sábado, 26 de novembro de 2011

Há cérebros de esquerda e de direita?

Já sabiamos que há o LADO ESQUERDO e o LADO DIREITO do cérebro e que cada um dos lados "dirige" diferentes funções do nosso corpo e das nossas acções.
Mas agora os neurocientistas vêm revelar-nos uma nova pesquisa.
A de que somos mais "DE ESQUERDA" ou "DE DIREITA", consoante a configuração específica do nosso cérebro!
Isto pode trazer algumas respostas quanto ao que ontem se debatia, em jeito de brincadeira, algures por AQUI e no Facebook. :))
Em Londres, a  aquipa  de neurologistas  do Dr. Ryota Kanai  submeteu um grupo de estudantes a um inquérito, submetendo os seus cérebros, em seguida, a uma R.Magnética.
E o que descobriram estes investigadores?
 1º- O cortex pré-frontal  ("Cortex cingulare antérieur"- traduzi bem?) , que regula a GESTÃO dos CONFLITOS  e da INCERTEZA é MAIOR nos  "LIBERAIS" (a ESQUERDA, nos países anglo-saxónicos;
2º- a amígdala cerebral direita, correlacionada com a GESTÃO do MEDO,  e a "Insula", ligada ao DESGOSTO, são  BEM MAIS DESENVOLVIDAS nas pessoas "CONSERVADORAS"( de DIREITA).
Mais uma vez esta interessante novidade surge num pequeno artigo do nº 232 da revista "Sciences Humaines" já referido:
"BINVENUE DANS LA NEUROPOLITIQUE":
Desta vez tem link, mas farei aqui uma pequena síntese de algo do que diz a seguir:
é um facto que os "liberais"/esquerdistas são frequentemente mais abertos à mudança do que os "conservadores". Embora ainda por desenvolver, estas pesquisas realçam a coexistência de duas hipóteses: 
- por um lado, as zonas do cérebro  desenvolvem-se desde a nascença, ainda antes de haver   qualquer consciência política, devido a factores genéticos ; 
- por outro lado, as escolhas políticas feitas por cada um ao longo da vida acabam  por "modelar" as zonas em questão, através do fenómeno da plasticidade cerebral.
E ainda mais fantástico (mas por outro lado assustador!):
APENAS através da medição  dos volumes da Amígdala e do Cortex pré-frontal,o Dr. Kanai e a sua equipa  foram capazes de PREDIZER, com um grau de exactidão de 3 em 4... a ORIENTAÇÃO POLÍTICA de cada estudante!
E o a artigo interrroga em seguida sobre como se poderia avaliar a população dos indecisos, a do chamado "Voto flutuante"...ou de como conhecer a verdadeira tendência de opinião dos líderes que andam por aí! Mas é ler no original.
Eu tenho outra reflexão: será que , com a sede de avaliar e medir e pré-avaliar as crianças como tudo o resto e fazer "rankings" escolares... será que no futuro teremos Estados totalitaristas a tentar separar os estudantes consoante os que poderão ser bons "líderes" das suas hostes?  :(
E por outro lado a avaliar quem melhor podem controlar através do medo?
Não é assim tão fantasioso! Lembro que proliferam já por aí as "Escolas de Líderes" e os meninos que andam a ser preparados, longe da "reles populaça" para serem os futuros líderes em todas as áreas....:((
E, como sabem, mal uma classe social se impõe no poder, logo trata de criar as balizas que ajudem a distinguir a raça, ou, como diriam pesquisadores anglo-saxónicos, a "breed" e o "pedigree" de cada um. Se já há quem faça isso no dia-a-dia, por puro preconceito, quanto mais tendo a neurociência a dar uma ajuda? :(
Bem, alguns dirão que devo estar com a tal zona do cortex um bocado volumosa, outros dirão que tenho a Amígdala ea ínsula muito  medricas  e "desgostosa", respectivamente... Podem escolher! :))
Não sei observar isso. Só sei que este artigo me pôs os neurónios  um tanto em ebulição! ;))
Margarida Alegria (26-11-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário