sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Futuro ("à moda das Bestas")... está já aí... :((

(uma foto, colhida por aí, das manifestações "Occupy Wallstreet)
Nunca me preocupara muito com essa coisa de  vivermos num tipo de "sociedade capitalista". Sempre tive a noção que, mal ou bem, sempre precisámos de dinheiro ou algum sistema de troca, para a sociedade funcionar. O dinheiro não será um mal em si. Dos tempos de Escola. aprendi que a sociedade Ocidental a que pertencemos fez uma longa caminhada dos tempos dos castelos isolados para o da vida em cidades, com uma maior abertura social e comercial, com toda a complexidade que isso acarretou. Aprendi que passámos dos tempos mais obscuros do Feudalismo, dos suseranos todo-poderosos e dos seus servos da gleba semi-escravos, para o Capitalismo, com a afirmação de uma nova classe intermédia centrada no valor do trabalho e das trocas comerciais. Sim, a tal burguesia. E assim estávamos há uns séculos, com novas classes intermédias de transição, como a alta-burguesia, a pequena burguesia... Não era um sistema ideal, mas dentro de alguns parâmetros de decência  dos ideais posteriores da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade,Fraternidade) e com o desenvolvimento da ideia de Estado Social, que sobrecarregava de impostos mas em troca de melhores condições para todos--- Saúde, Educação, segurança social, estradas e transpostes públicos--. podia ser um sistema equilibrado, quando reforçado pelo sistema político chamado democracia. Pelo mundo fora, quanto menos democrata fosse um regime, pior era a qualidade de vida desse país.
Recentemente, alguns países como a China vieram inverter (e perverter) essas noções: oos chineses descobriram que podiam aliar capitalismo e desenvolvimento económico à continuação de um regime sem liberdade, totalitário.
Ora isso veio mexer com muitas cabecinhas "mal formadas" do Ociedente, ora pactuando com esses regimes e deslocalizando para lá empresas em troca de trabalho escravo (os servos da gleba actuais, amarrados não aos campos ,mas às fábricas), ora defendendo a ideia que o Estado Social Europeu e dos países mais desenvolvidos é "perdulário", "gordo", etc... e que os trabalhadores é que pesam nos custos das empresas e atrasam o desenvolvimemto e a riqueza (uma grande mentira propagada por "especialistas" patetas, portanto). O que  se pensarmos bem corresponde à velha história do homem que achava que o burro que lhe carregava as mercadorias é que era caro pelo que comia, deixou de lhe dar de comer, o burro morreu e ficou sem burro para os carregamentos. Gente mais estúpida não pode haver, mas continuam com largas horas de antena nas TVs e jornais.
Por outro lado, já que o trabalho deixou de ser um  valor em si, proliferaram os que enriquecem sem ser pelo trabalho, artificialmente, nas Bolsas de Valores e Internets. Que se arrogam credores de empresas que nem sabem o que fabricam ou cujos trabalhadores nunca conheceram, ou que fabricam  produtos que nem compram no dia -a-dia.
Isto para comentar o cartaz do idoso acima: o capitalismo, na busca doentia do lucro de uns poucos por desprezo ao bem-estar da maioria, realmente deixou de FUNCIONAR. Está caduco, corrupto e só está a levar ao empobrecimento dos seres humanos e à quebra da qualidade de vida. E não... não eram os custos sociais que "pesavam". Todos vemos e sabemos que o tal "Não há dinheiro" (PIM!) é uma frase falsa e demagoga: o dinheiro existe, não foge por frinchas do chão, está é cada vez mais concentrado em poucas mãos e , o que ainda é pior, tem ido parar às mãos de pessoas que não sabem o que é trabalho, nem o que são dificuldades, o que é viver do seu salário honesto.E que multiplicam o dinheiro real dos outros em dinheiro virtual que vai para os seus cofres. Há dinheiro, mas na mão de BESTAS, em suma.
Perguntei há tempos à  "minha" cabeleireira, mulher esperta e perspicaz, se sentia muito a quebra de clientes, por tantas professoras e outras pessoas que usavam os seus serviços terem passado a poupar nas idas mensais ao seu salão.  Respondeu-me, com sabedoria: sim, havia as clientes semanais que passaram a mensais, as mensais que passaram a ir raramente...mas por outro lado "havia aquelas a quem as crises passam sempre por baixo" e ainda (reparem bem) aquelas que passaram a ter muito dinheiro para gastar em cabeleireiros e não só. POIS... o dinheiro não se evola no ar, vai para algum bolso. Se o dinheiro não andasse assim a mudar de mãos, sob os "panos",  não existiriam crises.
Com tal iniquidade instalada e reforçada por governos ignorantes, cobardes, quando não cúmplices dessas jogadas, o pleno instala-se e há que tirar o pouco que muitos têm, nem que seja espezinhando-lhes os direitos.
Pois sim, em Portugal, país modesto e pacato mas de gente trabalhadora, está a levar-se para a frente essa destruição da Democracia, esse limitar da Liberdade de todos, o substituir da Igualdade pelo falso Mérito a disfarçar desigualdades e o fim da Fraternidade, substituida pelo Assistencialismo de um "favor" que se faz e não dos direitos Humanos e sociais que todos devem ter.
Portanto, o Capitalismo continua, desta vez em mau funcionamento porque se tornou "Selvagem" e sem leis que não só a do vale tudo para obter lucros. E o que é mais curioso é que se aliou a um regresso de um tipo de Feudalismo novo (as organizações sindicais não exageram ao chamar-lhe isso, como os "analistas" dizem!), com uma mão-cheia de suseranos que agora são grandes empresas todo-poderosas e os servos  da gleba mal pagos nos seus ofícios, mais ou menos qualificados, no que falsamente chamam de lei  de  oferta e procura do Mercado.
Faço aqui o balanço de algumas notícias recentes, todas dos quatro primeiros dias desta semana! E são apenas algumas dessas revoltantes notícias... (clicar nos títulos para ler o que elas dizem, nos jornais).
Ora espreitem e pensem:

"Novo código do Trabalho entra hoje em vigor" (ontem, "Diário Económico "dia 1-8-2012)
" O bê-a-bá do novo Código de Trabalho" (agência Financeira, 1-8-2012)
E lemos ainda  sobre outra "bela" promulgação, que, não se sabe como, tantos os Troikas como os  nativos seguidores alegam ser uma das medidas "fundamentais" para dinamizar o País e ajudar a pagarmos as dívidas  aos Mercados e  corrigir o défice (?!?!):
 Pois. Vai ser outra "fonte de riqueza" para uns, enquanto o país cumpre o objectivo de empobrecer "custe o que custar", ao permitir a hipótese de despejar até os inquilinos mais  idosos. Reparem neste excerto:
"Uma nota publicada no portal da Internet da Presidência da República diz que Cavaco Silva decidiu promulgar o diploma depois de o Governo ter dado publicamente garantias de que vai “assegurar a estabilidade contratual e a proteção social” dos arrendatários em situação mais vulnerável. A lei agora promulgada prevê a atualização das rendas mais antigas, incidindo nos contratos celebrados antes de 1990, e deverá afetar cerca de 255 mil contratos de arrendamento, segundo os dados que constam do Census 2011 do INE."
Daí os próprios jornais ironizarem, como faz Pedro Carvalho, no Diário Económico:
Recomendo a leitura de todo o artigo, mas deixo aqui em excerto uma amostra da gravidade desta promulgação(os sublinhados  a negrito são meus):
"O grande problema desta nova lei é que prevê um período transitório de cinco anos que protege os idosos, deficientes e carenciados, ou seja, a maior parte dos inquilinos que beneficiam de rendas congeladas. Passando estes cinco anos, ninguém sabe o que vai acontecer a estes inquilinos quando forem obrigados a pagar pelo arrendamento o valor de mercado, ou quando forem despejados das suas habitações.
A ministra terá dado a Cavaco garantias de que o Governo assegurará a protecção social dessas pessoas daqui a cinco anos e o Presidente da República, com base nessa "garantia", promulgou o diploma."

Traduzindo, essa parte da lei ainda não está decidida nem regulamentada. O habitual. Fica ao sabor da onda do Futuro.

Daí a cinco anos já Cavaco está a cuidar dos bisnetos na Quinta da Coelha (ou outra melhor que arranjar entretanto, como idoso muito poupado ao longo da vida que é e  foi e assim não sujeito às agruras desses gastadores que andaram  a viver "à-pala" dos outros e do Estado em tugúrios de rendas baixas congeladas). E a Ministra estará em novos voos do seu currículo, numa qualquer  Grande Empresa Público-privada agora sob alçada de medidas suas . Vejamos: pela simpatia que parece ter pela EDP, na tibieza  e  na ausência de amor ao património Natural reveladas no vergonhoso caso que opõe os ambientalistas e Unesco à EDP e a construção da Barragem de Foz-Tua, paisagem ímpar, parece-me que optará por algum lugar de  administradora (não -executiva) pela empresa do sr. Mexia e do sr. Catroga.
Os velhinhos e deficientes, esses, terão de passar por um duro crivo de comprovação oficial  da sua pobreza e serão deixados aos ventos dinâmicos e inesperados das leis do Mercado. Ou talvez não. Se confiarmos na palavra e promessas sempre seguras destes governantes.(cof cof!...)
Por estes dias já estamos a ver os resultados destes cortes desvairados (Não falo aqui no que se passou ontem com os dados de professores que graças a manobras sádicas do MEC vão para a Mobilidade,  assunto que deixo para outro post):
Não, não foi nenhum acaso infeliz. As regras de "austeridade" levaram o Ministério da Saúde  a obrigar ao racionamento os horários para os utentes, em muitas localidades país fora. O de Castanheira de Pêra, em vez de encerrar às 20h, como dantes, passou a fechar às 18h. Leiam a notícia(que é incompleta em relação à versão papel ou do Público para assinantes), mas noutra fonte pesquisei o seguinte:o senhor ter-se-á sentido mal, acorreu ao Centro no seu próprio carro, mas terá chegado uns minutos depois da hora...Foi encontrado já sem vida, dentro do automóvel.  Acrescente-se que  não é a primeira vez que se perde uma vida por ali, nos últimos dias, tendo os bombeiros acudido a alguém  que vivia no centro da vila. já tarde demais.
Revolta, sente o cidadão minimamente racional e sensível. Já o Ministro da Saúde deverá ter encolhido os ombros e rezado um terço por alma dos dois infelizes(ou até uma novena, pois dizem que no fundo é bom rapaz). Um outro governante mais acima da hierarquia até nos chamará de piegas por falarmos deste caso de puro azar. Pois é...quem mandou ao homenzinho viver numa terreola como Castanheira de Pêra ou outras das centenas condenadas a voltar à pobreza e desertificação? Quem lhe mandou sentir-se mal àquela hora e não  dentro do horário? Portugueses "bandalhos" e incumpridores!  Sentiu-se mal "acima das suas possiblilidades", pensou que a Saúde que os impostos que todos pagam era igual para todos, mas não.
 A ARS decidira que depois das 18h não compensava ter médicos ou sequer paramédicos naquele CS. O homem foi perdulário e... não deve ter entendido o sentido patriótico do sacrifício nacional. Em troca, foi ele um dos  milhares ou milhões de cordeiros imolados no Sacrifício ao deus-dinheiro, mas isso já não interessa a quem decide estas coisas.
Ficamos também a saber que, ao contrário do Sol, a Austeridade  dos últimos anos quando nasceu não foi para todos:

(Já nem  falo dos outros dos escândalos de os cortes dos subsídios da Função Pública não foi aplicada a todos...)
E de entre estes Turbo-gestores, salienta-se um  caso:

O mais curioso é que o cavalheiro em questão "desvaloriza o assunto" (pois, para ele ganhar mais ou menos uns milhares não faz diferença...) e  alega até desconhecer essa totalidade de cargos(!!!), que isso resulta de ser accionista nessas empresas.
Não venham dizer que estas notícias são movidas pela Inveja lusa. O que isto escandaliza é pelo desequilíbrio social, a falta-de-vergonha na cara e o sabermos que nem um génio da Lâmpada poderia gerir bem todas essas empresas. Enquanto isso, tantos licenciados e doutorados que se vêem obrigados a emigrar neste país ingrato, nação madrasta para a maioria...
No entanto, com alguma consciência de Justiça social e equidade, poderiamos ter algumas realidades resolvidas de outro modo. Vejam um exemplo:

"Apoio social- Rede Europeia Anti-Pobreza quer casas para sem-abrigo
Aos mais pobres e aos sem-abrigo deveria ser permitido ocupar edifícios devolutos que, com "um pouco de vontade política", poderia abrigar milhões de pessoas. Os Estados poderiam ainda aumentar os impostos sobre estes imóveis para terem uma fonte de receita, propõe a Rede Europeia Amti-Pobreza, no 11º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza que decorreu em Bruxelas, na Bélgica. "
(Público. 31-7-2012- texto completo)

 Transcrevi a notícia completa  e breve da versão em papel. Mas para saber mais, procurar online aqui:


Ai... isso seria promover os "okupas" e tal... Pois. É preferível ter  as casas entaipadas  e a cair e entregues à delinquência , à bicharada e ao risco de incêndios. No tal país onde assim se prefere a arrendar casas ou restaurá-las. Era preciso mudar as leis e serem mais arrojadas e coisa e tal... Não vi regras criadas para a penalização dos donos de casas devolutas, na nova lei das rendas. Mas posso estar enganada.
Isto são ideias de "perigosos anarcas"... ou e "comunistas"... Enfim, depois admirem-se com o ressurgir dos extremismos Europa fora. Está mais que estudado que sempre que aumenta o equilíbrio de direitos sociais e de bem -estar da sociedade, os "comunismos" e  extremismos diminuem nos países que assim  se desenvolvem.
Os nosso indigentes (em destreza cultural e sensibilidade) desgovernantes, pelo contrário, optaram pelo regresso ao Feudalismo. Mas o  novíssimo "Feudo-capitalismo", claro, pois  no fundo a vida é uma constante espiral de continuidade... no retrocesso.
(no entanto penso que há pormenores dos tempos feudais que não gostariam de ver ser-lhes aplicados um dia  a eles, pois não? Como nos casos do que os povos, após as guerras, faziam aos "personagens" autores   de traições...)
Margarida Alegria (2-8-2012. in blog "Alegrias e Alergias")
Nota: este post devia ter saído ontem, dia 2 de Agosto, mas o editor do Blogger portou-se mal..

8 comentários:

  1. Margarida Alegria
    Espero que as nossas vozes se ouçam mais e mais e mais...antes que seja mesmo tarde. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, João!
      Mas alguns colegas, tontamente, pensam que ao serem "salvos" agora já se safaram e é tudo muito "normal", compo diz o outro! Temos de desmistificar a manipulação que foi feita para conseguir estes números. mas querem transmitir, até já em jornais, que estes 13 mil estão a "tirar vaga" aos 40 mil contratados! :((
      beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Temos de conseguir , Anabela! Com formas originais que não nos despristigiem mas que provem que os professores não são nenhuns totós aqui a deixarem que destruam as Escolas!

      :))

      Eliminar
  3. Gostei muito de ler Margarida, é preciso desmistificar sem dúvida! Limpar bem a areia dos olhos de todos, mas temos que ir mais longe, porque está a acontecer isto a Portugal e à Europa?
    Quem deseja o nosso empobrecimento e retrocesso usando a criada da Merkel como capataz, chefe do imperialismo Europeu?
    Os EUA têm o seu dólar para cuidar e o mundo todo para mandar, têm-no porque também têm o FMI, fazem as guerra disfarçados de libertadores "rebeldes", misturam-se na Primavera Árabe para matar os seus alvos com mais perícia. Enchem o mundo com o boato do perigo da economia chinesa, que ainda é um país de organização comunista, e como há animais mais iguais que os outros, há uns que ressaltam dos burocratas do estado para fazer uns negócios(..)
    Enchem os Países de dívidas, criam-lhes necessidades que não têm, para depois se endividarem (a lógica do capitalismo)!
    Têm uma casa para fazer notas quando precisam, mesmo com uma dívida de 300%, mas é deles!
    Fora da Europa todos os negócios são feitos em dólares e ai quem prevaricar, entra-lhe um exercito por casa adentro à procura de armas de destruição massiva ou outras.
    Destroem a soberania dos povos acabando com a democracia, põem os bancos e a alta finança a governar e a manobrar uns palermas que pensam que são governantes e não lacaios.
    É isto que temos que desmistificar, lutar pela nossa soberania e mandarmos nos destinos do nosso País!
    Temos que mandar à vida "esta" UE, e os seus tratados castradores e queremos uma solidária de países independentes!
    Rasgar os memorandos que só nos endividam e sufocam mais , que engordam a banca a troco dos sacrifícios dos direitos e impostos dos contribuintes.
    Desmistificar que existe dinheiro nos cofres dos estado (pagamos impostos) para pagar ordenados, não há é para buracos BPN e recapitalizar a Banca.
    Temos que desmistificar a inevitabilidade que temos que "andar sempre de mão estendida", e que pudemos ter educação, saúde, segurança social!
    E temos que parar a sangria de privatizações de sectores chave da nossa economia (CGD, Luz, Água, Tap, etc...) para ainda perdermos mais soberania e ficarmos sufocados até definharmos completamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Õbrigada, Isabel!
      E obrigada igualmente pela tua análise arguta!
      Realmente estamos todos a ser os elso mais fracos de um jogo a nível global que é impiedoso...
      Concordo e penso que os EUA, com essa jogada, acabarão a ser "comidos" pela China e outros países emergentes. Aliás, o problema de grande desemprego actual nos EUA é fruto do que recentemente costataram: a maioria das empresas de raiz americana já não tem fábricas em território nacional, estão todas deslocalizadas pela Ásia, etc
      Quanto a nós, temos de desmistificar o que pudermos a nível nacional e combater da nossa forma e com tácticas inovadoras (que os surpreendam) esta estratégia de empobrecimento de Portugal!
      Se em cada país todos se unirem, não há táctica de 1% que destrua todos os 99%!
      Obrigada mais uma vez pela tua visita iluminada.
      Beijinhos! :)

      Eliminar
    2. Neste momento,e pelo que vemos pela UE deavinda e egoísta e pelo que acontece aos mais fracos como a Grécia, julgo que um total rasgar do memorando com a Troika é que seria opção.
      O Gaspar dizer-lhes, como diz cá dentro:
      --querem que paguemos dívidas com estas usuras e imposições à soberania? Não há dinheiro! qual das três palavras não entendem?
      E a troika, como entende a palavra "dinheiro", até ficaria com receio do gasparzinho... :P
      Mas estes nossos governantes são da loja dos 300!Vendidos e de fraca qualidade :)))

      Eliminar
  4. Margarida

    A China real tem uma organização comunista, há uns, que fora dos burocratas fazem uns negócios. O perigo da economia Chinesa é mais um mito criado para assustar os incautos.

    ResponderEliminar