quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Sobe e desce": serviço de Limpeza de Imagem para políticos

(na última página do jornal Público de hoje, 18 de Julho de 2012)
Não é novidade para quem visita este blog que o jornal Público  é bastante apreciado por aqui:  a forma como divulgam as notícias, a credibilidade de boa parte delas, bem como muitos dos seus cronistas habituais, são factores que tornam este diário uma referência nacional.
Porém isso não impede que seja merecedor de críticas menos agradáveis, quando os seus jornalistas se deixam manipular, como tantos outros, pelos "Spin Doctors" do poder, que estão sempre um passo à frente para tentar contornar e minimizar danos dos ministros e outras personagens que têm acções pouco éticas ou até desatrosas.
Quando ontem vi o MEC Nuno Crato, em conferência de Imprensa surpresa para esclarecer (???) o que se ia passar com os professores dos Quadros de Escola que ficassem com horário Zero (VER reportagem de TV AQUI, mas ainda não apanhei o da conferência em si)), logo esta me sugeriu duas hipóteses não mutuamente exclusivas sobre as razões de tal aflição do Ministro:
-1º,
ao saber que estavam a ser organizados protestos em todo o país e havia grande revolta nas escolas , nos blogs e em redes sociais, tentou deitar água na fervura, para ver se os ânimos acalmavam e os protestos seriam adiados para Setembro, quando já estivesse o massacre docente a decorrer "a todo o vapor":
-2º, vi que talvez a maior razão fosse não perder o capital de simpatia ainda presente na chamada "opinião pública", fruto de uma cuidadosa gestão de imagem ( palavras mansas, fugir com rabiosque a seringas várias,   entrevistas com Marcelos...) e sobretudo de uma (ainda) favorável comunicação Social, com as secções de "Sobe e Desce" (barómetros de notícias geralmente bem negociados..) de vários jornais e os comentadores televisivos e jornaleiros da praxe.
"Hummm... --logo pensei--- Isto é para amanhã a seta do ministro ser "para cima" ou pelo menos não descer...!"
Meu dito , meu feito!
Aqui está o remendo da situação (ver recorte acima) em todo o seu esplendor! E, como todo o trabalho jornalístico menos rigoroso e por encomenda, lá estavam uma série de "Inverdades", para usar um termo muito em  voga entre os políticos, sobretudo ao colocar Crato como uma espécie de SALVADOR da situação, como se viesse caido do céu, qual "deus ex-machina" impoluto, a dizer que tudo ficará "no melhor dos mundos" Panglóssicos!
Repare-se nos termos : "EVITOU que muitos professores fossem para a mobilidade"! (isto é como dizer que os agentes que massacraram os cães na Ucrânia ao tiro veneno e paulada, evitaram que eles passassem fome!) Mas que DESCARAMENTO! Foi tudo planeado  com cinismo para o seu Ministério para despedir professores a curto ou longo prazo e a urgência exigida aos directores para que fossem carrascos dos próprios colegas partiu da 5 de Outubro e não de um planeta distante (quer dizer, é distante, mas ainda não é planeta...). Foi tal a incompetência dos seus boys, que a receita do "para além da troika" excedeu o tamanho da forma que queriam levar ao forno da mobilidade e alguém lhes terá puxado as orelhas que não o Crato (os troikas? PPC que já está a ficar alarmado com as vaias?).
 Imaginemos o P.-M.:  "Ó pá! eras dos ministros que queriamos que tivessem alguma credibilidade Cá dentro(a par do Portas que cá não pára...), mesmo que por ignorância e maquilhagem...  E depois das broncas do Relvas....é que lá fora quem tem de fazer boa figura são os números do Vítor e as machadadas laborais do Álvaro... ah... e as minhas gravatas e cortes de cabelo, claro..."
Quanto ao segundo motivo do truque ...está aqui explicado. Já o primeiro  espero que tenha caído em saco roto, pois nem sequer agora os directores acreditam nele, para além dos professores-rasos. Lá estaremos, professores, pais preocupados e quem se nos quiser juntar em Paz, na vigília que começa logo às 19 horas! Já lhe demos crédito demais, senhor Crato e agora vamos agir  como os bancos sovinas: só voltaremos a dar crédito, quando RECAPITALIZAREM a nossa confiança com mudança de políticas, para que voltem a ser em prol do Ensino Público!
Leiam no belo blog "O Vento que Passa". da minha amiga "AL", o texto de Santana Castilho que explica algumas das razões da revolta docente:"Uma classe Zombie e um ministro bárbaro".
---------------------
Quanto aos outros visados no sobe e desce, para além do Alberto João do nosso Jardim e do Chavez, que descem como é habitual e lá estão para dar o colorido folclórico para entreter, temos uma crítica-- decerto também encomendada por ministros como o da Saúde,da Defesa,  ou os "sombras" como Jorge Moreira da Silva (ao que parece o novíssimo recrutado do sinistro  clube bilderberguiano)-- contra o Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, que nunca foi de se calar já desde o tempo da "outra senhora", caso  desconheçam. Numa entrevista (mais uma) defendeu os pobres e criticou a miséria a que as troikices estão a levar o país e disse taxativamente que este governo era "profundamente corrupto", o que ofendeu muitas cabeças virginais de politiqueiros.
Ou seja, e está mal, cara direcção do Público": se um ministro diz umas abébias imprecisas sobre as medidas horríveis que criou, está mais ou menos, se um bispo critica, como é uma das suas missões, a Corrupção instalada e defende a causa dos mais desfavorecidos... "seta "para baixo!
Ninguém me encomendou o "sermão", passe a expressão sacerdotal, mas afinal tanto criticam a Igreja às vezes por se calar e ser complacente com as injustiças, como agora lhe sugerem para se "moderar", tocar pianinho e não se meter no "que é de César"... Bela coerência Laica. Até Jesus Cristo "se passou dos carretos "e vergasteou os vendilhões que faziam negócio à porta do templo (olhem... o raio dos tais Mercados!). D. Januário, como qualquer cidadão, ainda para mais público, tem o direito e o dever de colocar os dedos nas feridas sociais que se estão a criar, pois elas são resultado de grande  corrupção económica e moral, sim! Lembremos que "Corromper" siginifica instigar a podridão, estragar, alterar, desfazer, adulterar, desfigurar.....
E o nosso Governo está SIM a adulterar a democracia, a Estragar o estado Social, a desfazer muita coisa que funcionava bem, a desfigurar o País, com medidas ultraliberais que já se provaram serem lesivas em qualquer país e que não se "ajustam" de forma alguma à nossa Cultura, às nossas qualidades, ao tipo de Criatividade que existe em Portugal e que está a ser desbaratada.
(Leiam AQUI a notícia sobre este caso)
E mais aqui falarei do ataque  despudorado e encomendado, em jornais ,aos profissionais que andam em protesto nacional!
"Alergia" (18-7-2012, in blog "Alegrias e Alergias")


12 comentários:

  1. margarida soares franco18 de julho de 2012 às 19:18

    Só pergunto uma coisinha muito simples...aonde estava este D. Januário na era socretina ??? É que nunca o ouvi dizer nada de nada !!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, à tua pequena coisinha terei de responder commuita coisinha, pois estás enganada: tanto este bispo como outros sacerdotes criticaram sim o sócrates. Poderei pessquisar isso mais tarde mas tenho outras coisas para já para fazer.
      E sabes porque este caso deu mais celeuma? Porque os totozitos "especialistas" em manipulação deste coverno, os spin doctors de contra informação, tiveram a ideia "brilhante"( cof cof!) de lançarem os boatos de que D, Januário ganhava mundos e fundos e tinha secretária e motorista com carro a dispor e outras barbaridades. O bispo, que vive do seu salário (ou pensão?) de prof universitário, não tem essas mordomias, dewsconta como professor no IRS e até é o único bispo que vive num apartamento na cidade, sentiu-se fortemente ofendido e quis esclarecer e multiplicaram-se as entrevistas e "na volta" acabou por reforçar as suas acusações ao governo!
      Espertezas de aprendizes de feiticeiro dão nisto. Este bispo ainda antes de o ser nunca foi de mandar recado por outros ou de se calar.
      Além disso, pel,os vistos foi ele que casou ,há umas décadas, o ministro da Defesa, A. Branco(devia ser das suas equipas de nossa Senhora ou algo assim). Certamente depositara nele alguma esperança de honestidade e justiça neste governo e agora depara que ainda completam os erros e as maldades dos governos anteriores! Deve custar, ver a incoerência de um cristão na qual talvez confiasse por conhecer de tão próximo. E dele receber também ameaças...
      Ainda voltarei para dizer mais umas coisinhas sobre o tipo de caridadezita cristã estes governantes piedosos portas-cristas-passos pretendem instaurar na socierdade que andam a destruir.
      E nastará ler o conto "O jantar do Bispo" de Sophia, nos "Contos exemplares" escritos no tempo da outra senhora(um bispo cujo silêncio num jantar tentam "comprar" com Caridades em troco de fechar os olhos a uma desgaça social como despedimentos e outros...), para se ver a que querem remeter silenciando os bispos de agora... Nunca pensei que a tentativa de retrocesso no tempo pretendida fosse a esse ponto...
      Portanto lá calhou de não "ouvir nada de nada", minha querida,não és imensa ou omnipresente, claro, mas que houve então e D. Januário lá esteve atento à era socretina, lá isso esteve. A verdade não deixa de existir só porque calhou de não a ouvirmos ou de reparar nela.

      Eliminar
    2. margarida soares franco22 de julho de 2012 às 02:36

      Olá Margarida
      Tomara eu poder viver num apartamento na cidade. Nunca o ouvi a dizer mal dos socráticos, mas espero pela tua pesquisa e assim verificar que este o disse. Quem foi que pediu a ajuda da troika ?? Foi este governo ?? Quem é que negociou e assinou o memorando ?? foi este governo ??Quem é que duplicou a dívida ?? Foi este governo ?? Quem é que fez 50 PPP's em 6 anos e com mais mordomias ?? Foi este governo ??Sabes que até tenho tempo para ouvir o que a Igreja diz...mas nunca vi um bispo ser tão mal educado, como esta personagem foi. Ou será que achas bem tratar um seu superior por "tipo" ?? Eu não acho, mas já percebi que sentes que ele foi muito bem educado...porque disse o que apregoas e mais não digo.
      Penso que os portugueses sofrem de amnésia e sinto-me só triste por isso.
      Beijinhos e quando tiveres a tua pesquisa feita diz. Ah, e não me refiro a outros sacerdotes....refiro-me a esta personagem

      Eliminar
    3. Ó Margarida, esse argumento já está gasto e não anula (como um guardanapo a tentar fazer de coberta a uma cama de casal!) o que se está a fazer PARA além da TROCA e que é pautado por uma mentalidade muito retrógrada , classista, injusta e protectora dos já instalados!
      Claro que foi o governo socretino a assinar o memorando, depois de imensa asneira e de não procurar soluções mais cedo e andar a gastar e a fazer disparates! Mas quem o forçou também a assinar o memorando foi a oposição (e calma que não defendo o pateta do PEC 4). E recordo-te que quem ajudou a escrever o memorando foi um tal catroga, que depois recebeu um exílio dourado na EDP. Recordas-te?
      No fundo este centrão esteve e está todo de conluio para ajuadar agiotas internacionais a sugar o país do dinheiro vivo que estava nas contas (e nas jóias e bens) dos cidadãos.
      Não é a primeira vez que o fmi o faz, mas haver uma UE a colaborar nisso e a inda a ser mais carrasca é que é triste!
      Medidas como o tirar dos subsídios NÃO estava no memorando com a troika. Já o acabar com mordomias para fundações PPPs etc ESTAVA no memorando e nada se mexeu!
      Vão querer que se exija factura por um café ou um corte de cabelo , mas não que se exija factura a advogados e a construtores ! Queres mais distorção ao memorando que isto?
      Estão a criar leis e a mudar outras como as dos despedimentos que vão PARA além da Troika! É uma crença do levar à ruína total do País para depois renascer das cinzas, achas isso racional?!
      Quanto ao tom do bispo, é porque falou à vontade em tom de conversa e os jornais capachos transcreveram tudo. Ou achas que outros entrevistados usam sempre um estilo mais cuidado. E tratar alguém por "tipo" ou " esta personagem" pode ser igualmente ou até menos ofensivo, dependendo da intenção e assertividade com que se diz...
      Já expliquei acima, mas se calhar não leste que o bispo foi enxovalhado só por dar a primeira entrevista e ficou indignado. E outros bispos que não piam vivem em palácios, vivendas e paços.E deixa-te de coisas que tu vives num apartamento em cidade,percebeste o que queria dizer, deixa-te de essas espécie de distorção que te fica mal.
      E olha que de muitos padreco que anda por aí, este bispo é dos que tem mais gabarito e não quer ser só uma figura de cera no altar que os piedosos hipócritas (que dão paõzinho aos filhos dos empregados que mantêm em salário mínimo ou despedem em massa com falências fraudulentas) os querem colocar.
      Onde anda o Portas que reclamava a favor dos pensionistas e pobrezinhos e agora deixa que se taxem pensões miseráveis e se criem leis que podem mandar velhinhos para a rua?
      Quanto à memória, o que me parece é que há pessoas como em vez de admitirem que estão arrependidas de terem confiado em mais estes aldrabões, transfoemam tudo em fanatismo cego.
      ^Queixas-te de falta de memória dos OUTROS? Estás enganada, as pessoas lembram-se bem e não têm suadades do "Coiso" de paris. Simplesmente agora estão a braços com NOVOS pinóquios e andam amarguradas com toda a razão, a ver miúdos com licenciaturas duvidosas e que tiravam fotocópias e serviam cafés nos partidos a ascenderem a assessores governativos!
      Se só te movia a raiva contra a personagem do Sócrates e não a defesa da Educação Pública então vai a Paris, dá-lhe uns sopapos e ralha com ele directamente (e estes que estão a permitir as prescrições dos casos do Sócates? Estão todos feitos...)e depois volta e pensa que mais triste é ver tudo o que a M Lurdes Rodrigues fez de pior à Educação nem a ser abolido e até a ser reforçado com políticas ainda mais lesivas!
      Pensa, Margarida, tem memória tu também e pensa se achas que o que estão a fazer ao país está corerecto, que nem renogociar com a Troika( à sombra das vantagens dadas à Espanha) eles negociam. Estão-se nas tintas para as dificuldades que os milhões portugueses INOCENTES na dívida estão a passar. Os responsáveis estão ao fresco!
      Não sejas fanática e medita seriamente, ok?

      Eliminar
    4. Corrijo, no início: PARA ALÉM da TROIKA

      Eliminar
    5. Só agora li o que disseste sobe o eu achar que ele tinha sido muito bem educado: eu só li algumas das entrevistas dadas pelo bispo e não estou aqui a achar que ele foi ou não bem educado. Não foi isso que eu disse e não faças raciocínios precipitados.
      Quanto ao que eu "apregoo": limito-me a transmitir o que penso do que vejo e escuto do sofrimento das pessoas. Sabes bem que ninguém me encomenda "pregões".
      Quando os políticos não têm argumentos a contrapor às verdades denunciadas, em tom mais ou menos cáustico (e que por vezes até é merecido) então vêm alegar que não gostaram é do "tom", quais virgens ofendidas. Quiseram humilhar o Bispo com rumores... é humano que tenha desejado partir a loiça toda! Não ouvi a entrevista, mas já escutei um tom mais coloquial a alguns padres, ao estilo até das terras de origem, e não me parece que sair-se com expressões como "Tipo" sejam assim tão ofensivas (foi em relação ao cardeal? se foi não é seu superior, cardeal é apenas um título de um dos bispos--- se foi em relação a um governante, é porque não o considera seu superior...e olha pelo currículo aldrabado e sem experiência profissional de tantos...).
      Por isso não ponhas na minha boca coisas que eu não disse. só aleguei que era de um preciosismo desmesurado e (mais) uma manobra para denegrir um potencial adversário por parte de políticos com a colaboração dos O. d Com. Social.
      Por aqui fico.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Minhaquerida,
    Uma coisa te louvo: no meio de tanta desgraça consegues ter humor. Bem hajas!
    Quanto ao ministro vai fazendo o que lhe pedem, suponho.
    O Bispo, ou melhor, qualquer Igreja, pode e deve ter opinião sobre os problemas do País.
    O problema é que a Igreja Católica esteve muitos séculos ligada ao poder temporal. Como os traumas se arrastam, é sempre passível de criticas.
    Gostei da analogia com Jesus a expulsar os vendilhóes que se podem comparar aos Mercados. Muito bem pensado!
    Só que Jesus foi (é) perfeito, o que não acontece com nenhum mortal vivente,, mesmo membro de qualquer Igreja.
    Uma boa vigília, mas espero estar enganada, mas o pior ainda está para vir.
    Fico-me com a tua parte humorística, devias escrever para o Público, por exemplo.
    Porque não lhe envias as tuas crónicas? Podia ser que te arranjassem um cantinho e depois punhas uma cunha para tua assistente, que achas?
    Um beijinho, vou-me rir para outro post, já desisti de chorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como a Alergia hoje está "a banhos", respondo eu.
      Achas que os jornais, com tanto sete cães a um osso e tanto "colunável" na fila ia querer saber das minhas crónicas?
      Mass se alguma vez tal acontecer a minha "assistente" poetisa decerto que terá uma cunha minha. Em velocidade relvada, garanto! :)^
      Ainda bem ao menos que alguns se divertem com o que escrevo.
      Quanto ao ministro, se apenas faz o que lhe mandam por causa dos cortes, ao menos que não venha alegar hipocritamente que tais medidas são criadas para melhorar o ensino! Aumentar o nº de alunos por turma melhora o ensino? Despedir professores melhora o ensino? etc...
      E o que dizes da Igreja é verdade. Daí ter levado a tal enraizado anti-clericalismo nacional que também não ajuda ao desenvolvimento cultural. O bispo não é Jesus, mas como qualquer crdirtão tem o direito e também o dever de se indignar.
      E tens razão no teu palpite: o pior ainda está para vir. Daí o nosso apelo docente a que pais e restantes ciadãos se esclareçam também e fiquem alerta para o que está a acontecer à Escola das nossas crianças e jovens!
      Beijinho

      Eliminar
  3. O Público, desde a saída do Vicente Jorge silva, deixou de ser um jornal vertical!!
    E estas "encomendas" não são as únicas... nem muito menos as últimas!

    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mfc.
      Depois, apesar de tudo, José Manuel Fernandes tentou manter alguma coerência e independência e, mesmo quando errou, como nos iniciais louvores à Lurde rodrigues, acabou por dar a mão à palmatória e razão aos professores.
      Pois não são as únicas e está em calha um post sobre um textito de manobra da opinião contra os médicos,. só como outro exemplo.
      Beijos

      Eliminar
  4. Toda a razão e mais alguma margarida aliás o a Manel Pina escreveu uma excelente crónica com o poema da Shopia... segue-se no cardápio isto a ser concretizado é ignóbil...Corte da TSU pode fazer subir o IVA
    CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS PARA A SEGURANÇA SOCIAL
    domingo, 22 julho de 2012 | 01:23


    A eventual descida da Taxa Social Única (TSU) – contribuição das empresas para a Segurança Social –, a introduzir pelo Governo em 2013, poderá ser financiada pela subida do IVA nos bens essenciais. O Fundo Monetário Internacional admite um aumento das taxas mais baixas do IVA, de 6 e 13 por cento, de forma a compensar a perda de 840 milhões de euros a que a descida da TSU vai dar origem, avançou ontem o jornal “Público”. Entre os produtos que beneficiam destas taxas mais baixas estão a carne, o peixe, os cereais, os ovos, o leite, o azeite, os laticínios, os legumes e ainda jornais, livros, medicamentos e fraldas, entre outros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Buli!
      Só agora pude responder...
      O M António Pina é ainda das poucas vozes independentes que "cronica" por aí...
      Isso que contas das malabarices com as TSU e IVA é ignóbil!
      O que mais não andarão a cozinhar!
      tudo isto para se chorarem que o roubo dos subsídios era ainda uma bondade e que os malandros dos funcionários públicos e do T Constitucional é que são uns traidores à Pátria!
      Aumentar taxas sobre a comida e os livros e as fraldas das crianças e idosos... só nos faltava essa!
      já o ridículo de quererm as facturas por cafés...enquanto deixam os escritórios de advogados e construtoras cobrar sem recibo...
      Bestas e ladrões!
      grandes trastes!
      Bjo

      Eliminar