quarta-feira, 13 de junho de 2012

Amigas que jamais desiludem! :)

( gatos- cartaz "clássico" de T. A. Steinlen)
QUE DIZER NESTE DIA?
Que é dia de Santo António, o casamenteiro e do sermão aos peixes, cansado de tentar em vão ensinar o que é importante a pessoas obtusas que não o queriam escutar? Bem fez em dirigir-se aos peixes, que mesmo que misteriosos, no seu deslizar prateado pelas águas e olhos inexpressivos, conseguem certamente ter mais sangue quente do que tantos " humanóides" que por aí andam disfarçados de gente de coração...
Vou dizer que é o dia  em que finalmente Portugal conseguiu vencer num jogo da fase final do Euro? Foi o santo lisboeta a deitar  água benta aos jogadores?
Não. Vou dizer que é o dia de duas amigas minhas que nunca me desiludem, apesar de algumas arranhadelas (mas sempre aos móveis).
Perdoem as minhas outras amigas, mas este dia é delas. Que me ensinaram a ser mais paciente, que me demonstraram o quão digno é um gato, que dá fidelidade e carinho mas que quer igual respeito. Quem diz que os gatos são traiçoeiros, não os conhece e não convive com eles. O que não se deixam é enganar por falsidades. Tomara que elas tivessem estado  mesmo a meu lado para me aconselharem , aos seu jeito, perante quem se revelou de uma crueldade ingrata,injustíssima, estúpida e até paranóica. As minhas amigas gatas teriam de pronto bufado e arranhado psicopatas. Patas de gata a arranhar com generosidade o outro tipo de "patas", de "patia" , de "doença" triste e vil...
As minhas gatas são sábias a 100%. Eu não. Longe disso.Mas continuo a aprender com elas. A valorizar um raio de sol, uma boa sesta, uma alegre brincadeira.
Que posso eu oferecer-lhes neste dia, além dos mimos do costume?
Um jantar de peixinho? Uma escovadela extra?
Já aqui postei aquele cartaz(acima) que me lembra um pouco a compleição de ambas, mas não chega...
Talvez este livro de Poemas... não para lhes ler em voz alta, pois já me fizerem perceber que detestam que lhes leiam alto. Preferem que se cante, ou um som suave de piano.
(capa de "O Livro dos Gatos", de T. S. Eliot; ilust. Axel Scheffler)
Este é um Clássico da literatura, poemas dedicados aos gatos, ou aos "gatos em cada um de nós", de T.S. Eliot (VER AQUI a referência ao original). O mesmo que deu origem ao libretto da  famosíssima ópera rock de Andrew Lloyd Weber, "Cats". Finalmente em edição portuguesa (ed. Vega) e que contém algo de curioso: como a Poesia é quase intraduzível, o livro contém um opúsculo incluso com os poemas originais em Inglês.
E vejam como o Poeta bem nos "explica" os gatos no que são e no que NÃO são, por exemplo, num excerto do poema "Tratamento dos Gatos"(as minhas amigas merecem bem  o trabalho de  transcrição):

Há neste livro Gatos tão diversos
Que tenho agora esta opinião:
Quem já o leu ficou habilitado
A entender-lhes formas e feitios.
O que já sabem chega para ver
Que semelhantes são, Gatos e nós
E outras pessoas, afinal dotadas
De maneiras diferentes de pensar.
Há uns que são loucos, outros com juízo
Há uns que são bons, outros são ruins
Alguns são melhores e outros nem isso--
Mas de todos se fez um retrato em verso.
Em ocupações ou divertimentos
Os seus nomes próprios foram indicados
Bem como os seus modos e meio também
Mas
    como devem pessoas dirigir-se a Gatos?
Vou, pois , avivar a vossa memória;
Deixem-me dizer: GATO NÃO É CÃO.
Cão faz de conta que gosta de brigas,
Ladra muita vez, é raro morder,
Em termos gerais, o cão não é mais
Do que dizem  ser um pobre diabo.
(Não é esse o caso do cão pequinês
E outras perversões da raça canina,)
Por via de regra, o Cão de bom tom
Sempre se dispõe a ser um palhaço,
Não sabe fingir um ar afectado
E chega a perder toda a compostura
Deixa-se enganar com facilidade,
Basta que lhe façam festas no pescoço,
Carinho no dorso, afago na pata,
Dá pulos até, de satisfação.
Simplório completo e bonacheirão,
É obediente às ordens e vozes.
Que fique bem claro, volto a dizer:
Um Cão é um Cão... UM GATO É UM GATO.
(...)
( o poema continua, falando da conquista da confiança dos gatos com alguns pitéus...)

(àparte, isto me faz pensar: embora goste de cães sou pessoa mais   "de gatos" do que "de cães". Porém constato que para os outros se calhar, embora tendo muito "de gato", devo ter mais "de cão"... :(()
Eis a versão original, se preferirem(O POEMA ORIGINAL,  e em Inglês, não é completo pois corta toda a passagem que aqui leram sobre os CÃES! O que acontece em todas as versões online não adaptadas para letra das canções! O que prova que até os estudantes americanos devem estar a fazer análises por uma versão truncada, bem mas pelo menos dá para lerem o resto do poema. mesmo  que assim perca o seu sentido total...):
Finalmente, satisfaço-lhes a curiosidade, vós, visitantes. Aqui estão elas, as maninhas, na foto mais recente, bastante ensonadas e ternurentas, pois foi a forma de se deixarem fotografar quietinhas:

     (c) Margarida Alegria, in blog "Alegrias e Alergias"  (26-4-2012)
E agora vou dar-lhes o dito jantarinho, pois, embora boas amigas, pacientes, jamais esquecem uma promessa. Podia falhar-lhes,sem problemas de maior, mas não mereceriam tal desfeita! :))
Margarida Alegria (13-6-2012, in  blog "Alegrias e Alergias)

19 comentários:

  1. Que amor de gatinhas... Ótimas companheiras,não é? beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!
      São uma companhia muito especial.
      E ainda bem que adoptei ambas. São tão amiguinhas...Separá-las teria sido um erro.
      Como desde início se defendiam uma à outra! Se se ralhava com a asneira de uma, a ouytra vinha logo "fazer peito" a proteger, colocando-se à fente a miar. (não que lhes fosse fazer mal, mas tinham a atitude de "1 por todos todos por 1".
      Uma lição de lealdade. Infelizmente quando se tenta aplicar estas atitudes entre humanos, nem sempre os humanos entendem.
      Beijos **

      Eliminar
  2. Adorei conhcer as manas!
    E, como tem razão o poema 'gato não é cão',não senhora. Ja convivi com muitos exemplares das 2 espécies e são muito diferentes.
    Por acaso via-te como uma pessoa de gatos, mais doq ue cães,se bem que cães também não te cairiam mal.
    Eu não me consigocatalogar porque não sei quais prefiro. De momento só tenho cadelas, mas a independência felina é fascinante.
    Olha que os cães não são assimtão palhaços, sãouns espertalhões. Fazem tudo para terem o que querem.
    Porém voltam para quem lhes dá pontapés: essa faceta não é muito do meu agrado, mas chama-se fidelidade e é uma virtude, dizem.
    Já bebi o chá, lamento a ausência do bolo, mas gostei do paté (não é 'fois-gras' daqueles pobres patos e gansos engordados selváticamente, pois não?) e das tostinhas.
    Arranja-me um gelado com frutas e chantily que voltarei amanhã, se faz favor!
    Muito agradecida pela gentileza!
    Um beijinho às princesas e à rainha-'mãe'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito da independência felina.
      E o cão é como dizes: é fiel até ao fim ,nem que leve pontapés.
      Mas se calhar o mal não está nele, não é? O mal está em quem dá os pontapés, que não entende nada de gratidão e de fidelidade recíproca para com o cão.
      O gato põe logo os pontos nos "iis" e se calhar detecta logo quem tem fundo bom e distingue de quem é mau e tem personalidade fingida.
      Durante anos nem gostava muito de cães, só ao longe, mas agora já gosto, embora dependa das raças. Sempre fui mais para a tranquilidade dos gatos, de facto.
      E estas até massagens "siamesas" fazem e captam a disposição das pessoas, por vezes.:)
      Lamento mas só tinha paté de peixe mesmo. As gatas ficaram também desconsoladas, mas vão comendo os biscoitinhos e já sei que mais à noitinha se vão banquetear, com menos confusão. Agora dormem um bom sono. E uma até já brincou às escondidas. Tem um piadão!
      Gelado com frutas e chantily! Não vais por menos! Vou tomar a "liberdade de tentar providenciar algo, senhora! ";)
      Não provaste as cerejas? Eram as últimas.
      E o chá só não era é dançante! :))
      Um beijinho às tuas cadelitas, com especial festinha à pequenina que parece um bonequinho.

      Eliminar
    2. Sou uma amiga muitopedinchona, exigente. São apetites que me dão...
      Obrigada pela hospitalidade, até dancei com a chávena na mão, não reparaste?
      Também gosto de paté de atum e sardinha,não sou esquisita.
      quanto às cerejas.puseste-me de orelhas no ar. Este ano só comi as que roubei no Lidl enquanto fazia umas compritas. Nem as lavei, o crime foi cometido logo ali: roubadas e comidas, mas foram só duas.
      Adoro cerejas, tenho de fazer um pé de meia para as comprar, ainda estão caríssimas.
      Espero que já estejam recompostas da festa animada de ontem.
      Um beijo grande.
      P.S. A Amora já começou a 'apanhar', só me estragou umas sandálias (que tinha calçado uma única vez), unschinelos, o fio da net (se fosse elétrico já estava eletrocutada, umas garrafas que estão na cozinha,um tapete de trapos que uso na zona do lava loiças e outras coisas de que não me lembro. Com 2 meses não está mal!

      Eliminar
    3. Só mais uma coisita: Tens um anónimo que é um mimo! Estima-o, mais simpático, não pode haver.

      Eliminar
    4. As cerejas não estão baratas. Mas apesar de tudo foi um ano de fartura para elas e encontram-e algumas a preço razoável, tendo em conta que são apanhadas à mão e só existem por tempo restrito. Não há cerejas de "aviário" ainda, que eu saiba.
      Por isso toca a ir comprar uns quilos delas, não pecisam de ser de Resende, pois existem um ou dos meses e depois há que esperar mais um ano!
      Toca a apanhar uma "barrigada" delas! :))
      Olha que isso de "roubar" no lidl pode dar sarilhos! Não te lembras do caso da senhora e do creme cosmético?
      Ias parar a tribunal a centenas de euros de custas, por roubar... duas cerejitas (bem, nas frutarias até nos convidam a provar, não é? mas po lidl é alemão, não vão nesses "facilitismos de povo preguiçoso e descontraído" e ainda apanhas a kaiserina à perna!
      E pobre Amora! Está na idade de roer tudo! Arranja-lhe uma pantufa velha que seja exclusiva para ela roer(e não cedas em outros objectos)! E também uma vassourita velha, que ela confunda com uma ave caçada! Tem de ser assim senão rói tudo. Mas é mais fácil de dizer do que fazer, não é? São tramados!
      Digo isto mas as minhas eram com o cabo da antena: puxavam-no e fugiam , para arreliar quem via TV!
      Beijos e vê mail.

      Eliminar
    5. A Amora já me tem um respeito, fica sempre a aguardar,se vem festa, se vem um ralho.Já me conhece. Vai aprendendo, eu sei que precisam de tempo, mas às vezes escapa-se-me a mão e leva no focinhito lindo.
      Quanto às cerejas tens razão. Lá irei comprar umas para tirar a barriga de misérias.
      Vou ler as tuas outras respostas.
      Um beijito!

      Eliminar
  3. Gostei muito do post.... como é óbvio.... :)))


    Vou pilhar o eliot, que é um dos meus favs como sabes.

    kisseesssss

    da


    Gata

    ResponderEliminar
  4. Obrigada.Só podias gostar, Gata!
    Ainda para mais sendo uma delas homónima da tua.
    Este Eliot entendia mesmo de gatos!
    Beijocas! :))

    ResponderEliminar
  5. Por motivos óbvios, sou um tipo mais de cães do que de gatos, mas aprendi a admirar esse animal. Aliás, triste de quem disser que tem gatos a morar lá em casa, eles é que nos deixam viver na sua casa! Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! São donos e senhores, se deixarmos que exagerem... ou, como li algures, devemos tratar os gatos não como animais de estimação e nó seus donos, mas como hóspedes de honra que são, pois é assim que se sentem!
      Quando se escova uma, lá vem a outra de imediato perfilar-se para exigir igual trato!
      E se quisermos sentar no seu maple favorito de momento, acabam por ceder e sair, mas reclamando, ofendidas!
      Um beijo, Rafeiro!

      Eliminar
  6. Eles dão-nos muito mais do que alguma vez lhes possamos dar!!
    Devolvem-nos todo o nosso amor por eles com juros altíssimos...
    Vale a pena dedicarmos-lhes todo o amor que merecem!
    Nunca nos decepcionam.
    ~Beijos,

    ResponderEliminar
  7. Merecem o que há de elhor, por comparação com alguns humanos...
    E tão pouco que a humanidade ainda aprendeu com eles, os bichinhos de estimação, apesar de muitos séculos de convívio...
    Beijos, caro amigo!

    ResponderEliminar
  8. Eu sou muito mais de cães e tenho uma cadela em casa que muito estimo.
    O cão, mesmo a chuver e a qualquer hora do dia ou da noite, está sempre próximo do portão para ser o primeiro a cumprimentar o dono, enquanto a gato em qualquer circunstancia ficaria enroscado, confortávelmente, não ligando nada ao dono. Contudo, não suporto maus tratos a qualquer animal.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo, João!
      Tem razão, o cão vai logo esperar o dono e pressente a sua presença a uns quilómetros de distância até, ao que dizem!
      Tive um cão que assim fazia: ainda os donos não tinham chegado ia logo para o portão... e passados uns minutos, lá estavam os donos/nós.
      Mas as gatas por vezes também esperam à porta,a pedir festas, à laia de cumprimento.
      Mas os maus tratos são imperdoáveis.
      Cumprimentos!

      Eliminar
  9. Para os amigos dos animais, este é um texto lindíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, S.
      Para mim os animais são seres muito queridos, ou pelo menos que respeito. E então estas bonequitas de peluche... não podia deixar de homenagear!
      Bjs*

      Eliminar