quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ADORNAR Portugal-Concordia...

(Barco de papel gigante, do artista conceptual Frank Bolter- ver reportagem AQUI)
Nesta tragédia do "Costa Concordia", surge-me sempre à ideia uma Analogia. Já há cartoons pelo Mundo a associar o patético e triste naufrágio do gigantesco paquete ao naufrágio da UE ou da Economia internacional, barcos também quase ingovernáveis. Eu vejo muito de perto a imagem do naufrágio do nosso país, Portugal. E passo a explicar.
Segundo o inquérito sobre o insólito "adornamento" do luxuoso navio de cruzeiro, entre a costa da Toscânia, Itália, e uma tal ilha de Giglio, as primeiras conclusões de todos inclinam-se para alguns aspectos, que de seguida intercalo com a situação análoga do drama de Portugal.
VEJAMOS PORTANTO:- que o "erro humano" terá sido o facto de o capitão ter autorizado, contra todas as normas de segurança e de bom-senso, que o paquete desviasse a sua rota legal, para se aproximar perigosamente das costas da referida ilha;
- O mais recente "capitão" de Portugal foi sem dúvida o ex-PM Sócrates, que, em erro (des)umano, levou o país a aproximar-se perigosamente do nível de endividamento acima de qualquer bom senso; esbanjara recursos em empresas de amigos , magalhães-style e programas simplex, querendo exibir aos outros o quão "moderno" era o navio "Concordia- Portugal", passando rente ao que podia e não gastar, esquecendo que poderiam surgir rochas traiçoeiras de crises económicas inesperadas;
- que estava longe de ser a primeira vez que tal manobra de risco era levada a cabo, tanto nas viagens do Costa Concordia como nas de outros navios, para agradar aos habitantes e turistas de Giglio, para alimentar a vaidade dos destemidos navegantes e para proporcionar maior prazer aos passageiros e tripulantes do cruzeiro;
-Antes de Sócrates, os restantes governos e governantes não estão isentos de culpas, quer o "homem do Leme" Aníbal Cavaco Silva, da época das vacas gordas do "navio", quando este viu "aumentados" os andares e as condições de luxo, mesmo com pequeno "Calado", quer os anteriores que não estudavam os dossiers ( corajosos capitães de nomeada, como Soares, mas que deixavam a condução do navio à responsabilidade dos seus "Imediatos" e ao sabor das ondas), como os governos entre os comandantes Aníbal e Zézito, alguns dos quais que também desertaram antes de completado o cruzeiro (dizem que para navios ainda mais requintados, tipo "Queen Elizabeth II") e um ,até, que foi lançado borda fora ...;
- O capitão, nauta experiente, terá provavelmente conseguido minorar os danos, à ÚLTIMA DA HORA, aproximando o navio ainda mais da costa, para que a evacuação (salvamento dos náufragos) pudesse ter maior sucesso;
- Sócrates, à última da hora e com a "corda na garganta", lá acabou por pedir ajuda internacional, ao FMI, BCE e UE, a famosa "troika", embora sem já poder evitar vítimas;teve de ser uma manobra apressada e prejudicial, aceitando tudo os que as "equipas de socorro" troikianas impuseram, dando cabo do "navio" em três tempos e continuando a fazer muitas vítimas;
- O capitão fora eventualmente avisado por outros (responsáveis de capitanias...) de que estava demasiado perto de costa;
- Várias vezes Sócrates fora avisado que os seus PECs 1, 2, 3 e 4 só adiavam o desastre, aconselhado( por oposições,sindicatos, analistas, economistas, alguns seus "tripulantes" mais atrevidos, outros cidadãos) a retomar alguma rota mais segura da economia e das políticas do país ;
- O capitão, pessoa visivelmente vaidosa, demonstrou assim grande irresponsabilidade, pela inconsciência revelada e pelo risco que correu, de forma infantil,com milhares de vidas humanas que tinha a seu cargo, relegando-as para segunda prioridade;
- Sócrates, pessoa comprovada e visivelmente vaidosa e egocêntrica,-- apenas tendo a preocupação com o seu próprio poder dentro do partido (PS) e do País (insistindo em se recandidatar, perante a cegueira da sua tripulação e a incredulidade dos passageiros-vítimas)--demonstrou a sua imensa irresponsabilidade, pela inconsciência governativa que revelou e pelo risco que correu, com o dinheiro de todos, de forma infantil à moda mimada de " menino de oiro", com mais de 10 milhões de cidadãos que tinha a seu cargo, embora, no fundo, só se preocupasse com as suas bóias de salvação, digo, com os seus "boys" de salvação subservientes;
- O capitão, consumado o rombo (de 50 metros) no casco e consequente "adornamento" do navio, tratou de se "por ao fresco" e, ao contrário das normas e princípios de honra dos marinheiros e comandantes, fugiu do Costa Concordia algumas horas antes de os últimos sobrevivente serem resgatados;
- Sócrates, chumbado o seu novo PEC , fez birra, demitiu-se, perdeu a reeleição nas legislativas antecipadas e tratou logo de se pôr ao fresco, para Paris, alegadamente para estudar filosofia e ciências políticas na Sorbonne, na prática conseguindo assim evitar escutar de perto as críticas dos "passageiros" e da sua tripulação e tentando escapar às várias acusações judiciais que já acumulara;
- O capitão, ao ser confrontado com os seus actos, negou ter abandonado o navio, quis deitar as culpas para terceiros, reclamou até ter sido herói ao provocar o encalhar do navio;
- Sócrates desde logo deitou as culpas do naufrágio para terceiros: a Assembleia da República/Oposição, Passos Coelho/PSD por não ter querido "dançar o tango" do PEC uma vez mais, nos vastos salões de baile construídos no "Concordia-Portugal", para "dar bailinho" aos portugueses, os próprios ingratos portugueses que não haviam entendodo a sua coragem, a determinação e o seu "patriotismo"; recentemente resolveu testar a memória dos portugueses, vindo comentar como "analista especialista em economia(?!)-- LER post deste blog AQUI-- a criancice que era querer pagar a dívida;
-Outras pessoas tiveram de proceder à organização dos resgate dos passageiros: alguns dos tripulantes mais conscienciosos, mas sobretudo os próprios passageiros, num total "salve-se quem puder", lançando-se à água a nado ou tentando desbloquear os barcos salva-vidas;
- O "salvamento"/resgate da dívida portuguesa está longe de ser consumada, mas outros tiveram de a executar: a troika, o novo governo de Passos Coelho, mas sobretudo, o sangue e suor dos portugueses que vivem do trabalho, o BOLSO dos portugueses bem como os seus direitos laborais conquistados a custo até aí; está a ser um autêntico "salve-se quem puder", com uns poucos a conseguirem alcançar os "botes-salva-vidas" dos tachos, dos off-shores, do virar-de-casacas, do ao menos manterem o seu emprego em troca de não protestarem e outros lançaram-se às águas turvas e revoltas da Emigração, aconselhados até pelo novo capitão improvisado(PPC) e seus imediatos, que também não sabem bem o que fazer, ou aliás, sabem que terão de seguir a cartilha de umas manhosas regras de segurança escritas por terceiros, mas cujas consequências, metáforas e má tradução não sabem interpretar;
- O rombo no casco fora causado por rochas submersas, eventualmente não sinalizadas nas cartas de marear, ou assim alegado pelo capitão;
- O rombo no casco da nossa economia foi causado por sucessivas más governações e por políticas destrutivas dos sectores produtivos de Portugal, surgindo rochas aguçadas de credores, de selvagens especuladores da bolsa e fraca união da Europa e, sobretudo, por rochas afiadas e perdulárias de imensas clientelas(supostamente "privadas" para certas coisas) e de políticos corruptos alimentados pelo Erário Públicos vazadores de "combustível-riqueza" do País (as "cartas de marear" da Constituição não as previam!);
- Uma das consequências mais graves do naufrágio será agora o desastre ecológico,que por estes dias uma empresa holandesa está a tentar minorar , devido ao risco de vazamento dos milhares de litros de combustível que enchem os porões do navio;
- O desastre do nosso navio, bem como de outros igualmente conduzidos de forma imprudente é profundo e levará décadas a sanar, tal como um desastre ecológico, com vazamento de dinheiro ,de cérebros, de investimento e de mão-de obra... São "estranhos" a Portugal ( e aqui incluo o estrangeirado novo PM, Passos Coelho, tão ignorante da realidade e dificuldades dos portugueses, tão irresponsavelmente precipitado e mais preocupado em agradar ao estrangeiro, à directora da capitania Merkel, no que ele classifica do ficarmos bem vistos "lá fora") que vão tentar minorar os danos, e o mais curioso é que alguns dos que poderão lucrar indirectamente serão TAMBÉM uns holandeses...;
- Outra consequência será a necessidade de voltar a rever a capacidade de segurança (embora já tivesse todo o tipo de modernos sensores electrónicos), nomeadamente vindo a aumentar o CALADO (parte do navio que fica abaixo da linha de água) de navios deste porte, provavelmente pouco profundo e que permitia aventureirismos;
- Depois de "casa roubada, trancas à porta", diz o ditado. Agora querem criar normas de segurança, aumentando o "Calado" dos países com tendência para se endividarem e de se aproximarem vaidosamente das costas de ilhas paradisíacas, para ostentarem fausto e pompa, apitando "modernidade" com suas sirenes agudas de propaganda desbragada (como faziam Sócrates e seus ministros); a Herrina Komandanten Merkel até queria colocar máximos de percentagem de endividamento nas Constituições...mas com o tempo tudo acabará em águas de bacalhau e de novo virão ciclos de conduções perdulárias e de naufrágios;
- para já somam-se alguns mortos e algumas dezenas de desaparecidos e a maioria das vítimas estará entre a parte da tripulação mais humilde, que viajava nos andares submersos do Concordia... (quem paga, é sempre o "mexilhão"...)
- para já somam-se já mais de 2 milhões de portugueses abaixo do limiar de pobreza, 20% de crianças na miséria, 40% de crianças em risco de pobreza, cerca de 13% de desempregados, milhares de vítimas a emigrar para águas de outros países, onde vão ser tão ou mais precários que cá, ou aonde encontrarão o Eldorado de onde JAMAIS desejarão retornar; cada vez mais gente a depender das instituições de solidariedade e até estas a falir; milhões de trabalhadores com menos direitos, salários menores e cortados /roubados e empregos mais precários, perda de casas , menos tempo para as suas famílias, mais gente alienada, mais doentes a não poderem pagar remédios,menor assistência de saúde , de educação e da segurança social, mais gente a não poder comprar o essencial, mais cidadãos vítimas da criminalidade crescente, menor qualidade de vida, vida mais cara nos bens essenciais, leis inconstitucionais....e nos "andares submersos", aqueles que já viviam abaixo do nível de pobreza a serem os primeiros a pagar com a vida, aumentando a gente a viver na rua, graças às medidas dos inaptos e insensíveis "salvadores" (outrora como o Barco "Queen Elizabeth" gerido pelo leme arrogante da Madame Thatcher...)... em suma, no navio "Portugal-Concordia", mais uma vez quem se está a "lixar" é o mexilhão que com dificuldade se agarrava ao casco... :((

Para que não se esqueçam e para que não venham a cair na asneira de elegerem, no futuro, este senhorito, capitão-vaidoso com nome de filósofo,para o que quer que seja ( nem mesmo a Associação recreativa de apreciadores de corridas de caracóis ou o Instituto Português de Inglês-técnico) eis aqui a foto para memória futura, qual folheto pregado em esquadras de polícia, à espera que seja capturado e levado a julgamento (ao menos o do "Costa Concordia" foi preso sem delongas!).
                          WANTED (ALIVE):
(uma das últimas vezes que o "cidadão José Sócrates" foi visto por Portugal, quando os portugueses resolveram "correr com ele"... desde aí não parou e tem morada incerta, o que tem dado dissabores aos tribunais)
Pronto, creio que devem ter entendido a Alegoria, que detalhei na medida do que me foi possível. O barco gigante de papel construido por Frank Bolter deve ser mais seguro que aquele em que se transformou Portugal...
Desculpem o alongar...mas foram e continuam a ser anos e anos de naufrágio... :((
"Alergia" (19-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

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