segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Se o Marcelo fez um video, aqui fizemos um jogo! ;) (A visita da Merkel)

(c) Margarida Alegria, Novembro de 2012 (in blog "Alegrias e Alergias")

E PRONTO! Já cá está / esteve a dita mulher. Visita "de médico" dizem uns, de colonialista, alegam outros. Sabem de quem falo, não? Já chega de a mencionar. Uma  visita de seis horas que deu rios de tinta que falar e que suscitou inúmeros protestos e manifestações, murais coloridos  e até videos explicativos do que gostariamos de dizer aos concidadãos da Keiserina, os alemães, pois claro, entre os quais  videos muito se falou de um idealizado pelo professor Marcelo R.S. e concretizado por um Rodrigo Moita de Deus. Vi-o ontem e fiquei entre o riso e o choro(VER AQUI). Tão folclórico que era, com salada de Zé Povinho e também da menina dos caracóis que abraçou o polícia em 15 de Setembro... só faltou a Amália, o Ronaldo,ou  a Padeira de Aljubarrota que tanto gostariamos de ter agora para correr  com a tirana da Europa à pázada. Enfim. Uma animação, embora apontando muita coisa que os alemães (os que não conhecem Portugal) deveriam ouvir. As autoridades alemãs não deixaram que fosse preojectado na sua Praça, mas... ao menos poderiam passá-lo na rádio, não? Ficaria a contento de todos, quem sabe. Outros optaram por videos mais sérios (VER AQUI --"Portugal não é um país de Merkel", do movimento Mais  Democracia) e outros  ainda escolheram a via musical (ver e ESCUTAR AQUI --"Bardamerkel" do coro da Achada).
O Certo é que tem sido Merkel de manhã à noite: o que pensam dela as celebridades, o que os alemães pensam de nós, o que pensamos dela e do seu povo, o que veste, come, faz,  como cresceu, as manias, as qualidades, os defeitos, quando chega, por onde andará durante a visita... UFF!
Muito bem, aqui, no "Alegrias e Alergias"  vamos dar também o nosso modesto contributo para a famosa visita da senhora. Criámos UM JOGO. Coisa pouca, daqueles tipo Jogo do Ganso (ou da Glória, neste caso, da SUA glória) com tabuleiro, dados e uns peões, neste jogo um/uma só, que o nosso simpático leitor poderá recortar e colorir a preceito.
Chama-se "A VISITA DA MERKEL", em homenagem  àquele famoso concurso de TV no passado, que se chamava "A Visita da Cornélia",  que tinha como mascotes um daqueles simpáticos animais cujos sorrisos tanto agradam ao nosso Presidente.
OBJECTIVO? chegar ao fim, tão depressa quanto o possível e quanto o lançamento dos  dados o permitir. Jogadores? Apenas um, a senhora Merkel, ah pois... Podem colocar nas casa outros peões, a percorrer as casas, se quiserem, representando políticos ou empresários lambe-botas, o favorito da "rainha" teutónica-- o nosso Coelhito--, o PR, uma mão cheia de polícias de choque, mas quem tem de chegar ao fim em seis horas é uma só. Apenas ela acaba vencedora da visita/deste jogo. A visita é para dar ânimo aos seus lacaios que por cá metem os pés pelas mãos, mas a mais interessada é ela: por motivos eleitorais no seu próprio país, por querer mostrar ao povo luso quem cá manda a sério e para ver como rolam os negócios alemães por Portugal.
Em baixo têm o tabuleiro e as instruções de recorte da peça jogadora. As regras são simples. Escolha a opção que escolher, A ou B..., em cada etapa da visita, a senhora nunca recua, avança sempre, embora com uns círculos por locais aproximados.
(17.30h:A visita estará a acabar por esta hora, mas não tive tempo de publicar isto de manhã, para incluir as instruções. Entretanto, embora estivesse a trabalhar na altura, já me disseram que na TV os discursos da Angelita foram dobrados(tradução simultânea)  em sotaque brasileiro, por uma outra senhora que lhe colocou uns largos anos em cima, só em austero  timbre! E que o meu propósito em sugerir que colorissem o casaco da dama ficou um tanto gorado pois ao que parece escolheu vir com um "blaser"... cor crua! Ao menos nas calças pretas acertei...
 :(
Paciência.... Seguem o jogo e as instruções).
As instruções foram pensadas e rascunhadas tentando adivinhar o que se iria passar, tendo em conta os estereótipos em visitas -relâmpago desta natureza e o tom bacoco  que quase todos os intervenientes, dos políticos aos jornalistas, optam por escolher nestas ocasiões. Garanto que não sei, para já , mais nada do que realmente se passou na visita.
(c) Margarida Alegria /Novembro de 2012 (in blog "Alegrias e Alergias")

INSTRUÇÕES:
 Etapa 1- AEROPORTO
Chegada à casa da partida, isto é, o Aeroporto. A sortuda teve na rifa o sol a brilhar, num belo dia de Outono! Este local de chegada é o ponto de Partida e logo aí há duas opções:
A- Merkel pensa para os  botões do seu casaco: "Ah, com este solzinho... ! Se calhar tenho sido injusta a chamar-lhes preguiçosos! Eu também descontrairia um pouco se tivesse este clima na Alemanha!"
B- Merkel faz nota mental. :" Vejam-me este aeroporto, para um país minúsculo como este... Vou falar disto aos alemães! E não há aviões nem movimento!!! Parece que esvaziaram a cidade! Será que é mais um dos feriados deles? Fizeram como na vinda do papa e deram folga à cidade?! Mandriões!"
Etapa 2-Palácio de Belém
 Merkel visita por cortesia o Presidente Cavaco Silva. Aí tem duas opções para diálogo:
Diálogo A-
Merkel: Bom dia! Como vai a sua plantação de anonas?
Cavaco: uma maravilha... mas difícil! Porém tem de ser. Como não sobrevivo com a minha magra reforma...É só trabalhar,trabalhar, nada de mediatizar! Deixo isso a outros que gostam muito...
Merkel: Gostaria de o convidar para visitar o meu país e contemplar o sorriso das vaquinhas alemãs.
Cavaco: Terei muito gosto em a rever, de facto. O Presidente da República tem como uma das suas funções retribuir visitas.
Merkel: Hummm...Então, Auf wieder sehen!
Cavaco: Adeusinho! É verdade: a minha Maria pediu-me para lhe oferecer estes pastéis de Belém. Quer ser minha amiga no Facebook?Vou enviar-lhe um convite...
Merkel: LOL...
 Diálogo B-
Merkel: Então o senhor presidente anda a dizer que o povo não aguenta mais austeridade?
Cavaco: Bem, o Presidente tem  também como  função dizer coisas dessas...
Merkel: Mas... nos jornais estrangeiros e no Facebook?!
Cavaco: Gosto de estar na modernidade da economia de mercado. E não leio jornais... portugueses. Mas  a Frau preferia que fizesse um discurso ao país?
Merkel: Ah, bom...nesse ponto talvez tenha razão... Assim é mais discreto. Mas não exagere. A austeridade tem de durar mais cinco anos, pelo menos. O tempo do resto do meu mandato e do seguinte, que conto ganhar!
Cavaco( com sorriso de fazer doer os maxilares até a um crocodilo):Gerir agora a eleição para o próximo mandato... COMO A ENTENDO, cara chancelerina!Dizia sempre aos meus alunos:  cabe ao Presidente ser ponderado e o garante da nação.
Merkel: o que quer dizer com isso?
Cavaco: Não sei, mas  esta frase teria 4000 "likes " no Facebook! Leve uns pastéis de Belém.(com a boca cheia de pastéis, à falta de bolo-rei) Bomf regressof munch munch....
-------------------------
Depois desta etapa, Merkel ordena a um dos guarda-costas que lhe prove os pastéis de Belém, não vão estar envenenados. Ele entusiasma-se... e come-os todos!
--------------
ETAPA 3- Forte S. Julião da Barra
Merkel encontra-se com o PM, Passos Coelho, para um almoço romântic--- ahn... digo, de TRABALHO.
 ~~Ementa ~~
Entradas: sarrabulho de chucrute da Westfália com espuma de cerveja de Munique;
açorda light de coentros com pão/brot escuro de sementes de lúpulo, em  marinada de vinho da Mosela;
Novidade do "chef" para degustar: "Alemãzinha" (adaptação da tradicional Francesinha portuense, mas apenas com pão  e recheio de salsichas, salsichas e  mais salsichas alemãs, tudo bem prensado; molho secreto, à base de cerveja de Munique)
Prato principal: Bife à Jonet (bife de vaca, bastante passado, com molho  de confit de canard e pêras,   recheio de trufas da Floresta Negra, em cama de papa Nestum)*
(* consultar o próximo post...)
Sobremesas: Apfelstrudel (torta com recheio de maçãs esmigalhadas) de maçãs portuguesas "Bravo de Esmolfe" com molho de vinho do Porto ;
 maçãs  assadas "Branca de Neve dos vales do Reno" com cobertura de Marzipan (massa-pão);
e pastéis de Belém (sugestão  cortês do Ministro Álvaro);
carta variada de vinhos, licores  e cervejas
~~~~~
Comentários da Merkel, à escolha:
A- Mas que bom almoço, Pedrito! EscuZava de se incomodááarrr! Com uma sandezita de trufas e salsichas já me satisfazia! Só não gostei tanto deste apfelstrudel: as maçãs estão bem esmigalhadas, mas não são tãn saVoroZas quanto as da minha VaterLand, da minha pátrrria....Kurrioso, este Bife...mas Jonet não foi um dos generrais de Napoleão que invadirram esta choldra... hum... este País? Ah... foi JUnot? Bem...(deixa-me disfarçar a gaffe) Aquele ali não é um submarino de sólido fabrico alemão? Logo vi!
B- Muito bem , meu menino... eu vim aki parra lhe darrr uma forrZa e concorrdar consigo que "não há outrro caminho" e tal... mas já sabe ke não saio daki sem que me assine mais uns contratos para nos  comprrar mais uma frota automóvel parra seus assessores, uns helicópteros, uns ursos de peluche fabricaduZ em Oleiros, e assim! Ah tanto mar... Tan grrande para um país tão pekeno! Dezzzperdízio!
-------------------------
Segue-se uma conferência de imprensa, com direito a DUAS perguntas de jornalistas portugueses e DUAS perguntas de jornalistas alemães (segundo o anunciado pelos jornais)
Perguntas dos jornalistas portugueses:
1-Está a gostar  do nosso país?
2-Que conselho maternal deixa aos portugueses?
Respostas tipo A:
1- Marravilhoso! Um tempo magnífico, boa comida e hospitalidade! Mal cheguei ao aeroporto, como as artistas de novelas brasileiras, todo o mistéeerrio de Portugal invadiu o meu ser! Senti-me logo portugueZZZa! Até vi o que me tinham avisado: pessoas todas vestidas de negro. Mas kurriozo que não erram só velhinhas mas pessoas de todas as idades... pelo menos vistas com meus binóculos parreciam. Fiquei surpreendida com o porte garrrbozo dos jovens que circulavam nas ruas (fecham as mulheres em casa, como no médio oriente?!): jovens atléticos e orgulhosos,que parrecem prefÉrrir usar azul,  com suas botas engraxadas e chumaços e belas latas de gás lacrimogéneo à cinturra! E que boa ideia uZarrem todos capacetes parra os prÓteger do sol... capacetes reluzentes (foRRam Káros? espérro que ao menos sejam de fabriko alemão...) Quase me apetece dizer: Ich bin eine portuguiesische Frau!
2- Conselho? Não sejam piegas! Temos de enfrentar todos mais cinco anos de austeritat... uns mais outros menos, Klaro! E parrra fazer apfelstrudel... usem sempre maçãs da Alemanha...
Respostas tipo B:
1. entom o Zenhor jornalist nom sabe ke eu estou aki Zó há três ou quatro  hoRRAs, mais de metade das quais com pés debaixo da mesa a KomeRRR... isto é, a TRRAbalhaRRR?! e pensa que tive tempo para forrrmar uma ideia? Que pergunta é essa de jornalisZZta de um país ke devia estar a penZZZar nos Merkados? O Zenhorrr está DeZZZpedido!
2- Conselho?! Mas não escutam os meuZZ conzelhos todos os dias e a toda a hoRRa nas TVs nos jornais,ou atrrravés dos meus cegos discípul... ahn... dos miniztros determinados dos países meuZ amigos...ou  Kuando eu ando como uma FORRRMiguinha de um lado parra o outro e a visitar as minhas Kolónias... ahnn... os países meus amigos que eu tanto apoio?! O Zenhor não passaria no primeiro ano do meu currrzo da minha Univerzitat, que ignorânZia!!!
Perguntas dos jornalistas alemães( em alemão):
1- Não tem receio que a chamem de imperialista, por vir visitar países humilhados pelas suas políticas, antes a Grécia e a Espanha, agora Portugal?
2- Como está a conseguir aturar os portugueses  ao longo destas horas ?(risos alemães e da senhora tradutora em simultâneo)
Resposta (SEM direito a opções Aou B):
1-WAS?!?!Você é um verrrdadeiro alemão?! Eztá despedido! Vou mandárr reeorientar a sua vocação num curso profissional com crianZas de 10 anos! Vai fabrikar pistons para merzedes!
2- oh oh oh oh... o Zenhorr é engrazado. Maz a pergunta é redundante. Por ke é que acha que markei uma vizita apenas de seis horas? A Komida não foi má... encheram-me os bolsos com uns tais de pastéis... vai haver bonz negózios... os rapazitos não são feios... parezem quaze alemães, tão obedientes...Mas não vejo a hoRRaa de estar à lareira, a contemplar mapas da Europa e a fazer ponto de cruz neles...E estes Zapatos novos... estão a matarRR-me!(devem ser fabriko dos paizes "pigs",ah portugueses, poiZZZ...
ETAPA 4- Centro Cultural de Belém
Merkel encontra-se com empresários alemães e portugueses que estavam numa espera ansiosa... ahn... num colóquio, só por acaso, coincidência...
Chega lá e "Cucu!" , diz ela, aparecendo atrás da cortina. "Oh, olhem  olhem quem está aqui, Angelita!!!"-- exclamam eles felizes.
Por pura coincidência os empresários portugueses que tinham passado por ali, por mero acaso feliz, no meio dos seus muitos afazeres, lá descobriram no fundo dos bolsos umas lembrancinhas para oferecer à senhora, quais pastorinhos ao menino Jesus: o Soares dos Santos, tinha uns enchidos do seu Pingo Doce e um vale de desconto de 50% em compras; outros tinham uns colares de diamantes angolanos e outras fantasias; o Belmiro ofereceu um ganso para ela cozinhar o seu prato favorito e também  um emprego numa das suas caixas de hipermercados (tem a compleição ideal, mas também a firmeza e rigor nos trocos, minha senhora--alegou), o  solícito Álvaro, perdido lá no meio pois não é empresário mas até que gostaria dessa experiência, tinha um pacotinho de pastéis de Belém, para  ela levar à família e permitir o seu franchising em terra das valquírias; Já o Ulrich, ofereceu um bom lote de títulos de dívida portuguesa, daqueles bem inflacionados e comprados com dinheiro vindo da Troika. "Ai aguentam aguentam!" disse ele quando ela perguntou se os portugueses aguentavam os inconvenientes daquela sua visita.
Depois desse fastioso beija-mão dos lusos, Merkel finalmente abraçou os seus conterrâneos e com eles brindou  aos negócios com cerveja de litro. Só não tiveram tempo para as tradicionais canções  e excessos, porque não era fim-de-semana e ela estava com as horas contadas.
AVANÇA directamente para a casa/etapa 6, sem opções, mas antes passando na casa 5, a pastelaria dos pastéis de Belém, para comprar pastéis que compensem o desfalque que os seus guarda-costas entretanto lhe fizeram aos oferecidos.
Etapa 6- a caminho do Aeroporto
Um dos seus guarda-costas agoniza, enfartado com pastéis. O motorista-guia, aponta à direita e diz:
- Está a ver ali ao fundo, senhora Chanceler? Aquele edifício... aquele ponto branco lá ao fundo?
- Huuumm... acho ke sim.
- Pois ali é que é a fábrika da Auto-Europa que estava no programa da visita.
Respostas em opção:
A- Aha a ÔTo Oirôpa?! Muito bem... interessante. Lembre-me para ver, em kasa, se há possibilidade de a deslocalizarmos, AmbróZio... Seria uma pena os portugueZes não aproveitarrem este sol e se poRRem a fabrikas Karros alemães, mákinas fotográfikas alemãs, ursos de peluche alemães... e depois para dizerem todos: "Made in Germany"...
B-Aha a ÔTo Oirôpa?! Muito bem... interessante. Lembre-me para ver, em kasa, se há possibilidade de a deslocalizarmos, AmbróZio... Este preguiZosos comedorres de Zardinhas com broa e quase tantas  férrias ke os alemães têm de apRRender a fazer os aeroportos ainda mais perto das fábricas alemãs! E toda a cidade Vazia! E nem um avião no céu!! devem estar todoZ a ver telenovelas e a escutar fados! Ai uZZ meus péZ. Malditoz Zapatos de mandriões!
Etapa 7- Chegada ao Aeroporto.
Partida de Merkel para a sua Land.
Ó Adeus ó vai-te embora , ó Melga. digo, ó Merkel.(sem opções)
FIM do Jogo. (se chegar à última casa com número  certo dos dados, tem direito a ir visitar a Irlanda, a Itália ou o Chipre).
Epílogo:
(Como vêem, já que nos angustiam com estes horrores políticos, que no fundo são uma tragédia europeia e mundial, ao menos também os tratemos como a verdadeira anedota humana que são! Bem, depois deste virá então o post sobre as tropelias e personagens sinistras do último mês.)
---------------------------------------------------
ADENDA (14-11-2012):
Li ontem a correr as notícias sobre a famosa visita. Acertei nalgumas coisas, como podem ver no Público Online aqui:
"MERKEL EM PORTUGAL- Chanceler alemã traz elogios e ouve coro de protestos"
Ou seja o meu estilo "bola de cristal" continua a dar alguns resultados. Ah... e parece que não comeu o que vem na "Ementa" acima, mas consommé de aves, cabrito, "papões"(?!) * de ovos e... Vinho do Porto "vintage".
*(hummm... se calhar oferecer-lhe "bolas de Berlim" seria considerado ofensivo...)
Hoje o MEC(Miguel Esteves Cardoso) repara , com ironia, que Merkel prometeu que faria tudo para que "Portugal tenha um final feliz"(sic, na reportagem do Público!!!!). Já o jornal "i" diz que a Chanceler faria tudo para que a SITUAÇÃO de Portugal tivesse"um final feliz". Se as palavras da senhora, no seu discurso, foram como a citação do Público, é mesmo de ficarmos de pé ainda mais atrás quanto à bondade das intenções de Merkel! Implicarão que Portugal está mesmo a agonizar, ela sabe e reconhece...mas que ficará à nossa cabeceira, qual enfermeira dos cuidados paliativos a assistir-nos com palavras doces e doses de anestesiante austeridade... até ao suspiro final! :(((
-------------------------------------------------------------------------------------------
Nota final: ao longo da minha vida tenho conhecido diversos alemães, em Portugal fora dele, convivido em amizade e até trabalhado com alguns. A maioria têm a minha admiração e respeito, tal como respeito e admiro a sua cultura e qualidades, na arte, música, filosofia...Até na Alemanha encontrei muitos alemães simpáticos e atenciosos, contrariando a etiqueta de "frieza" que tende a ser-lhes colada. Este texto não  é contra qualquer deles, mas apenas sobre a tal dona Angela, que quer convencer o seu povo que os povos do Sul são menorizáveis, de forma a continuar a impor na Europa a sua visão tacanha do Mundo, que se arrisca a levar à repetição de graves erros da História. Espero que os alemães se revelem mais inteligentes e solidários do que as políticas desta dama, pois precisamos uns dos outros e, quando esquecem isso, os humanos deixam tudo a perder...
Margarida Alegria (12-11-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada, Tétisq!
      E estive por um triz para acrescentar que se lhe saissem dois seis nos dados, lhe seria entregue o cobiçado ouro dos nazis/salazar...
      mas era forte demais....
      E espero que os muitos alemães e alemãs que já conheci e conheço e que são óptimas e interessantes pessoas não se arreliem com o post...
      Ele é sobre a casmurra Merkel e sobre os nossos pigmeus-merkelianos que a bajulam cá, afora as qualidades que essa mulher possa ter(?). Não é sobre os alemães em geral, povo de músicos e filósofos, nem sobre os pacíficos e simpáticos em particular.
      Bjo

      Eliminar
  2. Margarida, fico aqui aplaudindo e rindo muito contigo e tua criatividade sempre enorme. Deixo um beijo e tento jogar,rs ...chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Chica!:)
      Haja alegria!
      Ainda bem que consegui fazer rir. Quanto ao jogo, lembro o aviso: jogamos nós, mas é sempre a Merkelina que ganha... :/
      Beijo e tudoi de bom.

      Eliminar
  3. Amei!!! Super divertido.. vamos rindo para não chorar, mas rindo sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , Valsita!
      Muito obrigada! Para ser franca, também me diverti bastante ao criar isto. Foi a minha forma de protesto pessoal contra esta imperial visita.
      Acabei agora mesmo de lhe juntar uma adenda, com link para as notícias sobre o evento e uma pequena comparação com as minhas "profecias"...
      É isso mesmo... Rir para não chorar!
      Beijinho :)

      Eliminar
  4. Começo por informar que deixo encomendado o jogo. Virei levanar logo que arranje emprego (vê lá não declares insolvência nos entretantos).

    Finalmente vi o tão falado vídeo do Prof.

    Devíamos todos ser obrigados (europeus) a visionar o filmezito.
    Está engraçado e educativo. Não há como não perceber.
    O facto de de fartarem de andar e estarem sempre no mesmo sítio diz tudo.
    Mas, aprende-se sempre qualquer coisita.

    É inofensivo. Não estou a ver o problema dos alemães.

    Ainda quanto à visita. Temtanta importância porque nós lha damos.
    E se lhe declarassemos Indiferença? Sei que não do estilo português, apesar de tudo gostamos de ter as atenções viradas para nós.

    O jogo tem final previsivel. Achas que vai ter sucesso?
    Tenho as minhas dúvidas.

    O teu cartoon está uma delicia. Simples, elucidativo, humorado.
    Gosto desta Alegria. E muito!

    Um grande beijinho e não te esqueças de colocar um joguinho de lado. Logo, logo, virei buscá-lo. Lá para 2040



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks! :)
      Bem, então vou já pedir aos meus operários (colaboradores) para comessarem a impressão de alguns exemplares! :)))
      Pois...mas é como dizes, o final é previsível~...
      Pode ser que entretanto mais essa "inevitabilidade" seja posta em causa e deixe de ser validada.
      Uma foema será, como dizes, em ridicularizar e ignorar a senhora. Mas como vimos a visitinha dela mostrou a parolice dos nossos desgovernantes e "élites"... e dos órgãos de comunicação social. Pena que nãos e tivessem erguido bandeiras ao contrário, na visita.
      Como notou alguém, a subserviência foi tanta, que nem a puseram a ir aos Jerónimos a colocar uma coroa de flores no túmulo de Camões. Ela, Imperatriz do Euro-marco, a dobrar-se perante um génio que morreu na miséria?!E Poeta, mais um "preguiçoso", ainda por cima?! qual quê?! Portanto não foi bem uma visita oficial daquelas norais! A senhora veio tratar de negócios e fazer festinhas aos lulus e mais nada! Vergonhoso!
      Claro que o video é inofensivo para os alemães. A informação que veicula devia ser conhecida por eles, mas até se ririam também. Essas de andarem andarem e estarem sempre no mesmo sítio está vbem vista! Não tinha reparado nesse detalhe! Boa! Mas será que o fizeram de propósito, ou foi pelas pressas da filmagem? :))
      Volta antes de 2040! O Jogo ficará pronto por essa altura, quem sabe, mas podes voltar para ler outras coisas.
      Xi-coração!

      Eliminar
    2. Ups!!! "começarem", claro!! Ando mesmo cansada... ai ai...

      Eliminar
    3. "foRma"
      "visita oficial daquelas norMais"... aiaiaiaiai! :((

      Eliminar
    4. Querida Margarida,

      Apenas estão sempre no mesmo lugar para não perderem o cenário do Padrão dos Descobrimentos.
      Pus-me logo a imaginar as vezes que aquela gentinha voltou para trás e recomeçou a andar.
      Gostava de ver o making-of do filme.

      É um bocadinho como nós, estamos sempre a andar e não saimos do mesmo sítio ou regredimos, já nem sei.

      Dizia que voltaria por volta de 2040, altura que talvez já tenha emprego e meios para te pagar o jogo.
      Pena que já vou estar morta, mas isso não interessa nada.

      Beijinho e descansa.
      P.S. Também me farto de dar erros e colar letras. A culpa é do teclado, atenção.

      Eliminar
    5. Ai que pessimista estás!
      Vais ser, por essa altura, uma querida anciã! :))
      E é como dizes: Portugal parece andar andar e não sair do mesmo sítio.
      O pior é que alguns agora querem, para além disso, que ande para trás!
      O teclado e as suas culpas, no meio disso tudo, até que é um santo.
      :)

      Eliminar