domingo, 6 de novembro de 2011

Depois de Lurdes, o "Dilúvio"!!!!



(reportagem da Sic)

O Verão tardio deu rápido lugar a um Inverno precoce, com súbito baixar das temperaturas e aguaceiros imprevisíveis.

Os alunos, que há escassas semana iam de calções e mangas cavadas à Escola, passaram às galochas e guarda-chuvas e o calor infernal nas salas deu lugar às ventanias, telhas levantadas e baldes a aparar água. Foi assim um pouco por todo o país. Foi súbito, mas não inédito. Pelo menos nas escolas do Norte, Centro e Interior, é uma situação quase banal, embora, desta vez, intensificada.

No entanto ,algumas escolas foram alvo de reportagens, especialmente no Eixo da capital.

Na reportagem acima, destacam-se duas escolas: a Miguel Torga, em Sintra e... a super-hiper-mega-célebre Escola da Vialonga.

A minha surpresa vai para com esta. Segundo a sua (também célebre )directora, há um ano que as obras de requalificação planeadas pela Parque Escolar foram suspensas, por falta de financiamento. Esperando , portanto, pelo restauro,a escola, nesta mudança chuvosa de Outubro para Novembro, viu-se alagada -- e ,pelos vistos, a degradação crescente dos pavilhões da Escola já a condenava a tal situação-- , salas de aula ficaram inundadas , centenas de alunos foram enviados para casa e até foi preciso chamar os bombeiros.

Como disse? (ora bem, "Rewind"....bzbzbzbbz...) Quer dizer, HÁ UM ANO que o financiamento parara para obras fundamentais numa escola com 20 anos e...então, a Senhora Directora não se queixou?!
Ora bem, deixem-me fazer as contas... sim, há um ano ainda estava Dom Sócrates e Dona Alçada no poder. Então vejamos: esta Directora tornou-se famosa nas TVs, em Prós e Prós da Fatinha, defendendo e apoiando as políticas de Dona Lurdes, a Sinistra e da sua desorientada sucessora. Para tudo a Escola de Vialonga era dada como modelo de escola TEIP (aquelas escolas de intervenção prioritária , em meios problemáticos), para tudo a Directora da Escola de Vialonga era chamada a opinar, para tudo tinha compreeensão, tudo estava bem, no Reino de Sócrates e de Dona Lurdes, as "reformas" impostas no Sistema eram todas hiper-mega-imprescindíveis e bem feitas e assim Dona Lurdes e Dona Armandina iam dando as "mãos" uma a outra, numa cumplicidade frutuosa, no meio do protesto generalizado das Escolas,no País, contra tais políticas chocantes.

Há um ano, portanto, a senhora Directora não chamou as Tvs a protestar, mostrando o estado degradado da Escola e ou reclamando a urgência das obras. Há um ano estava tudo bem, pelos vistos.

Agora, tendo mudado a cor do Governo (e nem o estou ,com isto, a defender), já protesta, já mostra os tectos a desabar...

Ah, já entendemos! Há apenas um ano, para esta senhora, havia "determinação"à bruta, mas era "o melhor dos mundos", do "Dr. Pangloss", nem que se sofressem verdadeiros terramotos assassinos na Educação em Portugal. Agora,parafraseando outra célebre tirada... "Depois de Lurdes, o Dilúvio!"! :-P

Quanto à primeira parte da reportagem, com entrevista a alunos da Miguel Torga, hã, hum... só tenho a dizer, tipo, que o Miguel Torga deve ,tipo, virar os ossos na campa e essas cenas, tipo, caso escute os jovens de quem é "patrono", tipo, um escritor bué da fixe que dá nome à Escola, tázaver? e fique a saber que choveu muito, lá fora, não dentro da Escola, tipo, assim montes de chuva, que foi emocionante pois desta vez choveu LÁ FORA, tipo, no exterior, o que é surpreendente, tipo, mesmo mau, e depois que sairam e viram toda aquela água no chão, TIPO, onde ela tinha caído, tázaver? água da chuva cair NO CHÃO! e assim depois muita água cair do telhado cá abaixo, assim, tipo catarata, e ficou tudo molhado... MAS QUE EMOÇÃO! Coisa estranha e rara!
Caso para perguntar: a Miguel Torga, tipo, ali por Sintra, fica , tipo...num deserto?

"Alergia" (5 de Novembro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário