quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Popotices 1 Ensino Especial 0


(publicidade natalícia-Popota 2011)

Como seria de prever, tudo tende a piorar, neste cantinho à beira do Atlântico, especialmente no que às finanças toca, com a tendência para os cortes a eito e para o retrocesso civilizacional.
Uma das notícias do dia foi o anúncio do corte "colossal " e "hediondo" (dois adjectivos muito em voga, mas neste caso bem adequados) nas verbas do Ensino Especial e não só, pelo MEC. Aqui:
O Ministro  N. Crato já veio dizer  na Assembleia  que não é bem assim, mas o que é certo é que os cortes  nestas áreas  têm sido constantes e  com nuances múltiplas, desde os governos socretinos do "saudoso" secretário Valter e a sua "limpeza" CIF. E dizem as mesmas notícias  que, por outro lado, as Direcções  Regionais vão ver aumentada  a sua verba.  As tais  DREs que iam ser extintas... Pois.
Pessoalmente, não tenho em grande conta  as dres nem em utilidade nem em eficiência. Pese embora a seriedade e valor de muitos dos seus funcionários, no que às suas cúpulas diz respeito tem sido apenas um trampolim político e/ou um lugar para tachos amigos.Não decidem,não respondem a dúvidas ou reclamações e servem principalmente como um bom pano para polir botas do poder da tutela e, mais recentemente, dos todos poderosos Directores, invertendo qualquer senso e hierarquia que deveriam representar.
Conclusão, agora que estamos em rescaldo de euforias futebolísticas, nesta nova jornada entre burocracia dos podres poderes Versus Cidadania / Direitos da Crianças, o resultado é:
Popotices 1... Educação (Especial)... ZERO!
Agora o que faz o anúncio da Popota aqui (talvez o mais irritante de sempre da série e do que pela Tv anda), adivinhem, ou recordem-se... PISTA: onde é que neste país reinaram as "popotices", para além dos anúncios natalicios do hipermercado?
Pois... e pelos vistos, continuam a reinar, mudem as moscas, ou as popotas... :((
De resto, prevejo que, não tarda, essas outras "popotas", numa da ideologia dominante do uso da   Caridade (e, ressalvo, acho  o Banco Alimentar e outras iniciativas meritórias, mas não um substituto para a acção social do Estado!) para colmatar a pobreza "inevitável" passarão a fazer assim:
Por cada mil Euros que estes centros popoteiros receberem do Erário Público, este hipermercado falido em que se tornou o Estado oferece,vá lá... 1 Cêntimo para os meninos da Educação Especial e para o Leite escolar!Por isso, portugueses, contribuam generosamente! Paguem impostos e ofereçam salários, para as cotizações para popotices sejam mais fartas e... ah pois, para ajudar os pobrezinhos e mais fracos.

Sem comentários:

Enviar um comentário