segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Concurso Blog do Ano 2012- A minha aparatosa... quase vitória! :)

E O SEGUNDO LUGAR na Categoria de Banda Desenhada foi para... "Alegrias e Alergias"! :)
É verdade "minha gente! Após três semanas de "luta" renhida, foi esse o resultado apurado, no (2º)Concurso "Blogs do Ano 2012" organizado pelo "Aventar". Só ontem ao fim da noite saiu a confirmação dos somatórios, por isso só agora posso anunciá-lo  com segurança aqui.
Não terei muito tempo, para já, para uma mais "aprofundada" análise dos resultados, nomeadamente a explicação da tal estratégia , que referi antes, de analisar a peculiaridade dos nomes de blogs, nas eliminatórias, para optar pelo voto em algumas das categorias. Isso fica para outro post (em construção).
Para já, basta divulgar alguns dos resultados que me são mais relevantes.
Assim, Na Categoria Banda Desenhada, o nosso blog , após o apuramento para a finalíssima  (em 4º lugar), conseguiu nesta o estrondoso resultado de 179 votos, ascendendo ao 2º lugar. Ora vejamos (deixem-me ver o papelito onde anotei):
1º Lugar- "Leituras de BD", com 353 votos (40,39%)
2º Lugar- "Alegrias e Alergias", com 179 votos (20,48%)
3º Lugar- "As Leituras do Pedro", com 140 votos (16,02%)
4º Lugar- "MargemSulwebcomic", com 135 votos(15, 45%)
5º Lugar- "Wicked Reasoning", com 67 votos (8%)-  (outra corajosa mulher que se meteu a fazer cartoons em blog).
Em suma, para um blog que na edição do ano passado ficou fora da final por um triz,-- em 6º, com 50 votos, na Categoria Blog Revelação--, foi já um progresso ascender a uma final e alcançar a "medalha de prata" no pódio! :)
Visto noutro prisma, foi um "Alegrias e Alergias" ensanduichado entre... "Leituras"! :)
Ah pois... mas dizem-me que os segundos lugares não ficam para a História, nisto de competições e que a foto das efemérides vai sempre realçar o campeão (neste caso o Nuno Amado, do "Leituras de BD)... pois... então no fundo foi mais uma "estrondosa derrota " minha, não foi ? :(
Foi uma consolação, após a Vitória inexistente na Categoria de "Humor e Sátira"(oh céus!para que é que lembrei?! que injustiça, Buáá...!!!!!).
Ou, para ver o "copo meio cheio", terá sido antes a minha estrondosa, um tanto aparatosa... QUASE VITÓRIA! :P
Vejamos isto não como o segundo lugar numa prova de atletismo, mas como um segundo lugar no Festival da Canção da RTP. Então não confirma que a canção que invariavelmente ficava em 2º que era a considerada melhor e a mais cantarolada pelo povo? Ah pois!  seja, o Primeiro  lugar é a fogosa "Desfolhada", ou o aéreo "Sobe sobe balão sobe", ou ainda o  lascivo "Bem Bom!". Já o Alegrias e Alergias é o mais intelectual e profundo "Cavalo à Solta" , a  melodiosa "Canção de Madrugar" o lírico  "No teu poema" ou o animado "Um-bá dá" (foram segundos lugares, não foram? desculpem mas não estou a par de festivais mais recentes para mais exemplos)  :)
OK! Não levem a mal! Deixem-me brincar um pouco! Fiquei fã dos outros concorrentes, mesmo de muitos não chegados à final. Deixem-me apenas lançar este foguetório de disparates, que daí a pouco a vidita continua. Um segundo lugar, quase vitória, pois então. Está iniciado o rumo da glória!  Agora só resta vencer no resto da vida...
POIS....
Já disse, para a próxima escolho uma categoria com poucos concorrentes, como "Direito e Justiça", ou... "Erotismo", acrescentando um sub-titulo, por exemplo "Alegrias e Alergias- sexy hot stuff" e esperando que resulte em "palettes" de votos...(ah não... às tantas havia uns tarados a visitar o blog para verificar e adeus sossego...) ou então  concorria em "Saúde", como já pensei também, eheh. Estou a brincar, claro: Banda desenhada é um dos motes de fundo do blogue,  já as alergias de que aqui se fala, essas, são de outra estirpe, que não se tratam com anti-histamínicos....
Bem. Adiante.
Dou os meus parabéns a todos os rivais, tanto na eliminatória como na final, pelos belos blogs que têm e que conheci graças a este concurso. Parabéns à ultrapassagem para terceiro de "As Leituras do Pedro", em sprint final emocionante !
 Foi duro resistir a um Universo de super-heróis e de vinhetas coloridas. Sei que o "Alegrias e Alergias" foi, ao que parece, um dos blogs que apareceram na categoria como "E.T.s" deslocados vindos de um planeta extravagante  do espaço blogosférico, por não ser um blog dedicado em exclusivo à Banda Desenhada, mas confesso que assim  este segundo lugar até teve outro sabor, uma trollzita tosca no meio de gigantes, David e Golias, Patinho feio do bando (ou da "Banda") com pouco mais de um ano de existência blogosférica, tendo em conta a consciência tranquila que tenho, por considerar que também me podia inscrever nesta categoria e por saber que não houve batotas nas votações desta categoria a concurso. Como já disse num comentário a um post do Nuno Amaro, lamento que tenha gorado expectativas a alguém, mas não considero injusto este apuramento, tendo em conta que , embora o blog não seja SOBRE Banda desenhada é um blog COM Banda-desenhada e de fabrico caseiro (sem aditivos ou conservantes, sequer, eheheh...). Os votantes, após a campanha eleitoral de todos os blogs, fizeram as suas escolhas. Tenho muito menos seguidores que a maioria desses blogs, e pese o APOIO E LEALDADE preciosa de alguns amigos e leitores, não foi pela "quantidade de amigos" que se chegou a tais resultados.( Ia dizer que foi por um programa eleitoral realista e coerente, mas também não fiz nenhum)
Em última análise, como também já disse ao Nuno, a culpa da QUASE VITÓRIA do "Alegrias e Alergias" foi , no fundo,...  DELE, do Nuno Amado, que mais pressionou o Aventar para que incluísse no concurso a Categoria "Banda desenhada". Ou estarei a ver mal? ;)
O meu primeiro agradecimento vai portanto para ele!
Em seguida, agradeço acima de tudo aos meus amigos reais e da blogosfera que decidiram apoiar este blog na competição, com o seu voto, tantas vezes diário e paciente, indo aos links e enfrentando ferozes "CAPTCHA"s de verificação de autenticidade! Foram uns queridos e queridas inestimáveis e a tal tribuna de honra que aqui prometi para assistirem de bancada a futuros posts, será em breve instalada na coluna lateral.
Ia agradecer, como nos concursos de misses, à minha família, mas agora me lembrei que a maioria se esqueceu  de votar ou desconhecia que o blog ia a concurso...Bem, fica para outra vez... Agradeço à família ao menos pelo que contribuiu para a minha existência e para o que sou hoje (esta triste figurita que hoje vêem...).
Aproveito para prometer também (eu faço assim, as minhas promessas são pós-eleitorais!...) a publicação em breve de um Selo do "Alegrias e Alergias"-- sim! , um daqueles selos que enxameiam a blogosfera, poderá levá-lo quem quiser. Não sou especialmente adepta deles, mas depois de vários que me ofereceram, lá terei que fabricar um também...Avisarei.
Terceiro agradecimento vai para a equipa organizadora do Concurso do Aventar, especialmente o Jorge "Fliscorno" e o João José Cardoso, pela paciência que tiveram em levar para a frente esta segunda edição ( muito queijo terá contribuido para se esquecerem da trabalheira do ano passado!) e sobretudo para terem procurado socorrer e atender a tantas queixas de concorrentes que por lá surgiram, sobre o regulamento ou as votações.
O quarto agradecimento é para as personagens da série "Jejé e Companhia" e outros cartoons da minha autoria, que devido a este concurso foram obrigados a fazer horas extraordinárias não remuneradas, nomeadamente na promoção do concurso.(Epa! Será trabalho infantil?!)  Ao menos serviram para alguma coisa e redimirem-se das asneiras que por aqui têm andado a fazer.
Um agradecimento ainda às pessoas que nos meteram, a mim e à Alergia, o bichinho da blogosfera, de há quatro anos para cá, aproximadamente( não ,não sou nenhuma ingrata). Para não ferir susceptibilidades ou  ser considerada difamatória (?)  por  citar nomes,  e para ter de omitir  uns e não outros  não direi nenhum. Essas pessoas sabem quem são.
Agradeço , por fim, aos meus "mentores" da Bêdêfilia ao longo da vida, nomeadamente tantos e tantos autores (argumentistas e ilustradores)  e personagens de eleição do último século e meio (não incluo os  magníficos hieróglifos egípcios, apesar de serem um dos primeiros vestígios de banda desenhada mundial, isso daria um tratado...maior que este). Destaco, por exemplo e sem qualquer ordem cronológica: Goscinny (Astérix, Lucky Luke, Iznogoud), Morris(L.Luke),Quino(Mafalda), Winsor McKay(Little Nemo),Schulz (Peanuts), Greg (argumentos vários), E.C. Segar(Popeye), Jesus Blasco(Cuto, Anita pequenita), Vítor Péon, Artur Correia e José Ruy (portugueses, ah pois é), Hergé, George Herriman(Krazy Kat),Peyo (Schtroumpfs, Johan et Pirlouit), Franquin (Gaston Lagaffe, Spirou), Jacques Martin (Alix), R Dirks (os sobrinhos do Capitão), Tove Jansson (Moomins), Art Spiegelman (Maus), Walt Disney, Carl Barks (tio Patinhas, em quadradinhos),Maurício (´Turma da Mónica) Gustave Doré (ilustrações de D. Quixote, muito bê-dê-istas..), Stan Lee  e G. Kane (Homem -aranha, concedo, um super-herói...), O. Soglow (Little King/ Reizinho), H. Foster (Príncipe Valente),Hart (B.C) Dick Browne (Hagar o Terrível)  e aos autores do Bolinha/Tubby e....UFFF! (bem,  já chega não? Para não incluir aqui outros famosos ilustradores...). E com especial memória de infância  para o  elefantezinho Trompette, de Robert Moreau/"Romoreau"  e para o ratinho preto da série "Moustache et Trottinette", de Calvo, graças à recolha pela minha mãe, ainda antes de sermos nascidos, de diversas páginas de revista que cosia cuidadosamente em livro. Na altura (em criança), eu não percebia nada do francês que diziam, mas olhava para as vinhetas e imaginava...
Os meus parabéns especiais a finalistas e/ou vencedores de outras categorias:
- Arlindowsky, em terceiro como blogger do Ano;
- 1º Lugar do Arlindowsky do Blog do ArLindo, em Educação;
3º Lugar da Anabela Magalhães, no blog homónimo, nas categorias de  Educação e de Actualidade Política- blog individual;
-1º Lugar da Anabela Magalhães, com o seu "História 3º Ciclo", na Categoria de História;
-2º Lugar ao Agostinho do "Arte Por Um Canudo 2", em "Regionais/Locais";
-1º Lugar do "Pé de meia", do mfc, na Categorias "Reflexões filosóficas" (e terceiro em Fotografia) ;
-3º Lugar Para o André do "Ainda que os Amantes se Percam...", em Literatura e Poesia ( infelizmente ultrapassado mesmo no último dia por um blog mais comercial..)
- 1º Lugar para o "Ruin'arte", curiosamente não em Fotografia mas em... "Arquitectura";
A todos os finalistas e vencedores os meus parabéns.
Quem quiser ver os quadros de TODOS OS RESULTADOS da Final, pode clicar AQUI.
Quanto à análise dos nomes a concurso, ficarão como já disse para outro post.
Temos entretanto aqui as nossas blogólogas residentes para as primeiras impressões, convidadas, aliás, a repensar a organização de Concursos deste estilo e, en passant e já que as contratámos, para apresentarem as suas propostas inovadoras para os cort... digo, para a REFUNDAÇÃO do Estado Social. Será uma conferência super-importante e super-fundamental para auscultar a Sociedade Civil sobre estas importantes questões. Vai ser um debate HISTÓRICO, já que nunca  se meditou sobre isto, pelo menos em tempo tão record e em espaço tão selecto como  o desta mini-conferência.
"Alegrias e Alergias"- Boa tarde, Alegrias, boa tarde Alergias (já aqui foram apresentadas noutro post) mas...
Alergias-- Sim sim sim! vamos avançando, dispenso esssa chechada da apresentação... olhe, mas que é isso de me chamar representante da "Sociedade Civil"? Eu não represento nada para além de mim mesma! E da minha revista... Sou rebelde e polémica!
Alegrias- Concordo! "Sociedade civil" soa mal, tipo, construtor Civil, tipo, trolha está a ver? Piroso! Já se admitiu um  mero trolha ter opinião sobre a reforma do estado social e da blogosfera?! Lá ser sociedade, isso ainda vá... pertenço quase à sociedade jet-set, pelo lado da mãe, e quase pertenço a uma sociede secreta, por parte do pai...
Alergias- Faltava cá esta! BOF! O problema é estar a sermos etiquetadas como Sociedade civil e...
"Alegrias e Alergias"- peço desculpa por uma breve interrupção. Tenho de avisar os leitores que, a partir deste momento , este blog não pode continuar a fazer registos e/ou a transmitir esta conferência. Dizem agora que ela deve obedecer às  chamadas regras de Chatam House (whatever!) e que só com autorização expressa dos conferenciastas poderão os mesmos ser citados... Isto é inadmissível! sendo assim páro já o acompanhamento do debate, peço desculpa. Mas isto é censura!
Alegrias- ai eu não acho! O que vou dizer, a partir de uns apontamentos e sugestões muito interessantes que anotei lá no cabeleireiro e no ginásio é altamente inovador e pode precisar de direitos de autor! São muitas sugestões  sérias para reformar a blogosfera e, já agora, o estado social... e fica mal que fique escrito que a Lelé do curso de Pilates sugere que se tirem todos os subsídios que existem aos cidadãos e os substituam por umas sandes super-saudavéis, assim de alface e marmelada ,tá a ver? Ou que o Pituxo do clube de bridge sugeriu que se fuzilem uns 50 ou 60 mil professores, para se conseguir  a accoutability na Educação e que acabem com os medicamentos   e  os internamentos nos hospitais, para alavancar os lucros na Saúde... Não quero que estas sugestões sejam  depois distorcidas pelo blog e pelos jornalistas...
Alergias- Mais uma palhaçada! Por mim não me importava nada que registassem tudo! Não tenho medo do que disse  e vou dizer! Quanto a susgestões, já estou farta de as dizer. Aliás, farta de explicar o que está mal e daí imaginem os antónimos para descobrir as sugestões! Mas isto é uma palhaçada!
"Alegrias e Alergias"- Concordo, uma afronta à liberdade de expressão, embora das minhas caras blogólogas só esperasse o que é costume. E é completamente absurdo, além disso: se é para evitar que se distorçam as citações, era bem mais lógico que deixassem registar a conferência, não acham? Assim, nem um perito de estenografia!
Alergia-- (em voz baixa) aqui entre nós... disseram-me que, mal isto deixe de ser transmitido, não vamos dar conferência nenhuma: vamos é ali todos tomar um cházinho com sandes de pepino... Não se arrelie, que não vai perder nada!
------------------------------
E pronto, amigos: foi a análise possível e as sugestões "frutuosas"  menos que possíveis para a refundação dos concursos blogosféricos e, já agora,  do estado Social. A Sociedade Civil foi consultada. Contentem-se portanto com o post que preparo de análise à bela criatividade onomástica dos blogs. Pensar que estas blogólogas da treta me custaram os olhos da cara... (suspiro)
Margarida Alegria (28-1-2013, in  blog " Alegrias e Alergias", SEGUNDO LUGAR , Categoria de Banda desenhada, NO CONCURSO DE BLOGS 2012 do "Aventar"!)


21 comentários:

  1. Passando rapidinho pra deixar os PARABÉNS!!Valeu!! beijos praianos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Chica!:)
      Que querida!
      Continuação de boa praia.
      Beijos

      Eliminar
  2. Não conhecia este espaço.
    A Margarida cria BD's bem humoradas.
    Parabéns pela chegada ao pódio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem-vindo, André!
      Obrigada pelo elogio e pelos parabéns! :)
      É voltar sempre, que as BDs não vão ficar por aqui. :)

      Eliminar
  3. Isto não foi tarefa fácil, mas conseguiste.

    Para o ano haverá mais.
    Esperemos que com menos confusões nas votações.

    Os meus parabéns e devias ter ganho no humor.
    Há lá blog mais bem humorado!

    Beijinhos e prossegue os teus desenhos.

    Cá estarei para te apoiar: Sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Pérola!
      Foi o que se conseguiu...
      A competição foi renhida, mas ao menos nesta categoria não houve confusões nas votações.
      Muito obrigada, amiga. sim ,sei que posso contar contigo! :)
      (por falar, já viste a BD do post anterior? Não é para deixar as pessoas deprimidas, mas...)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Olá Margarida!

    Não sejas modesta.
    Tens todo o mérito, ao contrário de outras categorias...

    Quanto à depressão, de que vale?

    Mas, como diz o meu médico de família: 'há lá coisa mais bonita do que se assumir...'- Como vês dá para tudo.

    Vamos em frente e ser felizes. O tempo já foi...ou melhor continua a andar. Temos de o acompanhar.

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Margarida, parabéns pelo teu 2º lugar :P
    :)
    Na realidade não estava à espera da tua prestação e se ficaste em 2º lugar foi porque bastante gente votou em ti!
    E sim, fui eu que "forcei" a criação desta categoria. A BD é sempre esquecida nestas coisas e já no ano passado não concorri porque não havia categoria BD. Este ano não tive pelos ajustes! E "prontes"... foi criada a categoria, que pelos visos vai ficar! Era esse o meu grande objectivo!
    Para o ano não irei concorrer em Banda Desenhada, mas sim em blogue revelação do ano e Blogue Erótico.
    Tudo isto com o meu novo blogue! E vou ganhar essas duas, portanto não te metas no caminho... LOL
    Este meu novo blogue só tem 3 dias e já tem tantas visitas como o Leituras de BD! Ou seja, sucesso!
    O blogue chama-se "Leituras de BD PoP PorN" e é o irmão malvado do Leituras de BD!
    Não é para pessoas fracas... lol , só para adultos mesmo!
    Parabéns pelo teu excelente fair play!
    bjs
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Viva o nosso campeão!Parabéns mais uma vez :)
      Quanto ao novo blogue que criaste,muitos parabéns. E isso da audiência se tão grande nos três primeros dias só comprova a minha teoria: deveria ter concorrido à categoria Erotismo e chamado ao blogue "Alegrias e Alergias- sexy hot stuff"!:))
      Irei visitá-lo em breve (é preciso levar o BI por causa da idade legal?)
      Aparece sempre!
      Bjs

      Eliminar
  6. Parabéns, Guidinha!!! :))

    Qual quase-vitória, amiga? Uma vitória estrondosa, bem merecida, isso sim!!!

    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Isto foi só um devaneio de brincadeira!Brincar com as situações e as palavras. É o que se pode ganhar nestas coisas: conhecer nais gente e blogs, brincar um bocado, que para nos ralar já bastam outras coisas!
      Beijinho, AL dear!

      Eliminar
  7. Estás no pódio logo é vitória ;)
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, S.o.l.!
      Obrigada! :)
      Sim, já é uma "medalha de prata", sem dúvida!
      É isso: é uma vitória!
      Obrigada.

      Eliminar
  8. Então és Guidinha e não dizias nada? Vivi as 2 primeiras décadas de vida a chamarem-me de Guida. Foi preciso vir estudar para Lisboa e começar a trabalhar para me chamarem pelo nome de batismo.
    é engraçado visitar a terra natal e ouvir chamarem Guida, nem me reconheço.

    Um beijinho e quero ver os novos trabalhos rapidamente, ok?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para dizer a verdade, também só sou Guida ou Guidinha para os meus familiares, e para os amigos e vizinhos até à adolescência. Na Escola, faculdade, na vida adulta sempre fui Margarida, claro.
      Mas a querida amiga "AL" é quase família, daí trocarmos estes mimos carinhosos de vez em quando!
      Quanto aos novos trabalhos, tenho aqui uma miríade de posts pendentes para acabar, mas ando numa daquelas fases de desânimo que partem da planta dos pés, ou da raiz do coração ou de onde é que elas surgem... Este fim de semana vai ser mais recheado, prometo... Falta só "um bocadinho assim" como ao tal do danoninho.
      Beijinho!

      Eliminar
  9. Para o ano há mais, Margarida! Os meus parabéns! E agradecida pela ajuda que me deste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, Anabela! O prazer foi todo meu. Tu merecias. E ainda ir mais longe: aquele terceiro lugar que tiveste, a escassos 15 votos do segundo, quando lideraras nas eliminatórias, ficou-me atravessado...
      Para o ano há mais! :)
      (Já estás "fina"? Cuidado com a convalescença!)
      Beijinhos

      Eliminar