sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ana Drago na Audição da Comissão de Educação Ciência e Cultura no Parlamento, de 19 -7-2012, parte 1 de 3


("Ana Drago/Crato: Quantos  horários zero foram indicados pelas escolas?)
Dos excertos que pude visionar hoje , já que ontem à tarde lá tive de descansar depois da Vigilia de 4ª (19h) para quinta feira (12h)-- Ufff..ainda estou bem partida!..-- as intervenções de Ana Drago, qualquer partidarismo à parte, foram de facto as melhores e mais informadas, de uma deputada que nos últimos anos tem sido sem dúvida das mais batalhadoras pela causa da Educação (obrigada!). Ontem, na segunda das duas sessões  da Audição, estava em grande forma.
Há um video que sintetiza a três Partes, mas não  o consegui encontrar. Julgo que poderão aceder  à Partes II e III através  deste,embora o Youtube pareça andar um pouco desorganizado nesse aspecto.
Quanto ao Ministro, dá para ver que andou  literamente "aos papéis" com generalidades, fuga às perguntas muito directas, desconhecimento a fundo dos dossiers que decerto delega nos Secretários de Estado (fraquinhos...). Como refere Ana Drago mais adiante, não saiu da sua pele de comentador em programas de TV para a de Ministro.
A sua tentivava  de ridicularizar  a deputada do BE  também não surtiu efeito. Responder que  uma criança só pode desenvolver a sua criatividade DEPOIS  de aprender  a ler, escrever e fazer as contas é de uma  ignorância de  bradar aos céus! Nunca ouviu, só por exemplo   falar do método Suzuki para Violino, ou   de crianças-prodígio na pintura e outras artes, ou sequer conhece o meritório trabalho do Ensino Pré-Escolar no campo da Criatividade?! Parece ter incorporado até ao grau do Infinito uma certa visão de muitos políticos de direita que julgam que  as artes e o Ensino artístico são apenas um enfeite, umas lantejoulas a decorar a formação humana, muitos degraus abaixo da (estupidamente) super-endeusada Gestão! Julga que a arte e a cultura são a secção de palavras cruzadas e o cartaz de cinema do fim de página, o teatro de revista ocasional ou a ida à ópera com a diva ou divos internacionais em voga? Arrepia-me ver  mais um Ministro de visão tão "light" sobre o saber e a arte e que depois ainda reclama querer fazer mais com menos. Como diz também Ana Drago, é estranho que quem acha que o ensino está tão mal e que os alunos têm de ser o centro de exigência e do desenvolvimento do Conhecimento, tente aparentemente transmitir a ideia que a solução para o problema é despedir ou colocar na prateleira milhares de professores. Que NÃO estão de forma alguma a mais (lembremo-nos que a escolaridade obrigatória é agora até aos 18 anos e/ou 12º ano) e que em Portugal são muito mais qualificados do que em dezenas de países onde a profissão começou a ser maltratada antes de tal acontecer no nosso.
De facto, há um plano global para desinvestir na Educação em igualdade de oportunidade para todos, com o desejo pouco disfarçado de muitos de haver do melhor para uma casta de "líderes" (sim , sabiam que há uma espécie de campos de férias de preparação de jovens futuros líderes?) e de um ensino mínimo (ouvir o ministro: ler, escrever, umas continhas...) para os restantes não bafejados de meios económicos (pois, amigos, é que pouco ou nada se relaciona com capacidades e mérito de inteligência! Vejam aí a forma de subir na vida de ministros e assessores "relvados", que estarão a vislumbrar o nosso triste futuro).Arrepiante, não é? Poderiamos chamar-lhe "eugenismo social", para além do que já se aponta de "darwinismo social". Só que não será pelo vencer do mais forte ou mais apto de inteligência, sequer (e já esses critérios seriam de arrepiar), mas pela maior sobrevivência e  subir na escala  do mais manhoso,do protegido por nepotismo e/ou "cunhas" e  mais "chico-esperto".
Por aqui fico. Vejam o video e informem-se. Um horário Zero é a ausência de turmas para docentes, que serão colocados nas escolas até dois anos em outras tarefas(quem sabe se as de funcionários auxiliares e administrativos, que estão também a ser considerados "gorduras" estatais, quando eram uma classe que tanto tinha progredido!) e, caso continuem com horário zero, passarão a mobilidade especial, com salário a ser cortado drasticamente e em degraus bruscos até ao ZERO euros, vendo as suas vagas de efectivos a ser simplesmente extinta. O Ministro diz que não. Mas todos eles, políticos  e governantes pré-eleitorais,  diziam antes tanta coisa ...
Daí a bocado aqui darei notícia  com algumas fotos sobre a Vigília pela Educação de anteontem e ontem (18 para 19). Até já!
Margarida Alegria (20-7-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

12 comentários:

  1. Gosto desta definição : Darwinismo Social. Acredito que está cientificamente comprovado que não são os mais inteligentes a sobreviver.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Tétisq. Já a estupidez (ou pelo menos a que é mais prejudicial, a que faz mal aos que rodeiam o estúpido em causa) consegue sempre um lugar ao sol.
      E até há o contrário: a tentativa de arredar e esmagar os mais inteligentes.
      Um mundo cão!
      Mas um mundo que dá muitas voltas...
      Beijinhos**

      Eliminar
  2. Foi uma excelente jornada de luta! 3º há mais!
    E lá vamos nóooooooooooos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se foi, Anabela!
      Temos de continuar a divulgar e passar palavra e convencer os desanimados!~
      Terça lá estaremos!
      Precários nos querem, rebeldes nos terão! ( o slogan não é assim, não me lembro bem,ehehe....)
      Beijinhosssssss!

      Eliminar
  3. Por isso andas tão ausente.
    Ouço atentamente o srº ministro.
    A minha cunhada ficou com horário zero, diz que tem 2 colegas à frente, que significa?
    Aguardo que postes os capítulos seguintes.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!!
      isto tem sido um corropio , para mais do que deixara pendente em casa em limpezas e afins.
      Ter duas à frente depende:
      ou são outros em horário zero também e que ficam à frente dela no espúrio concurso, ou, p que é mais provável, outrps que estavam à frente dela em graduação no grupo da escola e que por isso ela ficou sem horário lectivo.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Ui!
    Estava mesmo exausta!
    Este post ficou cheio de gralhas e o anterior também...!
    Já volto para corrigir e para responder aos resto dos comentários em atraso.
    E também para fazer finalmente o post sobre a vigília, que isto ontem foi um sem parar por outras bandas!

    ResponderEliminar
  5. O filme da vigília em Aveiro.

    http://youtu.be/QXpKg1DKnBw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bruno!
      Vou tomar a liberdade de o divulgar aqui! :)

      Eliminar
  6. Ela é simplesmente excepcional!
    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara que não se estrague, como tantos políticos (felizmente não faz parte dos políticos vindos de "jotas", tendo chegado à política a partir do mundo real).
      Daria uma muito melhor Ministra da Educação que os anteriores todos, enfiados numa linha.
      Beijinho

      Eliminar
    2. A maioria dos políticos perdeu o sentido de missão e de serviço público.

      Eliminar