quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escola da Fontinha: Uma nova Forma de Comemorar Abril


fotos (c)Margarida Alegria 2012 (Porto, 24-4-2012)
Encontro de MEDITAÇÃO PELA MUDANÇA, promovido pelo Mov. "Es.Col.A", no Porto, ontem, às 18.30h, frente à Câmara Municipal.
Para uma mudança real de mentalidades. Pela verdadeira Liberdade, a Democracia,a verdadeira Paz e  a Tolerância. Acreditando que serão mais e mais, semana após semana.
Foi Singelo, foi bonito, foi harmonioso e com verdadeira contemplação, com Silêncio ao fim da tarde, enquanto carrinhas recheadas de polícias no "quentinho" aguardavam, talvez também em "meditação" para um tipo de manifestação com o qual não contavam. Dois ou três jornalistas, também baralhados quanto ao que haviam de dizer, perante algo que foge às frases feitas dos tablóides (violência? Selvagens? "Anarquistas"? Tolerância zero? Onde estavam?!).
Foi uma pequena e saborosa conquista de quem é da Paz. Esperando que corações de pedra, acoitados no edifício da Câmara, acabem por abrir os olhos à razoabilidade, deixando prosseguir o Projecto da Escola da Fontinha. "Envolva-se!", não é o que diz uma campanha das autorizadas que anda aí?
Muito mais tenho a dizer, mas fica para um momento de maior tranquilidade e mais tempo. Prometo relatar com detalhe o que senti, vivi e pensei!
Por ora o convite está aberto a todos os cidadãos que apoiam este projecto, para que se juntem frente às respectivas Câmaras municipais, numa hora de Meditação e Silêncio, todas as terças-feiras. "Agua mole em pedra dura...".
foto (c) Margarida Alegria/2012 (Porto, 24-4-2012, Meditação pela Mudança- "Es. Col.A")
UM segundo CONVITE, daí a urgência deste post: HOJE, DIA DA LIBERDADE, pelas 15horas, os amigos do Movimento reunem-se na Praça da Batalha. Festejarão o 25 de Abril, com um percurso pela cidade até à Escola que os une. (LEIAM AQUI O CONVITE).
Não há melhor maneira que celebrar a Liberdade, no Norte!
A não ser que prefiram a rotina  das farturas, das cantorias na Praça (ontem já a ensaiar...) e  dos discursos de circunstância, como tantos hoje na A. R.! 
Iniciativas destas é que tornam "Portugal credível", a "mobilização dos cidadãos" frutuosa, (como apregoou Cavaco..., pensando apenas na imagem para os mercados e para a "estranja" merkeliana...) Isto é que é a verdadeira COESÃO SOCIAL!
VIVA O 25 de Abril! Bom Feriado a todos!
Margarida Alegria (in blog "Alegrias e Alergias", 25-4-2012)

6 comentários:

  1. Depois venho ler-te com mais tempo.
    Deixei-te um selo.
    Vai buscá-lo-.
    És muito inspiradora.
    Beijinho
    P.S. E o tema? Continuo à espera!

    ResponderEliminar
  2. já se viu, há muito, que não é com gestos e palavras que se leva por diante os objetivos pelos quais se luta.
    com essa postura, confirma-se que o poder, e quem o serve, não olha a meios para (aproveitando) arranjar argumentos e, toca a desancar em tudo e todos ou, melhor dizendo... abrir o combate entre o povo com o próprio povo.
    há muito que é visível que o poder "aquele que veste uma farda e que se diz "defensor da ordem pública" é, ele próprio, a tocha da provocação. não sabem o que fazem, não agem por eles. é isso que o poder, "aquele de secretária e que se diz defensor dos direitos do povo que os elege", mais quer. como são trafulhas, e para esses, só há uma maneira de lidar com eles... fazê-los ver como são hipócritas e isso, estes manifestantes foram inteligentes e conseguiram-no!


    a...té

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais!
      Cada vez acho que a resposta devida é a da não-violência ACTIVA , que não deve ser confundida com a indiferença ou a apatia. Devemos ter uma resposta imaginativa, inesperada, fugindo ao sistema e ao tipo de resposta que os "trastes" aguardam...
      Bjo, Ponto e vírgula!
      E a...té

      Eliminar
  3. Há que continuar a dar sentido a Abril...
    Há que dizer a esta gentinha o que queremos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abril não morreu, mfc!
      Está em certa "hibernação", mas a força da Razão há-de dar a volta a este triste estado de coisas.
      Infelizmente esta manhã, pela calada das 7h, ás (des)autoridades voltaram a ocupar e a vandalizar barbaramente os bens que restavam na Escola da Fontinha! (fios electricos, etc...). VANDALIZAR é o que fazem, parecendo preferir o estilo dos delinquentes que de noite e em pleno dia iam desfazendo o recheio da Escola, ao longo dos cinco anos anteriores à ocupação pacífica!
      É vergonhoso!
      Depois da grande alegria de ontem, 25 de Abril, segue-se um 26 onde rei nam os déspotas de novo!
      Mas um cartaz de ontem dizia o que já morreu:
      "O MEDO morreu em 1974".
      Isso é que as pessoas têm de meter na cabeça! Perder o medo, dar as mãos solidárias contra estas coisas, tomar iniciativas, mostrar que não é a população que precisa dos políticos, mas os políticos que precisam de nós muito mais!
      Ontem R. Rio não se atreveu, pois estavam milhares de pessoas no desfile e centenas de todas as idades e condições encheram o pátio, as salas e a varanda da Escola! Hoje foi o troco cobardolas e nojento!
      Mais logo vou postar sobre o assunto, pois não o deixarei morrer.
      Os cartoons serão adiados de propósito, pois podem aguardar e por ora, perante tudo isto, não são prioritários.
      ViVA a ESCOLA DA FONTINHA!

      Eliminar