terça-feira, 24 de abril de 2012

22 de Março: "Potencial Violência"- Parte 3


("2012-03- Greve Geral- Compilação   dos  confontos  com  a polícia no Porto " )
O TERCEIRO  de três Posts  "reciclados" dedicados ao tema.
Local: Porto.
O enredo  é breve: um manifestante ia preso, injustamente aos olhos do povo. Pessoas atravessam-se em frente à carrinha da Psp. Um outro ia preso, também sem   se saber porquê,talvez por  tentar passa sem violência  o cordão  policial, mas sem pedirem a identificação. Os populares ,sem guizos ou pandeiretas mas olhos nos olhos à moda tripeira, que não são de tocar e fugir (como os que lançam  petardos ou ovos nas manifs) mas que detestam  injustiças, e imploram  pela libertação com pena do "rapaz" e  encurralam os  atarantados polícias, tentando que eles justifiquem a  detenção. Os policias acabam  por largar o  homem, sem qualquer acusação....
Já não me lembro se esta compilação    mostra  as imagens  de um Infltrado/bufo, de  casaco e cabedal  castanho, alto e moreno,um ar de malandrão"chulo" e "azeiteiro", que aparece num videos sobre o caso e que passa  a  rasar pelos policias  e lhes sussurra, talvez  a sugerir que larguem o manifestante...

5 comentários:

  1. NOTA: logo ao fim da tarde, ou à noite, saem uns cartoons aqui no blog.... como prometido.

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, nas manifestações não há 'anjinhos' seja de que lado for. Quem vai para lá tem de se manifestar respeitando quem o não quer fazer e cumprindo as ordens dos agentes de segurança. Estes zelam pelos interesses de todos, inclusivé dos próprios. Quando há excessos, geralmente o culpado não é só de um lado.
    Outra coisa, querida, vai lá ao meu blog dizer-me o tema.Já percorri a tua e a minha casa e não encontro a resposta. Aguardo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teoricamente, é assim que penso também. Porém na prática já presenciei ao factor extra: de provocadores (avulsos? infiltrados da polícia?) a desobedecer e vandalizar e depois a fugir rapidamente de cena (derrrubar barreiras policiais que depois NINGUÉM ultrapassou, atirar ovos e objectos, lançar um forte insulto aos polícias) deixando inocentes ingénuos à boca de cena que depois são presos a eito, semperceberem que estavam no lugar errado e/ou que se deixaram influenciar um pouco!
      Eu vi e ouvi! há autênticos especialistas nisto. Ou solitários, que deslizam como enguias pela multidão, ou pequenos grupos que fingem pertencer aos manifestantes pacíficos.
      Por isso verifiquei que nem sempre as coisas decorrem na perspectiva causa-efeito normal.
      A polícia está por vezes à espera dessas situações para justificar a acção e, como agora os agentes andam descontentes com questões saariais e de promoções próprias, uns querem "descarregar a bilís", outros querem mostrar que são "competentes e durões" e os políticos... aproveitam e suscitam a luta contra um qualquer inimigo invisível que "aeaça" o estado.
      Neste momento, o país vive um momento perigoso nesse capítulo.
      Lá irei, Pérola. É que nos últims dias não tenho parado quase, como se costuma dizer "para me coçar"! :)
      A resposta estava no post onde me colocaste a pergunta aquele da "reportagem do ignóbil despejo da Escola". Gostaria que lesses a resposta, mas lá irei ao teu cantinho também, menina despistada!

      Eliminar
  3. Então o tema? Importas-te de mo ir entregar lá em casa?
    Obrigada e beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, jás lá vou.
      Lê a rssposta anterior,s.f.f.
      O tema é os Direitos Humanos, mas como penalização por não teres descoberto a minha resposta original, marco também um tema extra: "ser-se despistado/a"
      :))
      Bjoinho

      Eliminar