domingo, 18 de dezembro de 2011

Um Louco Pré-Natal anda por aí

Assim como há uma Silly Season de Verão, a anunciar alguns cérebros que foram de férias, parece que de vez em quando há uma Silly Season Pré-Natal, a anunciar toda uma distorção e todo um folclore estranho a esta quadra festiva, que em nada se radica no Natal original, de Joy to the world e Paz entre humanos. E , mais uma vez, amplos lotes de cérebros a precisar de renovação.


Na última semana têm sido um sem fim de notícias que ora nos deixam tristes, ora nos fazem rir, ora nos indignam. Mas todas elas mais ou menos em redor de festejos de Natal e "Prendas no sapatinho".


Pego a eito: uma maré de Pais Natais nas ruas Porto para entrar no "Guiness Book" não se sabe nunca bem para quê. Uma mais generosa maré de velas no centro de Lisboa, por intuitos mais solidários (o belo projecto da Casa dos Sonhos ), mas que nos faz pensar por que será que só com as tentativas de bater records certas pessoas aderem em massa ao gosto em contribuir e ajudar os outros.


Há o caso arrepiante passado na Alemanha, onde um louco perverso anda a envenenar jovens, fingindo que é Pai Natal nas feiras e que comemora o nascimento de um filho à sua "Mary Christmas", oferecendo copos de "schnaps"(aguardente) quente. Monstruoso!


Ainda: o "Banco Alimentar contra a Fome " de Braga foi assaltado e teme-se a burla em falsos peditórios.E um pouco por todo o lado "falsos" pais natais e vigaristas que tocam na corda-sensível natalícia da generosidade das suas vítimas.


Porém o caso mais delicioso e inesperado é o do Chefe da PSP de Coimbra que enviou cartões de Natal em nome da sua instituição, daqueles online repletos de sininhos e Árvores de Natal, em formato Power- point. Nada de mais normal. Só com um pequeno contratempo: nos últimos slides do P-point surgiam as fotos de moçoilas "desnudadas" e nada púdicas, como diria um "Diácono Remédios" e ainda os desejos sinceros de uma vida sexual muito próspera (noutros termos, também) a quem recebesse os ditos Postais. Foi o escândalo. O pobre chefe foi "chamado à pedra" e convidado a desculpar-se e a pedir a demissão.


Coitado. Sinceramente! Num país onde comprovados corruptos conseguem fugir facilmente do país e/ou escapar à Justiça, com grande estrelato, ou manobrando o adiar até à prescrição dos julgamentos de recurso (quando condenados), num país onde a pobre culpa morre solteira e os dinheiros desviados para off-shores nunca são recuperados, nem as asneiras de grandes cargos políticos e públicos são jamais castigadas (e até são seus autores promovidos)... este polícia é demitido, por enviar uns postais de Natal, com a melhor das intenções e até baratinho, pois nem gastava selos!


É por demais evidente que das três uma: ou o senhor não leu o postal original até ao fim antes de o reenviar, ou encarregou algum subalterno inconsciente e brincalhão da tarefa, ou leu e até deixou passar, com encolher de ombros,como alívio para a pressão profissional para a rapaziada.


Seja como for, pese as eventuais responsabilidades neste deslize, só o poderá ter feito por uma principal razão : excesso de trabalho. Sim, porque enquanto os polícias e os paramédicos de Londres não têm tido mãos a medir com os distúrbios da época pré natalícia(outra das notícias de Natal que nada de Natal da semana), prendendo gente alcoolizada nas festas e acudindo a centenas de casos de coma alcoólico, o nosso bom polícia Português certamente andará a braços com desmandos alcoólicos dos seus con-cidadãos, tanto lá por Coimbra como outros noutras cidades,o que, ao ter de inalar forçadamente os vapores expirados pelos "Pais Natais" "borrachões" que recolhe, o terá deixado perfeitamente baralhado quanto ao que deveria fazer e quanto à importância prioritária dos postais e à respectiva "dignidade" da Instituição.


Claro, os chefes dele é que têm a visão do que é mais relevante: o bom Povo Português prefere saber se os nossos polícias enviam postais decentes com ajudantes de Pai-Natal totalmente vestidas, --aliás para não dar a impressão que em Portugal a crise é tão grande que as portuguesas já não têm roupinha para o frio Inverno-- e que nenhuma gaffe dessas é cometida, do que se os assaltantes violentos são presos! Tal como prefere saber se os formulários de queixa têm todas as devidas vírgulas, do que se os assassinos são descobertos. Coisas de pouca monta, num país de brandos costumes.


Já nada me admira portanto, na loucura que parece grassar nacional e internacionalmente, nem esta demissão, nem o facto de, num país onde corruptos, ladrões e assassinos e pedófilos que escapam à prisão, termos , por outro lado, por vezes, forças policiais a dar crédito a queixas tontas de pessoas visivelmente perturbadas e/ou etilizadas, com base em alucinações e paranóias de perseguição. Não sei escutam tais queixas por mera piedade, se por gozo, ou se pela possibililidade de preencherem um belo formulário daqueles que ficam em branco nas não-queixas por assaltos a residências, por exemplo, por conselho de "não vale a pena" dos agentes policiais.


Por isso a minha solidariedade para com este Chefe de Polícia: ou estaria muito assoberbado com assuntos que realmente importam à missão policial, ou andaria afogado nesses tipos de queixas e até deixou passar as "pin-ups", para desanuviar com imagens femininas que julgou mais saudáveis. Ou ambas as coisas. Mas o tal pedido de desculpas teria bastado, bolas!, num país onde um nojento psiquiatra violou a paciente grávida de forma escabrosa e foi absolvido, só para dar mais outro exemplo extremo.


Hum... e o que fazem os governantes nestes Tags aqui abaixo? Pois bem, essa foi a prenda envenenada do nosso primeiro-ministro no sapatinho, nomeadamente no dos professores portugueses, mas que não tarda será convite extensivo a outros profissionais com estudos e cultura, formados a custo e a pulso com investimento dos pais e de toda a nação: que emigrassem, em caso de desemprego, nomeadamente para Angola (???) e outros PALOP. É o que muita gente diz que terá que fazer, a boca fechada ou entre amigos, mas não cabe de facto a um chefe de Governo, que prometeu um país melhor depois de dificuldades a enfrentar por todos, mais uma promessa que quebrou nas declarações divulgadas hoje e ontem (sobre a machadada certa nas pensões futuras ... que se fizessem PPR, aconselhou então, perante a felicidade das seguradoras e bancos. Lá deve saber o que resta em caixa, depois de rombos de décadas).
A meu ver, bem pior que enviar postais natalícios com mulheres nuas. Estas "felicitações" de Natal são totalmente pornográficas e insultuosas, para mais vindo de alguém que , pese o ar composto e simpático, ainda vem com algum cheiro das "fraldas" das "jotas-dodot" e com pouca rodagem em "voadores" ou em "tapetes de actividades" do mundo do trabalho.


Deveria estar a decidir e a ter ideias próprias, criativas e construtivas, mas em vez disso enviou, displicente e de perna cruzada em entrevistas (no Correio da Manhã de hoje dia 18), estes "Cartões de Natal" indecentes aos cidadãos. Alguém acima dele deveria exigir que se demitisse, ou pelo menos que pedisse desculpas formais aos visados, pois em nada prestigiou a instituição que dirige e pela qual jurou servir com a própria Honra. Sim, Portugal.


Já há posts excelentes sobre o assunto por essa blogosfera, mas não podia deixar passar algo quer chocou todo o país (pelo menos a boa parte que está atenta).


Ma o post vai longo e certamente retomarei o tema.


"Alergia" (18- 12-2011)

4 comentários:

  1. Alergia, ontem por acaso escutei o "Governo Sombra", na Tsf, e não é que o Ricardo Araújo Pereira apareceu lá com a mesma comparação, entre esse chefe da PSP e a atitude de PPC?"
    Hmmm, cá para mim RAP anda a ler o "Alergias...".
    Não que não seja um orgulho para o blogue (eu pelo menos sou fã do RAP), mas bem que te podia ter deixado aqui uns votos de boas Festas! :-))
    E muito bem, Alergia: não andas aqui com posts particulares! Seguindo bem as minhas ordens! LOOL
    Senão eu é que chamava a polícia, cara amiga!
    ;-))
    E se não desse chamava a minha mamã, ou iria engatar um tipo qualquer ingénuo. Num passeio de bicicleta, ou assim.
    Mas não... não tenho coragem de usar os outros como objectos ao sabor dos meus apetites. Isso é coisa para pessoas sem coração.
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou fâ do RAP. Boas festas para ele!
    Quanto às ameaças e "avisos", LOOOL!
    Tenho cá um meeedo! nem de "caras feias" (isto é. irritadas), nem de quem chama polícia, quando em estado de delírio!
    Até que gramava que viessem, para poder comparar "apontamentos" e comprovar quem incomodou quem! Enfim, tonturas!
    Sempre vai dar para o tal livro, infelizmente. Bem que preferiria um milhão de vezes não o escrever ou ter sucesso com ele e, em troca, ver as pessoas, ou pelo menos certas pessoas, mais sãs e felizes. Mas já não me compete a mim. Há opções e esforços (chama-se força de vontade e lucidez) que só cada um pode fazer, sem desgastados "enfermeiros", ou amparos de mimos... ou .. polícia... :(

    ResponderEliminar
  3. Boas Festas, Margarida!
    Já no teu caso, claro que sei que essas ameaças são puras brincadeiras. Já me chegou de ter paciência para ditadoras totalitárias e revisionistas! :))
    E vi a última que essa parva te pregou. A ti e a toda a família da H., que viveu todos aqueles momentos que descreveste. Vergonhoso!
    Enfim, deve estar a chegar ao fundo do poço... Esperemos a reabilitação e o arrependimento...

    ResponderEliminar
  4. Pois... imagina que descobriu e divulga uns blogs que falam de stalking, mas daquele em que ex-maridos ameaçam de morte as ex. etc, e se calhar alega ser vítima disso,pelo que dá para entender. Patético...Fazer perder tempo a pessoas com problemas mesmo sérios como esses...
    Quando a escutei amargurada naquele dia do seu aniversário e fiquei horas a atendê-la ao telefone,madrugada fora, ou as várias horas a consolá-la das suas amarguras via chat, ou as cartas de apresentação que escrevi para ela, a seu pedido, ou ou ou... tanta e tanta situação! ... mais valia ter ignorado, como fazem todas as pessoas. Tratá-la como patetinha folclórica...Dizem "eu não lhe ligo..."ou "é chalada...".
    Depois de tudo e tudo mais,ver ser-nos atribuído o papel (invertido) de "doida", de má e de pessoa que lhe quer tirar a "liberdade" é que é demais! E receber ameaças!!!É ridícula! Se não gosta que as pessoas se queixem de ela lhes ter feito grandes maldades e injustiças, então que não pratique essas maldades e injustiças a toda a hora. Está mal habituada a fazer as asneiras e que todos encubram e perdoem. Posso perdoar, mas não esqueço. E se foe para o bem dela e para o de outros que não venham a ser vítimas dela, não me calarei. Um dia ainda provoca a morte de alguém, se é que não o fez já. Andava por aí a maltratar uma ingénua que já tentou MESMO o suicídio, pensando que essa era eu sob pseudónimo! E a outra bem assustada ficou com os maus modos dela !
    Por isso me perguntava dantes: "achas que eus sou má? Achas que intimido as pessoas? Há quem ache que sim..."
    Na altura, muito ingénua, não entendi bem essas perguntas... pensei que estava só pesssimista e a exagerar. Mas no fundo já deve ter grande prática de fazer mal às pessoas. Pelo que se gabava, andava na net há muitos anos!
    A net faz mal a este tipo de pessoas. Dá-lhes uma noção de poder indevido! E assim fogem a reconhecer que afastam os verdadeiros amigos. Só máscaras! É muito triste! :((
    Só ela pode fazer alguma coisa para não acabar muito mal: procurando ajuda médica, reabilitando-se, mais tarde procurando as reconciliações e de novo apoios de amigos. Mas aquela cabeça só chocalha....
    Tenho pena profunda. Fiz tudo o que estava ao meu alcance. Mas está de tal forma que só gosta de magoar.Perdeu quase todas as noções...
    Enquanto não optar ela por se tratar, nada mais posso fazer. Nem eu nem os que acabaram por desistir dela, depois de tanto e tanto que perdoámos! :(

    ResponderEliminar