers, eles sabem quais são..., mas agora entrei em reflexão eleitoral para a próxima fase! :))
Noutras categorias cujos blogs finalistas não conheço, optarei por UMA das duas estratégias: ou voto no blog com nome mais interessante em cada categoria, ou voto nos que estão no fim da tabela, por solidariedade com os mais fracos à partida! :)
E QUE GANHE O MELHOR!
Quanto à nossa concorrência mais directa, apenas uma breve análise dos blogs que ficaram nos lugares cimeiros:
- Na CATEGORIA HUMOR, onde ficámos em 12º, vejo que o fantástico  Kaos ficou em primeiro, com Justiça (também se apurou para Blogger do Ano! Boa! ), o que afinal mostra que o Humor agora se faz em Inglês e ComLetrasTodasJuntinhas, francamente! ;))  ;
em segundo ficou um Rafeiro, ainda por cima perfumado, o que, pelo que se sabe do cheiro a cão... Enfim, um jardim caótico  seguido de um cão pulguento... lindo, muito português! :))
Depois segue-se um  muito misógino (e só vejo pelo título, nem é preciso ir espreitar) "Não Compreendo as mulheres"... e daí? as mulheres também não entendem os Homens, ou pelo menos alguns deles, ou pensam entender e não entendem... daí a isso ser uma situação... "DE HUMOR"?!... é que qualquer dia ainda inscrevem um site de divórcios como blog de humor e nem damos conta!!! Aliás, voltando à questão de inscreverem o tal blog como blog Revelação do ano... Já viram o que era inscrevermos o "Alegrias e Alergias" como blog de Humor... e depois o  "Aventar" descobrir, tarde demais, que o mesmo era o site de uma agência Funerária ou de um laboratório farmacêutico?! E depois ter de deixar o blog a concorrer na mesma??? Falo agora a sério... quando criámos este blog, o título foi um tanto apressado, mas o que queriamos era escrever e publicar, lá ficou assim. Mais tarde fui googlar a ver se havia algum blog com nome parecido e... havia! Um brasileiro de nome "As alegrias da alergia"! E sabem qual o assunto? Pois bem, o desgraçado autor sofria de uma alergia estranha e rara, não recordo o nome científico, na qual a cara, ou a boca inchavam descomunalmente (tinha fotos incríveis!)... E o fulano fazia um blog inteiro só a documentar aquilo, passo a passo!Não estou a brincar :((
Por isso quem  chama de tolo a este blog por revirar do avesso certos temas, como por exemplo esta análise blogo-científica a uma eliminatória... que veja que afinal está menos mal  e sempre alegra mais, do que a infelicidade de quem está preso  naquela situação, em doenças terríveis como aquela. E deixa-nos também perplexos com a dimensão diarística que têm os blogs e também o quanto podem  ajudar as pessoas a enfrentar certos problemas e a tentar encontrar eco à solidão do seu drama em particular... :(
Adiante... em quarto ficou o blog "Imprensa falsa" já com alguma tarimba também, mas, pergunto: para falsidades na Imprensa não bastam as que saem na Imprensa NORMAL? É preciso ainda inventarem falsas notícias? Parecem os outros a irem além da Troika! Este é irem à falsa imprensa além da falsa! ;) 
Em quinto: Arcebispo de Cantuária! Pouca-vergonha! Então o Senhor Arcebispo não deveria estar  a escrever sermões para a sua catedral, em vez de escrever blogs e a concorrer com ovelhas tresmalhadas?!
Francamente, assim vai o mundo!
Na outra categoria, Blog Revelação do ano  2011, o "Alegrias e Alergias"  teve apenas cinco blogs  à sua frente. Aliás, há também o tal que não sei se foi eliminado ou mudou de categoria, o tal em Inglês, "The pink shrink". Bem, já alguns psiquiatras são de desconfiar, mas serem ainda por cima  ... cor-de-rosa?! E alegam que os comentários que lá surgem são em Português, contando assim como SENDO em Português?! Bem, mas então para que carga de água está postado em Inglês?Estou a imaginar a ideia peregrina. bláblá blá, says o shrink, quem quiser entenda... e os seus pacientes, taditos, lá respondem em Português... e então às tantas aí o blogger já comenta em Português ! Uma atitude um tanto neo-colonialist, don't you think? Como aqueles ingleses que moram no Allgarve há décadas e só arranham a língua Lusa! Até entendem ,mas... E será que o Rafeiro Perfumado citado acima também é escrito em Rafeirês?  Já nada admira...Adiante ;)
Com mais votos, até à estratosfera, ficou um blog com nome de Agência de Rating , Pá! "Standar's anda People, pá!", que se é uma nova agência tem de,1º ,aprender a escrever em IngLês e , 2º,  cair na realidade e ficar a saber que  preparem-se, sentem-se aqui vai...as Agências de Notação estão longe de terem nascido em 2011, Pá!! Já foram inventadas ainda antes de 2008, para nossa desgraça, Pá!
 E depois ficou um blog bairrista e centralista ( e elitista?), o "Pensar Lisboa", que espero que não seja o blog da Câmara, pois se foi então pôs todos os fiuncionários a votar toda a semana, em vez de trabalharem pela edilidade... ;
 em terceiro  um também estrangeirado "Tapas na Língua" que, ou é espanhol, com as tapas de petiscar, ou é brasileiro, com "tapas" a incentivar à violência doméstica;
ainda a apelar a estranho romantismo é o 4º mais votado , "Ainda se  os Amantes se Percam..." pelo que  hoje  me explicaram  nascido de um verso surrealista do poeta Dylan Thomas, mas que ,para os votantes apressados, certamente  soou a erotismo (amantes e tal...) e romantismo (o perdidos na noite, como a série Lost... e tal), mesmo típica votação do português pinga-amor,...que depois dá as tais "tapas" na mulher! :)
E em quinto ficaram mais versos (ai porque é que eu não citei versos  famosos sobre a alegria no  nosso título? E não havia poucos!), desta vez os de Pessoa do poema "Tabacaria": "Come Chocolates , Pequena, Come Chocolates...". E eu a pensar que os títulos deviam ser curtos! Claro que já não têm de pagar direitos de autor a esses poetas, porém... No caso deste blog citado acho que o truque não foi poético mas  FISIOLÓGICO: conseguiram atrair  92 votos só à custa do despertar da dopamina nos cérebros dos votantes, mencionando a palavra CHOCOLATES (e no plural! imaginamos a pequena a emborcar vários "Regina"  de uma dentada!) DUAS vezes no mesmo título! :)))
Em resumo: concorrência desleal de todos estes blogs  poéticos, sexys, estrangeirados,  de padres humorísticos, tentadores culinários, ....só vos digo!
E adeusinho que vou comer ali uns chocolatitos... (deu-me uma fome repentina! ...ai não há? ...não comas  chocolates, pequena, não comas...- hum... há uns pãezinhos...)
Pela equipa do "Alegrias e Alergias",
Margarida Alegria ( 22- 1- 2012)
(Nota, para os mais distraídos e tristonhos: tudo o que foi aqui dito não foi teve nada contra os blogs comentados! Foi na mais pura alegria... e surrealismo! Abraços e parabéns a todos e ... vida longa à Blogosfera e aos  blogs ,esses e outros, oh Yes, ão ão, a sua benção arcebispo... pequena, vai lá com calma com os chocolates.. olha os dentes...pá ! )

domingo, 22 de janeiro de 2012

Rigorosa análise eleitoral (PARTE 1) do Concurso de Blogs do Aventar ( 2011-1ª eliminatória) ;)

A foto acima simboliza o dar largas à alegre frustração da equipa deste blogue, pelos  alérgicos resultados alcançados na primeira eliminatória no Concurso Blogs do Ano 2011,  generosamente organizado pelo Aventar. O miúdo parece resmungar: "Eat my shorts! Grrrrr..!!!"
Ora VEJAM AQUI os resultados finais em todas as categorias.
Frustração porque, apesar  de o "Alegrias e Alergias" não ter grandes esperanças em chegar ao grupo dos cinco apurados para a fase seguinte, em QUALQUER das duas categorias para as quais estava proposto (explicámos já isso tudo neste post AQUI), há dois dias que vinha a melhorar a votação e , na categoria "Blog Revelação(nascidos em 2011)", estava já em 8º lugar ( como explicámos neste Post AQUI). Assim ,tendo terminado em SEXTO lugar (6º ou 7º, já lá vamos) com simpática meia centena de votos certos, foi uma autêntica sensação de morrer na praia.
Mas, enfim, ficámos na excelente companhia de belíssimos blogs que têm vindo a enriquecer a blogosfera nacional e que também se viram excluídos neste apertado crivo. A vida continua.
Eis aqui os resultados  dos cinco apurados em cada uma das duas polémicas categorias:
HUMOR
1- WeHaveKaos InTheGarden, com 17% dos votos (17,3)= 273 votos
2-Rafeiro Perfumado, com 10% dos votos (9,76)= 154 votos
3-Não Compreendo as Mulheres, com 9% dos votos(8,75)= 138 Votos
4-Imprensa Falsa , com 9% dos votos (8,62)=136 votos
5- Arcebispo de Cantuária, com 6% dos votos(5.83)=92 votos
 (o "Alegrias e Alergias ficou em 12º lugar, entre 31 concorrentes, com 35 votos/2,22%, empatando em total igualdade um chamado... "Xiça Penico"....)
O blog ´"The pink Shrink", com 169 votos (10,71%) foi excluído, por se verificar que não cumprira o regulamento, pois é escrito em Inglês, embora seja português. A questão gerou polémica, foi anunciada uma readmissão que ,a se verificar, passa o nosso blogue para um azarado 13º lugar e à hora deste post ainda não se sabia a decisão final.
BLOG REVELAÇÃO (nascidos em 2011):
1- Standars's anda People, Pá!, com 18% =344 votos
2-Pensar Lisboa, com  15%= 280 votos
3- Tapas na Língua, com  14% = 275 votos
4- Ainda que os Amantes se Percam.... com  13% = 234 votos
5- Come Chocolates, Pequena, Come Chocolates, com 5% = 92 votos
( o "Alegrias e Alergias" ficou em 6º, com honrosos 2,68% =50 votos,num total  de 36 concorrentes, suplantando apenas por um voto o "Forte Apache". O último da lista foi um surpreendente "Também Jogamos Sapato", com um blogger tão distraído a ... jogar sapatos que obteve... 0 votos=0%!)
Para repimpado azar do nosso blog, também nesta categoria houve uma expulsão polémica, mas a meu ver completamente lógica: um tal "2 dedos de Conversa" estava concorrente, embora tivesse  sido criado há muito mais tempo que não em 2011. Como comentei no "Aventar", que depois o resolveu readmitir, criando seis finalistas, visto que esse blog tinha 93 votos/4,98%, tal readmissão, a ser levada a cabo, deveria ser noutra categoria que não o BLOGUE REVELAÇÃO. Já viram se até ganha? Seria o mesmo que termos um Catroga, pese embora a semelhança, a concorrer ao concurso "Bebé do Ano"!!!
Além de que isso passaria o nosso 6ª lugar para 7º. Não que adiantasse para apuramento, mas, seja em que concurso ou divertimento for, injustiça é injustiça! Já viram o Ben Johnson, que se calou caladinho durante a corrida de que  estava dopado... protestar e ser readmitido depois do teste anti-dopping? Pode ser forte a comparação, mas acho que já temos injustiças que cheguem no país.
A organização do Aventar não é telepata ,  teve muito trabalho e confiou na verdade das inscrições feitas... Já basta alguns blogs que no primeiro dia (primeiras horas!) de votações já tinham estranhas centenas de votos, apesar dos sistemas anti-batota... Agora termos um blog de andarilho e algália a concorrer com os blogs-"infantes"? :))

Passo em seguida a analisar , com rigor e isenção, os resultados obtidos em geral e em particular nesta primeira eliminatória. Porém, para não dizerem depois que estamos a ser juízes em causa própria e que estamos aqui, com belas cores e auto-promoção, a falar de "nós nós nós"... damos primeiro a palavra às nossas habituais comentadoras blogosféricas em Estúdio. Havia os politólogos e os tarólogos, há agora os "blogólogos", neste caso  blogólogas e que passo a apresentar:
- ALEGRIAS, redactora-chefe do jornal semanal "Graxa-à-Situação" ;
- e ALERGIAS, directora da revista "Isto é só Gatunagem!";
 "Alegrias e Alergias" :Boa tarde, caras comentadoras. Como analisam estes resultados na globalidade?
ALEGRIAS:  Boa tarde. Vou ser muito breve. Por um lado, estes resultados das Primárias, dão-nos imensa alegria, pois são uma vitória para a Blogosfera!  Mostrou o seu dinamismo e de como todos podemos ter um desígnio Nacional, podendo agora, finalmente, desenvolver a produtividade dos blogs, criar leis de liberalização laboral dos blogs, na tal flexibilização que permita termos a relação blog/posts equivalente aos países nórdicos e ao Japão, onde os bloggers se capacitam que devem comer e dormir ao pé dos computadores (há um termo Japonês que não recordo agora, foi de estar horas a analisar os dados!), vivendo para os computadores, morrendo até heroicamente junto ao computador! Assim, com esse exemplo e também com tarifas cada vez mais altas dos serviços de Internet, promoveremos a pobrez... digo, o progresso de um Portugal arrojado e moderno, com uma blogosfera que vá para além da troika! Se a troika quiser que a Net seja "enSOPAda", deveremos fazer não só uma lei SOPA mas : a lei SOPA , a lei "PIPA" , a lei, sei lá, PAPA ("Posts  de "Avençados" Posts Aprovados"), esmagando sem piedade toda a liberdade de Expressão, se essa for contra a flexibilização dos posts às decisões do Poder e contra a produtividade de Graxa ao Poder instalado! Por outro, foi uma perda de tempo para a economia do país, pois, com isto do Aventar querer ser muito democrático, em contraste com outro concurso de pessoas conceituadas que havia por aí, acabou por aceitar toda e qualquer inscrição e fez listas de posts com nomes de fazer benzer deus nosso senhor e com Categorias que, da nossa parte, são um autêntico convite à preversão e desvio moral do povo ignaro. Por exemplo(não deixem as crianças ler isto , por favor) : categorias como "Literatura, Poesia..." ou um escandaloso tema "Educação" ou "Humor", ou ainda "Artes/Expressão artística...". Um escândalo! Estão doidos ou quê? Por que caminhos querem levar as nossas mentes ao tentarem  divulgar blogs obscenos assim, que deveriam estar na clandestinidade?! E repare (só mais um minuto, por favor, para terminar o meu raciocínio...) mesmo as categorias de Actualidade política e Blogger do ano, por exemplo: deviam ter maior triagem! Como encontrar credibilidade em comentadores políticos que não os autorizados nas nossas televisões e outros OCS, que não pessoas devidamente inscritas em partidos, sublinhe-se partidos POLÍTICOS /P-O-L-Í-T-I-C-A... está a ver? Só  deviam ser permitidos  ao povo blogs sobre desporto, digo,  futebol e pouco mais!
Bem... o mal está feito, muitos blogs de eleitos  e senadores ficaram de fora ou porque não concorreram ou porque ficaram cá para baixo, um escândalo!, e lá se deu a oportunidade aos pequenitos. Enfim... tudo bem! O Aventar teve a imprudência de não chamar a Polícia de choque, com a sua flexibilidade de cassetete e a sua produtividade de prisão de pacíficos, mas... vá lá! Eles vieram, concorreram com os seus cartazezitos e postezitos e pronto... tudo muito ordeiro , vá lá...  Enfim, não se pode suspender a democracia, não é?Uma pena!  O dia chegará, se Portugal ainda for mais arrojado e mais troika!
ALERGIAS: Ora estava-se ,mesmo a ver que vinha aqui só ouvir asneiras! Este concurso foi uma farsa, tudo no país é farsa, o Aventar fez este concurso a queimar pestanas e paciência, dizem uns, mas EU SEi LÁ que presuntos e  prebendas receberam em troca... e permitiram a inscrição a toda a gente, isso é certo, mas mais uma vez ganharam alguns do costume, anda tudo a postar,  postar ,à pála do Blogger, do sapo ou do Wordpress! E sabemos lá como foram contados os votos? Aquilo foram votos a mais para alguns, que ultrapassam o número dos seus amigos de Facebook e votos a menos para outros, que têm bem mais audiências que aquilo! Tudo a mesma fruta, a mesma caldeirada, como dizia a canção! E quanto é que isto custou aos bolsos dos Portugueses?Ai nada? Ai nada? Com o tempo veremos!!! Repare no nome da empresa que fornecia os boletins de votos , no Aventar: uma "Puff Dragon " ou "Puff Daddy" ou lá o que era ...mas que credibilidade tem uma empresa desse nome? Ai é "Polly Daddy"? ainda para mais!  Um nome também ridiculo e a incentivar a votação perdulária e despesista! Quem é essa Polly/Poll afinal? E há aí nepotismo, não? às tantas  esse daddy é pai de alguma blogger concorrente e que se limitou a fazer colagem de textos no blog, como a outra(filha daquele ex-ministro...)? E "Aventar" ... outro nome suspeito! Demasiadamente próximo de "Avental", cá para mim! Ai é de ventilar e vento e ... pois! é cá um arrepio de suspeita que me suscita, tudo a mesma caldeirada!.. ai acabou o meu tempo? a Alergias  teve mais! Isso é um roubo! Termino: que adianta ao país um concurso desses? Deviam é emigrar todos e deixar-me a mim a resmungar aqui que era melhor para  a Economia do país... Ai como é que eu depois governava o país? Não me pergunte, que o meu trabalho é ser blogóloga... não  o ser blogueira ou bloguista ou blogger ou lá como vocês dizem... ! Mas que maçada! Não poderiam ter posto a Judite ou o outro mocito jeitoso a moderar esta tr....
"Alegrias e Alergias" : apenas tempo para comentarem a ABSTENÇÃO, cujos números não estão apurados.
ALEGRIAS- Bem, a abstenção, que deve ter sido bastante, visto que muita gente lê textos de blogs, algumas pessoas comentam, mas poucas parecem ter votado, apesar de tudo, explica-se assim: os portugueses estão muito confiantes no Aventar e em quem quer que tenha sido eleito. Portanto até acho que todos os blogs que não foram apurados deveriam ser extintos, pois os portugueses demonstraram que o que precisam de ter é futebol e telenovelas! A leitura deve ficar pelos editais, pelas etiquetas da comida e contas de electricidade (que já têm muito que ler, eh eh, muitas alíneas pequeninas...). O povo  já está educado que chegue e preferiu ver TV para se educar sobre as realidades do país a ver programas dos Gordos e dos outros gordos, aqueles sentados em sofás, dos segredos...e depois trabalhar trabalhar nas fábricas e escritórios a bem dos especulad... do nosso país e, sobretudo, para dar boa imagem do país lá fora aos nossos credores, à senhora Merkel e aos mercados nervosos!
ALERGIAS-  A taxa de abstenção, ainda desconhecida (e pergunto: O que nos ocultam afinal? Por que  razão não a calcula o Aventar???) , é uma  pouca-vergonha total e uma prova de que o país, exceptuando o blogosférico, mas também o blogosférico, continua meio adormecido! As pessoas gostam de consumir blogs, mas quando chamadas ao seu dever cívico vão apanhar banhos de sol para as fotos do Facebook, ou andar de patins nas estradas da Net e esquecem que cada voto conta!!! Uma pouca vergonha! assim, belos blogs continuarão ignorados, alguns lá tiveram o justo apuramento por algumas pessoas mais conscientes, mas outros , mesmo sem estarem a concurso, continuarão a ter maior voz em combates de blogs e dirão até que a blogosfera morreu e que tuitar é que está a dar! Mas que raio é isto de TUITAR??? é um termo muito tutti-frutti, que se consegue dizer apenas de boca fechada e "tui" tui"... ridículo! parece aqueles que assobiavam aos empregados de mesa, lá está!! vai tudo dar aos aventais!!! Outro dia explicaram-me, mas parece que tem um limite de letras ou palavras, pior que os SMS... no fundo pelo que percebi uma TUITADA é uma espécie de piropo ou "boca" lançada, que, em vez de as meninas prudentes  virarem costas ou darem um estalo ao maroto, leva-as a SEGUIR quem diz o piropo, imaginem!!! O mundo está perdido! Está mesmo tudo ao contrário e só dá alergias!
__________________________XXXX_____________
Bem  depois de escutadas as nossas blogólogas residentes, passarei a fazer a minha própria análise, muito pertinente e no estilo habitual depois de um breve intervalo para... visitar blogs, ir à casinha, tuitar, o que quiserem. Grata pela atenção. Até já.
AQUI A PARTE 2 (e última) da análise, a minha análise...
Margarida Alegria (22-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

sábado, 21 de janeiro de 2012

Cartoons (dois!): A "Concertação Social" na Antiguidade (à portuguesa)...

( (c)Margarida Alegria, 20-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

((c) Margarida Alegria, 20-1-2012. in  Blog "Alegrias e Alergias")
A propósito do recente acordo de "Concertação Social", assinado dia 19 , após convencimento da UGT a pactuar com tantas medidas de retrocesso nos direitos laborais, --o que poderá ler com mais detalhe AQUI, no Público,quanto às suas implicações futuras pra os trabalhadores portugueses,-- o meu comentário segue em forma de dois Cartoons , mais uma vez ao estilo  do cartoonista Gary Larson (que já comentei  e expliquei AQUI). A Antiguidade parece muito distante, mas é para lá que transponho a argumentação absurda de VITÓRIA para o país... puseram-nos a caminho do regresso à Escravatura, por isso quase que tanto faz a época histórica  e o século em que estamos.
Vale apena sacrificar todo um povo aos caprichos de "mercados nervosos"? Nem para eles será dia histórico e para Portugal é apenas um dia muito NEGRO!
Por isso é patético ver o nosso PM argumentar que foi uma vitória, que foram audazes e para além da troika e que assim vamos ficar "muito bem vistos lá fora". Acaso somos peças de museu ou de um Zoo? Uma grande amostra de governantes "totós" e deslumbrados  ficam felizes com um acordo criminoso, só preocupados com a aprovação de pessoas que se estão nas tintas para o nosso Futuro? Contentes por se mostrarem "bons alunos"?! Vejam aonde Cavaco nos trouxe com isso quando era Primeiro -Ministro.
Tudo era leite e mel na UE, até começarem os tempos das vacas magras. Aí atiraram-nos, com outros países, para a fogueira e a mesma senhora Merkel que ficara furiosa com o derrubar do seu querido Sócrates em Junho passado, depressa passou a ter em Passos Coelho um ainda mais fiel vassalo. Era vê-lo naquela foto dele ontem , no encontro com a Àngelita e os PMs da Suécia e da Áustria. Foi triste a imagem, só faltava erguer mais as mãos(que já estão com as palmas para baixo) e deitar a língua de fora! :((
Vejam como a Itália está a conseguir bater melhor o pé e já está a conseguir renegociar a dívida.... e comparem. Vejam como no país vizinho não apertaram tanto o garrote contra os mais fracos e desprotegidos.
E sobretudo vejam o que conseguiu a Islândia.
 Lá está... fomos um país perito no esclavagismo, não? E no fausto e comendas para uns tantos "eleitos" não é verdade? A cidadania e e o espírito de bem -estar colectivo costumou estar sempre longe da nossa mentalidade. Ou pelo menos das nossas classes dirigentes. Basta ver a vergonha das nomeações, desde as mais badaladas da EDP às mais subtis de "assessores-especialistas"(!!), estes  todos na casa dos vinte e poucos anos, suavemente deslizados para as linha austeras e maçadoras dos Diários da República e para tachos a mais de 3 mil Euros mensais! E daqueles a quem queriam dar os 13º e 14 meses, contrariando o corte a toda a F. Pública. Não houve qualquer pejo e já argumentam que claro que tinham de colocar os do seus partido (hum.. em TODOS os cargos? directores de museus  e outros organismos,que estavam a fazer bom trabalho, também vão ceder a cadeira aos... boys?)
Bem... sem mais... apreciem os Cartoons, enquanto ainda nos pudermos rir de todas estas manobras de retrocesso civilizacional, vergados à escravidão do trabalho e esquecidos  de outras prioridades  bem mais importantes da vida Humana.
Margarida Alegria (21- 1-2012, in Blog "Alegrias e Alergias").

ALERTA! Falta um dia!

ATENÇÃO! ATENÇÃO! Afinal já só falta um dia! Estava com a ideia que as votações da primeira eliminatória no Concurso de Blogs  2011 ,do "Aventar" ,terminavam no Domingo... mas  é dia 21 de Janeiro , portanto amanhã/hoje, SÁBADO!
Por isso, se gosta deste blogue e não tem mais que fazer, pode votar nele AQUI, nas DUAS (ou numa só, a escolha é do caro leitor) categorias a que o "Alegrias e Alergias" está concorrente. Relembro:
-- HUMOR
-- BLOGUE REVELAÇÃO (nascidos em 2011)
Não precisa de votar em (todas) as outras categorias, se não quiser...
Dei hoje uma espreitadela aos resultados até agora e ....afinal ainda temos algumas hipóteses (magras) na segunda categoria, apesar da boa concorrência (estamos lá para o 8º Lugar e , para o  blogue ficar apurado , nesta fase, tem de ficar entre os CINCO PRIMEIROS... entre umas dezenas, não contei...)
Na Categoria de "Humor" os votos também crescem, mas aí concorremos com blogs veteranos, alguns com tão alta categoria que só não votei neles por ter de votar no meu. Portanto eram... adversários, inimígos, Grrrrrr!!! :)))
De qualquer modo não custa dar o voto aí também, até para equilibrar a concorrência (há blogs que devem ter ameaçado a vizinhança toda com música em altos berros, ou que puseram um Servidor exclusivo a votar neles, Ah ah ah! ;))
Mas não desistimos! Com coragem e... determinação, enfrentamos todos os perigos e surpresas! E acordamos agora toda o simpático eleitorado, por todo o globo terrestre (ver foto) , para ir votar depressa no "Alegrias e Alergias". Vão devagar com o "rato" ao percorrer a lista de categorias. São trinta e há em baixo uma segunda lista igual que não é para votação.
Se quiser mais argumentos interessantes de campanha, embora, neste caso, devessemos estar já em período de Reflexão e não fazer campanhas, ora leia o post que publicámos (ver na lista ao lado ou então neste link AQUI) a defender a nossa... "excelência" ! :))))
E para melhor argumentação, é dar uma vista de olhos e alguma leitura aos nossos posts, desde 30 de Outubro de 2011 a esta parte.
Prometemos que, passando à segunda fase, não aborreceremos muito mais.... só um bocadinho. Passar esta fase já seria/será muito bom!  :)))
De qualquer forma, a vida continua, as asneiras do mundo da Educação, do País e do Universo ,que aqui comentamos e ilustramos, continuarão e prometemos não amuar nem desistir do blogue por causa disso! Foi já um divertimento concorrer.
(Mas claro que se não nos dão os votozinhos... Grrrrr!!!)
Por falar, seguem já já já a seguir mais dois cartoons, neste caso sobre a famosa Concertação Social.
E amanhã prometo colocar na página de arquivo (ver separador acima), outros cartoons "antigos"...
Margarida Alegria (21-1-2012, in Blog "Alegrias e Alergias")