segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CARTOONS/BD; Nuninho, o Xobredotado... é Avaliado (série Jejé e Companhia)


(c) Margarida Alegria (6-8-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
Já não era sem tempo a publicação da anunciada Banda-desenhada sobre a Avaliação do Nuninho, da série Jejé e Companhia.
Cheguei a tê-la numa só prancha/página, mas acabei por a transformar em duas pranchas, para ficar mais legível, para incluir tudo ou quase tudo que haveria a dizer e especialmente porque assim pude incluir mais algumas vinhetas providenciais.
Sei que está um pouco palavroso nas vinhetas, um pouco ao estilo de Edgar P. Jacobs( "Blake & Mortimer"), mas tudo o que é dito nos balões tem o devido "sumo". E porque o próprio ministro Crato nos incutiu, antes de ser ministro e nos primeiros meses de desgovernação, esse estilo de muitas palavras. Modéstia à parte, penso que o palavreado desta b-d tem mais "sustância" que todo um ano das entrevistas e ideias desse senhor. Mais outro que enganou muitos. Não é para dizer "eu bem me parecia", pois detesto ter razão nestas coisas, porém, aquando da sua nomeação, fiquei um tanto de pé atrás (ver os posts aqui publicados desde o início do blog, a 30 de Outubro de 2011, dos quais destaco alguns LINKS MAIS ABAIXO), mas mesmo assim ainda pensei que PELO MENOS NUM ASPECTO o seu Ministério poderia ser um pouco melhor do que os de MLRodrigues e Isabel Alçada: o respeito pelos professores, na sua profissão e dignidade, msmo que se advinhassem tempos de austeridade. No último mês temos visto que "aos costumes disse nada" e a esse tal "respeito" que apregoava perante os holofotes também...
Enfim, como costumo dizer: entregue-se algum tipo de poder e afague-se a vaidade de alguém, que poucos são os que resistem a se manterem coerentes. Isto ao nível dos governantes, mas não só.
Podem-me acusar de andar a dourar a imagem a estes "meninos desgovernantes", ao associá-los assim a crianças. De facto as crianças nem mereceriam a associação. Faço-o, por um lado, para podermos manter uma certa visão de Humor, mesmo nestes tempos conturbados. Defendo que o Humor nos pode manter de cabeça fria para as lutas (que são lutas mesmo, pois estão a fazer-nos autêntica guerra, aos professores e à maioria dos portugueses!) que vamos ter de enfrentar. Por outro lado, já dos tempos do Jejé Sócrates que vejo estes novos políticos não como adultos responsáveis, mas como criançolas que , em vez de brincarem às casinhas ou ao pião, escolheram brincar com o destino de países inteiros.
  Consolem-se portanto se voltei a conseguir fazer humor, depois de uma série de Posts bem mais soturnos.
Leiam e meditem em cada vinheta. Outras avaliações se seguirão, nas próximas semanas, alternando com a repescagem de alguns posts esquecidos em rascunho e ainda com algum descanso estival de que careço. Serão avaliados o Vitinho, o inevitável Varito, o Pepé, o "indemitivel" Migas e... mais veremos.
Já sabem, podem partilhar e divulgar, mas indicando a fonte e dizendo que o vão fazer. Obrigada.
Relembro que irei agora ter mais tempo para actualizar e completar as páginas dos cartoons publicados antes deste blog (ver separadores acima, "Outros Cartoons da Alegria " e "Jejé e Companhia").Para lerem os outros cartoons da série publicados aqui, até para conhecerem os seus protagonistas, cliquem na Etiqueta "Jejé e Companhia", aqui em baixo ou na coluna de etiquetas à direita, no blog, ou então na etiqueta "Cartoons", para verem esses e outros cartoons.
Seguem-se os links de alguns dos posts sobre o MEC, para melhor relembrar os temas aqui focados e para esclarecer quem estiver mais "de fora" do tema Educação em Portugal. E depois confirmem se , apesar de me acusarem alguns de mau agouro, não tinham razão de ser as minhas críticas e observações. Antes não tivesse... :((
Sobre Nuno Crato, sua atitude e medidas do MEC(clicar títulos para aceder aos posts, aqui, como disse, os mais relevantes)-- o tom verde claro dos títulos é opção do editor do blogger, para este modelo:
-Ana Drago na Audição da Comissão de Educação...(20-7-2012)- Ver as "não-respostas do ministro.

( NOTA: Ena! E acabei de chegar aos 50 seguidores via Google  e aos 30 pelo Facebook! Thanks! :)))
Margarida Alegria (6-8-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

12 comentários:

  1. É só cratinices!!!


    http://professorsemquadro.blogspot.pt/2012/08/cratinices.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Maria Lisboa! :/
      Bem-vinda!
      É preciso resistir (a) e inverter este descalabro....

      Eliminar
  2. soberbo!!!


    ahahahhaah.....

    http://gataescondida.wordpress.com/2012/08/06/memorias-de-outros-tempos/

    Gata Escondida

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada, Anabela!
      E força aí com os teus mimos às árvores!
      Tenho um imenso respeito peças árvores e por quem delas cuida.
      Beijinho!

      Eliminar
  4. Tenho andado por outros blogs e vou continuar. Descobri este recentemente e é aquele que retrata de forma mais objetiva o descalabro que é este MEC e o ministro mais incompetente e ignorante da história da Educação em Portugal.

    Parabéns Margarida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por tão simpáticos elogios, JM.
      Faz-se o que se pode e, perante as circunstâncias, parece sempre pouco e ainda pouco escutado...
      Quanto ao "mais incompetente" do Ministro, tenho que concordar, ressalvando que o que se passou com a ministra Lurdes e depois com a Alçada foi serem demasiado "competentes" a começarem a implantar estas políticas criminosas. Para mal da Educação Pública, infelizmente Lurdes Rodrigues nisso foi "competente": foi boa capataz nessa obra de implosão da Escola Pública. Este agora está a accionar a dinamitação final. Com mais sorrisos (tipo Alçada) e palavras suaves.
      Quem quer que esteja por detrás disto tudo, até a nível mundial, só falhara num detalhe: colocar como sinistra, digo, ministra um ser depeitado e ressabiado como MLR que rapidamente se tornou odiosa e odiável pela classe docente. O que uniu esta estranha espécie de "Classe" contra a sua figura e em paralelo contra as suas medidas.
      Depois houve o emendar da mão colocando alguém que tivesse um ar mais sorridente e simpático (I Alçada). Mas depressa saltou à vista o quanto era apenas uma figura de proa (MLR ao menos disfarçava bem e parecia ser ditadora só por si).
      Colocaram estes então um novo MEC, desta vez com fama televisiva e aura de cientista: Crato. Somando assim uma aparente "competência" aos sorrisos da ministra aventureira.
      Mais uma vez (e mais uma vez tarde de mais... ou não, assim o espero...)boa parte dos docentes se deixou enganar.
      O que me coloca mais uma interrogação: quantos de nós sabemos ser verdadeiramente imparciais na vida e na profissão, ao "avaliarmos a olho" e pelas aparências qwuemtivermos de frente (como os alunos), sem termos ainda oportunidade de verificar o que sabem de concreto? Crato começou a sua diarreia de leis, no seguimento das outras, com a gestão da imagem nas Tvs e jornais por outro lado... começou a haver dados mais concretos para o "avaliarmos". Mas no fundo houve demasiada "discriminação positiva" no seu arranque, quando afinal tivemos logo um exame bem concreto de início, na forma como manteve a pseudo-Avaliação Docente (kafkiana, nas palavras do próprio PPC) que tanto prometiam extirpar.
      E assim vai a capacidade humana e portuguesa de vermos os restantes seres humanos.
      Como trabalho de recuperação, resta-nos agora deixarmo-nos de tretas e levar a luta pela Educação "a doer", já que apenas (uma parte de) os professores parecerem empenhados em salvar o que resta da Educação Pública (cuja qualidade só ajudámos a garantir ao longo de décadas)!
      Bem-vindo e ... volte sempre, JM! :)

      Eliminar
    2. Adenda: no fim do comentário/resposta deveria estar: "Cuja qualidade só/apenas nós professores ajudámos a garantir(...)"

      Eliminar
  5. Querida Margarida,

    O humor é mais facilitadornas mensagens mais densas.
    Consegues pôr tanta informação numa simples 'fala'.

    Vou manter-me atenta às tuas cr+onicas. Continua a achar que devias escrever para um jornal ou revista de saída nacional.

    Já tenho página no Facebook, como faço para te adicionar como amiga?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui vou a responder a todos estes comentários que deixei abandonados, sem resposta, no último mês.
      E começo pela minha leitora nº 1! :)))
      Beijinhos e obrigada pela fidelidade.
      Qualidade rara nos dias que correm (em que reina tanto oportunismo de múltiplos estilos) e que muito prezo.

      Eliminar