sábado, 19 de novembro de 2011

WHAT?! - Um candidato da Manchúria à portuguesa?!

(imagens de "O candidato da Verdade" e de "O Candidato da Manchúria")

A propósito da recente demissão de António Borges do FMI, o famoso António Borges, o eterno putativo ministro das Finanças que nunca o chegou a ser, o constantemente citado como salvador da nação, o iluminado e estrangeirado especialmente versado no mundo dinheiro, já se fala por aí na hipótese de estar a ser preparado para substituir os nossos actuais governantes, se estes se espalharem muito para breve.

Observando o colocar, sem eleição pelo povo, de tecnocratas apontados como luminárias para o fim da crise, os heróis que vão por tudo na ordem, arredando os incómodos políticos para o caixote do lixo -- já temos Mario Monti em Itália e Papademos na Grécia, só para começar, "golpe" executado numa escassa semana-- já nem digo que tal não possa ser ideado, coisa que há alguns meses todos julgariam execrável, ignóbil e impossível...

Não que os patéticos políticos não se tenham posto a jeito, especialmente o clownesco Berlusconi, não que os nossos, todos tão obedientes qual cordeiros para a matança, não se estejam também a colocar a jeito.

Mas virmos também a ter o nosso "Candidato da Manchúria" (ou ele será já PPC?), como no filme do mesmo nome, onde um candidato "fantoche" robotizado e comendado à distância é posto à frente dos EUA, com a firme convicção de que o candidato "perfeito" seria o dirigido pelos cientistas e não um ser político imperfeito... isso é de ARREPIAR!

O filme teve várias versões, sendo as mais antigas ligadas a um enredo mais conspirativo vindo do lado de lá da cortina de Ferro, no tempo da Guerra Fria e o mais recente(com a tradução meio tola de"O candidato da Verdade"), protagonizado por Denzel Washington (não , não faz de Obama nem de mau, mas é o bonzinho que investiga tudo), é mais abrangente, focado na hipótese das conspirações anti-sistema democrático... manipulando a democracia. De facto, o tal candidato é eleito, " honestamente", sem que ninguém se aperceba que é apenas um bonito modelo comendado por um "chip".

A ficção pode ser por vezes fantasiosa, mas que é muitas vezes profética, é caso provado em numerosos exemplos. Daí de dizer por vezes que "a Arte salva" o Homem, poi o faz ver para além da realidade palpável.

Bem podem dizer que o nosso A. Borges não é um robô acéfalo, longe de mim tal qualificação, mas representa realmente o típico nunca eleito TECNOCRATA. E o facto de também ter tido a sua experiência e cultura financeira a trabalhar na Goldman-Sachs,forte raiz da crise global, e agora no FMI, também não ajudam a tais suspeitas. E de português, na verdade, também não lhe deve restar muito, àparte os genes e o nome, não acham?

O certo é que se demitiu, alegando motivos pessoais, mas depois com notícias de que se incompatibilizara com as estratégias de C. Lagarde. E a Europa está em ebulição e em dança das cadeiras como jamais visto. Com cadeiras passadas para os ilustres traseiros de "assépticos" tecnocratas, da confiança das instituições financeiras mundiais e da "Herrina" Merkel.

Dá de facto para cogitar... E continuar a ver este panorama muito negro.:((

"Alergia" (19-11-2011)

1 comentário:

  1. Este filme além de ser engraçado deixou-me a pensar sobre a hipnose, os seus efeitos e como isso afeta a sociedade. Eu passei alguns minutos procurando por filmes e programas de TV sobre o assunto e encontrei-me com O Mesmer HBO série original dirigido por Alex Gabassi , onde é estrelado por Leonardo Sbaraglia.

    ResponderEliminar