quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cigarras ,formigas e outros "Velhos Contos"(TRÊS cartoons da Série "Velhos Contos, Novos Tempos...")

(c) Margarida Alegria(Setembro/2012, in blog "Alegrias e Alergias")
Três cartoons e segue-se um  texto.
(c) Margarida Alegria(Setembro/2012, in blog "Alegrias e Alergias")
(c) Margarida Alegria( Janeiro-Setembro/2012, in blog "Alegrias e Alergias")
Para alegrar um pouco estas páginas, finalmente de volta aos cartoons, como prometido, depois de vários posts essencialmente de "causas" mais específicas (manifestações, vigílias...).
Amanhã saem mais dois, da série "Jejé e Companhia" e outros garotos desgovernados, dedicado ao pequeno Vitinho e sua avaliação e tarefas. Seguir-se-á a do Pepé e todos os outros miúdos terão vez, com destaque para o Migas, o Varito, mas também o Pauleco ... e com uma breve reaparição do  próprio Jejé, que se julgava livre de Avaliação, lá pelo colégio interno em terras de França. Mas então verão. O tempo e o ânimo escasseiam para finalizar alguns, porém o balanço de um ano "escolar" dos petizes tem de ser feito, não é?
Hoje optei por recuperar outros esboços quase finalizados para a outra série, a dos "Velhos Contos, Novos Tempos...", um deles já do início do ano mas que (por lapso...) ainda não publicara. Os  três cartoons estão por ordem inversa à cronológica, começando pelo mais recente, de um assunto dos últimos dias. O segundo andou a ser esboçado todo o Verão, tendo um último retoque  de "organdi" das últimas semanas. O terceiro era o tal esquecido, esboçado aquando da privatização da EDP e do escândalo das nomeações (pelos accionistas maioritários, do Império do Sol) para administradores semi-reformados pagos a peso de ouro.
Recapitulando:
o PRIMEIRO, obviamente glosando a fábula da Cigarra e da Formiga, mas sem esforço de adaptação, pois o próprio governante deu o mote com todas as letras: um tal Miguel de Macedo, ministro da Administração Interna de voz metálica, disse aquela primeira frase há dois dias, sem tirara nem pôr. Alegou mais tarde  que quisera  gabar os empresários e outros empreendedores, mas o dislate caiu logo que nem bomba no país de sensibilidade  "em carne viva" , pois lembrou outras frases, até do nosso PM, sobre uns tais portugueses que eram "piegas", dos que eram gorduras do Estado e pesavam no orçamento da Administração Pública como "despesa" dos seus ... salários (leia-se: todos os Funcionários Públicos, geralmente mal pagos), sobre uma senhora de idade   a quem ele sugeria que pegasse numa enxada ( ainda antes de ser eleito, registado em video!) e outras pérolas da sensatez e  do tacto infindos revelados por este governo para designar a maioria dos portugueses por quem deveriam ser responsáveis e que deveriam defender e respeitar.
Cigarras são tantos dos  jovens boys "assessores-especialistas" , inexperientes contratados para os gabinetes,  bem  como boa parte dos políticos e desgovernantes que espoliaram Portugal ao longo de 38 anos da dita democracia.
 Cigarras disfarçadas de formigas são aqueles que continuam a reclamar "menos Estado" mas só para os outros --os que precisam de um bom Sistema Nacional de Saúde e S. Educativo, os que descontaram anos a fio para a Segurança Social e que vêem esse dinheiro andar por parte incerta (e quase entregue aos empresários, como queriam com a distorção da TSU)-- enquanto vivem de pedinchar e até exigir ao mesmo Estado dinheiro a rodos para as suas empresas ,tantas vezes de monopólio, ou para  as suas Fundações e contratos   "blindados" de PPPs. Há que pedir menos Estado para os pobres e classe média, para mais do bolo restar para continuar o banquete. Nisso consiste o tal pseudo-corte de "gorduras" e as inefáveis mas nunca devidamente definidas "mudanças estruturais", outro chavão do políticamente correcto tantas vezes regorgitado pelos comentadores da nação e "especialistas" lava-cérebros.
Sim outras cigarras serão esses que monopolizam a opinião dita pública e que, ressalvando alguns mais imparciais, cantam a sua cantiga a toda a hora, sabe-se lá a troco de que mesadas e de quem...
Bela cigarra insensível foi Passos Coelho, quando foi cantar, no espéctáculo de Paulo de Carvalho, o "Chamava-se Nini/ vestia de organdi e dançava..." , minutos depois de ter lançado as bombásticas medidas draconianas que foram a gota de água da "paciência" do povo, que "transbordou"  de indignação no passado dia 15 pelas ruas de todo o país
O SEGUNDO cartoon, que como vêem adapta o conto de Andersen "O Rei vai Nu": a situação geral com os palavrões que se infiltraram no nosso vocabulário, no último ano: Troika, "Ajustamento", o "regresso aos mercados"... seja o que isso for, quando lá voltarmos de cesto debaixo do braço mas bolsos vazios. E  sugerindo ainda os "cortes" o não sermos "como os gregos" (esses valdevinos que os troikas alegam que não pagam impostos! Como se dirá "cigarras" em grego?), embora já estejamos a segui-los em passos largos(por aplicarmos  a mesma receita suicida, que não resulta...), nós, os "bons alunos da Troika" e da senhora Merkel, até à miséria, à bancarrota final. E tantos outros palavões vazios e falsos, que podiam ser substituídos por uma frase só:  vampiros da "Transilvânia" transnacional alegarem uma dívida para sugarem um país inteiro.
Bem, o meu tom não está de facto muito alegre ou optimista, valha um sorriso que os cartoons consigam suscitar.
O TERCEIRO já expliquei acima. Lembram-se que na altura o Catroga alegou em entrevista que provavelmente fora escolhido pelos chineses numa espécie de catálogo com fotos e nomes conhecidos? Pois porque não poderá a nossa princesinha da nova versão do Conto de fazê-lo também, para não perde tempo? Não me lembro do nome do conto, mas é um em que uma princesa caprichosa recusava todos os seus pretendentes por serem velhos, novos, baixos ou altos etc e a quem o rei acabou por impôr o primieiro homem que passou pelo castelo, no dia seguinte. Há várias versões, desde o que foi escolhido inocentemente, ao que sabia ds decisão do rei e a "contornou" com esperteza para ganhar a noiva...
ATENÇÃO! Estas anotações não são para apelidar os leitores de "estúpidos", mas simplesmente para meu próprio registo e reflexão e ainda para algum leitor que possa viver em outras paragens e não esteja a par das peculiaridades deste nosso "rectângulo à beira-mar plantado".
Voltando a explicar a origem desta série de  cartoons (fi-lo algures, noutro post antigo): começaram no Facebook, para divertir amigos. Um bloquinho, o fundo de uma caneca de leite para desenhar a "moldura". O desenho miúdo encaixado no círculo (como reparam não dá margem para muito). E como Contos e fábulas tradicionais, tão antigas, são sempre actuais , quando pensados para certas situações e personagens dos diads de hoje.
Se quiserem ver os mais antigos, basta clicar no separador no cimo desta página e aceder a outra de título "Outros cartoons da Alegria", com arquivo do dito (é uma página ainda a ser aperfeiçoada).
Por outro lado, se quiserem aceder à colecção de cartoons que venho publicando (desta série e outros), basta clicar na etiqueta "Cartoons" (ao fundo do post, ou no índice Temático de todo o blogue, na coluna da direita).
E pronto, amanhã há mais. No entanto, como disse, da outra série, "Jejé e Companhia", também devidamente etiquetada.
Divirtam-se um pouco, dentro do possível, embora os tempos não estejam para largos raios de sol...
Margarida Alegria (26-9-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

11 comentários:

  1. Acho lindos ! As mensagens curtas resultam e associação dos contos à realidade é fantástica...*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tétisq! :))
      Olha, garanto que o teu desenho (o que te prometi) não está esquecido (e até já tem alguns rascunhos). Mas têm sido tempos conturbados, a muitos níveis!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Os velhos contos, sempre actuais. ;)
    Sorrisos, precisam-se!
    Nos tempos conturbados de hoje, até parece ficar mal remar contra a maré.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, caro amigo, se calhar é mesmo "indecente" andar a fazer anedotas disto... o mal é que os próprios actos destes desgovernantes roçam a anedota.
      E o problema maior é que o verdadeiro "bombo da festa", nos dias que correm, é o povo pagante que vem assistindo a todo este cortejo de desgovernantes nas últimas décadas.
      E parece ua tragédia sem fim... :((
      Abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  3. Minha querida,

    O tempo escapa-se-me. Já vi há horas os teus cartoons e só agora tenho um tempinho para partilhar contigo do meu agrado.
    Tens um jeitaço.
    Porque não envias uns cartoons e envias para umas publicações. Uma facturação adiciional seria bom e talvez pudesses editar um livro tipo o da 'Mafalda'. Seria a primeira na fila para dares autógrafos.
    Tento fugir aos temas porque me deprimem, não há volta a dar.
    Continua com o humor, é uma das formas saudáveis de viver o momento e quiça as próximas décadas.
    O que vale é que já cá não estarei...

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te deixes deprimir, que não vale a pena.
      A vida é para ser aproveitada no que tem de bom e ainda a procissão vem no adro, infelizmente.
      Temos de manter uma orla de Esperança e sobretudo muita solidariedade e união com quem quer um mundo melhor.
      Para isso não podemos fugir (embora possamos evitar noticiários a mais), devemos ir dando o nosso melhor, com o que está ao nosso alcance e onde ainda podemos.
      No meu caso, é com umas palavras e uns rabiscos por aqui, umas participações em manifestações por ali, a entreajuda e boa palavra a familiares, amigos, vizinhos.
      Temos , mais do que em nenhuma outra época, dar o nosso melhor... e resistir.
      Também não tenho tido muito tempo para responder a comentários ou postar... mas a minha mazela afinal não deve ser tão má como parecia de início, menos mal.As melhoras vão-se vendo...
      Beijocas (e estou a dever-te uma resposta ao mail, teus desafios, não esqueci).

      Eliminar
  4. A propósito de Cigarras e Formigas, e de Velhos Contos e Novos tempos, uma versão moderna de A Cigarra e a Formiga: http://thoughloversbelostloveshallnot.blogspot.ch/2012/09/a-cigarra-e-formiga.html Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André!
      Já tinha lido o teu post. Ainda há pouco andei por lá. Aquela nova versão da Cigarra e da Formiga é demais!
      Tens toda a razão, estes tipos são inomináveis!
      Bjs

      Eliminar
  5. E que bom voltares aos cartoons Margarida, está tudo a precisar de rir um bocadinho, que isto anda mau! E tu tens cá um jeitinho..;)
    Não fazia ideia que o link do meu blog não aparece no meu perfil :( Vou ver se o consigo mudar mas para a proxima basta pores pretty in Pink blog no google que é um dos primeiros ;)
    Tenho muita pena de não conseguir vir cá mais vezes, mas o comentários são tantos que depois de os responder o tempo que sobra é basicamente 0, shame on me :(
    As coisas mudaram um pouco desde a ultima vez que por lá passas-te. Arranjei um emprego temporario na Staples, entretanto gostaram de mim iam-me contratar, no dia em que se ia tratar de tudo a Staples de Portimão arde e mandam os funcionários para o sitio onde eu iria...Claro deixou de haver espaço para mim e por isso encontro-me à procura de algo..Mas hei de conseguir :) Espero que esteja tudo bem contigo, um grande beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá, Pink!
      desculpa, já tinha visto este comentário, mas queria responder-lhe com tempo.
      Quando fiz aquele comentário não era a criticar por falta de visitas ao meu blog. antes pelo contrário! A comunicação online por vezes cria estes equívocos. como perguntavas o que poderias oferecer aos teus visitantes em ocasião tão "solene", disse apenas que já era bom para mim que continuasses a ser como és e que pudéssemos trocar "visitas" mútuas de vez em quando! Não estava a cobrar nada!
      Quanto ao que relatas do teu emprego: é preciso ter mesmo azar! Vi nas notícias isso que aconteceu (incêndio do tal centro etc) mas nunca supus que fosses uma das lesadas (mesmo que indirectamente). :((
      Paciência.. Provavelmente irás arranjar um outro emprego bem melhor, vais ver!
      Beijinho e bom Domingo!

      Eliminar