quinta-feira, 31 de maio de 2012

Do it Rover, c'mon! Good dog!

A Agência de notação financeira /Rating Fitch, de nome anglófono mas de origem francesa (há mercenários em todos os ramos, para quê a admiração) veio agora gabar o plano de privatizações do governo português e dizer que estamos no bom caminho. Também disse que , segundo os seus cáculos (?)- "científicos", supomos-- os bancos portugueses ainda vão precisar de mais uns bons  mil  milhões de Euros  para se calçarem, digo, financiarem e estabilizarem...
Curiosamente vêm também  "alertar" que a Caixa Geral de Depósitos é um "risco orçamental" para o país.
Bom, E eu pensava que ,pelas notícias que têm vindo a lume,  o maior risco orçamental vinha dos belos contratos blindados e lesivos ao Estado das famosas PPPs (Parcerias Público Privadas).
É curioso que não tenham opinião sobre o que se soube agora, que nos contratos das portagens das ex-scuts os maiores beneficiados foram os BANCOS e as concessionárias, em prejuízo do Estado, levando os contribuintes a pagarem por TRÊS vias! (VER  e ouvir AQUI: "TC enganado pela "Estradas de Portugal")
Estes palpites da Fitch são de hoje, ainda se desconhece a reacção dos governantes. Mas o mais provável é ficarem muito contentes, seguirem todos os "conselhos" como é costume, irem até além do aconselhado e ,para além de se equilibrarem nas patinhas traseiras a abanar a cauda, farão o pino e contorcionismo como o cão da foto. Depois, abanarão de novo a cauda e receberão mais um torrão, digo, uma "tranche" de "empréstimo".
Já há "estudiosos" alemães a sugerir que vendamos o ouro e a s "jóias de família"... Não não as do pobre cão: referm-se ao famoso ouro de Salazar e aos nossos tesouros artísticos e património, que deveriam ser empenhados... :((
Uma pergunta que se faz há muito tempo: não seria um bem para todos a extinção/ ilegalização. só para bom começo, destas agências de Rating (cujos maiores accionistas são bancos estrangeiros, como o G.-Sachs) ?
Ah pois, são necessárias não sei para quê... coisas de "economistas"...
Entende-se assim toda a extensão da expressão "Mundo Cão".
"Alergia" (31-5-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

9 comentários:

  1. É que eu já nem sei o que diga! Todos os dias uma nova noticia sobre o estado financeiro do nosso país e sobre o que fulano ou beltrano acha do nosso desempenho...A verdade é que caminhamos para o fundo do poço e só não vê quem não quer...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, Pink!
      Só não vê quem não quer.
      Onde está o nosso direito à soberania?
      Como é que tantos dão palpites sobre Portugal, sem sequer o conhecer?
      O mundo anda louco!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tenho ideia de que o "ouro português" está salvaguardado para que não possa ser usado em tempo de crise económica, em meu entender bem, não me parece sensato pagar as más opções de alguns políticos com o que de bom ainda nos resta. Senão gastávamos agora os nossos recursos em ouro e se tivéssemos um terramoto ou um conflito armado, como é que nos reerguíamos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li ontem algo sobre isso, tétisq.
      De facto, pelos vistos é até uma regra da UE que impede os países de doisporem para as despesas correntes desse outo dos cofres, seja o "de Salazar" ou outro.
      E isso até me faz temer: se a dona Kaiserina
      ângela é quem parece ter a última palavra em tudo e como a dita parece ter ficado entusiasmada por ess alternativa à criação de Eurobonds, ainda veremos por aí imposto o tal "Pacto de Redenção" proposto por estes alemães (o nome é nojento! arrepiante!), assim como impuseram quase sem protesto (ao menos o bom sentido de independência dos ingleses lhes valha!) aquilo da ridícula "regra de ouro" nas constituições!
      E o que mais nojo e mete é que tanto a Alemanha como a França. há poucos anos, terem sido os primeiros a não cumprirem os limites do défice! agora assanham-se todos, com as vacas mais magritas.
      Isto é tudo nojento e revoltante e parece-me que a Kaiserina, por ter crdcido num regime totalitário de Leste, não entende o que quer dizer soberania das nações.
      O ouro pode para já estar salvaguardado desta pilhagem, mas já o ouro das jóias dos particulares se está a transforemar e barras, fundido e exportado, perdendose para sempre um historial da joalheria e ourivesaria!Para não falar do roubo de arte sacra, de pedras variadas únicas no mundo, estátuas e antigos pelourinhos, até, para enfeitarem uma qualquer quinta de novos ricos pelo mundo.
      E não me admirava nada que os nosso governantes obedientezinhos viessem a penhorar os nossos tesouros artísticos, como os principais monumentos, os espólios dos museus nacionais etc, em nome da santa dívida "pública". Foi co truques destes que e tempos de guerra e entre gueras se pilharam tesouros de países e museus de países distantes vieram a ter tesouros arqueológicos dos países de história milenar.
      Agora parece valer tudo e isso é o que mais temo.
      O meu receio é que temos tido governantes de vistas curtas, sem noção de património, só preocupados em cumpreir cartilhas decoradas, de au aluno,em defender uma aparente honestidade. O que consideram "rrerguermo-nos" não vai para além desse nível, dos números do défice e de juros usurários.
      Já não é a primeira vez que uns ideólegos alemães vêm com ideias destas...
      Beijinho

      Eliminar
    2. peço desculpa pelas gralhas: o teclado anda mesmo estranho.

      Eliminar
  3. Lembras-te de ver nos cinemas o "MUndo cão" I e II?!

    Já não há pachorra para aturar estes tipos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não conheço esses filmes.
      São comédia ou filmes dramáticos?
      No nosso caso, já nem sei em que género integrar isto que está a suceder a Portugal em ritmo acelerado e propositado.
      Isso é que é mais grave. Já nem penso que seja só cegueira e inabilidade.
      É um plano global ao qual estes antipatriotas nos estão a submeter. sabe-se lá a troco de quê!
      Beijo

      Eliminar
  4. Antes vivessemos uma vida de cão. Principalmente dos cães que têm donos que não lhes faltam com nadinha. Têm casaquinhos de marca, ração da melhor e nada têm de fazer senão abanar a cauda, dar umas lambidelas.Os cães podem ter uma vida ótima,melhor do que muitos humanos.
    Não gostaria da vida dos vira-latas.
    Quanto ao Mundo, vivemos dominados pelo chefe dinheiro, poder económico, que nos resta fazer?
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Há animais com muita mais sorte do que muitos humanos.
      Mas também acho que a humanização exagerada de alguns animais de estimação (com cabeleireiro e manicure e luxos vários) no fundo são um atentado à sua essência de animaise ao sofrimento humano.
      Ainda hoje fui dar umas sardinhas a uma gatinha vira-latas que anda teve crias e anda sempre esganada de fome. É mimada por toda a vizinhança, nisso ainda vai tendo sorte...
      Quanto ao chefe dinheiro, se pessoas como tu e eu existirem em número suficiente a pensar que essa hierarquia não está certa e que o mundo devia ser regido, isso sim, pelo Amor, a Paz e a Solidariedade, talvez possamos, de alguma forma, fazer algo.
      Não devemos desistir de sonhar isso?
      E vou responder à outra. Mais uma vez o fim-de-semana trocou-me muitas voltas e tive de andar a fazer o que queria aos "bochechos"...
      Beijinho!

      Eliminar