domingo, 22 de janeiro de 2012

Rigorosa análise eleitoral (PARTE 1) do Concurso de Blogs do Aventar ( 2011-1ª eliminatória) ;)

A foto acima simboliza o dar largas à alegre frustração da equipa deste blogue, pelos  alérgicos resultados alcançados na primeira eliminatória no Concurso Blogs do Ano 2011,  generosamente organizado pelo Aventar. O miúdo parece resmungar: "Eat my shorts! Grrrrr..!!!"
Ora VEJAM AQUI os resultados finais em todas as categorias.
Frustração porque, apesar  de o "Alegrias e Alergias" não ter grandes esperanças em chegar ao grupo dos cinco apurados para a fase seguinte, em QUALQUER das duas categorias para as quais estava proposto (explicámos já isso tudo neste post AQUI), há dois dias que vinha a melhorar a votação e , na categoria "Blog Revelação(nascidos em 2011)", estava já em 8º lugar ( como explicámos neste Post AQUI). Assim ,tendo terminado em SEXTO lugar (6º ou 7º, já lá vamos) com simpática meia centena de votos certos, foi uma autêntica sensação de morrer na praia.
Mas, enfim, ficámos na excelente companhia de belíssimos blogs que têm vindo a enriquecer a blogosfera nacional e que também se viram excluídos neste apertado crivo. A vida continua.
Eis aqui os resultados  dos cinco apurados em cada uma das duas polémicas categorias:
HUMOR
1- WeHaveKaos InTheGarden, com 17% dos votos (17,3)= 273 votos
2-Rafeiro Perfumado, com 10% dos votos (9,76)= 154 votos
3-Não Compreendo as Mulheres, com 9% dos votos(8,75)= 138 Votos
4-Imprensa Falsa , com 9% dos votos (8,62)=136 votos
5- Arcebispo de Cantuária, com 6% dos votos(5.83)=92 votos
 (o "Alegrias e Alergias ficou em 12º lugar, entre 31 concorrentes, com 35 votos/2,22%, empatando em total igualdade um chamado... "Xiça Penico"....)
O blog ´"The pink Shrink", com 169 votos (10,71%) foi excluído, por se verificar que não cumprira o regulamento, pois é escrito em Inglês, embora seja português. A questão gerou polémica, foi anunciada uma readmissão que ,a se verificar, passa o nosso blogue para um azarado 13º lugar e à hora deste post ainda não se sabia a decisão final.
BLOG REVELAÇÃO (nascidos em 2011):
1- Standars's anda People, Pá!, com 18% =344 votos
2-Pensar Lisboa, com  15%= 280 votos
3- Tapas na Língua, com  14% = 275 votos
4- Ainda que os Amantes se Percam.... com  13% = 234 votos
5- Come Chocolates, Pequena, Come Chocolates, com 5% = 92 votos
( o "Alegrias e Alergias" ficou em 6º, com honrosos 2,68% =50 votos,num total  de 36 concorrentes, suplantando apenas por um voto o "Forte Apache". O último da lista foi um surpreendente "Também Jogamos Sapato", com um blogger tão distraído a ... jogar sapatos que obteve... 0 votos=0%!)
Para repimpado azar do nosso blog, também nesta categoria houve uma expulsão polémica, mas a meu ver completamente lógica: um tal "2 dedos de Conversa" estava concorrente, embora tivesse  sido criado há muito mais tempo que não em 2011. Como comentei no "Aventar", que depois o resolveu readmitir, criando seis finalistas, visto que esse blog tinha 93 votos/4,98%, tal readmissão, a ser levada a cabo, deveria ser noutra categoria que não o BLOGUE REVELAÇÃO. Já viram se até ganha? Seria o mesmo que termos um Catroga, pese embora a semelhança, a concorrer ao concurso "Bebé do Ano"!!!
Além de que isso passaria o nosso 6ª lugar para 7º. Não que adiantasse para apuramento, mas, seja em que concurso ou divertimento for, injustiça é injustiça! Já viram o Ben Johnson, que se calou caladinho durante a corrida de que  estava dopado... protestar e ser readmitido depois do teste anti-dopping? Pode ser forte a comparação, mas acho que já temos injustiças que cheguem no país.
A organização do Aventar não é telepata ,  teve muito trabalho e confiou na verdade das inscrições feitas... Já basta alguns blogs que no primeiro dia (primeiras horas!) de votações já tinham estranhas centenas de votos, apesar dos sistemas anti-batota... Agora termos um blog de andarilho e algália a concorrer com os blogs-"infantes"? :))

Passo em seguida a analisar , com rigor e isenção, os resultados obtidos em geral e em particular nesta primeira eliminatória. Porém, para não dizerem depois que estamos a ser juízes em causa própria e que estamos aqui, com belas cores e auto-promoção, a falar de "nós nós nós"... damos primeiro a palavra às nossas habituais comentadoras blogosféricas em Estúdio. Havia os politólogos e os tarólogos, há agora os "blogólogos", neste caso  blogólogas e que passo a apresentar:
- ALEGRIAS, redactora-chefe do jornal semanal "Graxa-à-Situação" ;
- e ALERGIAS, directora da revista "Isto é só Gatunagem!";
 "Alegrias e Alergias" :Boa tarde, caras comentadoras. Como analisam estes resultados na globalidade?
ALEGRIAS:  Boa tarde. Vou ser muito breve. Por um lado, estes resultados das Primárias, dão-nos imensa alegria, pois são uma vitória para a Blogosfera!  Mostrou o seu dinamismo e de como todos podemos ter um desígnio Nacional, podendo agora, finalmente, desenvolver a produtividade dos blogs, criar leis de liberalização laboral dos blogs, na tal flexibilização que permita termos a relação blog/posts equivalente aos países nórdicos e ao Japão, onde os bloggers se capacitam que devem comer e dormir ao pé dos computadores (há um termo Japonês que não recordo agora, foi de estar horas a analisar os dados!), vivendo para os computadores, morrendo até heroicamente junto ao computador! Assim, com esse exemplo e também com tarifas cada vez mais altas dos serviços de Internet, promoveremos a pobrez... digo, o progresso de um Portugal arrojado e moderno, com uma blogosfera que vá para além da troika! Se a troika quiser que a Net seja "enSOPAda", deveremos fazer não só uma lei SOPA mas : a lei SOPA , a lei "PIPA" , a lei, sei lá, PAPA ("Posts  de "Avençados" Posts Aprovados"), esmagando sem piedade toda a liberdade de Expressão, se essa for contra a flexibilização dos posts às decisões do Poder e contra a produtividade de Graxa ao Poder instalado! Por outro, foi uma perda de tempo para a economia do país, pois, com isto do Aventar querer ser muito democrático, em contraste com outro concurso de pessoas conceituadas que havia por aí, acabou por aceitar toda e qualquer inscrição e fez listas de posts com nomes de fazer benzer deus nosso senhor e com Categorias que, da nossa parte, são um autêntico convite à preversão e desvio moral do povo ignaro. Por exemplo(não deixem as crianças ler isto , por favor) : categorias como "Literatura, Poesia..." ou um escandaloso tema "Educação" ou "Humor", ou ainda "Artes/Expressão artística...". Um escândalo! Estão doidos ou quê? Por que caminhos querem levar as nossas mentes ao tentarem  divulgar blogs obscenos assim, que deveriam estar na clandestinidade?! E repare (só mais um minuto, por favor, para terminar o meu raciocínio...) mesmo as categorias de Actualidade política e Blogger do ano, por exemplo: deviam ter maior triagem! Como encontrar credibilidade em comentadores políticos que não os autorizados nas nossas televisões e outros OCS, que não pessoas devidamente inscritas em partidos, sublinhe-se partidos POLÍTICOS /P-O-L-Í-T-I-C-A... está a ver? Só  deviam ser permitidos  ao povo blogs sobre desporto, digo,  futebol e pouco mais!
Bem... o mal está feito, muitos blogs de eleitos  e senadores ficaram de fora ou porque não concorreram ou porque ficaram cá para baixo, um escândalo!, e lá se deu a oportunidade aos pequenitos. Enfim... tudo bem! O Aventar teve a imprudência de não chamar a Polícia de choque, com a sua flexibilidade de cassetete e a sua produtividade de prisão de pacíficos, mas... vá lá! Eles vieram, concorreram com os seus cartazezitos e postezitos e pronto... tudo muito ordeiro , vá lá...  Enfim, não se pode suspender a democracia, não é?Uma pena!  O dia chegará, se Portugal ainda for mais arrojado e mais troika!
ALERGIAS: Ora estava-se ,mesmo a ver que vinha aqui só ouvir asneiras! Este concurso foi uma farsa, tudo no país é farsa, o Aventar fez este concurso a queimar pestanas e paciência, dizem uns, mas EU SEi LÁ que presuntos e  prebendas receberam em troca... e permitiram a inscrição a toda a gente, isso é certo, mas mais uma vez ganharam alguns do costume, anda tudo a postar,  postar ,à pála do Blogger, do sapo ou do Wordpress! E sabemos lá como foram contados os votos? Aquilo foram votos a mais para alguns, que ultrapassam o número dos seus amigos de Facebook e votos a menos para outros, que têm bem mais audiências que aquilo! Tudo a mesma fruta, a mesma caldeirada, como dizia a canção! E quanto é que isto custou aos bolsos dos Portugueses?Ai nada? Ai nada? Com o tempo veremos!!! Repare no nome da empresa que fornecia os boletins de votos , no Aventar: uma "Puff Dragon " ou "Puff Daddy" ou lá o que era ...mas que credibilidade tem uma empresa desse nome? Ai é "Polly Daddy"? ainda para mais!  Um nome também ridiculo e a incentivar a votação perdulária e despesista! Quem é essa Polly/Poll afinal? E há aí nepotismo, não? às tantas  esse daddy é pai de alguma blogger concorrente e que se limitou a fazer colagem de textos no blog, como a outra(filha daquele ex-ministro...)? E "Aventar" ... outro nome suspeito! Demasiadamente próximo de "Avental", cá para mim! Ai é de ventilar e vento e ... pois! é cá um arrepio de suspeita que me suscita, tudo a mesma caldeirada!.. ai acabou o meu tempo? a Alergias  teve mais! Isso é um roubo! Termino: que adianta ao país um concurso desses? Deviam é emigrar todos e deixar-me a mim a resmungar aqui que era melhor para  a Economia do país... Ai como é que eu depois governava o país? Não me pergunte, que o meu trabalho é ser blogóloga... não  o ser blogueira ou bloguista ou blogger ou lá como vocês dizem... ! Mas que maçada! Não poderiam ter posto a Judite ou o outro mocito jeitoso a moderar esta tr....
"Alegrias e Alergias" : apenas tempo para comentarem a ABSTENÇÃO, cujos números não estão apurados.
ALEGRIAS- Bem, a abstenção, que deve ter sido bastante, visto que muita gente lê textos de blogs, algumas pessoas comentam, mas poucas parecem ter votado, apesar de tudo, explica-se assim: os portugueses estão muito confiantes no Aventar e em quem quer que tenha sido eleito. Portanto até acho que todos os blogs que não foram apurados deveriam ser extintos, pois os portugueses demonstraram que o que precisam de ter é futebol e telenovelas! A leitura deve ficar pelos editais, pelas etiquetas da comida e contas de electricidade (que já têm muito que ler, eh eh, muitas alíneas pequeninas...). O povo  já está educado que chegue e preferiu ver TV para se educar sobre as realidades do país a ver programas dos Gordos e dos outros gordos, aqueles sentados em sofás, dos segredos...e depois trabalhar trabalhar nas fábricas e escritórios a bem dos especulad... do nosso país e, sobretudo, para dar boa imagem do país lá fora aos nossos credores, à senhora Merkel e aos mercados nervosos!
ALERGIAS-  A taxa de abstenção, ainda desconhecida (e pergunto: O que nos ocultam afinal? Por que  razão não a calcula o Aventar???) , é uma  pouca-vergonha total e uma prova de que o país, exceptuando o blogosférico, mas também o blogosférico, continua meio adormecido! As pessoas gostam de consumir blogs, mas quando chamadas ao seu dever cívico vão apanhar banhos de sol para as fotos do Facebook, ou andar de patins nas estradas da Net e esquecem que cada voto conta!!! Uma pouca vergonha! assim, belos blogs continuarão ignorados, alguns lá tiveram o justo apuramento por algumas pessoas mais conscientes, mas outros , mesmo sem estarem a concurso, continuarão a ter maior voz em combates de blogs e dirão até que a blogosfera morreu e que tuitar é que está a dar! Mas que raio é isto de TUITAR??? é um termo muito tutti-frutti, que se consegue dizer apenas de boca fechada e "tui" tui"... ridículo! parece aqueles que assobiavam aos empregados de mesa, lá está!! vai tudo dar aos aventais!!! Outro dia explicaram-me, mas parece que tem um limite de letras ou palavras, pior que os SMS... no fundo pelo que percebi uma TUITADA é uma espécie de piropo ou "boca" lançada, que, em vez de as meninas prudentes  virarem costas ou darem um estalo ao maroto, leva-as a SEGUIR quem diz o piropo, imaginem!!! O mundo está perdido! Está mesmo tudo ao contrário e só dá alergias!
__________________________XXXX_____________
Bem  depois de escutadas as nossas blogólogas residentes, passarei a fazer a minha própria análise, muito pertinente e no estilo habitual depois de um breve intervalo para... visitar blogs, ir à casinha, tuitar, o que quiserem. Grata pela atenção. Até já.
AQUI A PARTE 2 (e última) da análise, a minha análise...
Margarida Alegria (22-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

11 comentários:

  1. Eheheh... análise absolutamente científica! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar acabar a segunda parte, onde malho nos concorrentes que ficaram à minha frente, ehheheh!
      ... e faço propaganda aos que vão concorrer à segunda fase! :)))

      Eliminar
  2. Grelhada não fiques triste com os resultados.
    São uns imbejosos!
    Para o ano,há mais.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou triste, Magalhães! :)))
      Estas pequenas coisas da vida servem sempre para desencadear análises mais abrangentes às grande s coisas!
      Agora desculpem vou ali chorar... Buáááááá´!
      :))
      Vou nada, vou é acabar a segunda parte e cer se ainda tenho tempo para retocar os cartoons do Cavaks...

      Eliminar
  3. Obrigada, amigos! :))
    Anabela, haverá segunda parte, a minha própria análise, mais sucinta! Agora é tarde, sai dai a bocado, mas amanhã poderão lê-la!:))

    ResponderEliminar
  4. Olá, Margarida!
    Mas que bem-disposta que a menina é!
    Gostei da análise. Usando as suas palavras, também o "Acordo Ortográfico: O que muda?" morreu na praia (6º lugar a 4 votos do 5º). Como as expectativas não eram elevadas, não foi mau.
    Para animar, aconselho o petisco que recomendo na mensagem publicada ontem no http://acordo-ortografico.blogspot.com
    Saudações blogueiras,
    António Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , António!
      Só agora li o seu comentário!
      Obrigada pela visita a este cantinho.
      Realmente, o seu morrer na praia ainda foi mais "dramático" do que o do "Alegrias e Alergias"!
      A boa disposição às vezes tem de ser auto-imposta. Na situação trágica do País e do mundo, mais vale "fingir" estarmos mais animados do que ter outro tipo de fingimentos, como aqueles que magoam os outros. :))
      Vou espreitar o seu blog, que não conhecia e já o colocarei no meu "blogroll", embora avise desde já que sou "militantemente" anti- Novo Acordo Ortográfico...
      A "Alergia", minha co-laboradora, chegou a escrever até uns três ou quatro posts de combate ao AO,em 2010/2011, num blog em que colaborava, o "Uma Aventura Sinistra".
      Votos de uma excelente semana e... apareça sempre! :)

      Eliminar
  5. Quanto ao concurso... paciência! Para o ano há mais! :))

    ResponderEliminar
  6. Sendo "militantemente" alérgica ao Novo Acordo, ter juntado o meu blog ao seu "blogroll" ainda tem mais significado! O "Alegrias" já está "linkado" ao Acordo Ortográfico (ao blogue e não ao acordo propriamente dito...).
    Esclareço que o blogue tem como objetivo apenas a divulgação de informação e instrumentos que possam ser úteis a colegas, amigos e internautas em geral. Ou seja, tenho uma posição pragmática em relação ao assunto. A emoção, paixão, fervor, etc., está tudo concentrado no meu clube do coração, que este ano está ir tão bem! Que clube? Ora essa, o Benfica, como é óbvio!!! Não me diga que é do Sporting ou mesmo do Porto?!
    Boa semana para si também!
    Quase me apetecia desejar já bom fim de semana para escrever sem os hífenes e espicaçar essa alergia ao NAO... Mas não, seria excessivo!
    AP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de o visitar e comentar! :)
      vou começar a aproveitar as tais cascas, daquela receita!
      Quanto ao blogroll... cabe sempre mais um, quando é interessante e com uma missão honesta!
      Quanto a Futebol... não ligo muito. Simpatizo com o Porto, quando é perseguido. Coisas de quem tem instinto protector... geralmente dos mais fracos, não é o caso, com o Porto, mas também dos que me parecem por vezes incompreendidos mas com valor. Por vezes descubro que afinal não merecem assim tanto a causa,mas não me arrependo de ser assim, paciência.
      No futebol, sou pela selecção, quando joga bem e calha de a ver jogar.
      Boa sorte para o seu benfica ;boa semana, também, ou, para já, em total anti-AO:
      bom resto de Terça-feira e boa Quarta-feira, neste espeCtacular mês de Janeiro que ninguém pára, de facto! :)))

      Eliminar
  7. Gostei do último parágrafo! Mas facto mantém o c, contrariamente ao que se diz por vezes! Como o pacto. Acho muita graça ao MEC (antiacordo também) quando ele diz que Acordo "é um pacto que sabe a pato". O que o MEC não sabe é que eu crio patos (com milho, trigo, couves...) e asso-os como ninguém. E se o Acordo soubesse aos meus patos, até a Margarida, tenho a certeza, se lhe rendia...
    São ou não são bons argumentos?
    P.s. Muito bem o anti-AO, de acordo com que preceitua o texto do Acordo: colocar sempre hífen a seguir a prefixos colocados antes de siglas, estrangeirismos ou nomes próprios. Fim da lição 1! ;)))

    ResponderEliminar