domingo, 8 de janeiro de 2012

Cartoons: frases e passos do Ano de 2011

                                ((c) Margarida Alegria, Janeiro de 2012)
Outro Cartoon, este sobre uma das frases polémicas do Ano de 2011. Pela boca do próprio Primeiro Ministro, PPCoelho, e que resume qual a sua filosofia (?) política ultra-neoliberal: que devemos empobrecer primeiro, para depois "renascermos das cinzas", como país, como a ave Fénix mitológica.
Resta saber se, depois de  PPC aconselhar a  empobrecer e a emigrar quem não quer empobrecer e definhar por cá,  restará alguém para aumentar a produção do país, como desejava o ministro Álvaro (pondo-o até como condição para voltar a aumentar o mísero salário mínimo que temos!).Se restará alguém, ou sequer os seus ossos para essa "resurreição" milagrosa.
Restarão talvez aqueles políticos que mais nada sabem fazer, bem como os tachistas, os boys e bóias... decerto que nada de criativo e produtivo pode sair desses "cérebros", normalmente de meninos amparadinhos e sem uma ideia para o bem de Portugal.
Depois não se queixem se, em vez dessa Fénix, brotar uma explosão social dessas cinzas, por aqueles que não tiverem mais nada a perder. Por vezes bem gostaria que acontecesse a estas "luminárias" insensíveis aquilo que acontece no romance "o Príncipe e o Pobre" de Mark Twain, onde essas personagens , "sósias", trocam de lugar, aprendendo o Príncipe o que era a vida e a miséria do seu povo. Só assim  veio a tornar-se um melhor governante. Era esse o milagre político que eu desejava para 2012(ao menos!), já que para rotativismos inconsequentes de quem se deixa mandar pelo exterior já temos que baste...
(há mais cartoons na calha. Entretanto, comentem estes aqui, reajam nas opções abaixo do post e votem na sondagem deste blogue,  na coluna ao lado direito. em cima)
Margarida Alegria (8-1-2012, in blog "Alegrias e  Alergias")

Sem comentários:

Enviar um comentário