sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CARTOON:Feriados (4º e último na série de 4)"A verdadeira razão para alguns patrões quererem abolir os feriados"

(c) Margarida Alegria Outubro/2012 (in blog "Alegrias e Alergias")
Passo aqui só para postar o há longo tempo prometido 4º e último Cartoon da série sobre os Feriados e das verdadeiras razões para tanta urgência na abolição dos mesmos.
Os três primeiros abalançavam-se pelas possíveis motivações  secretas e "freudianas" do tão voluntarioso Ministro Álvaro da Economia.
De tantas coisas que se pode resolver numa Concertação social, tirar Feriados ao massacrado Povo Português deve ser realmente a medida mais urgente e eficaz...
Lá está: é  mais outra a mostrar o espírito castigador e revanchista deste desgoverno. Não nos bastava ouvirmos a palermice de que "vivemos acima das nossas possibilidades", nestes anos de Democracia. Aliás esse "nós" abrange assim confortavelmente o "eles", corruptos e/ou irresponsáveis perdulários, num manto diáfano generalista que assim ajuda a os encobrir, a ajudar os verdadeiros responsáveis a fugirem, uma vez mais. Não bastava isso. Insensíveis e cruéis, tinham  que dizer ao povo que agora também não tem direito a períodos de descanso e alguns folguedos. É como aqueles pais que, para além de cortarem a mesada dos filhos todos, só porque um deles andou a estragar a mobília , não contente, os impede de ir brincar para o jardim ou ver televisão durante um ano. Pois...mas o que vemos é que o tal  filho prevaricador é  precisamente o que normalmente até se consegue escapar pela janela e arranja maneira de ir ver TV na casa do vizinho... Os bem comportados, esses, incapazes de desonestidades, lá cumprem o castigo todo, "custe o que custar".
É este tipo de espírito castigador de beatas de sacristia bolorentas e de hipocrisia pré-democracia que impera agora nos mandantes do país e  na sua trupe de seguidores fanáticos e/ou bem pensantes(bem de meninos-bem, não de inteligência). A teoria do "inevitável"...mas onde o que é inevitável para uns é menos inevitável para os outros, parafraseando  os Animais  da "Quinta" de  Orwell. Curioso também que os que mais vejo apoiar estas medidas suicidas e empobrecedoras do país, foram precisamente os que primeiro trataram de pôr a salvo os seus bens,transferir os dinheirinhos. Afinal confiam nestes jovens génios "iluminados", nestes "Young Turks" à portuga, ou não?
Adiante. Aqui estão os links para os anteriores cartoons/posts da série, seguido de outro que fiz há um Ano, quando se pensava que era então o último Dia de Todos os Santos como feriado, em Portugal:
- Cartoon: Feriados( 1 de 4...)o Varito Ké xer miniztro...
Este novo Cartoon fecha a série com a perspectiva patronal.
Acaso as confederações patronais acreditam mesmo que menos uns feriados vão melhorar significativamente a Produtividade? A Produtividade está a baixar(o índice da COMPETITIVIDADE,por seu lado, é um índice de que se tem falado pouco mas que é, segundo os BONS economistas, o índice principal de que as medidas estão ou não a fazer avançar o país... não estão, pois Portugal tem baixado nesse Ranking!), porque neste contexto não há quem invista e arrisque e os que arriscavam estão a ser sugados. Mas também não é pelos "altos" (???) salários cá praticados e que de forma tão lesta querem baixar, também de forma disfarçada por esta coisa dos "feriados" a mais, que a produtividade subirá. Os nossos feriados não são mais que na maioria dos países prósperos e isso é uma mentira que só quem não investiga um pouco engole acriticamente. Mas já falei disso. E também já disse que a ignorância é uma das nossas maiores desgraças. Muito português aceita tudo acriticamente, por ignorância ou por preguiça crédula.
Claro que este cartoon é uma caricatura, mas perante uma tão grande estupidez na proposta desta medida, por pessoas que para outras coisas são tão manhosas, só pode ter por detrás uma verdadeira razão parecida com essas ilustradas...
E o certo é que muito patrão, que ora é "Viciado em trabalho" ora arranja outras formas de descansar sempre e quando quer, não entende como é importante para as famílias das classes mais humildes terem os seus feriados para o "passeio dos tristes", para um tempo com filhos e netos, para o descanso numa vida sem tréguas. Não entendem como as tradições, religiosas ou outras, são momentos revigorantes que melhor podem ajudar quem trabalha a encarar o seu trabalho como uma missão também feliz e não como um simples fardo quase esclavagista. E não entendem os ciclos dos dias, das Estações, da Comunidade que esses dias marcam.
O acabar com estes feriados, sejam´"só" quatro, fossem eles 10, fosse apenas só um, é a meu ver um dos maiores disparates, como o foi há uns anos (felizmente medida abandonada) aquilo de acertarmos o relógio pelo meridiano da Europa Central e não pelo nosso, que levou a um descalabro biológico de sonos na população, especialmente nas crianças... então lá se entendeu, vá lá, que há outros valores e riquezas para alé do  dos endeusados "Mercados". E pensar que o Mundo deve centrar-se em redor dessa ditadura e caprichos dos mercados é o erro fundamental que está a destruir a Europa e a Economia Global. Confundir Economia com especulação dos Mercados é a maior estupidez que aí grassa, da qual um dos primeiros adoradores que me lembro foi o nosso Presidente (há uns anos,quando era PM,  ao contrário do sensato povo português interrogado nas ruas lisboetas, Cavaco a congratular-se por um bêbado irresponsável chamado Ieltsin ter tomado o poder na Rússia, pois então  os russos entrariam numa "Economia de Mercado"(sic! C.S. dixit!) e bláblá! Vi e ouvi e não esqueço tal dislate cultural...).
Mas mais estúpido do que as manhas de Patrões que, como é evidente, nas Concertações tentam puxar "a brasa à sua sardinha", é a estupidez de um governo imaturo, inculto e impreparado, que aceita tal sugestão como séria, como aceita a "seriedade" tantas medidas parvas e inadmissíveis que a Troika lhes lança, "atirando o barro à parede"!  Se A Troika sugerisse que o fundamental era oferecermos em sacrifício de fogueira as nossas crianças e passarmos a não beber água  mas a consumir só cerveja alemã, para não irritar os mercados... estes garotos no dia seguinte iriam proclamá-lo como medidas salvadoras, no Parlamento! Pelos vistos esta rapaziada dos tais "bons alunos" (leia-se, alunos graxistas e acríticos, não BONS alunos mesmo!), agarra em todo o barro atirado que se lhes cola nas paredes cerebrais e faz logo um "fresco" de "reformas" com nomes pomposos como "Refundação" (quando à Reforma das Fundações disseram nada...), como "calibragem" de orçamentos, "ajustamentos"... e com, ao falarem em "Refundação do Memorando", querem dizer "Revisão do Estado social e da Constituição " às três pancadas e com cábulas feitas pelos troikas! Ou seja... Estes governantes não obedecem a uma Constituição Portuguesa, mas a um... Memorando! Que estão a fazer ainda à frente da nossa República? Já não são legítimos!
Em suma, mais estúpido que uma proposta leviana do patronato é a estupidez de quem aceita a proposta como válida e construtiva. Alguns vinham há anos propondo sempre essa "medida", como o requinte da salvação da Economia. Nenhum governo lhes deu crédito. Estes miúdos aceitaram logo. Nem quero imaginar se, para além  de cairem submissamente  nas garras da merkelina e da troika,caem  ainda nas garras de um qualquer vígaro daqueles das feiras e ladrões de velhinhos! Ainda tornarão lei a vacina nacional com "banha-da-cobra"!!!
Epa...mas já fizeram isso mesmo não foi? levaram uma maioria eleita e céptica de um Parlamento dito democrático a votar a "droga" viscosa que é este Orçamento de Estado para 2013, levaram o País a obrigar os velhinhos a entregar parte das pensões e os desempregados a ficarem sem parte dos subsídios... vão taxar a torto e a direito tudo o que mexe e mais os imóveis (que menos se conseguem mexer). Querem maior engolir à força do "Elixir da Curta Vida" do que este pelos Portugueses?! O Doutor Doxley, o Doutor Menguela e os profs Karambas  deste mundo passeiam-se por São Bento! Socorro!
Bem, consolem-se com o cartoon que sempre é mais ligeiro que estas realidades trágicas.
Fico por aqui e foi já com grande esforço que acrescentei estas palavras. Mas ,pelo que está a acontecer à velocidade da Luz no País, tinha de o  dizer, mesmo a  bastante  custo.
O resto do prometido fica para o Fim-de-semana, se já estiver  totalmente o.k....:(
Margarida Alegria (2-11-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
(Adenda; onde falo de Produtividade, acrescentei a referência ao índice da COMPETIVIDADE, pois era a esse que me referia quando falava da  sua relevância para as estimativas económicas, mais do que o de produtividade. Confundi as duas palavras, desculpem...)

11 comentários:

  1. Margarida adoro a tua ironia, e adorei o teu cartoon, não podia retratar melhor o que se passa na actualidade...
    Quanto aquele "problemita" do meu carro, realmente nem me lembrei de pegar por ai...eu sei que tenho culpa porque estava distraída a discutir com o meu irmão e nem olhei bem para trás...mas é um bocado pró inadmissível, o senhor ter um lugar livre ao meu lado, e em vez de enfiar lá o carro fez questão de tapar o meu, e nem o chegar suficientemente para a frente..A sorte foi que eu estava tão atordoada que nem mandei vir com ele...e foi assim que ele acalmou...também deve ter percebido que tinha alguma culpa no cartório...Vamos ver se ele dá sinal de vida, até agora nada...


    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pink!
      Eheheh... às tantas o homem lá meteu a mão na conscieência e reconheceu que a culpa no fundo era dele...
      Espera-de que não andasse ali à espera que lhe dessem uns toques no carrinho.
      Mas há pessoas assim: têm preguiça em estacionar como deve ser e depois chamoam azelhas AOS OUTROS.
      Há muito pessoal assim a estacionar ao calhas, aó porque estão dentro do carro.
      Se calhar a tua atitude aflita pode ter calhado bem...
      De qualquer forma eu disse aquilo, pois há homens que, por mais culpas que tenham nos acidentes, saem logo com quatro pedras na mão a acusar e então se vêem que é uma senhora a guiar o outro carro começam logo nessa atitude agressiva, para intimidar e confundir (e assim conseguirem um acordo a seu favor).
      Enfim, coisas da vida e muito do condutor macho portuga!
      beijinhos e felicidades com esses dilemas. espero esmo que não tenhas mais essa despesa.

      Eliminar
  2. Qurida margarida,
    Se é para abandalhar e ridicularizar porque não acabam com todos os feriados?

    Que motivos temos para celebrar ou festejar?
    Bora lá trabalhar todas as semanas e deixarmo-nos de folgedos.
    Vais-me desculpar, mas o meu humor está para lá do negro.
    Adoro os teus cartoons, a sério. Até penso que o poderias fazer a nível profissional.
    És realmente muito boa.
    Mas os nossos governantes tiram-me do sério.
    Que virá a seguir com o tal do 'refundamento'?

    beijinho e diverte-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ficar seriamente preocupada contigo, Pérola!
      Claro que temos milhares de razões para estarmos todos furiosos com o que se passa, mas e nada serve cair apenas em mau-humor e escondermo-nos. Mais que nunca devemos reagir como podemos, mas também como povo. Por deixarmos de ver as más notícias, elas não eixam e existir.
      Olha, acho que vou publicar aqui para ti um bocao e uma crónica que vi hoje, sobre isso da importância e manter o humor nas piores situações... Não tanto como lenitivo cínico e particular, mas como algo que nos possa ainda ajudar a identificar como Humanos.
      Vamos, toca a reagir um pouco (diz o roto ao nu, pois a minha boa disposição também anda um bocado a milhas. Tento sublimar, apenas...). Se as minhas bonecadas puderem ajudar um pouco mais alguém a manter uma chamazita de esperança, já ficarei compensada pelo que me anda a custar postar aqui...
      O "Refundamento" a meu ver é mais uma palermice, um palavrão novo deitado para o ar, para baralhar e dar de novo, quando ainda se estava a discutir o OE... manobra de diversão, talvez...mas esta de andarem já cá os troikas, de sociedades diferentes e desconhecedores do País, a ditar como serão esses cortes no Estado Social, quando afinal é bem mais frágil e menos generoso do que na maioria dos países de onde esses tipos vêem... -- é de arrepiar e REVOLTANTE! Nojento!
      Beijinhos e... tenta divertir-te também, pois "tristezas não pagam dívidas"!
      Ui do que eu fui falar! :))

      Eliminar
    2. Ah para começar e pelo que roda por aí em sugestão: para dia 12, na vinda da merkelina, colocar-mos panos negros nas janelas e vestirmo-nos de luto.
      Sempre é uma reacção. Assim como por Timor nos vestimos de branco...
      Podeeria ter impacto internacional...

      Eliminar
  3. Este ano a minha mulher trabalhou no feriado e pelo serviço vai ganhar a mais 25% do valor hora. Para o ano vai trabalhar e não vai receber mais nada. 'Eles' poupam, o País não ganha nada com isso, e a minha mulher fica mais pobre ;):)

    Tudo de bom.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Aflores,
      Isso do não pagamento das horas extraordinárias e dos feriados é uma vergonha.
      Se não querem pagar a quem trabalha, não requisitem as pessoas.
      Trabalhar nos feriados devia ser pago pelo menos em percentagem igual aos outros dias. Afinal é um dia em que as pessoas ficam longe da família. Era o mínimo que se devia pagar.
      E é mes o isso: pagamos, o dinheiro escoa-se não se sabe para qu~e e a dívida fica na mesma por pagar.
      Mas para as pantominices e mordomias nunca há abate.
      O País é que perde sempre.
      Tudo de bom. Espero que a saúde esteja em franca recuperação. :)

      Eliminar
  4. Como não me deixas responder mais acima venho para aqui.

    Pois bem, vesti-me de branco quandofoi a questão Timor.
    Dia 12 de preto me encontrarão vestida.
    Um humor negro: porque não transformam os 7 dias em dias úteis? Desta forma não haverá feriados e muito menos horas extraordinárias ou pagamentos extra. Não simplificaria tanto cálculo? As famílias? Como diz o Rafeiro já não nascem crianças porque o marido tem vontade de bater na mulher em vez de fazer amor com ela (ver FB do referido).
    Pois bem,acabemos com fins de semana, feriados, famílias...tornemo-nos robôts ao serviço dos 'inteligentes'.
    Já estou por tudo...

    Beijinho e fica bem.
    Ando triste e preocupada, mas aguento-me, por enquanto.

    ResponderEliminar
  5. Desculpa só responder agora. Além da falta de tempo, a saúde não tem andado famosa.
    Vejo que andas mais positiva. Ainda bem.
    Amanhã lá vem a keiserina... e para quê... umas horas só de visita (de "cortesia"?) tipo rainha de Inglaterra. Mas ao menos essa tem a nossa Velha Aliança como pretexto e fica sempre mais tempo. Agora esta espécie de inspecção com sessão de beija-mão dos empresários e tudo... é nojenta.
    Ha´já por aí o video como o Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu... mas... Bem, diz umas verdades, porém tem um estilo demasiado folclórico e sorridente. Bastante subserviente. Só faltam as nazarenas de sete saias e o Eusébio ou o ronaldo! Para que metem naquilo um homem vestido de zé-povinho?! Acaso os alemães entendem quem ele é? Acaba por ser um video mais para português ficar contente consigo mesmo do que para ser entendido por alemães. Enfim... :(
    Mas realça que temos agora menos feriados que a Alemanha, assim co mo menos dias de férias e idade da reforma mais tardia.
    Vou a gora ao post de cima. Até já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que se passa?
      É constipação? Ou algo mais preocupante.
      Espero que fiques em forma rápidamente.
      Quanto à alemã, temos História longa.
      Novos tempos virão.
      talvez já não seja nos meus tempos, mas não há maal que sempre dure.
      E somos povo de aguentar até certo ponto. A História prova-o.

      Só fiquei revoltada porque hoje parou o Mundo. As noticias são somente a visita da Chanceler. Uma tristeza.

      Ainda não vi o vídeo, mas os alemães também não o vão ver. Parece que não o deixam passar.

      Vou jantar.

      Beijinho
      Cuida-te, ouviste?

      Eliminar
    2. Tens razão! Parece que foi um enjoo.. felizmente andei com todo o dia entrecortado entre o trabalho "às fatias" e o apurar de um post novo, sobre essa bruxa, eheh!
      Não percas! Só tenho pena por não ter conseguido acabá-lo de rajada de manhã, ou ao menos para ã hora do jantar...mas está a dar trabalheira, como disse foi fazê-lo aos bocados, nos momentos que sobravam livres...
      Não percas, repito!
      Quanto ao resto... ufff! depois conto.
      Sim eu cuido-me, descansa.
      bjo

      Eliminar