terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Personalidade Borderline: ("carpe") a melhor terapia...


(Borderline Personality Disorder & Dialectical Behaviour Therapy- 2011)
Para quem tenha a infelicidade de sofrer  ou de  conhecer quem sofra dessa patologia/perturbação de personalidade (personalidade "Borderline" ou "Estado-limite") um autêntico cocktail "explosivo" de  (bastante) narcisismo, educação mimada e   desajustada, cólera/irascibilidade (ai, "mau feitio"!), paranóia,  misto de medo  com gosto de abandono  e  muitas características  de  um ser anti-social  e ,até,.. de psicopata ...
Eis um video explicativo do problema e sobretudo do mais  recente e  bem sucedido tipo  de terapia: Terapia Comportamental  Dialéctica.  Ou de  como é pausando, pensando e falando ,interagindo com outros(segundo uma metodologia precisa),  que se aprende e melhora. Aprender a dominar a  sua impulsividade e  a ver o mundo e os outros de outra maneira mais verdadeira: nem  como ídolos perfeitos , nem como inimigos perseguidores. Mas sempre  com  força de vontade  e  coragem de reconhecer o problema, querer mudar (passo muito  difícil mas não impossível para narcisistas) e de pedir ajuda  a quem pode  e sabe  como ajudar.
(E com a coragem de "despejar pelo ralo" o que --"O QUE"... não "QUEM"-- só está a piorar o problema ....)
Divulgar videos como este é o que  ainda posso fazer para tentar  apoiar quem tanto  quer  "agarrar o dia"  mas que só faz  da  sua "Vida" um teia onde  se  enreda  e fecha cada vez mais...
( O video é estrangeiro. Mas em Portugal  já deve existir  esta terapia).
Votos sinceros de boa sorte  e  coragem! :)
Para que depois haja um verdadeiro... "Carpe diem".
E não...não estou a brincar. Força!

2 comentários:

  1. Há inúmeros problemas "escondidos" que é necessário ajudar a curar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São problemas terríveis, mfc!
      E o pior de tudo é que muitos que os têm recusam reconhecer o problema e ganham pânico perante quem se atreve a querer ajudar.
      Depois caem na asneira de lhes juntar outros problemas adicionais e, se continuarem a negação, acabam muito mal, pois tudo fazem para afastar tudo e todos e cada vez mais disparatam.
      Há também os que se auto-medicam erradamente (fugindo aos médicos) e depois tornam o seu organismo uma caixa de misturas, o que leva a despertar depressões e fobias ao problema que tinham...
      Perdem-se por vezes assim pessoas outrora sensatas e inteligentes, mas que se acharam diferentes dos outros fisiologicamente(por exemplo que podem cumprir uns conselhos médicos mas dispensar os outros, que podem manipular os terapeutas...) e estragam as suas vidas, magoando também muita gente pelo caminho...
      Tinham capacidades, mas o orgulho tonto, com fuga a um bom tratamento, deita tudo a perder. :(
      Há quem diga que há coisas no mundo que não se podem mudar, mas, enquanto me restarem forças, resistirei a pensar assim e não desistirei de fazer o que posso, contra ventos e marés.
      Quando a maré é a tolice de quem se quer ajudar, pouco resta a fazer...mas alguma coisa ainda se pode tentar, Pode ser que haja um milagre! :)
      E a medicina, por seu lado, ainda está bastante incipiente em certos combates, mesmo que problemas como estes se estejam a transformar quase em "epidemia" nos tempos que vivemos.

      Eliminar