sábado, 14 de julho de 2012

Um Cognome não basta (Manif de Professores de 12 de Julho)

(c) Margarida Alegria (12 de Julho de 2012, Lisboa), in  blog "Alegrias e Alergias"
Difícil encontrar palavras suaves  neste momento,  senão  as que fazem eco das "etiquetas" que anexo. De resto, já expliquei que chegasse no post  imediatamente anterior, como em outros...
Este senhor(foto acima), todos os seus acólitos  do seu Ministério, o Governo a que pertencem, são autênticos Monstros vendidos ao poder Financeiro e seres sem espinha dorsal curvados às benesses que possam advir de um poder  mascarado e apátrida que nos tirou o que restava de soberania.
Podem os sindicatos terem criado um Cognome, para mais um Ministro "inominável" e sem palavra, mas já não há Cognomes que abarquem tanto desrespeito dos Governantes eleitos pelos cidadãos e pelo País que deveriam honrar e proteger acima de tudo! (e não os sugar  "para além da Troika" ou dar cabo deles "custe o que custar").
Como num ano  inteiro não tiveram qualquer respeito, também não terei pruridos  por esses senhoritos, autómatos  sem ideais nem verdade,  no que aqui desabafarei.
Destruir desta forma ,com a machadada ainda mais forte de todas, o que ainda ia segurando o Bom senso e a divulgação do Conhecimento no nosso Sistema Educativo, ou seja, OS PROFESSORES, enquanto, em simultâneo, resmas de governantes incultos e bu(r)rocratas vão desfilando , ano após ano, pelos gabinetes da  5 de Outubro, é não só um acto de agressão a um dos grupos mais qualificados do país, como um incomensurável acto criminoso contra a infância e a juventude de Portugal e, por extensão, contra todo o nosso Futuro nacional.
Que uns estrangeiros quaisquer, altos e que falam um Inglês atípico e macarrónico ,que só percebem de números e de moedas, vulgo "troikas",  mandem fazer isto e aquilo, inclusivé destruir um bom Sistema Nacional de Saúde e um Sistema Educativo que apesar de tudo ainda funcionava com muito mais qualidade que noutros países (julgam que os doutorados e bolseiros espalhados pelo Mundo são predominantemente gerados no "exigente" ensino Privado?! Estão redondamente enganados, suas... Amibas burocratas, seus  desgovernantes jovenzitos a cheirar a fraldas mas também a naftalina como velhos-precoces e a formol como cangalheiros de um belo País!)-- que estrangeiros que vivem em cofres  como o Tio Patinhas pensem assim,  já por si é aviltante....mas  ver decisões destas de quem se diz Português, de quem diz quer o melhor para o seu país, de quem fala em "metas de excelência" e "mérito", mas depois tira dinheiro e emprego a quem trabalha e a quem estudou para distribuir  mais benesses por uns boys de pacotilha  com diplomas sorteados em rifa e pelos eternos "donos de Portugal"?!
Não sabem mesmo o que andam a fazer! OU, se sabem , ainda são duplamente criminosos e traidores.
Seja como for, a VOSSA hora há-de chegar e, com a pressa com que andam em rapar os bolsos aos cidadãos de sempre, essa hora estará, --e espero  que esse acto de justiça não tarde--, mais perto do que pensam.
E isto inclui todos os "poltrões" e "poltronas" que, de uma forma ou de outra  antes  e agora se cala(ra)m,  estejam mais acima ou abaixo da hierarquia com que estrangularam a democracia  nas Escolas, ou  que ao longo dos anos foram sendo coniventes e colaboracionistas na implantação deste hediondo plano de Destruição da Escola Pública, pelo menos de há  oito anos a esta parte....(sinistra Lurdes, não estás esquecida!)
Despedir professores contratados ano após ano, há 10, 15, 20 anos?
Mandar concorrer e voltar a pedinchar vaga de horários a professores do Quadro de Escola, já  exaustos sacrificados ao longo das carreiras,  dizer-lhes ao fim de  20, 25, 30 anos de serviço ou mais que já não sobra horário para eles (enquanto se atucham turmas com 30 alunos em salas   onde cabem  mesas apenas  para 20 ou 22, num país que continua a precisar de melhorar os seus índices de escolaridade) ?! Não é nem Humano, nem Lógico, nem ao menos ..."Matemático"!
Solidariedade  e coragem a todos os colegas afectados, lembrando a quem não o foi que a lei do "salve-se quem puder" de nada servirá. Há mais que nunca urgência em tentarmos ser unidos: não podemos sucumbir perante mais estas "desmedidas"!
Voltarei mais logo, pois para já estou demasiado revoltada com o meu País que só nos sabe explorar os melhores anos de dedicação subvalorizada  e que cospe em cima dos seus educadores...
Por agora  deixo mais estas duas fotos, de entre os eloquentes e amargos cartazes da Manifestação dos Professores,  para que todos meditem e ACORDEM!
 Professores apáticos e restantes Cidadãos: ACORDEM!
Margarida Alegria (14-7-2012. in Blog "Alegrias e Alergias")



(c) Margarida Alegria (12-7-2012, Lisboa)


(c) Margarida Alegria (12-7-2012, Lisboa)

12 comentários:

  1. E, minha amiga, que será de nós?
    A educação é o pilar da sociedade.
    Estou a aguardar o inicio do novo ano letivo com bastante apreensão.
    Nem sei que pense.
    Os professores estão a ser atacados,mas há outras classes, menos expressivas, que já andam de rastos há meses senão mesmo anos.
    A precaridade do trabalho, de salários é aflitiva. Olha para os recém licenciados ou desempregados. Nem te passa pela cabeça as misérias que existem.
    Não acredito que fiquem por aqui, outras cabeças, ou classes, irão rolar.
    É tudo uma questão de tempo.
    Vais ver o que nos acontecerá quando a Grécia deixar o euro, não faltará muito...
    Um beijo, cheio de sonhos cor de rosa porque o acoedar nunca é dessa cor. Um beijo.
    P.S. Espero que estejas em forma, totalmente recuperada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocar todo um povo que trabalha em precariedade é muito estúpido.
      Só não ficam em precariedade os donos dos tachos. Contam assim ainda ter que pagar menos a quem lhes faz o pão ou os trata.
      Isto só lá vai com verdadeiro protesto nacional, sem ser à oredem dos sindicatos com as palavras de ordem do tempo da Maria cachucha!
      Agora as pessoas estão a banhos... mas já no ano passado tudo piorou a partir de Setembro. depois começaram as condescendências: ah.não acabaram com as PPPs pois ainda só estão há 3, há 4, há 5 meses... Mas para decidir mudar as leis liberaisd ou cortst os subsídios foi de lmediato, logo em Outubro!
      Não podemos esperar pelo pós verão de Novo, senão entretanto fabricam mais umas leis que entravem até a Constituição.
      Triste país: tão belo e com tanta gente com capacidade e apenas os bandidos acabam por governar...
      Um beijo

      Eliminar
    2. E não se consegue estar completamente em forema depois dsito...

      Eliminar
  2. Deixemos as palavras suaves e as meias tintas!
    Se não quisermos olhar lá para longe para os gregos, olhemos para os nossos vizinhos espanhóis... para podermos ser portugueses a sério!
    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, mfc!
      Os hermanos não estão com meias medidas e todo o povo reage!
      Amanhã há uma vigília às 19 nas capitais de distrito, nas respectivas Praças da república.
      Beijos!

      Eliminar
  3. Confesso que estou completamente por fora dos problemas educativos, mas avaliando os animais que circulam por aí, é notório que algo está podre no sistema educativo, quer no escolar quer no familiar. Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais ou menos assim, Rafeiro:
      quwrem que as escolas de educação de rafeiros que funcionavam bem nos vcanis municipais, apesar de pouco custosos ao país, sejam ainda mais baratos e com excesso de canídeos por metro quadrado, com os treinadores exaustos em horário ainda mais sobrecarregados. Assim dá-se o estouro final a este lugar, mas sobretudo para promover a concorrência desleal e amsi cara dos treinadores particulares, tantas vezes captados por entre os treinadores do ´publico.
      Assim criam uma escola de cachorros para os vira-latas e que não os conseguem dominar a todos e outra para os de suposton pedigree, com donos que possam pagar de forma exorbitante.
      Quem decide estas coisas acaba depois por arranjar uns tachos de administradores dessees lugares ou uns descontos especiais para os seus Lulus. O costume do resto das actividades do país que possam gerar lucro!
      Beijoca, Rafeiro! :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Beijinhos, gatita!
      Fiquemos um pouco tristes, mas levantemos a cara e... vamos dar luta! :)

      Eliminar
  5. Muito obrigada pela preocupação! Vocês são uns queridos!

    ResponderEliminar