domingo, 23 de dezembro de 2012

Amanhã:Cartoons de Natal...

Só para avisar  que amanhã à tarde sairá uma b-d de Natal, com presépio, crianças e tudo. E mais não digo... espero que gostem. Bastante actual, garanto!
As últimas semanas têm sido de correrias e pouco tempo para a blogosfera, porém conto que a semana que vem será de... hã... "RETOMA"  na boa tradição de alguma regularidade. Há outros cartoons por acabar e prometidos há muito, eu sei. Neste momento, se calhar está mais cheia a minha caixa de rascunhos do que... a minha despensa! :))...
Às vezes dava jeito ter algo de polvo, não como os da nossa corrupção da política, mas para o que há a fazer,  tudo o que quero fazer.
Não percam, então. Vou desejando Bom Natal a todos que aqui vêm, mas  convido todos a  voltarem depois, quando tiverem tempo, para espreitar os muitos posts ,-- com cartoons ou sem eles, de balanço de Ano e não só--, que aqui vão ser publicados.
Amanhã.... um "Presépio" especial, como já anunciei. Só faltam uns retoques.
Até amanhã!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

12-12-12 (post para assinalar)

Pré-programei este Post para marcar a efeméride original e única: o dia 12 de Dezembro de 2012 (12-12-12), já agora, às 12h e 12 minutos.
Era uma das datas  por aí mencionadas para o Fim do Mundo, mas parece que ele nunca mais chega. Embora ainda não estejamos livres, este mês (falam também do dia 21, que é já aí!), segundo os antigos Maias ou algo assim.
De qualquer forma, fim do mundo ou não, é de assinalar. Para mais que hoje tenho a firme certeza de que o País e o Mundo estão neste dia PIORES do que há precisamente um Ano. E que no dia 21, ou daqui a um ano, a continuar neste ritmo, estarão indubitavelmente PIOR, a continuar neste estilo de medidas, de cortes, de destruição da vida das pessoas: cortes e REcortes, centralizações constantes, controlo e vigilância dos cidadãos por autoridades não eleitas ou para tal não mandatadas, pontapés nos direitos humanos conquistados ao longo de séculos, desfazer de promessas e do que resta da democracia (por pessoas mentirosas).
Não será este dia o FIM do Mundo, mas de certeza que, para muitos portugueses e habitantes deste triste planeta, esse FIM do mundo já terá chegado às suas vidas, com a destruição dos seus  haveres, dos seus sonhos, dos seus planos, da sua Esperança.
E digo isto eu, que sou quase sempre optimista e que acho sempre que mesmo algo de mau traz consigo um sedimento de algo de bom e aproveitável.
Em tempos de chumbo como este, não basta, como sugeriu uma fazedora de livros da moda, numa entrevista ao jornal " i" , fazer um "downsizing" do seu "life-style"(!!!!-- Quem? Margarida Rebelo Pinto, ora quem mais poderia ser?). Nem mesmo que a senhora tentasse, de uma vez por todas, fazer algum "life-sizing" do seu  "down -style"...
Restam as frases animadoras que aqui deixo, no postal ilustrado acima, frases, aliás, que se podem aplicar a qualquer um dos 365 dias de cada Ano. Mas fazer o que elas aconselham está dificil. Cada vez mais. Já nem todos os sentidos nos permitem ver  e sentir as belezas da Vida, pois cada vez o tal Tempo que voa nos escraviza para que não tenhamos oportunidade de sermos minimamente donos dele, Tempo. "Viver a vida no seu completo potencial" é também cada vez mais uma frase feita, numa sociedade que inculca a alienação, que, à falta de poder controlar toda a nossa Vida e pensamentos, faz de tudo por ao menos ridicularizar os nossos sonhos. Resta-nos, claro e sempre, lutar. E se não lutarmos por nós, dificilmente mais alguém o fará por nós...
Quando cada vez mais vejo quem é ou  foi essencialmente egoísta a "safar-se" por entre os "pingos da chuva" e do outro lado vejo quem é altruísta a apanhar o "aguaceiro" dos problemas todos em cima, mesmo que se tenha munido dos devidos guarda-chuvas. Sem oportunidade de "cheirar a chuva" como o postal romanticamente sugere...
Saboreiem bem o dia, portanto, vós pessoas da paz! Pois cada vez menos alguém sabe o dia de Amanhã ou a "percentagem" de Amanhã que pertence à nossa própria escolha.
Até logo.
Margarida Alegria (in blog "Alegrias e Alergias", 12-12-12, 12h 12m)

sábado, 8 de dezembro de 2012

Música pela calada da noite- "Nick Drake- Riverman"


(Nick Drake- River man, 1969. Video de 2004)
Nick Drake. Génio falecido prematuramente há 38 anos e alguns dias (26 escassos anos e tanta canção mágica, sem "lixos"!). Apenas nasceu numa época em que quem queria viver da música tinha de andar em reboliço de concertos  e não apenas no recato do estúdio... Se fosse hoje...
Ainda nos nossos dias se discute o significado desta e de outras letras misteriosas. Quem é o Homem do Rio? E o  que é o plano para o "lilac time"?
Mas todos-- pelo menos os  que tiverem uma costela poética e uma mão cheia de  dias de silêncio neste mundo de rumor e lágrimas-- entenderão alguns dos versos, que aqui deixo destacados a negrito.
Música serena, ou nem tanto, para preparar para os posts de amanhã e da semana.
Boa noite.

River Man


Betty came by on her way
Said she had a word to say
About things today

And fallen leaves
Said she hadn’t heard the news
Hadn’t had the time to choose
A way to lose
But she believes

Gonna see the river man
Gonna tell him all I can
About the plan
For lilac time

If he tells me all he knows
About the way his river flows
And all night shows
In summertime

Betty said she prayed today
For the sky to blow away
Or maybe stay
She wasn’t sure

For when she thought of summer rain
Calling for her mind again
She lost the pain
And stayed for more

Gonna to see the river man
Gonna to tell him all I can
About the ban
On feeling free

If he tells me all he knows
About the way his river flows
I don’t suppose
It’s meant for me

Oh, how they come and go

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Excelência" do ensino Privado?!-A reportagem sensação do dia:Dinheiros públicos, vícios privados


(Dinheiros Públicos, vícios privados" , reportagem TVI de Ana Leal, 3-12-2012, via blogue "Aventar")
Foi a reportagem-choque  de hoje, no "Repórter TVI". Não a vi directamente, acabei de  visionar online e, mesmo já contando com algo de grave,  fiquei ainda assim estupefacta e revoltada. Apenas a "ponta do icebergue" da escandalosa promiscuidade entre políticos /ex-governantes e os lucros de grupos privados  obscuros, neste caso da área  da Educação (??). Parabéns à jornalista Ana Leal e aos corajosos professores e pais que deram a cara, para denunciar a pouca-vergonha.
É esta a propagandeada "excelência" e  boa gestão  das  escolas privadas  que os nossos desgovernantes querem promover, destruindo a Escola Pública? Quem entrega os filhos a dirigentes como os que aparecem na reportagem?  A quem não inspira confiança nem sequer para lhe comprarmos um rádio de pilhas?
E o Ministro ainda lhes deu MAIS dinheiro, mal chegou ao poder e contra o parecer da própria Troika (que nem sonharia com estes escândalos bem portuguesinhos)?
Falta de verbas para o essencial, para poder comprar carros de luxo e outras empresas, pressão para fabricar notas e manipular rankings, contratos ilegais, exploração laboral, ameaças... há de tudo um pouco, mas, como disse, muito mais podridão deve existir para além do que aqui se aflora.
A não perder e a divulgar, por todos que ainda andam ceguinhos  e confiantes na bondade e nas "privadas virtudes" da entrega de tudo o que é público a mãos " mais competentes" privadas! É o que se vê nesta reportagem, que mais uma vez nos dá vómitos de pertencermos ao mesmo país que certos senhores que dele se apoderaram sem pejo, para "se governarem". Passando por todos os quadrantes do centrão, que o bolo da Educação é mais um naco apetitoso para a vampirização de Portugal, tal como antes a Saúde e também o apoio a idosos, ou seja, os tais três pilares do Estado Social que uns fedelhos acenam querer Refundar/Afundar.
Pronto , fico por aqui. Vejam e divulguem o mais que possam...E que não caia no esquecimento.
Margarida Alegria (3-12-2012, in blog "Alegrias e Alergias")