quinta-feira, 19 de abril de 2012

ESCOLA DA FONTINHA: para quê MATAR ESTA IDEIA?

( Segundo despejo da Escola da Fontinha,no Porto, hoje 19/4/2012, num triste "estilo" a que a PSP parece querer vir a habituar os portugueses...!)
NÃO DÁ PARA ENTENDER qualquer razoabilidade ou possível argumento na atitude de Rui Rio e da Câmara do Porto em relação ao Projecto "Es. Col.A", na antiga Escola do Bairro da Fontinha, no Centro do Porto (perto da R. de Santa Catarina)!
Hoje mandou as "feras" em que se estão a transformar os nossos agentes da polícia despejar de novo a Escola, não só do grupo de jovens e adultos "Okupas" que criaram o projecto, como dos muitos populares habitantes da zona que apoiavam e aplaudiam o Projecto. VERGONHA!
Foi muito feio: muita violência policial indiscriminada (até mulheres e velhos... o costume!), três presos , quatro feridos e um homem que quase se imolou pelo fogo, depois de se ter regado com gasolina!
A reportagem da RTP, há um ano tão simpática e solidária para com o Movimento (ver o video que linko adiante), também teve retoques de capataz censurador e nojento: termina dizendo que, como se recusavam a pagar uma renda, o Movimento ocupara a escola "de forma VIOLENTA e SELVAGEM" (palavrinhas mágicas que incutem agora aos submissos repórteres! NOJOOOO!). Não senhores! Foi ao contrário: a ocupação foi feita ANTES, com paz e discrição, com muito trabalho de restauro e embelezamento! A violência veio DEPOIS,da PSP e PMP, como hoje se pôde ver, com o VIOLENTO maltratar de cidadãos que ali estavam e foram despejados sem aviso legal,e com o despejar , esse sim SELVAGEM e cheio de desprezo, dos móveis, materiais de trabalhos manuais e criações das crianças pela polícia Municipal , do alto da varanda(!!!)que a reportagem de hoje mostrou aos olhos de todos! REVOLTANTE! Por ora não a posso postar aqui, mas assim que estiver online fá-lo-ei.
A notícia abriu os noticiários do dia, mas fica-se com a sensação que era apenas o "aperitivo" que foi servido aos telespectadores: apontar uns supostos "hippies" , gente pacífica e imaginativa desdenhada pelas nossas pirosas élites, a levar bordoada da Polícia, como se fossem perigosos meliantes foragidos! Para os portugueses saberem o que os pode esperar, caso não fiquem quietinhos e conformadinhos às austeridades troikadas necessárias para sustentar o Covil de bandidos de luxo que é/foi o BPN , ou a insaciável banca especuladora que desvia a ajuda económica nacional ,ou para outros "projectos" mais "patrióticos"...
O prato principal das "News"? Claro, o charmoso e "altruísta" evento divulgado uns minutos depois, um tal de "Cascais Restaurant's Week", ou lá como se chama (muito nacional gastronomicamente , a acreditar no título), que até dá umas contribuiçõezinhas para a pesquisa do Cancro da Mama (certamente enquanto serve amêijoa radioactiva vietnamita em "cama" de legumes transgénicos ou bife de cachalote em extinção em "redução" de trufas gourmet ,com pinhões e mel de abelhas assassinas, ou algo parecido...), talvez a famosa quantia "Leopoldinesca"/"Continentesca" de "UM EURO" por cada refeição que custa módica quantia de... 20€ ("apenas"!- disse o repórter!). Num país onde tanta gente já passa fome, estes "apenas!" são chocantes. UM NOJO!
Adiante. Tenho acompanhado com certa regularidade esta polémica da Escola da Fontinha, tenho divulgado e subscrito a iniciativa e apoiado aquela bela ideia, mas confesso que tenho andado mas arredada dos últimos desenvolvimentos. Deveria ter participado em actividades mais concretas no terreno, mas a "vidinha" por vezes troca-nos as voltas e admito que não me empenhei com uma dose maior de solidariedade e proximidade. Há um mês soubera que a permissão da Câmara para a ocupação fora prolongada até ao fim de Abril e depois talvez até ao fim deste ano Escolar (segundo uma das últimas papeladas enviadas pela Câmara ao Movimento), por isso foi com certa surpresa que vi hoje estas tristes notícias.
Sim, bravo Dr. Rui Rio! Agora que com a Crise se noticia também que está de novo a crescer o consumo e tráfico de drogas, certamente que acabou de dar um belo contributo para que mais toxicodependentes tenham um abrigo para se injectar, com a vantagem que agora já está tudo muito limpo e tudo restaurado, sem lhe ter custado um único tostão, ou seja, já está tudo pronto a ficar de novo emporcalhado, abandonado e devidamente vandalizado.
Bem. Faço agora "Rewind" muito rápido, para quem não está por dentro do que se passa: há quase precisamente um ano, um grupo de cidadãos, portugueses e estrangeiros, ocuparam uma escola primária no coração do Porto, escola encerrada há cinco longos anos e que apenas servia de esconderijo a toxicodependentes e sem-abrigo, estando já num estado lastimável (ver as fotos da reportagem que linko mais adiante).
Como se sabe, as escolas de Primeiro Ciclo são da responsabilidade das Câmaras Municipais, portanto não correspondem exactamente à designação de "propriedade privada". São um bem do Estado, ou seja, de todos nós. Também conhecemos todos casos onde jovens estudantes "okupam" casas devolutas, algumas bem centrais, mas têm a condescendência gentil dos proprietários que apenas não querem grande exibição do facto no exterior. Fazem o que bem querem lá dentro e até vão ajudando o espaço a não se degradar mais nem a ser vandalizado. Ora o grupo do "Projecto Es.Col.A da Fontinha", como se passou a designar o grupo de ocupantes da abandonada (repito!) escola, nem sequer ocupou o estabelecimento para seu proveito próprio. Fê-lo para criar algo de BOM e BELO para os habitantes daquela zona tão negligenciada. Aqueles cidadãos restauraram a escola ( NÃO DEIXEM DE VER O VIDEO da RTP AQUI, de Maio do ano passado ), limpando-a,pintando-a e reparando tudo, com os SEUS PRÓPRIOS MEIOS, e começaram a organizar actividades para as crianças e outros habitantes do bairro: apoio escolar, cursos diversos...
E assim se fez um espaço atractivo, útil e bom, a custo ZERO para a autarquia. Até em segurança o Bairro da Fontinha ganhou com isto, como é claro de ver.
Isto em Abril de 2011.Passado um mês, ao aperceber-se do facto, o Presidente da Câmara resolveu mostrar "músculo" de quem "manda" (?!) e ordenou o despejo da Escola. Mas, mesmo "tripeiro" sendo, não devia esperar a reacção dos habitantes do Bairro e da cidade, que reza a História que perante Injustiça à frente do nariz não deixa os créditos por mãos alheias: os moradores da Fontinha iniciaram então uma campanha à qual aderiu boa parte da Cidade e até do resto do País. Foram feitas manifestações e petições para que devolvessem o espaço ao "Es.Col.A". Cresceu um belo movimento, até com um blog (VER O BLOGUE AQUI, onde aliás estão as últimas notícias sobre o caso e o espanto que tomou o despejo selvagem e a actuação vandalizadora das forças policiais!). Queriam de volta os okupas, concordavam com eles, achavam magnífico o seu trabalho... (ver também na reportagem "linkada" acima) .
Perante tal protesto solidário, Rui Rio rendeu-se às evidências e permitiu a continuação da ocupação até ao final desse ano escolar e/ou até ter algum projecto alternativo para o espaço. Claro que não teve nenhum (para além da gestão Tio Patinhas de Rio, vêem-se por acaso muitas iniciativas culturais ou educativas da autarquia portuense?!), a ocupação e as felizes actividades foram-se prolongando. O Bairro estava feliz...


(prancha de b-de das várias publicadas no blog "5Dias net", sobre esta causa, que aliás hoje dá notícias actualizadas também sobre o caso)

Em Dezembro,em Janeiro, depois em Março, novas investidas de prepotência e ameaça da Câmara regressaram, embora de argumentos válidos ou de projectos nada se vislumbrasse. Queriam cobrar uma renda mínima de 30 Euros ao Movimento, quando nenhuma das actividades eram para fins lucrativos. O argumento mais invocado pelo Pres. da Câmara é patético: que não podem "abrir precedentes"! Realmente que era uma acção meritória, bonita, pacífica, com vantagem social indiscutível, mas... e se todos se lembrassem do mesmo?
Pois... Que grande argumento, senhor Dr.! Ou seja, uma escola fecha, é vandalizada e torna-se num tugúrio... o exemplo pode ser seguido à vontade: outras escolas, fábricas, pavilhões e espaços são abandonados e depressa são ocupados por ratos e delinquentes, sem nada se resolver... Mas esse tipo de EXEMPLO pode ser seguido não é? Pois não macula a sacrossanta ideia de Posse de não- sei -o -quê -e -de- não -sei -quem. O país pode até ficar todo ao abandono e em ruínas, que a "dignidade" de quem desleixa e tinha a obrigação de cuidar não é posta em causa! se alguém altruísta se lembra de cuidar e recuperar, não para roubar propriedade mas para a tornar aberta e útil a todos, então o exemplozinho ... é proibido! É perigoso, não é? E toca a malhar em gente de Paz!
Repito: É VERGONHOSO!
A notícia mais fresca (escassas horas) é que 11 membros de uma corporação de bombeiros do Porto (batalhão de Sapadores) se queixou de ter sido enviada para o local, SEM FARDA e de CARA TAPADA, para fazer número, procedendo certamente a queixa contra a CMP (LEIAM A NOTÍCIA AQUI! in Público). A ilegalidade do processo multiplica-se...
E aqui o POST do blog do Movimento explicando a forma "escorregadia", malabarista e sem lisura como a Câmara foi tratando o assunto com o Movimento (que aceitava oficializar e legalizar o projecto!) e distorcendo as datas na Comunicação Social!
Pois bem, "não se pode deixar morrer esta Ideia" , slogan do "Movimento Es.Col.A". Aqui me têm também para fazer o que puder! Se este EXEMPLO deste Projecto de cidadania fosse mais seguido em todo o País e todo o Mundo, de certeza que tudo estaria melhor e não entregue a abutres.
Não me conformo a o ver quer os primeiros que voltaram a vandalizar a Escola foram os agentes da Polícia, afinal filhos deste povo, um grupo espezinhado e humilhado também...E parece que já emparedaram tudo! Não se sabe de uma iniciativa concreta que a Câmara tenha para o local (talvez a habitual especulação imobiliária? mas no local que é, nem para Hotel de Charme, tão em voga, serve!) , tudo o que quis foi ainda lucrar a posteriori um dinheirinho por um espaço que abandonara e desprezara! Não: isto não pode morrer assim! É ABSURDO!
"MUITA água ainda vai correr debaixo da ponte". Ou melhor: MUITA Água ainda correrá DESTA FONTE!
São causas destas que ainda valem a pena!
Viva o Movimento "Es.Col.A"!
"Alergia" (19-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")


5 comentários:

  1. VÃO PARA O CARALHO ANARQUISTAS DE MERDA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo:
      Gostei do seu nome original.
      Não me debruçarei sobre a sua "anárquica" pontuação ou a sua culta escolha vocabular.
      Só lhe respondo porque o costumo fazer a todos os comentários que deixo entra livremente neste Blog.
      Quer o termo "anarquistas" seja por si atribuído a estes generosos jovens do "Es.Col.A"- Espaço Colectivo Alternativo- quer seja a este blog por divulgar e opinar sobre este assunto, julgo que terá muita confusão nessa cabeça em relação ao que é considerado pejorativamente como "Anarquia".
      Em termos pejorativos, não será antes "anarquia" abandonar um espaço útil como aquele, entregá-lo à degradação e desprezar a população carenciada de um bairro como o do Alto da Fontinha?
      Não será antes "anarquia" deixar povos inteiros sob o comando "anárquico" do nervosismo das Bolsas e esquecendo o que é Economia real?
      Ou usou esse termo apenas pelo MRDO que sente perante a diferença, ao ver seres humanos que etiqueta apenas pelo aspecto barbudo e cabeludo?
      Bem, esse tema merece em resposta todo um post, que em breve farei, para que possa aprender a ver o que é respeito por todos os outros, mesmo os que não se parecem connosco em quase nada e têm vidas alternativas (mas pacíficas)!
      Já agora: o que fez, nos últimos tempos, pela sua cidade, pelo bairro onde vive (ah, ou será condomínio fechado? tanto faz...), pela sua cidade?
      (e não vale mencionar apenas o genérico pagamento de impostos... pergunto por... algo mais concreto e activo!)
      Cumprimentos (e relaxe de tanta raiva que sente!)

      Eliminar
    2. na resposta acima, o termo era "MEDO".

      Eliminar
  2. Este é um movimento que não pode morrer...
    Este anónimo de cima é mesmo um tipo corajoso(Adoro gentinha desta!!)

    Rio mostrou mais uma vez a sua conhecida inflexibilidade.
    Uma atitude perfeitamente de extrema direita.
    Uma desproporção de meios, o asfixiar de uma iniciativa não controlada pela Câmara... um quero, posso e mando perfeitamente bacôco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo, mfc!
      E "bacôco" é um termo muito bem aplicado!
      Um beijo

      Eliminar