domingo, 13 de janeiro de 2013

Esta noite SONHEI COM A EDP!!! :((

            A sério!
Nunca tinha tido pesadelos com este tipo de assuntos,mas aconteceu. Sonhei com a EDP, ou melhor, com uma sua factura.
É simples de relatar:
Chegava-me por estes dias uma conta da electricidade. "Outra?!", exclamava eu.
De facto, ainda há pouco tinha chegado a última factura e aquela parecia ser um lapso de serviços, ou uma mudança imprevista do prazo da factura seguinte. Eu ficava aflita, pois era um imprevisto no orçamento do mês. Pois, como todas sas facturas dessa empresa, engano ou não, tinham uma obrigatoriedade inexorável e impiedosa que eu não conseguiria combater (lembro-me sempre de uma das suas funcionárias, perante os juros de mora cobrados um dia, num suposto atraso meu a pagar, quando a factura chegara atrasada-- aqui em casa não se vai nisso de débitos directos...- "Não temos nada com isso. A EDP é uma empresa, com os seus compromissos." (leia-se centrada nos lucros certos e indiferente ao peso do justo serviço aos cidadãos).
Acordei então, nessa aflição, como sempre se acorda dos pesadelos. Não que não tivesse, por ora, meios para pagar uma nova factura, caso ela viesse, mas pois, tal  como no caso da "EDP é uma empresa", também cidadãos como eu não podem viver de incertezas mês a mês, já bastando aquelas contas inesperadas no mecânico ou um ou outro livro mais caro que se compre (um luxo, ou talvez possamos apelidar de luxo-bife,na imagem dos nossos desgovernantes e seus subservientes acólitos). Acordei , portanto, a pensar no dinheiro que ainda me restava na conta até ao fim do mês... e isso é felizmente uma preocupação que, para já, raramente me domina, pois sou poupada nos gastos, nunca vivi "acima das minhas possibilidades", longe disso.
Acordar de madrugada a pensar em dinheiro e em contas não tem piada nenhuma, nem que essa situação tenha tido origem onírica.
Dizem que os sonhos partem de misturas do que vimos, vivemos e sentimos quando acordados.
Lembrei-me então daquela senhora, em reportagem de TV de ontem, que recebera uma avaliação para IMI de mais 400 euros, numa casa de décadas avaliada como se tivesse 14 anos. Nem as facturas do que pagara de IMI pela casa, desde 1990, o que provava a antiguidade do imóvel, lhe valiam perante a insensibilidade cega da máquina trituradora do Estado, que nunca lhe respondera às reclamações (ou apenas no tal "Ah, está escrito pela Autoridade Tributária, tem de ser..."). Ia ter de contratar um solicitador para colocar o caso na Justiça. E recebia apenas uma pensão de cento e poucos euros!
E lembrei-me da aflição em que têm andado empresas e cidadãos, sem saberem quanto lhes vai ser pago em Janeiro, por o mesmo Estado  lambão ,que impôs cortes e aumentos de impostos, não tratou de fornecer os dados de cálculo para as entidades patronais quanto ao que deveria ser cortado e quanto aos duodécimos a serem considerados ou não.
Os cidadãos também têm a sua economia caseira, as suas despesas e compromissos mensais, mas são assim tratados por quem decidiu unilateralmente tanto esbulho fiscal.
Daí talvez a minha síntese destes e outros casos para um sonho, onde o Estado  e a sua injustiça sanguessuga se transformou na EDP ( e I wonder why logo essa empresa, tão coladita às benesses do estado, não é? LOL).
Hoje sonhei com a EDP... e não foi um sonho bonito. :(
-----------------------------
sei que este blog é essencialmente de humor, mas hoje o humor a existir surge só mesmo amargo, ou muito "analógico".
E por falar nisso, como expliquei no post mais abaixo sobre o concurso de blogs do "Aventar" ("votem! Votem!"), as votações estão suspensas até amanhã, lá nesse blog, por razões técnicas. Amanhã voltarei a fazer um post para as votações.
E aqui não houve imagem, também devido a problemas técnicos.
Mais logo segue-se um outro post, sobre outro assunto. Até loguinho.
Margarida Alegria (13-1-2013, in blog "Alegrias e Alergias)

5 comentários:

  1. Com as últimas notícias de contas astronómicas por erro e as anunciadas subidas de preço, comecei também a ficar preocupada.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. É isso que me preocupa, redonda: os muitos enganos que existem e que quase sempre peejudicam o utente.
      E enquanto os que roubam milhões andam arejados da justiça, mesmo com provas do crime, os pequeninos cidadão são considerados culpados à partida, tendo de pagar do seu próprio bolso para provarem que têm a razão. Erros do sistema como esses enganos de serviços nem sequer são alvos de dúvida. Temos de pagar primeiro e reclamar depois. E quem errou acaba por passar incólume ou culpar o erro de computador.
      O Estado que se clama "pessoa de bem" anda a considerar os cidadãos azarados como "pesssoas de mal" uns meliantes que querem enganar o fisco, etc---
      O meu sonho/mini-peadelo acabou por reflectir essa ansiedade do cidadão desprotegido, mesmo com as "mai'lindas leis do mundo".... no papel!
      Bjo

      Eliminar
  3. Para mim este sonho seria verdadeiro pesadelo.
    As contas estão todas apertadas e não há espaço de manobra.
    Com os cortes, os aumentos e as despesas familiares b+asicas a aumentar não há poupança que valha.
    Talvez um emprego resolvesse. Mas, onde?

    Deixemo-nos de realidades muito tristes.

    Tenho um selo que é a tua cara, de convite à leitura.
    Vai buscá-lo!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para mim, este mês, isso serisa também quase um peaadelo. Por muito que se tivesse tentado poupar no Natal, nem assim deixou de ser dos mais complicados...
      Mas ainda sou das pessoas que se conseguem manter à tona de água... para já!!!
      Imagino o que será com quemestivwer sem emprego,amiga? :(
      POr isto isto terá de ter um travão, senão é deixarmo-nos conduzir de vez para o abismo! :(((
      Vou já lá ver o selo!
      Beijinho

      Eliminar