domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal 2: As Estrelas caem do Céu. Os Amigos não...


("It's A Wonderful Life", de Frank Capra- "Do Céu Caíu Uma Estrela"- cenas finais)
Na sexta-feira à noite passou na RTP1 o clássico filme de Frank Capra, "Do Céu caíu uma Estrela". A história do idealista "anónimo"  George Baley , que, cansado de ver a vida sempre a andar para trás, cheio de problemas económicos e não só, maltratado por pensar primeiro nos outros e a prova viva que o mundo parece andar ao contrário, tantas vezes parecendo castigar os bons e beneficiar os cruéis,... tenta o suicídio. De resto, já devem recordar-se. Um velhote, anjo temporariamente suspenso do Céu,impede a desgraça e fá-lo reviver o seu passado e também ver como ficaria o mundo dos outros à sua volta, se ele desaparecesse. Esse anjo tem por missão salvar George e assim ganhar o seu par de asas.
Aqui (acima)estão as cenas finais (desta vez sem acrescentos de internautas! :)).
O mais importante, a mensagem de Clarence, o anjo:
"Lembra-te, não é pobre aquele que tem amigos."
Às vezes duvido da verdade dessa mensagem. Raramente acaba tudo tão perfeito como neste filme, com os amigos a surgir de todo o lado a provir com o dinheiro que George precisava, para não ir para a prisão. Mas também ele já não se importaria de ir, pois descobrira o que era mais importante do que esses sarilhos.
Por vezes os amigos não se apercebem do sofrimento dos outros, não por maldade. mas pelo corre corre da vida. Outras vezes são poucos os que surgem por iniciativa própria a dar a mão em tempos de crise.
A mensagem do anjo deveria ser ao contrário, pois foi isso que aconteceu a george Bailey: ele tinha amigos, porque ERA AMIGO, sem se aperceber até. Ou seja, não ficava só à espera que os OUTROS se preocupassem com ele, mas preocupava-se com os outros, tantas vezes se esquecendo de si. Como quando teve todos aqueles gestos de atenção e coragem em criança. Como quando contagiou os outros com o seu entusiasmo e até ingenuidade. Com a sua alegria de viver.
A mensagem deveria ser: Nunca é pobre QUEM É AMIGO.
Verdadeiro. Ser-se amigo não  é dizer a alguém "Confia, confia, sou teu amigo!" (pois...) e depois, quando uma "pancada" dá na cabeça, trair essa confiança dizendo em público algo que se lhe confiou de muito pessoal e até grave. Isso é traição, estúpida e vil. É porque se andou a querer a confiança de alguém para depois ter mais poder sobre essa pessoa e melhor manipular, do cimo de uma superioridade tonta e inexistente  (era tudo uma grande mentira?!) . Não é amigo quem disse maravilhas e elogios de alguém e depois, para impressionar novos "amigos", tantas vezes desconhecidos cibernéticos, se insulta essa pessoa publicamente e ainda se dá os ares de ofensa!Mas issoé coisa de doença grave, até posso entender. Só isso explica... Não é amigo, se depois diz que deixa de ter amizade, como se a amizade não fosse algo a ser construído e fosse um mero interruptor.Não se é amigo quem toma o que é obra dos outros como sua, ou pelo menos o sequestra em torpe "rapto" de propriedade intelectual. Não se é amigo quando se toma um sincero e bom conselho, em particular, por insulto, quando não se entende nada de nada e se troca pessoas que tudo fizeram por nós em momentos difíceis, sem nada pedir em troca que não lealdade, por outras quase desconhecidas que nos fazem as vontadinhas, só porque ainda estão iludidas. Quando se  quebra a lealdade de uns em troca de meros gestos de atenção de outros, por vezes  até de Amor, mas nunca retribuídos, pois não se sabe o que amor seja.
Não Ama quem não sabe dar amor. Há quem tenha amigos embora nunca seja amigo.Injusto, completamente, pois muito  no mundo é podre e tonto como essas pessoas.
Daí eu dizer que o mundo por vezes não tem esse equilíbrio que o filme mostra. Mas, lá está, é uma ficção, uma parábola, com uma bela mensagem de coragem e ternura.
O que deveria ser dito aos G. Baileys deste mundo é que, apesar das traições, de nem sempre a amizade ser retribuida, por cada traidor que estraçalhou a sua confiança, há três ou quatro bons amigos, que sabem poder contar connosco e sabem o que é a gratidão e o carinho. Que sabem dar, receber e a diferença entre os dois gestos.
Para cada Sr. Potter avarento,por outro lado também, há uma família que acolhe, verdadeiros amigos com que se pode contar.
Por isso, o "Alegrias e Alergias" deseja Bom Natal a todos, sem egoísmos, revendo a vida, partindo ao reencontro com os que nos amam, mas, sobretudo, aqueles QUE NÓS AMAMOS e sabemos amar. Pois o Amor não é uma montanha -russa nem algo que se desgaste ou desligue: o verdadeiro amor e a verdadeira Amizade, mesmo que tenha momentos de afastamento, são sempre para a eternidade, sempre em crescendo. Se forem de verdade. Se lhes dermos valor e cultivarmos, sem "negócios" de sentimentos,daqueles simulados por alguns só para que alguém cuide de si!
Margarida Alegria (25-12-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário