quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Aprovado o novo caixão de Portugal
domingo, 27 de novembro de 2011
Património Mundial: CAMANÉ "Sei de um Rio"
(Camané "Sei de um rio"- 2008)
Que esta distinção da UNESCO sirva para ajudar a conservar o que já foi feito neste mundo do Fado , como a manutenção e pesquisa dos seus arquivos (lembro, por exemplo, o ressuscitar daquele fado de Amália, censurado pela Pide, de nome "O Medo", outro dos poucos que aprecio muito) ou o incentivo aos novos valores.
sábado, 26 de novembro de 2011
Há cérebros de esquerda e de direita?
"BINVENUE DANS LA NEUROPOLITIQUE":
Não sei observar isso. Só sei que este artigo me pôs os neurónios um tanto em ebulição! ;))
Enfrentar os desafios da vida: que fazer?

Exageros de diagnóstico nas dislexias e similares
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Até ao momento, ele vive eternamente (Freddy Mercury)
Chavões em destak (ou: esta jornalista e um carapau de corrida são o mesmo?)
O que os torna ainda mais "acarianos"(vide: ácaro) no que às alergias que provocam, é o facto de muitas vezes virem impressos em milhares de exemplares,em difusão alargada, enquanto tanto bom livro é condenado injustamente às prateleiras dos monos. Um bom exemplo de que este Mundo não é mesmo justo.
Um dos maiores desse fatais enganos costumam ser os brilhantes (cof cof) editoriais de uma tal (jornalista?) Catarina Carvalho, no Notícias Magazine, que não nos cessa de surpreender com as suas visões do mundo e do país! Lembro-me, a título de exemplo, de como defendeu já que seguissemos o exemplo dos chineses (economicamente!!!), ou de como se devia imitar a cabeleireira dela, a trabalhar até aos feriados (para a atender a ela...), ou de como um dos mais graves factores para que há uns meses estivessemos a baixar de "rating" para as famosas agências era porque... SIM PASMEM( oh mas que profunda teoria!)... porque as "Poor and fitch and moodys an dingdong and standards and bastards and Co." que nos "ratam" viam que os portugueses não queriam trabalhar, porque(tcham tcham!!!)... o modelo de avaliação dos professores havia sido então suspenso no Parlamento!!!
Estive na altura para escrever sobre isso noutro blogue, mas depois meteram-se assuntos mais importantes na calha.
Bem, queria o antigo PR dizer, no fundo, que as pessoas e os seus direitos eram mais importantes que o dinheiro e as finanças. No fundo, o que muita gente defende: a vida do país e das pessoas não é só feita de "dívidas" aos "nervosos mercados". A vida das pessoas não é só feita de trabalho nem de dinheiro. O dinheiro e o trabalho devem servir as pessoas e não o contrário. Há que ter outros valores, como o tempo para si, para a família e amigos, o lazer, uma felicidade equilibrada.
Se era esta a intenção de M. Soares ao dizer aquilo, concordo. Concordaria I. Stilwell?
Dizia ela, que em princípio sim. Mas depois começou num relambório de que "o dinheiro representa a realidade e por isso não é infinito nem chega para tudo"(sic). Que era lamentável o aumento do desemprego, mas que o dinheiro não estica nem é "mágico ou infinito" e que não há dinheiro e que há que "saber fazer escolhas"(sic) no que se gasta que é preciso optar " entre as finanças e o tratamento de uma doença ou de outra"(sic! sic!) bláblá e blá e que era preciso entender que "Não podemos estar todos felizes ao mesmo tempo." (sic sic sic!!!!!!)
Nem sei por onde começar, a não ser no dizer que provavelmente poderia distribuir estacas virtuais para segura os queixos que possam ter caído, como aconteceu ao meu ao ler isto pela primeira vez. Imagino o quão satisfeitos os senhores dos mercados bolsistas" devem ter ficado. Ganharam mais uma porta-voz para as suas ideologias doentias. Pois Isabel S. pôs a "mão na ferida" , corajosamente explicou aos mais pobrezinhos que este é um mundo onde reina a bela lei do mais forte economicamente, a realista lei da selvajaria especulativa, onde NEM TODOS PODEM SER FELIZES AO MESMO TEMPO! Pois não! Apenas os bons jogadores com dinheiros privados e públicos. E que sabem "fazer escolhas", desde que tenham um bom corrector e saibam manipular os boatos financeiros! E que se se tiver de escolher entre as finanças dos Bancos, coitados, cheios de lucros e bons cobradores de taxas, entre pagar as contas das agências de rating ou do FMI e... a asma dos filhos ou o cancro dos pais (uma ou outra doença, enfim, paciência)... claro que há que sacrificar os segundos! Porque o dinheiro não é "mágico nem infinito"... a não ser quando é para fazer dinheiro a partir do dinheiro, em especulação bolsista, isso é outra coisa!
Só apetece levar a ironia ao máximo, perante estas teorias infelizes! Já não bastava o papelão dos ministros que nos levam a todos para o cadafalso da bancarrota e ainda vêm jornalistas com alguma rodagem defender o primado do dinheiro, na estranha aritmética de que:
PESSOAS = DINHEIRO
E sublinha a ideia no período final do texto, que deve ser o "tour de force" inesperado que tanto gostam de dar às crónicas, mas que considero que mais adequado seria chamar de "punch line", como se de um texto de comédia se tratasse. Aí vai (e repare-se no tom paternalista que demonstra o que perpassa em todo o texto):
"E é por tudo isto que pessoas e números não se podem dissociar, nem dizer que uns devem estar à frente dos outros, porque são o mesmo."
Até podia concordar com a primeira parte e acho que nisso também pensava Mário Soares, por contraste com os contabilistas funerários que agora nos desgovernam : não podemos dissociar os números (do dinheiro) (da vida) das pessoas.
Mas na segunda parte há uma guinada para,digamos, uma espécie de falso silogismo que mete dó.
Resumindo o editorial de I. S. num silogismo falso que parece construir:
-As pessoas precisam de dinheiro para viver
- O dinheiro é igual aos números e não é "elástico"
- LOGO: As pessoas são o mesmo que os números (dinheiro)
(ou estarei a ler mal?)
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Delícia para iniciar o dia : I Wanna Singa - Owl Jolson
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Fez ontem um ano!
sábado, 19 de novembro de 2011
WHAT?! - Um candidato da Manchúria à portuguesa?!

Humor: uma Justiça fofinha! :)

Mas a notícia salientava, citando o Boletim Informativo do CSM, mais uma vez com um gosto um tanto "picante" que vai afectando até os jornais mais sérios, que um detalhe que realçava o estado de degradação psicológica do dito magistrado fora o ter chamado "fofinha" a uma ré, ao anunciar ,no final de um julgamento, que estava "absolvida a ré fofinha" (sic)!!!!
Li isso na altura e fiquei triste, pois é sempre de lamentar ver uma carreira acabar desta forma e fui pensando no que já teria "moído" o dito juiz, ao longo dos anos, para chegar a esse ponto.
Ele há coisas, como diziam os nossos avós,... do "arco da velha"! :))
(e não, ainda não chegámos à "silly season", nem sequer ao Um de Abril!
Políticos "em papas": para infantilizar ainda mais a nossa democracia?

quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Novidades maravilhosas: Pedro Osório - O Beijo do Sol
( Pedro Osório, "O Beijo do Sol", in "Cantos da Babilónia", 17 -11-2011)
Popotices 1 Ensino Especial 0
Conclusão, agora que estamos em rescaldo de euforias futebolísticas, nesta nova jornada entre burocracia dos podres poderes Versus Cidadania / Direitos da Crianças, o resultado é:
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Passes de transportes: primeiro velhos e crianças?

Mas ocorre-me acrescentar também: acaso acham que a idade é apenas "um posto", que os idosos no mundo e no nosso país em concreto têm uma vida maravilhosa, com belas reformas e cheios de saúde? Não merecem algumas benesses que os impeçam de ficar fechados em casa, já que andar em "charters" turísticos no Brasil já não é acessível?
E ainda me recordei das imagens de idosos que já vi em transpostes públicos: aquele casal de idade que o que quer é arruinar o País e não fazer sacrifícios pelo BPN e pelos especuladores, fingindo que apanha o metro para ir à única clínica médica onde ainda há acordo com a ADSE, esse oportunismo descarado dos Funcionários públicos, que descaradamente descontam uma boa fatia do seus salários para esse sistema! E pergunto-me que o velhinho composto, de olhos tristes e corcunda afinal não é mais que o "Ebeneeezer Scrooge" português, que anda nos Transportes por puro oportunismo, pois se calhar tem nas gavetas montes de acções (falidas) da antiga Torralta, uma colecção de velhas moedas e dizem-que- é-mas-é-um- milionário-mas-depravado pois adora andar nos TP, de preferência em horas de ponta, para sentir o doce odor-corporal e a gente, e depois voltar com essa recordação para o seu palácio com o seu mordomo Jarbas, onde depois saboreia um Porto e recorda deleitado os palavrões que escutou e as pisadelas que levou, até que lhe apareçam , como costume(ó, tédio!) os malditos Fantasmas dos Natais passados e dos Natais Futuros, a azucrinar-lhe a paciência!
c) que nas zonas de interior, muitas empresas e carreiras de autocarros só existem durante o período Escolar, o que os outros habitantes aproveitam para usar, satisfeitos;mas que o fim destes descontos irá acabar com muitas destas carreiras, isolar mais estes jovens e também os habitantes de muitas aldeias? E sabiam ainda que esses jovens só podem usar esses autocarros "dentro" do seu horário oficial de estudantes, o que muito dificulta todo e qualquer tentativa dos mesmos em ir à escola para actividades extra-curriculares?

sábado, 12 de novembro de 2011
Massacre de Santa Cruz foi há 20 anos
(Santa Cruz- Cemitery massacre - 12 Novembro 1991-"Rushes "originais)