domingo, 30 de outubro de 2011

Novo blogue, com nuvens no horizonte...

fotos (c) Margarida Alegria, Portugal, Agosto de 2010
Mais um blogue no vasto "mar" da blogosfera pode parecer uma gota mínima num oceano onde o rumo é por vezes instável.
Mas não podia deixar de o criar, não só pela possibilidade fantástica de expressão que  proporciona, como pela urgência de denunciar o que se vem passando neste mundo desvairado. No meu caso, tenciono publicar textos e cartoons  da minha autoria ,sobre o que vejo em redor e ou me fascina e encanta  (as "alegrias") ou me revolta e indigna (as "alergias"). O blogue terá o seu lado lírico e tranquilo e a sua face satírica, de humor puro e duro, que espero que os leitores apreciem. Sobretudo, que espero que os faça pensar.
Tentarei manter alguma regularidade, pese as agruras profissionais que encolhem o tempo disponível para estas andanças e para me ajudar contarei com algumas colaborações , como é o caso da minha  melhor amiga ," Alergia", uma blogger já mais treinada que eu própria. A ela caberão, talvez, a maior parte das resmunguices sobre o país e o mundo (as que causam "alergias" a todos os humanos conscientes e honestos) e muitas vezes sobre a maltratada área da Educação.
 A foto acima poderá não sugerir estas questões, mas é uma foto que tirei numa das mais belas praias do nosso belo país, que está cada vez mais maltratado e que,se não nos movermos contra este estado de coisas, -- das desgraças e roubos "inevitáveis", das crises manipuladas e estrangular de direitos sociais e Humanos, -- poderá vir a tornar-se de vez numa qualquer colónia de férias para especuladores, num país-praia de independência e dignidade estilhaçadas.
O mar da foto representa, assim,  não só a  fonte da vida como a imensidão de sarilhos em que nos andam a meter,  um mar de tranquilidade apenas aparente. As nuvens representarão a ameaça sempre mutante que paira sobre as nossas cabeças, mesmo no ambiente de pequeno paraíso  em que Portugal  a espaços nos envolve. E mesmo podendo trazer chuva, espicaçam-nos a imaginação e não permitem que as ignoremos.A  suave montanha ao fundo, no entanto, embora apenas vislumbrada e nevoenta, sugere um horizonte de esperança, que nunca devemos perder de vista.
Até 2009 limitava-me a ser leitora, não muito regular, de alguns blogues, mas o seu design era para mim um mistério. Foi uma nova amiga, então, a Margarida Az, já veterana na blogosfera(e contra ventos e marés, em tempos bem conturbados do desEducativo reinado Mariadelurdesco), que me incutiu o bichinho da escrita para blogues, explicando-me os truques básicos e convidando-me para colaboradora de alguns dos seus blogues: o resistente "Uma Lulik", dedicado à causa de apoio e amizade por Timor-Leste e mais tarde o "Precisamos de ti", em apoio da nossa amiga Hurtiga (autora brilhante do "Vade Retro" e que infelizmente não resistiu à tirana doença...), que precisava de encontrar um dador de medula para o seu Linfoma. Mais tarde tive também a ajuda preciosa da  minha  amiga Ana Lima, autora do sempre recomendável blogue "O vento que passa".
Procuro nunca ser ingrata e  agradeço e confirmo  e repito que, se não fosse pela minha homónima Az, hoje não estaria aqui a escrever-vos, certamente. Andaria apenas às voltas com  os meus cadernos  e blocos de desenho engavetados, ou, mais recentemente, com algumas partilhas no Facebook.
Porém, quero escrever pelos temas que bem me apeteçam, no estilo e tom que me apeteçam, quando bem entenda e segundo meus próprios humores, num leque mais alargado e sobretudo sendo dona e senhora dos meus posts, sendo apenas eu a escolher quando anulo os posts ou quando sou admitida ou retirada dos blogues,ou súbitas extinções de blogues, sem inrtermitências.Aqui terei a minha total Liberdade e... ponto final.
Espero que gostem do blogue que agora se inicia e que ele tenha cada vez menos "alergias" a curar e mais "alegrias" a espalhar! Até já!

2 comentários: