segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hey, MAGOO, YOU DID IT AGAIN! :/

Lembram-se da frase deste título, que pontuava o final de cada episódio animado do Mr. Magoo, o pitosga dos desenhos animados?
Sim, devido à sua recusa de uns bons óculos, o velhote metia-se em belos sarilhos: pensava estar a entrar numa festa, por exemplo, mas estava num covil de ladrões; julgava rodar  o carro numa estrada, mas estava nos trilhos de um comboio; acabava a cair num precipício, enquanto pensava estar a contemplar a  paisagem junto à estrada, vislumbrando transeuntes na passarada.
Pois bem, mesmo depois da asneirada da nova ideia da TSU, esmagada por manifestações populares, oposições, empresários e até companheiros de coligação, depois da insensatez de não terem escutado ninguém, de comunicar a 7 de Setembro a nova medida de forma atabalhoada e sem consultar ninguém, os nossos "Young Turks" governamentais foram repetir a dose de... estupidez PITOSGA!
Sim! Vão (de novo!)  lançar novas medidas sem comunicar a quem devem, ou melhor dizendo, JÁ comunicaram a Bruxelas as novas medidas, que Durão Barroso diz já terem sido aprovadas pela Comissão Europeia, SEM que os líderes da Oposição ou os Parceiros sociais as conheçam primeiro. Aliás, sem que primeiro o POVO PORTUGUÊS as conheça.
VER AQUI a notícia de hoje:
"Bruxelas já aprovou medidas alternativas às mudanças na TSU"(in Público)Resta saber que nova bomba a rebentar-nos nos bolsos foram preparadas. Já contávamos, as tais que tirariam o mesmo mas de outra maneira, mas ainda assim...
E isto depois de também girar  a notícia de que o agora submerso Vítor Gaspar já protelou pela terceira vez a sua ida ao Parlamento (VER AQUI).(jornal Económico)
Só há duas diferenças não menores entre este o Magoo desenhado e estes "esboços" de governantes: Magoo, por um lado, é um ANCIÃO, símbolo não só de certa sabedoria intrínseca de quem já deu muito ao mundo e não se julga dono da verdade, mas também de alguma condescendência dos outros quando faz disparates em casa ou na rua. Por outro lado, é também o portador de uma enorme SORTE (diria que "sorte macaca" até), que o livra das consequências dramáticas dos seus actos míopes.
Já estes meninos desgovernantes e seus "integentíssimos" conselheiros (peritos em jogos bolsistas , de uma espécie de "Second Life" pela Wall Street, bancos trans-fraudulentos e "Fundos" internacionais que emprestam o que não produziram), apesar de avisados, alertados por mais de um milhão, parecem querer lançar o País de vez no precipício da Miséria e da repetição da tragédia Grega. Sem Happy End e sem tempo para a risada final "Oh, Magoo, You did it again!".
Precisamente porque até nisso o simpático Magoo é diferente: faz esse comentário quando percebe que arriscou a vida e tudo o mais nas suas peripécias de altas dioptrias.
Enquanto que  os nossos jovens (e menos jovens) pitosgas não têm a humildade para tanto: clamam que pitosgas,instalados,  cobardes e  profundamente "ignorantes" são todos os outros que os tentam demover.
(Ou , como diz  Rui Tavares na sua acutilante crónica de hoje no Público, de título "O inteligente mais estúpido": "O mais perigoso ignorante é aquele que ignora a sua ignorância."
Mr. Magoo, o senhor sim, está perdoado!
Alergia (1 de Outubro de 2012, in blog "Alegrias e Alergias")

13 comentários:

  1. Margarida,
    O nosso Magoo era um senhor !
    Estes são uns meninos muito perigosos.
    Parabéns pelo teu texto.
    É mesmo assim.

    Beijinho

    Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perigosos... dizes bem, Magalhães! Muito perigosos...e arrogantes!
      Cada vez suporto menos arrogâncias.
      Mas que bela série de desgovernates temos tido! :((

      Eliminar
  2. Excelente! E... estamos entregues à bicharada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Anabela!
      É mesmo uma bicharada. Um bando de abutres a decretar a liquidação total ao desbarato do nosso país. :(

      Eliminar
  3. A grande diferença é que o Magoo me faz rir. Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo , Rafeiro. Estes novos pitosgas!
      nem isso sabem.
      Beijinho!

      Eliminar
  4. Há uma diferença, Mr. Magoo não era intencional. Via mesmo mal.
    Agora os nossos prezados governantes é como lhes convém sem olharem para lado algum a não ser para os próprios umbigos.
    Recuaram na TSU, mas continuo na minha, vão tirar o mesmo com outro nome: IRS ou coisa que o valha.
    Uma vergonha!

    Beijinho e obrigado por me relembrares este dinossauro da animação.
    Adorava-o, simplesmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra diferença bem observada, cara amiga!
      O mais dramático é que sabem muito bem o que estão a fazer e com que verdadeiro intuito: empobrecer a maioria dos portugueses.
      Eclaro que vão tirar noutro lado... na Função pública e aposentados é garantido. Não sabem como vão roubar o mesmo aos restantes, mas já está tudo cozinhado.
      Sobretudo porque já têm garantido o tacho internacional algures pelo mundo, como prémio pela sua incompetência voluntária!
      Eu também apreciava o Magoo..mas ao mesmo tempo... iritava-me!!! :))
      Beijinho

      Eliminar
    2. Eu não te disse?
      Vão aumentar os impostos na mesma. Da TSU mudaram para o IRS. Só muda o nome. Tens é de ficar mais pobre para tapares buracos sem fim.
      Estou pessimista. Quero ser doutro país.
      Como iremos sobreviver?
      Quab«ndo não há encargos ainda pode ser, agora com crianças como faço?
      Detesto este governo e não vislumbro alternativa.
      Lembras-te do Sócrates? É mais do mesmo.

      Alternativas?????? Precisam-se, com urgência!

      Beijinho

      Eliminar
    3. Essa teoria "salvífica" dos nossos desgovernantes de termos de ficar mais pobres para recuperar, mete-me nojo! Sobretudo porque cada vez há mais assessores-especialistas da treta e outros boys e não há cortes nas despesas de representação e outras mordomias afins!
      É preciso encontrar um caminho. E mesmo os protestos estão a ser ignorados.
      Mas que se nota que estão a ficar "borraditos" de medo do povo que desprezam... ah isso já estão, o que para mim já é um bom indicador...
      Beijo!

      Eliminar
    4. É um roubo encapotado, como aqueles dos salteadores na estrada, mas com os guardas da diligência a dar as chaves aos ladrões na maior subserviência! Uma coisa é incentivar à poupaça, umaausteridade sensata. Outra é já obrigarem as pessoas a recorrem às poupanças que até fizerem, para poder alimentar os seus, pois o salário é sugado para impostos e para todos os serviços que os impostos deveriam pagar mas que nos obrigam a pagar duas vezes!
      Tudo para alimentar as verdadeiras cigarras: as do poder e as da especulação bolsista...

      Eliminar