sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A "Ver" com ouvidos de ouvir

Como é viver sem nunca ter visto a cor do céu, o rosto das pessoas, o mundo que nos rodeia?
Uma excelente grande reportagem da TSF, "Vermelho da Cor do Céu" (2011), de Ana Catarina Santos e  sonoplastia de Luís Borges,que nos transporta para o mundo de quem é invisual desde nascença.
Como "VÊEM" tudo? O que gostariam mais de poder ver ? De que cor é os seus sonhos?
Para melhor acompanhar esta reportagem radiofónica, aconselha-se a que vendem ou fechem os olhos e atentem às vozes, às personalidades que nelas são retratadas. A foto aqui é apenas circunstancial.
 A NÃO PERDER!Para ficarmos com uma noção nova e diferente do que é a diferença e de como as cores e a sua importância podem ser  sentidas de outra forma. E de como a nossa pobre noção de Beleza é tantas vezes, como dizem os ingleses "skin deep", superficial.
Para repararmos como somos tantas vezes na Terra uns pobre patetas repletos de "riquezas" que desvalorizamos, mas a tactear em desentendimentos, guerras e até em tontas infelicidades.
(Aproxima-se o Natal, fico uma sentimental, pois para mim o importante nesta data não são as prendas ou a "hipocrisia" proclamada por alguns, tantas vezes bem mais hipócritas do que essa ideia feita, mas o encontro dos Humanos com o seu Eu mais profundo, através de verdades como o encontro e o riso das crianças.A verdade do  nosso lado de Criança também. Festejando o aniversário de uma criança que veio  pobre e desamparada a um mundo hostil, mas felizmente ainda repleto de gente boa e confiável.Era com essa gente que ele contava para mudar o nosso modo de viver. É em pessoas com capacidade de serem bondosas e capacidade de sentirem "por dentro dos outros"que eu quero contar, não desejando mal nenhum às restantes, ... mesmo que por vezes fosse melhor que algumas  se engasgassem a saborear uma pipa de m**** da sua própria colheita "vintage".
Sim, lamechas e exagerado nalguns pontos, eu sei. Fora de moda. Nem sempre as maiores verdades estão na moda, num mundo pejado de máscaras.Esta reportagem ajuda a tirar a máscara. Basta fechar os olhos,  ou pôr uma venda.OUÇAM. "VEJAM")
Margarida Alegria (16-12-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário