sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vigília frente a Belém: algumas reflexões enquanto decorre o Conselho de Estado


Já tinha bem adiantada uma outra reflexão que estava a redigir sobre a Educação e a Vigília (e outras iniciativas) por ela, mas hoje é uma espécie de dia D num salto em frente na nossa Democracia. Tem prioridade, pois, falar dos eventos deste dia e o texto sobre a Educação ficará bem para o fim-de-semana, junto a uma boa mão cheia de novos Cartoons ( desta vez é garantido, de tantos que já estavam rascunhados e outros mais recentes!) .
Decorre neste momento, há mais de duas horas (desde as 17h), no Palácio de Belém, uma reunião do  nosso Presidente com o seu Conselho de Estado, sobre a Crise dos últimos 15 dias.
À porta do palácio, nos jardins, à mesma hora, começou uma Vigília dos cidadãos, enquanto decorrer a reunião. Parece que começaram por entoar o "Acordai!", do maestro Lopes Graça, bem como os slogans principais da Manifestação nacional do passado dia 15. Deles se destacarão provavelmente o "Queremos a nossa vida de volta"....ou "gatunos!".
E o "Cavaco escuta, o Povo está em Luta!":
Por estar longe e impossibilitada de estar lá ou em outras vigílias ou acções um pouco por todo o país( Aliados no Porto, Évora, Faro, Aveiro..), optei por ACENDER UMA VELA, desde a hora do início da reunião e ouso a pequena sugestão  para que façam o mesmo em vossas casas. Podem não ser 21  como as pessoas que estão no Conselho de Estado (CE), mas uma ou duas, simbolicamente,para que haja bom senso respeito pelo povo  e amor ao país naquelas cabeças pensantes em Belém.
 O PR e outros políticos andaram toda esta semana a simular que a verdadeira razão do Conselho de Estado (CE) foi a "Crise política institucional" entre os dois partidos da Coligação PSD/ CDS-PP. Mas os portugueses espertos, a larga maioria , exceptuando o PM e alguns ministros, sabem perfeitamente que o que fez tremer os políticos foi a inequívoca recusa da continuação da Austeridade nestes moldes desvairados,  na Manifestação Nacional  do passado sábado, convocada pelo Facebook e sem manipulações partidárias,pelas ruas das principais cidades de Portugal. Cerca de UM MILHÃO de cidadãos de todas as condições sociais , idades e quadrantes políticos fez ouvir a sua voz.
Durante esta semana, políticos e alguns comentadores e cronistas andaram a disfarçar a coisa e a tentar desviar as atenções para as intrigas palacianas dos partidos e desgovernantes: que ministrosXPT e O concordavam ou não com as medidas anunciadas no dia 7 de Setembro por Passos Coelho, que pensava o PSD, que pensava Seguro e o PS, que pensava o parceiro de coligação, CDS-PP e, sobretudo, o seu líder,Paulo Portas, que ,no dia seguinte à manifestação, depois de um teatral "Tabu" sobre se alinhara ou não nas medidas, aproveitou para surfar na Onda da Manifestação. Tarde de mais já, a meu ver, pois saltou à vista o seu oportunismo "ao estilo de Maquiavel" e não o patriotismo que apregoava. Se não concordava, não deixaria que se fizesse tal anúncio. Se PPC fez o anúncio para dar o caso por consumado , à revelia de qualquer Concertação social e aconselhamento (o que me parece ter sido a razão da escolha estranha da data e hora, não tendo a Troika terminado a sua 5ª avaliação então!), então Portas deveria ter-se pronunciado logo e não esperar que a medida "colasse" e passasse despercebida aos cidadãos que eles julgavam anestesiados....
Já antes, A J Seguro, do PS, demorara séculos a reagir ao anúncio das (des)medidas.
Por seu lado, os ministros passavam culpas entre si, sacudindo responsabilidades na iniciativa, ficando Mota Soares, ministro da Solidariedade e  Segurança social mais entalado, mas outros andando nas bocas das notícias, em passa culpas igualmente entre os dosi partidos da coligação. Uma tristeza de se ver e que comprovou que a maior parte vive em tal redoma da politiquice partidária que não entendeu NADA do que o povo reclamara na Manifestação!
Paralelamente, PPC, Gaspar e até o pequeno Secretário de Estado, Moedas de sua graça, insitiam na "bondade" da sua nova receita para bem empobrecer o país, em entrevistas e colóquios vários: PPC dizia que  não vai alterar mas pode vir a "modelar" o aumento da TSU (Taxa social Única) para os trabalhadores, ficando de fora os mais pobrezinhos (até aos 700 euros de salário) e deixando o corte para os "ricaços" que ganham 700 Euros ou mais(classe média, como sempre, claro...)! Vítor Gaspar, que chamou à "modelação" outro "palavrão" que agora não  recordo..., na Alemanha, cinicamente ao seu estilo, gabou o civismo dos portugueses nas manifestações e teve a LATA de dizer que os cidadãos não pediram  o fim da intervenção da  Troika, mas o apressar das medidas de austeridade para depressa pagarem a dívida! (!!!!!!!!!!!!!!!). Deverá ganhar o prémio de tradutor do ano, o Gaspar! Por sua vez o Moedinhas,que rebaptizou a "Modelação" da TSU de "calibragem",  numa palestra aos empresários, passou um ralhete aos muitos empresários que haviam criticado a alteração da TSU! Alegou que esses eram as empresas pouco dinâmicas, que temiam que esta medida fosse colocar à sua frente os outros empresários mais arrojados, como o Governo gosta, que aproveitariam bem a medida! Foi de arregalar os olhos ver a reportagem e escutá-lo e ver as risotas disfarçadas dos presentes! :///
Ontem os partidos da coligação reuniram-se e resolveram... criar uma CCC, Comissão de Coordenação da Coligação, ou seja, um "grupo de trabalho" para se espiarem e controlarem uns aos outros. Lindo!
Entetanto, lá remendaram mais umas medidas, para taxar os bens de luxo. Corajosos, hen?: passaram a taxa de 25% para uns fortes e implacáveis... 26,5%!!! UAU!!!! Mas incluem nesses bens taxados... as Contas a Prazo! UAU... suponho que todas! Equidade! Equidade!
Portanto,  uma semana vergonhosa esta, para os governantes, a culminar esta manhã no Parlamento, onde PPC parecia o desaparecido José sócrates seu antecessor, mas em versão mais suave: o gabar-se da DETERMINAÇÃO, o culpar de tudo os seus antecessores (em parte verdade, mas algo que prometera não fazer), o autismo em relação às questões colocadas pelos deputados, a graxa desmedida e questões combinadas com os deputados da coligação... uma tristeza. Seguro esteve um bocado mais dinâmico que o habitual, mas não se consegue descolar da sua imagem de "abstenção violenta" com que foi deixando passar más leis  laborais e outras, nem o fantasma do desvairado Sócrates e de como nunca teve a coragem de o enfrentar a sério quando devia...
Espero que os Conselheiros de Estado tenham eles compreendido na totalidade o sentir do País, pelo menos pelos muitos mais anos de vida em média e bastantes mais anos de experiência política, muitos deles em tempos agitados. Que façam valer o que custam a Portugal , na reunião, que espero que seja longa, discutida e suada e não um cházinho de "tias" da nação.
No entanto não espero grande coisa deste CE. Daí acender a vela que mencionei. A ver vamos.
Que se lembrem que o que os portugueses, sob o pretexto de um PM e Governo obcecados em serem vistos como "bons alunos" da Troika "lá fora", não admitem continuar a ser usados como COBAIAS, ratinhos de laboratório para experiências de macroeconomia nunca testadas, nem em pequena escala, muito menos num país inteiro!
Não tenho tenho grande esperança nestes conselheiros, onde grassam tantos que têm enriquecido e vivido às custas do Sistema da nossa democracia (vá lá, já não são Conselheiros Almeida Santos nem Dias Loureiro!).
Poucos são os mais impolutos, caso de um Ramalho Eanes, que recusou ascender a Marechal com as sua prebendas, ou talvez o Provedor de Justiça, ou o presidente do Tribunal de Justiça . Embora lento e dúbio em tantas decisões.
Até a sorridente e ainda jovem Presidente da Assembleia é uma das recordistas de políticos  Reformados no activo. E ainda outra senhora, ex-ministra da saúde que outrora se deveria ter demitido e julgada por cumplicidade no caso dos hemofílicos que morreram (vítimas dos lotes de sangue contaminado com VIH/SIDA, com conhecimento da senhora, lembram-se?). E há ainda os fanfarrões jardinescos,ou os comentadores encartados mas que fugiram de responsabilidades de  exercerem o poder,  ou todos os que já governaram nestes 38 anos e que foram iniciando  este processo de destruição de direitos... que tenham devoção pelo Pais agora e esqueçam os seus próprios interesses, ao menos pensando nos netos, não concordam?
E há os casos daqueles mais oportunistas embora com algumas qualidades noutros domínios, caso de LF Menezes que de certeza vai dar ainda mais graxa a PPC, para que este o continue aapoiar para concorrer a Presidente da Câmara do Porto...
Os pesos na balança da Sabedoria  no CE não caem muito a favor da Soberania do Povo...
Fala-se em remodelação do Governo... Que adiantaria?!
Usar o Gaspar como bode expiatório e remodelá-lo
 ?! Areia para os olhos! (alguns jornais já lhe estão a "fazer a folha", os mesmos que antes o achavam o máximo e um Guru. Não simpatizo com o senhor, não o acho "kiduxo" na lentidão, mas sempre o achei cínico e  li a sua  "lentidão" como mera sobranceria pelos deputados e pelo povo, do alto da sua famosa folha Excel (hoje parece que levou toda a parafrenália para explicar as suas ideias e números, em Power points e plasmas), no entanto, penso que ali o mais fanático é PASSOS COELHO, pois Gaspar é apenas um frio técnico que experimenta em modelos. Fanático , ignorante e deslumbrado com Merkel e estes gurus da Escola Godman-Sachs, repito, é Coelho! Escrevam!
Também não alinho com a tal calibragem da TSU. O truque do costume: anúncio alarmista... "calibragem" nuns detalhes para manter a Canga sobre o Zé-povo e classe Média...Comparem quem mais paga TSU entre os trabalhadores europeus. Só a Alemanha e a Áustria, mas com outras compensações e regalias!
ALGUMAS IDEIAS:
Cortem nas mordomias do estado, "desblindem" os contratos perdulários das PPPs, deixem de pagar às fundações particulares e cobrem alguns impostos a parte delas. Especialmente as fictícias para fugir aos impostos(a cada 12 dias nasce uma nova fundação, e, Portugal e não costumam ser fiscalizadas, uma festa!). Acabem com as que não têm mecenas ou verbas próprias!
Não permitam que as empresas coloquem a sede em países estrangeiros e taxem o dinheiro que "voa" para off-shores, incentivando quem deposita cá.
 Passem a ir de transportes públicos para os ministérios. Deixem de contratar consultores de luxo externos e aproveitem a muita qualidade de tantos funcionários que estão já a Administração Pública e que são exemplo de dedicação generosa e honesta à causa pública. Diminuam os salários e ajudas de Custo aos assessores e gestores públicos. Deixem de pagar o buraco do BPN e do BPP... Renegoceiem os prazos e juros da dívida e separem o que é mesmo dívida Pública do que é dívida privada emcapotada, fazendo-a pagar por quem a criou. E prendam os políticos e gestores mais criminosos nos buracos criados, confisquem-lhes os bens, em vez de continuarem a mentir  e acusar os cidadãos honestos de terem vivido Acima das suas possibilidades! Os desgovernantes é que têm andado a viver à custa do Estado e  a gozar connosco ACIMA das NOSSAS possibilidades!E dizem que não damos alternativas? Eis aqui algumas!
Em suma, senhores conselheiros,
não se deixem levar nas conversas dos mesmos de sempre e pensem que se aprovarem disparates, o povo vai voltar a dizer ainda com mais força:
(e sugiro aos portugueses que, caso a pantominice continuar,que coloquem um pano negro ou branco com a palavra "basta" às varandas, como quando se colocou a bandeira portuguesa nos futebóis. E até um acrescento, parafraseando o célebre "qual das palavras "Não Há dinheiro" não entendeu?".... de V. Gaspar: "Qual das letras da palavra "BASTA" é que não entenderam?"
Por agora, como milhões de portugueses, cá fico à espera, com as minhas velitas acesas de alguma esperança, na minha vigília.....
Margarida Alegria (21-9-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

6 comentários:

  1. E claro que evitei mencionar o próprio PR, que só esse mereceria um tratado inteiro de tão cúmplice no ostema podre, por omissão (nas negociatas de amigos) ou até por acção (ao assinar de cruz tantas leis iníquas, tanto agora como no "reinado" sem travões de Sócrates e seus irresponsáveis e ou acobardados socialistas... Daí o mais forte motivo por não careditar nos milagres deste C de Estado...

    ResponderEliminar
  2. Fica-te bem a esperança, cara amiga.
    Condiz com o teu prado verdejante: verde!

    Por mim, penso que não avançarão com o aumento da Tsu, mas irão aumentar os escalões e taxas de iRS.
    Conclusão: retirarão o mesmo nos salários dos mesmos. Com outro nome!

    Estou inconformada.

    Um beijinho e espero que estejas bem melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou inconformada. E essa atitude é boa, não achas?
      Pior que tudo são os conformismos.
      Não se pode dar um mandato a alguém para nos gerir bem e ver que nos querem enfiar num buraco e na miséria sem Futuro.
      Beijinho

      Eliminar
  3. E que hoje não pensem em insultar o povo, substituindo um roubo enorme por vários pequenos. Já o disse, volto a afirmar: a paciência esgotou-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a atitude popular assim continue: sem paciência, mas não-violenta. Os ditadorezecos esperam apenas um gesto de violência para disparar a opressão...
      E... claro que vão substituir um roubo grande por vários pequenos. Ou talvez até por vários... grandes!
      Eles aí estão a ser anunciados, caro Rafeiro! :/

      Eliminar