domingo, 1 de abril de 2012

E a partida de Um de Abril é...

(estaria a rezar para que o tirassem do "drama"? Estaria a sofrer pela sua "solidão"? Nããão! Devia estar apenas a estudar a forma de escapar a mais uma das suas trapalhadas...)

Todos os anos, neste dia, dou uma olhadela aos jornais diários e ao telejornais para descobrir qual a Partida de "1 de Abril" que escolheram pregar ao público.

Alguns jornais já optaram por não o fazer, com medo das consequências para os leitores muito distraídos e porque já existem várias formas de jornalismo baseadas na distorção dos factos e/ou nos boatos. Outros optam por temas mais laterais e menos polémicos do que os que mais preocupam o leitor/ouvinte portuga (entenda-se: um pouco de política nacional , muito futebol e as últimas novidades da Lyoncé Victoria Abreu Djaló , do cabelo do Cristiano Ronaldo e dos escândalos do Castelo-Branco). Assim, preferem inventar que se avistaram OVNIs em Barrancos, que se descobriu Petróleo sob o palácio de S. Bento ou que uma galinha deu à luz três bezerros. Assim como assim, a dita galinha não pode pôr esses jornalistas em Tribunal, os barranquenhos até ficam felizes por terem turistas que não só os que assistem às suas sanguinárias touradas de morte e ,assim como estamos, já ninguém se rala muito que S. Bento tenha de ir ao ar e veja substituído os governantes e deputados por operários a ganhar honestamente o seu salário e a enriquecerem o país, em vez de defenderem o seu empobrecimento. Além do extra que seria ver as empresas petrolíferas sem mais desculpas para nos aumentarem continuamente a gasolina e de assim ser poluída uma área do país menos digna de ser protegida ecologicamente do que a Costa Alentejana.

Comecei a minha pesquisa pelo jornal "Público" de hoje e, contrariamente ao que é habitual, não foi preciso encontrar a partida de Abril nas páginas interiores ou relegada para as notícias curtas do final. Em fabuloso golpe de rins de originalidade e coragem, a redacção do Público trouxe-a para a Manchete PRINCIPAL, em primeira página e longa reportagem e entrevistas nas páginas 4 à 10!!!! Eu nem queria acreditar! E vai decerto baralhar muitos (Humm? será? Se fosse partida não lhe davam tal destaque...!). Mas, vá lá, confirmem e digam se não concordam comigo?
Aqui está:
O DRAMA E A SOLIDÃO DE SÓCRATES TRÊS DIAS ANTES DO RESGATE (título da versão online para assinantes e da versão em papel)

OU: Investigação: O dia em que Sócrates pediu a Cavaco para o Salvar da Troika ( link para a versão light online e santificadora do PR...)

Qualquer um dos títulos é hilariante, para quem tiver o mínimo de boa memória. Coloca uma pessoa calculista e paralisada pela mosca tsétsé como salvífico, coloca a Troika como única má da fita e coloca um irresponsável que já sabia para o que caminhava e também calculista para tramar terceiros (outros partidos, o seu partido e TOOOODO Portugal), pedindo um resgate e depois fugindo (como tantos antes dele, aliás...) e oportunisticamnete se colocando como vítima inocente.

Ai faz um ano que esteve nesse "drama" e "solidão"? Tenho cá uma pena!

Como tenho uma pena louca de quem faz trinta por uma linha a toda a gente em seu redor, foge o mais que pode às suas responsabilidades e depois nega-as e vem de longe fazer-se de vítima e acenar saravás solidárias, por entre um croissant fresquinho e um passeio de bicicleta, seja ele em Paris, no parque expo, nas avenidas da Foz ou num qualquer choupal?

Gente narcisista e egoísta assim é, para minha triste constatação, do que mais cresce como cogumelos por esse Mundo. Parecem ter nascido para destratar os outros, com ares de superioridade bacoca (ao que dizem nescido de uma pobre auto-estima) ou falsa humildade e têm como desporto favorito e propósito entreterem o seu ócio a parasitar a compaixão e dedicação alheias. Saltitam de função em função, de cargo em cargo, de círculo em círculo, de "melhor amigo em melhor amigo", destruindo sem remorso tudo por onde passam e tocam, usando as pessoas e até povos inteiros como se fossem objectos. Merecem não só o nosso desprezo, mas o regresso daqueles calabouços medievais aonde facínoras e loucos varridos (dos maldosos) eram enfiados e acorrentados, para pagar pela bosta que fazem aos demais. Aliás, como bosta de aspecto humano que "são" (coloco as aspas pois o verbo ser a essas "entidades" nem se aplica com justeza), por mais elegantes vestidos à moda que andem e por mais que se armem em humildes, leais e solidários, "preocupados" com a literacia das tribos Timbuktu, com a liberdade das mulheres Nepalesas ou com a protecção dos cães míopes abandonados! Para mim é simples e já não tenho muita mais paciência para as suas justificações: se fazem mal constante aos mais próximos e àqueles por quem são responsáveis, se não cumprem as mais básicas promessas nem enfrentam e reconhecem o mal que fizeram, podem até ter cursos mil, por fax ou legítimos, estar "solidários " com mil causas e proclamar sem alma frases como "Bem-hajam" e "grato/a, bom amigo", "porreiro pá" ou "força malta" que nada valem, mesmo assim, e tais palavras não passam de lantejoulas do circo da Vida, mais ocas que canos de regadio em dia de seca!

Para pessoas assim eu digo: PUá! DRAMA? Não sabem o que isso é! Solidão?! Não... quem abandona e maltrata os outros não sofre de solidão... tem o choque da realidade de já ninguém lhe dar crédito e valor, seja na política ou não, pois também não o fez aos outros!

E, decididamente, o grande mal de governantes como Sócrates e outros, que ainda não pararam de nos destruir como país, é não darem crédito e valor ao povo que os elegeu.... É em vez disso darem-lhe o mais profundo e injusto desprezo, quer como cidadãos a quem tiram direitos, quer como pagantes dos impostos que aqueles gerem mal.

Um dia, mais tarde ou ,mais cedo, lá dizia o outro com razão, chega a paga para a M***a que fizeram. Eu apenas espero que seja ainda neste mundo, senão jamais aprendem. E há quem NUNCA aprenda e ainda proclame ser "vítima" disto e daquilo--algo sempre terminando em "...ing", para ser mais chique(LOL...),neste caso o ex-PM a se situar como vítima de bullying pela oposição, de mobbing por juízes ou de stalking pelo blogger ABC,ameaçando-o com processos tontos, mas poderia dar outros exemplos mais patéticos... :)))--- e fuja continuamente a pedir ao menos desculpas, ao menos a reconhecer que agiu erradamente, prejudicando outros.AO MENOS a cumprir UMA só e última promessa que tenha feito.

Agora digam-me: pessoas assim, por que vieram ao mundo, se só vivem a fazer maldades aos outros Humanos? Se do "bom coração" que proclamam para si mesmos já pouco se vislumbra? Para ser sincera, esse é um dos maiores mistérios deste Mundo tão mal equilibrado. Mas um dia o Bem conseguirá superar tanta Injustiça. Assim espero.

Agora termino, para me dedicar a quem merece bem mais que esses seres inqualificáveis (que nos secam a alma), a começar pelas minhas queridas , leais e atentas gatitas...

e depois passando à família e aos bons e leais amigos.

"Alergia" (1-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

Nota: a partida de Um de Abril é a do jornal Público. Tudo o resto foi escrito a contemplar a verdade....

2 comentários:

  1. Um de Abril é o resto do ano para certos jornais!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah aha ah! :)))
      É isso mesmo, mfc!Já nem conseguem distinguir e por isso não comemoram este dia como excepção que deveria ser!

      Eliminar