sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Flutuações... para o MEC

(esquis flutuadores, daquelas invenções  malucas de todos os tempos...)
Acabado de divulgar, no blogue do Paulo Guinote, um Comunicado do MEC sobre os concursos de Mobilidade de professores. Um texto que é involuntariamente humorístico, nas justificações, nos dados(?) e no "choradinho" apologético que faz.
Clicar AQUI para o post no blogue " A Educação do Meu Umbigo".
Entre outras coisas  o gabinete do MEC alega a famosa "Flutuação demográfica e de população escolar".
Pois... agora a culpa é das mães (como se viu no post imediatamente anterior, aqui no "Alegrias e Alergias")... ou da falta delas... Voltamos à discriminação das mulheres via institucional.;)
Dizem as notícias de hoje  que há mais 2254 profs. obrigados a concorrer ao concurso de Mobilidade interna (DACL) do que no ano passado, mas devido às tais FLUTUAÇÕES e a uma... "melhor gestão de recursos".
E  dizem ainda que o que fizeram  foi obrigar as escolas a dizerem os professores que não teriam horário completo (ainda antes de as turmas estarem feitas, não se saber quantas turmas havia, antes das transferências habituais de alunos, antes de tudo!). E dizem-no como prova de eficiência! e não (como foi) como ausência de competência sobre o funcionamento do trabalho nas escolas e sua organização e não (COMO FOI!) um inútil exercício de terror e de tortura em fazer muitos mais concorrer, depois num mês retirar mais alguns dessas listas de proscritos e... no início do ano lectivo, é mais que certo, quase todos a voltarem para as escolas de origem, por óbvia falta de vaga nas outras(daahhh!!) e muitos mais professores a serem necessários nas escolas e a reduzir essa lista (mas já não aos olhos do POVO, que entretanto vai  lendo notícias parvas de que esses profs andaram a fazer desperdiçar o Erário Público ( as fundações, ah essas não... e as PPPs, coitadinhas...) e a roubar lugar aos mais novos!
GESTÃO DE RECURSOS(???) ou malabarismos para fazer desaparecer disciplinas e horas de docência empobrecendo o currículo e o País,  para poupar uns tostões para dar a especuladores insaciáveis?!
Flutuações?... ou pôr milhares de professores a flutuar na instabilidade e na precariedade, depois de DEZENAS de anos de serviço o país?!
Parecia mal colocar-lhes simplesmente "UM PAR DE PATINS", por isso optam  por estas "Flutuações" de demografia , flutuações de ordens e contra-ordens, flutuações de argumentação. À falta dos patins, optam por uns "Esquis Flutuantes", para  esses docentes se equilibrarem como puderem durante os escassos anos próximos (até serem despedidos!), na grande quantidade de ÁGUA metida pelo MEC,  mais ou menos de propósito! No mar revolto de uma Crise empolada por quem vive à custa dela...
Um mar de vómito completo que estes Young Turks sem qualquer sensibilidade ou mérito suscitam! :(
Veremos se a maré não mudará...
"Alergia" (17-8-2012, in blog "Algrias e Alergias")


2 comentários:

  1. Com a estatistica atual eles sabem com muita antecedência quantos alunos vão ter daqui a 5, 10 anos nos diversos graus de ensino.
    É só verem quantos bébés nasceram em cada ano, em que ano ingressarão no futuro tendo em conta a mortalidade que é minima e emigração que está estudada.
    Mas, não tenho de ensinar o Pai-Nosso ao vigário, certo?
    Sabes isso melhor do que eu bem como o Ministério.
    É verdade que há menos crianças, mas como só entram na escola aos 6 anos, já se sabia o facto há 6 anos atrás. Nempercebo porque vêm com esta conversa.
    Quanto aos professores, afinal são só 2.000? Não tinham falado em 16.000?
    Não entendo.

    Um beiionho e bom fim de semana.
    P.S. Não te encontro no Face com o teu nome.
    Já adicionei a Tétisq.
    Eu estou com o meu nome de batismo.

    ResponderEliminar
  2. Esses dois mil serão dos tais "veteranos" obrigados a concorrer a outras escolas.
    Mesmo assim, volvidos tantos dias, a dança e manipulação dos números continua!
    Agora foi aquela aldrabice do Crato dizer que num ano a Escola em Portugal tinha perdido 200 mil alunos, devido à quebra demográfica(!!!)-- o que só poderia acontecer nesse ritmo se tivesse havido um forte bombardeamento de guerra sobre as populações e suas crianças e jovens!)-- e agora descobre-se a careca, até com números internacionais, que esses 200 mil incluiam os inscritos nas Novas Oportunidades, já moribundas no ano passado e sem a realidade dos inscritos corresponder aos que haviam frequantado. Inflacionou assim os números, para justificar as suas medidas de "poupança" patriótica, mas bem depressa o mentiroso coxo foi apanhado!
    Beijos

    ResponderEliminar