terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Excelência" do ensino Privado?!-A reportagem sensação do dia:Dinheiros públicos, vícios privados


(Dinheiros Públicos, vícios privados" , reportagem TVI de Ana Leal, 3-12-2012, via blogue "Aventar")
Foi a reportagem-choque  de hoje, no "Repórter TVI". Não a vi directamente, acabei de  visionar online e, mesmo já contando com algo de grave,  fiquei ainda assim estupefacta e revoltada. Apenas a "ponta do icebergue" da escandalosa promiscuidade entre políticos /ex-governantes e os lucros de grupos privados  obscuros, neste caso da área  da Educação (??). Parabéns à jornalista Ana Leal e aos corajosos professores e pais que deram a cara, para denunciar a pouca-vergonha.
É esta a propagandeada "excelência" e  boa gestão  das  escolas privadas  que os nossos desgovernantes querem promover, destruindo a Escola Pública? Quem entrega os filhos a dirigentes como os que aparecem na reportagem?  A quem não inspira confiança nem sequer para lhe comprarmos um rádio de pilhas?
E o Ministro ainda lhes deu MAIS dinheiro, mal chegou ao poder e contra o parecer da própria Troika (que nem sonharia com estes escândalos bem portuguesinhos)?
Falta de verbas para o essencial, para poder comprar carros de luxo e outras empresas, pressão para fabricar notas e manipular rankings, contratos ilegais, exploração laboral, ameaças... há de tudo um pouco, mas, como disse, muito mais podridão deve existir para além do que aqui se aflora.
A não perder e a divulgar, por todos que ainda andam ceguinhos  e confiantes na bondade e nas "privadas virtudes" da entrega de tudo o que é público a mãos " mais competentes" privadas! É o que se vê nesta reportagem, que mais uma vez nos dá vómitos de pertencermos ao mesmo país que certos senhores que dele se apoderaram sem pejo, para "se governarem". Passando por todos os quadrantes do centrão, que o bolo da Educação é mais um naco apetitoso para a vampirização de Portugal, tal como antes a Saúde e também o apoio a idosos, ou seja, os tais três pilares do Estado Social que uns fedelhos acenam querer Refundar/Afundar.
Pronto , fico por aqui. Vejam e divulguem o mais que possam...E que não caia no esquecimento.
Margarida Alegria (3-12-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

6 comentários:

  1. Eu só estou a ver agora...É um grupo económico daqueles onde o financiamento serve sobretudo para pagar gestores...
    Mas acho que não podemos generalizar a todo o ensino cooperativo ou privado com financiamento público (não sei bem o nome). Eu frequentei um colégio do 5º ao 12º ano que tinha esse sistema era e é gerido por uma cooperativa de ensino há cerca de 40 anos, o meu pai frequentou e depois eu e os meus irmãos e actualmente como não há uma escola pública na Vila continua a ser a opção mais viável. Ir da Vila a Amarante seria uma viagem muito demorada por uma estrada difícil, às voltas para apanhar miúdos...A escola é óptima, sofreu muitas melhorias no equipamento e pelo que sei os professores sonham ficar a trabalhar lá para além do tempo de contrato...
    Também sei que no ensino privado se trabalha mais horas que no público, todas as pressões aos trabalhadores são recrimináveis.

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    1. Sim, é claro que esta situação se verifica em alguns colégios e não na generalidade. Mass infelizmente em cada vez mais, pois os oportunistas descobriram essa brecha da lei, sobre a distância das escolas públicas e agora com a influência cada vez mais política nos concelhos de Escolas dos municípios, conseguem até implantar colégios privados em zonas que já estão bem servidas. Que existam colégios privados? Tudo bem, é livre escolha. Mas que uma boa parte deles receba chorudos subsídios do Ministério da Educação, como estes do grupo GPS, é que não faz sentido algum. São casos diferentes do do teu colégio, que pelos vistos há muito serve e bem a escolariidade em Portugal e presta contas e usa o dinheiro que recebe realmente em prol dos alunos e dos serviços Educativos.
      Sei que existem muitos colégios, quer completamente privados, quer cooperativos e de contrato de associação que assim funcionam.
      Lamentável é que as inspecções a estes "ditos" colégios sejam inexistentes ou de fachada e que tantas situações coo as relatadas tendam a proliferar (aliás, a manip'ulação de notas e aexploração laboral e de horários dos profs. é consabida, mesmo alguns dos famosos colégios dos tops dos rankings. Directores que pela sua mão mudam as classificações na pauta etc.) Simplesmnete este panorama não pode continuar e há que averiguar quem são estes senhores de ar mafioso que supostamente gerem algo que se designa por Escola e para mais com dinheiros públicos! É mais uma cobóiada vergonhosa como tanta negociata à sombra do estado , no nosso país.
      Uma limpeza disto tudo faria bem tanto à Educação Pública, que está sempre a ser achincalhada por alguns que dizem que apenas o Privado é que é bom e funbciona bem (por exemplo José manuel Fernandes,jornalista), quer para o BOM Ensino Privado. Estas Escolas com contrato de associação deveriam ser uma excepção, como o caso que relatas, em termos de distância e de resto quem quisesse essa "excelência" então que a pagasse e esses "gestores" que assumissem todo o risco. Iamos ver cmomo baixava logo o interesse em abrir novos colégios destes! Porque educar pelo que se vê não é nem de longe a sua prioridade!
      Bjo

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  2. Só me fica uma pergunta na cabeça... depois de todos ficarmos a saber, às escâncaras, que andamos nós o povinho a passar fome para sustentar um bando de porcos gordos que se passeiam nos seus ferraris... de que é que ainda estamos à espera para fazer um novo 25 de abril????? Nesse mesmo dia, finda a reportagem, não deveria o povo ter saído à rua e demostrar a sua revolta???

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    1. Pois é, caro Anónimo. Mas se formos a medir bem, só mas notícia em catadupa dos últimos meses, já tinhamos somadas não UMA mas centenas de razões para novas Revoluções de Abril.
      Portugal está a cair numa cloaca de onde não vejo forma fácil nem indolor de sairmos.
      Já muitos acordaram, mas infelizmente alguns ainda estão adormecidos, aguardando milagres e acreditando infimamnete nas mentiras e promessas dos políticos. Adormecidos ou assim parecem....
      E quando o assunto é educação, ainda poucos cidadãos têm a noção de que é uma causa fundamental para levar o povo à revolta de rua. Só quando se trata de falta de pão e de emprego, e mesmo assim...

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  3. Estamos no apicentro da tempestade.
    O puor serão os estragos quando o Sol voltar a brilhar.

    beijinho
    Cuida-te.

    A saúde é fundamental.

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    1. Estamos metidos num grande sarilho, seja tempestade ou não.
      Mas ao menos enquanto se vão denunciando estes casos calam-se as vozes que andam a desprezar o nosso Ensino Público. Calaram-se logo nos dias seguintes com a vaga de teorias sobre a "bondade" dos co-pagamentos e de repartir o fundo da Educação com este tipo de Escolas. O que se vê é que não há fiscalização suficiente e que a Inspecçºao do Ensino já só serve para cair em cima dos fracos, bem ao estilo portuga.
      Agora por exemplo sairam uns estudos que mostram que ae subimos muito nos níveis de literacia e que até estamos acimna da média internacional nos níveis Bom e Elevado de resultados desses testes internacionais e... os jornais já t~em como título que... "a maior percentagem dos nossos alunos fica na categorias dos medianos!!!!! Pudera, não?! Assim deve ser com todos os outros países! Mas esquecem~se de chamar para o título que esses alunos intermédios MAIS os de nível Bom MAIS os de nível Elevado somam bem acima da média de alunos com classificações médias ou mais! Os Media ignorantes ou cúmplices a servir as novas teorias que já vêem aí, certamente a de que metade doa nosso alunos coitadinhos são tão fraquinhos que devem ser encaminhados aos dez anos para o tal ensino dual, a última moda-maravilha a seguir em Portugal, desta vez imitando (mais uma vez mal) a partir da alemanha!
      Beijinho
      Já vou estando melhor, obrigada. Mas estive bastante atrapalhada. Maldito Inverno!

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