terça-feira, 16 de julho de 2013

Da saída do Gaspar :CARTOONS(TRÊS):Ai as contas! da série Jejé e não só

(c) Margarida Alegria (Maio/2013)
(c) Margarida Alegria (Junho de 2013)

(c) Margarida Alegria (Junho de 2013)
Costuma dizer-se "não batam mais no Ceguinho", mas, sejamos francos, este "ceguinho" do nosso mundo político(quer queira ou não queira pertenceu ao mundo político) , embora tenha batido a porta com algum estrondo e  com uma carta (que ficará para a História como uma confissão de culpa com uma facada de brinde),  saiu  mesmo assim de mansinho e sem grandes mazelas para si próprio (já lá está num tacho no Banco de Portugal), depois de tanto estrago que causou, deixando, como se vê, tudo em polvorosa.
Nunca será demais ser alvo de mais umas sátiras. Como sempre escrevi por aqui, nunca confiei nesta personagem, que não considerava propriamente sinistra, mas sobretudo arrogante, um "menino-bem" alheado da realidade do País, que fazia troça dos portugueses, ora quando lhes dirigia a palavra, ora quando aplicava as suas medidas insensíveis de cego seguidismo do poderio estrangeiro (alemão e da Troika). Tarde e a más horas verificou que o descalabro económico era completo, em  consequência das políticas que aplicava e passou a batata quente, saltando fora do barco enquanto este não se afundasse com mais estrondo. Como todo o desgoverno era centrado no seu poderio de tecnocrata de gabinete, ficaram os restantes com a cabeça à nora e sob a força do calor do sol, como se viu e se vê ainda.
Amanhã falarei com mais calma deste menino e da ideologia preconceituosa que subjaz a todos estes meninos da mesma fornada.
Para já, visto que deixou Passos Coelho órfão faz ontem precisamente duas semanas, mas o seu abandono ainda provoca mossa (não porque fosse um génio,como alguns pensavam, mas porque representava a única "estratégia" para o país dos que o nomearam, com contas mal feitas que não incluiam todas as variáveis a considerar), não queria deixar passar a ocasião, publicando estes três cartoons que estiveram em rascunho até há dois dias. Como se vê por certas imperfeições dos dois últimos, esperavam alguns retoques antes da publicação, quando se deu todo o presente desatino. Foram criados ainda em período de afazeres lectivos (final do ano, exames...) daí estarem ainda a lápis quando finalmente os pude passar a caneta neste fim-de-semana. O primeiro era até contemporâneo de um outro que aqui publiquei sobre o caso dos swaps, desenhado no mesmíssimo dia, mas deixado a esperar, pois o outro estava mais preso ao tempo.
Como se devem lembrar, o escândalo do peixe-caracol foi verídico (descoberta da DECO..., com a distracção da ASAE). Esta sua consequência é que é, claro, imaginária. A medida e o folclore (demagógico, pois os professores do primeiro ciclo já não permitiam assim facilmente o uso da calculadora ) em redor da máquina de calcular também deve estar bem presente na memória de todos (bravo, pela memorização, eheh!) e  por sua vez, embora pareça  de outro mundo, os tais dois primeiros discursos auto-justificativos do ex-ministro foram bem reais! ( Já devia estar em modo "stand-by", em fase de pré-demissão, do "que se lixe tudo isto!"... Portugal cá estará, pois nós não podemos fugir também, para apanhar os cacos, como costume).
Há ainda uns  cartoons mais antigos em rascunho, que ficaram por completar. Quem sabe um dia verão a luz do dia, talvez noutras paragens ou formato... Neles surgem também o Vitinho, a aplicar os seus  modelos na Escola, ou a conviver com os conselhos da sua avozinha Margarida (ai, logo esse nome!) de Margarinas (NOTA: a terra chama-se Manteigas, mas , graças a um saudável darwinismo social, os jovens amigos do Vitinho conseguiram uma petição para que vencesse a  designação mais moderna e menos piegas de "Margarinas"... pelo menos no mundo de fantasia desta geração do Jejé e companhia... que aliás em fantasia se equipara ao que vai por aquelas cabecinhas, só que em versão inofensiva para Portugal).
Como disse, amanhã farei um post anexo sobre o que penso sobre o impacto destas personagens nesta mirabolante crise, sobretudo reflectindo sobre a sua estranha e perigosa mentalidade. Para já, aqui vão os cartoons, para matarem saudades... ou não.
Margarida Alegria ( 16-7-2013, in blog "Alegrias e Alergias")
E não... não está esquecido o longo post sobre os documentários que pré-anunciei aqui. Faltam apenas uns detalhes, que tive de interromper pelo agitado fim de ano. Mas muito nos têm a ensinar...


10 comentários:

  1. Ora bem...Que saudades deste prado verdejante salpicado de nuvens mágicas.

    Espero que as férias estejam a ser como desejado.

    Beijinhos recheados de saudades.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    E eu... que saudades de blogar! Será certamente por estes dias, depois de um mês em que tanto se passou de tolo, que irei reciclar os artigos que deixei em stand-by nos rascunhos... Até fazer posts novos.
    Umas férias incomuns, só te digo...Mais cansativas do que queria. Mas sempre dando para fazer alguma praia saborosa.
    E tão curta vontade de me aproximar de computadores, quanto menos de net!
    Espero que as tuas férias tenham sido em grande!
    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  3. Pois bem...Ora viva quem é uma flor!

    Que regresses com muita boa disposição que a crise gostou de nós.

    Bem vinda e tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!
      Como já prometi, lá regresso à Blogolândia.
      Espero que hoje mesmo, se tudo correr bem.
      Bjo e até breve!

      Eliminar
  4. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo então, caro amigo António Batalha.
      Infelizmente andei a publicar pouco nos últimos tempos, mas espero conseguir corrigir esse atraso por estes dias.
      Visitarei o seu blog com todo o gosto. Obrigada pelas palavras simpáticas.
      Margarida

      Eliminar
  5. Que é feito de ti? Essas férias não estão já longas de mais...? Espero que esteja tudo bem, e que regresses em breve... Bjs

    ResponderEliminar
  6. Viva, André!
    Tens toda a razão!
    Neste caso foi um caso de férias complicadas a transitar a início de ano de trabalho sem tréguas.
    Quando se alia uma net a emperrar e um pc que não facilita e diversas complicações pessoais, os blogs acabam por ir para o fim da lista de prioridades.
    Mas cá estou, prontinha a postar mensagens novas e a reaproveitar outras que entei postar nestes tempos mas que por razões diversas acabaram por ficar incompletas e nos rascunhos...

    Muito obrigada pela preocupação! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Aguardando o teu precioso regresso....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tarda muito.
      há umas complicações a resolver,mmas não fechei o blog nem nada que se pareça.
      Bjs e saudades.

      Eliminar