terça-feira, 24 de abril de 2012

22 de Março: "Potencial Violência" -Parte 2



("Repressão policial  à manifestação de 22/3/2012 no Chiado,em Lisboa")

O segundo do lote de três Posts  que estavam guardados, sobre  a violência policial do dia  da  passada  Greve Geral. (VER AQUI  PRIMEIRO E PRINCIPAL).
Um video de autor(a?) não identifcado/a, mera espectadora espantada do sucedido. Escutem  os comentários estupefactos com sotaque!  Também testemuham a iniciativa de ataque inusitado pela polícia, numa  carga de violência desproporcionada.  O famoso arremessar de chávenas  e pires   e acavalitar de mesas foi uma reacção de auto-defesa dos manifestantes que fugiam aos  bastões  dos agentes agressores e não  o contrário. Podemos ver a ordem  de  ataque  , quando  a manif. já seguia  adiante.
Este video dá boa  resposta a um outro, devidamente  editado, retocado, maquilhado  e  manipulado pelo semanário  "Expresso", que mais tarde parece  que admitiu  a   subjectividade  abusiva   e que  acsava  atée a  foógrafa agredida de ser agressora  e vândala!.
Isto serve também para acautelar os  manifestantes  mais  ingénuos,  que cedem  a provocações profissionais"   e  que aceitam que lhes  seja fornecido um percurso assim estreito, onde podem ser encurralados facilmente e transformados  em  exemplo de  sucesso repressivo e bodes expiatórios que desvirtuam  o impacto de greves nacionais.
Já fora no Chiado    que, há uns quatro anos,  a polícia  encurralara  e espancara  barbaramente um grupo de jovens libertários que por ali andavam, alegando um imaginário sujar  de  vitrines, o que muitos cidadãos espantados testemunharam não  ter  sido acção dito grupo...
É o pavor à palavra  "libertário" ou "Anarquista", em total  ignorância  histórica  do  que   há de paciífico e pacifista em tais movimentos, esqecendo qe qase todos os partidos políticos nasceram do Anarquismo....
Depois as autoridades dize que tinham relatórios que alertavam para "riscos de potencial violência"!!! Tanto observatório e relatório a parir "ratos", só para amedrontar a população de sairem à rua em protesto!
Há que aprender com os portuenses, que no mesmo dia da greve trataram ELES de encurralar um grupo de polícias, perante a injustiça que viam. Ora vejam o POST /video seguinte!
("Alergia", in blog "Alegrias e Alergias", 24-4-2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário