sábado, 9 de junho de 2012

2012-Frases e Passos do Ano- a Sequela!

(C) Margarida Alegria/Junho 2012(in blog "Alegrias e Alergias, 9-6-2012)

Dizem por aí que este governo celebrou esta semana o primeiro ano de poder,  de desmando, de  destruição, o que for quer faz, sabendo-se apenas que é sempre "para além da troika". Foi ontem, ou anteontem, ou por aí. Ao menos não se armou em grandes festejos, o que já não é mau de todo, de que talvez  os governantes tenham alguma "vergonha na cara"  pelo que estão a fazer ao país.
Sabemos apenas que o Primeiro -Ministro, pondo de lado os epítetos de "piegas" e de falta de empreendedorismo que andou a colar aos portugueses, desta vez gabou-os, dizendo que lhes/nos admirava a "paciência".
Hoje, no Público Vasco P. Valente diz que não é paciência mas "resignação"(e o próprio VPV me parece demasiado resignado, a meu ver).Também São José Almeida se declara perplexa sobre esta visão de Portugal. No mesmo jornal, num magnífico texto, José Pacheco Pereira desconstrói esse louvor ao  nosso povo, dizendo que é sobretudo um DESEJO  de  PPC que os portugueses continuem sem se rebelar. Diz também JPP que  concorda em parte a crítica feita por D. Januário Torgal Ferreira (que disse - não nestes termos--que tal elogio lhe soou ao bafiento tom do ditador das Botas de há 50 anos...*) e que PPC parece falar dos portugueses no mesmo tom com que  o poema de Afonso Lopes Vieira gabava a paciência e trabalho dos lindos boizinhos que puxavam o arado (sem se queixarem).
Adiante.
Outra frase igualmente marcante da semana foi esta que está acima, no cartoon, dita na segunda-feira, dia 4, numa palestra para os empresários estrangeiros que (ainda) investem em Portugal (para lá dos "lavadores" de dinheiro e de diversos traficantes, entenda-se...), asssim sem tirar nem pôr, que "os Portugueses já não estão PERANTE o abismo", etc... como estávamos há um ano.
Talvez na vontade de entregar uma prendinha de não-mérito a estes governantes, ia dizer "já que nunca lhes dei nada", mas estaria longe da verdade, quando me lembrei de todos os impostos directos e indirectos, de todas as taxas, as leis , os despachos, os subsídios "Desoferecidos"....Bem, mas sou mais ou menos generosa, aqui fica o meu contributo para marcar a efeméride, este Ano de governo que já parece um século, depois dos seis séculos longos dos anteriores mandantes.
Criei logo este cartoon, que poderá formar um DÍPTICO com este outro AQUI: "Frases e passos do ano de 2011"(clicar para ver), daí lhe chamar sequela, pois partilha da mesma imagética e campo semântico.
Por outro lado ainda poderiam ser intercalados com este outro Cartoon aqui:"  O Ponto de Viragem" (clicar), criando portanto um TRÍPTICO.
E ficamos à espera de um quarto (como se chamará então? ,,, humm... Tetra... TÉTRICO?), que, pelo rumo que levamos, poderá vir a ser apenas, após o passo atrás para o abismo: "Glu... GLU...Glu..." :((
Bem, o que me trazia a acrescentar texto ao cartoon é uma ADENDA para esclarecer todas as nuances da frase de P. Coelho. Do dicionário online de Português(excertos):
PERANTE (preposição)
significado- na presença de, DIANTE DE, ante
Frases exemplificativas:
"A vontade é impotente perante o que está para trás dela." F Nietzsche

"Todos somos responsáveis de tudo, perante todos." Fiedor Dostoiewski

"Os pequenos cantores que se apresentaram perante B. (...) ganharam fama quando..." (da imprensa)
CONFRONTAR:
significado- Pôr FRENTE A FRENTE ; ACAREAR (verbo t.)
Defrontar (v. int.)
Defrontar-se, estar ANTE (v. prep.)


Frase- "Todos os grandes líderes têm tido um pecado característico em comum: a disposição para CONFRONTAR inequivocamente a principal ansiedade dos povos do seu tempo. Isto, e não muito mais, é a essência da liderança" John Gailbraith
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Haveria muito mais a dizer,até sobre estas citações,  mas deixo-vos com estas definições que me inspiraram o cartoon. Por isso temos um P-M descansado, pois não se sente "diante de " abismos, mas perante ovelhinhas mansas e perspectivas idílicas, quem sabe se com todos os adereços que lhe juntei. Já os seus ministros também viram costas à realidade, um não querendo ouvir dizer que as suas contas falharam, especialmente para o desemprego crescente, outro, que anda muito caladinho,não ousando falar  mais, pois já não consegue entusiasmar nenhum empreendedorismo, outro  dizendo que não está a ver, nem viu nem leu nada, especialmente dos sms que recebe e  reflectem o país onde uns sofrem enquanto outros brincam aos espiões.
Fico à espera, com receio, de novas frases (para o "Tétrico" de cartoons), que esta gente gosta muito de nos mimar com elas e já não sobram as horas para fazer tanto cartoon e texto que estes desaires do mundo nos inspiram.
E publicarei isto no intervalo do jogo  do "Euro" de Portugal -Alemanha (já alguém marcou? Não pois não?), para permitir uma pausa às prováveis angústias dos visitantes que aqui passam.
Margarida Alegria (9-6-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
(* o que logo provocou reacção maliciosa e difamatória dos "spin doctors" do poder, nas redes sociais, de que ganhava 4500 € e tinha motorista e secretária, o que D. Januário vem hoje negar: não tem nem nunca teve essas mordomias, mas tem uma reforma de 2500 € de prof universitário, que fica em metade, com os impostos).

16 comentários:

  1. A situação é tão assim que o melhor a fazer é rir e achar graça,n[é?? Um beijo,lindo domingo, tudo de bom!chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Chica. Só nos resta ir rindo um pouco, porque se começarmos a chorar não paramos!
      Beijo e bom Domingo! Tudo do melhor!
      Margariada

      Eliminar
  2. Por "lapso" a imagem ficou inclinada na digitalização.
    Mas faz de conta que foi para equilibrar esta rapaziada e não deslizarem para a água! :))

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, os cartoons agora são coloridos...e a minha prima fada teve direito a retrato.
    Ando há muito tempo a querer alterar a minha imagem de perfil, era muito infantil quando tirei aquele retrato, tu é que podias fazer-me um retrato, eu sou mais ou menos como o actual pequena, anafada, o cabelo é um pouco abaixo dos ombros, castanho claro (não louro) uso óculos, os olhos são castanhos (não são azuis)...e claro eu sou mesmo um Anjo...pensa nisso... oferece-me de prendinha de aniversário...e deixas a tua assinatura no retrato, ainda fazes negócio na "blogosféra"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz outros cartoons coloridos (é ver nas etiquetas cartoons). É conforme.
      Está bem, alinho... mas pode ser vestida de anjo, na mesma? e queres com o computador, embora sem olhos azuis?
      Quando falas no "aquele retrato referes-te a este teu "avatar" de anjinha,certo?
      É uma ideia e ofereço-te com todo o gosto, se me correr bem!

      Eliminar
    2. Sim é sempre em Anjo, eu não me apresento de outra maneira, nunca largo: as asas, os óculos e a auréola...*

      Eliminar
    3. ok.
      O resto dos adereços podem ser por minha conta, isto é ideia?
      Boa noite. Já vai para a lista de encomendas, com todo o carinho.

      Eliminar
  4. Já vejo que não sou só eu a pedir fotografias em forma de cartoons. AQbre um negócio, tens saída. Queres-me para secretária e 'escrava' da tua nova empresa? Serei deligente e obediente. Tal como os 10 milhoes de portugueses que veneram o Pedrinho.
    Não é verdade que temos os governantes escolhidos livremente, por sufrágio universal?
    Podes queixar-te, mas continuas na minoria. Rebelda-te,mas parece-me que não terás efeitos práticos, infelizmente.
    O teu cartoon está muito explicito, comcores e detalhes deliciosos.
    Fiquei agradávelmente surpreendida.
    Entendo e subscrevo a tua opinião.
    contudo, que nos resta?
    Se fossemos para eleições quem pensas que ganharia?
    Quem gostarias de ver à frente dos nossos destinos?
    É que não estou a ver ninguém com perfil de honesto e competente com mão para este país.
    Parecemos um comboio desgovernado. Terá de ser parado por uma subida ingreme ou chocando com algo.
    Ando preocupada e rio com os teus alegres cartoons para não chorar.
    Não te aborreço mais.
    Pensa lá na minha encomenda, na da tétisq e diz-me que mais para eu preparar a tua agenda.
    Um beijinho, Chefe, patroa, boss!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Ora essa, qual patroa qual quê? E não me aborreces nada!
      Faço estes cartoons para levar a pensar, pois é o que nos falta em termos de cidadania, muitas vezes. Não tenho pesadelos por causa destes tipos,não te preocupes, mas também não se pode baixar a guarda e permitir que, para além de andarem a fazer o que bem lhes apetece, também gozem connosco por palavras e com cinismos destes.
      Quanto ao sufrágio universal, é relativo, esta maioria não o seria se menos gente se abstivesse, se os partidos fossem ao menos renovados e não estarem neste estado de submissão e clientelismo., se tantos dentro deles que são /eram mais honestos não se resignassem!
      Esta maioria corresponde a uma quantidade de portugueses que não estão no fundo em maioria (assim como as maiorias anteriores). Quem eu veria a dirigir o país? infelizmente ninguém nas actuais opções,tens razão ao dizer que não se vê alternativas...
      Mas que estes pelo que fizeram já esgotaram os créditos que ainda tinham, isso acho que sim?
      Quem eu queria ver à frente do destino dos Portugueses? Podes-te rir, mas por uma vez gostaria que fossem... os portugueses. Por este caminho e desvirtuar da democracia, não podemos continuar a acreditar num salvador qualquer como é tradição no messianismo português. Ao dizer os portugueses, refiro-me talvez a um tipo de democracia mais directa, como fizeram na Islândia, onde representantes do povo, não partidários, piuseram os pontos nos "iis" à manipulação da crise e criaram um novo parlamento, once todos têm a ocasião de tomar parte à vez. Estão a reescrever a cosntituição, para não permitir abusos económicos dos governantes e corrupção... pode ser um sonho, mas há quem os esteja a fazer neste mundo, não muito longe mas as notícias nem falam nisso nem convém. Os partidos queem controlar tudo e receber benesses.
      Por isso não podemos ser conformistas. Sem realistas sim, mas abrindo possibilidades, pois se sabe que estas que temos tido só nos levaram á ruína e estão a deixar que outros de fora nos hgovernem. Nunca das outras vezes que o FMI andou por cá se viu este desplante de ditarem tudo o que deveos ou não fazer nem ditar as nossas leis sociais! só falta dizerem-nos o que podemos ou não comer! É uma vergonha e governantes que se preezem não deviam ceder a isso. Desde quando é que agiotas a quem alguém deve dinheiro dita o modo de viver e de se organizar dos devedores? Não tem qualquer sentido e quando nos convencem a isso é um lavar de cérebro que nos praticam. Assim como dizer que a nossa dívida é toda pública,quando boa parte é privada (como as dos bancos) mas que nós nacionalizámos e acabámos por arcar. Estão a vir aos bolsos dos cidadãos buscar dinheiro vivo, os magnatas mundiais que andaram a enriquecer e a jogar com muito dinheiro fictício, virtual!
      Mas pelo que tenho visto e ouvido, estão bem abaixo do 10 milhões os que "veneram o Pedrinho". Apenas o aturam melhor, depois de seis anos de mentiras e aldrabices do anterior ainda por cima com voz mais irritante, megalomanias várias, prepotências(ainda está fresco na memória). O Inseguro, tadito, é a alternativa "violenta" que vemos :)))...
      Tens razão que isto parece um comboio desgovernado, mas há muitos responsáveis que deviam ir a tribunal por mjuito do que fizeram. Seria outra frente, começar a moralizar e a pôr a justiça no lugar e ao serviço de quem é honesto e precisa dela!
      Quanto aos retratos, estou a pensar seriamente---
      E poderás ser a minha assessora-especialista, ao bom estilo daqueles jovens que aparecem no diário da república! :))

      Eliminar
    2. Só naõ te posso pagar no escalão desses nem dar os subsídios como os que eles têm (não têm esses cortes), muito menos ajudas de custo.
      Umas côdeas e uma águinha e vais com sorte! ;)
      beijinho

      Eliminar
    3. Já aceitei o cargo.Por acaso gosto de côdeas, estás com sorte, se forem de pão alentejano ainda quentinho com uma manteiguinha... nem fales, já comia.
      Tens razão! Não nos podemos conformar, mas que posso eu fazer?
      tento viver um dia de cada vez e rezar para que os meus filhos arranjem um emprego decente no estrangeiro. Achas normal? Eu não! Não passei tantas noites sem dormir para os ver abalar à lais de Linde de Suza. Não me conformo, e sei que também tenho culpas no cartório porque quem cala, consente.
      Um beijo amiga.
      P.S. Que me dizes aos espertos dos espanhóis? Achas que é agora que perdem o polimento e desata tudo à batatada na União europeia. É que são tratamentos desiguais para coisas idênticas.
      Como sempre, os portugueses ficam caladinhos, por isso é que somos tãobem vistos nos países de emigração.
      Já me enervei.

      Eliminar
    4. Ui! Pão alentejano? quem me dera! Mas depois vê-se o que se arranja!
      Tens toda a razão! Criar os filhos para depois os mandar emigrar não faz sentido nenhum! Vou agora postar o discurso do reitor Nóvoa, que entre outras coisas foca o que deveriamos fazer por nós, mas cá. Um discurso brilhante.
      Nunca foi muito fácil criar filhos em Portugal, mas agora ainda mais! :((
      E quanto à Espanha... acabei de ouvir que quem também vai pedir resgate (ai agora já não se pode chamar isso, não é?)vai ser... CHIPRE! E as notícias continuam a abafar aqueles que estão fora da zona Ruro mas são da UE e que estão há muito aflitos e com apoios:Hungria, Roménia, Bulgária etc
      E sbias que a UE, apesar de se fazer cara com as asuteridades troikas para nós, continua a apoiar os mais diversos países fora da UE, alguns que nem têm fama de pobres? A Jordânia, por exemplo. Sim!!! E esta, hen?
      Já a Irlanda se está a mexer a querer as condiões da Espanha, mas os nossos desgovernantes vêm dizer que é diferente, e tal, que a crise deles foi da banca e a nossa foi pública etc... ai... eo BPN? E se na Espanha a crise é só da Banca, porque é que o empréstimo é através do ESTADO e vão depois cobrar o esfrço aos impostos da população?
      Isto é o maior roubo internacional e descarado de que há memória!
      Voltem Al Capone e Robin Hood que estão perdoados! :((
      Ando de novo desalentada. não sei se sobretudo por isto, mas também.
      Mas é isso que dizes: um dia de cada vez...
      Um beijo, querida amiga!

      Eliminar
  5. noc noc...noc noc... posso entrar?
    Já por aqui andei a espreitar, mas hoje, achei que já era tempo de dar um pouco do meu tempo (ai o tempo) e aqui comentar.

    Perante, ou no abismo... só me lembro mesmo daquela frase antiga «casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão».

    E quanto a citações é melhor ficar por aqui, pois o País, seus governantes (e não só), são um filão de ouro para humoristas e cartoonistas. :)))))) E ainda bem, pois um sorriso ajuda sempre.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, aflores!
      É entrar! Bem-vindo! :)
      Tem razão. E que Portugal é já uma casa onde não há pão...não temos a mínima dúvida.
      Sobre-nos o humor e o sentido crítico, lá no fundo da "caixa do pão", um pouco como restou a Esperança dentro da caixa de Pandora!
      Obrigada pela visita e que se repita muitas vezes!
      Tudo de bom,
      abraço

      Eliminar
  6. A única verdade deste Governo é que efectivamente está lá há um ano... infelizmente!!
    Quem dera que a profecia do discurso se realize de acordo com o cartoon!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é que é essa, como diz o outro!
      São igualmente mentirosos, só que com falinhas mansas.
      Será que tal trambolhão deixaria os mercados assim tão nervosos? :))
      A ver vamos no que dá a barracada na Grécia e na Espanha. Os irlandeses já se estão a mexer, mas os nossos...não. Pois isso estragava-lhes os planos de alteração das leis à pala da ideia da santa austeridade. Gostam, adoram mesmo a austeridade e querem castigar o país, com troika ou sem ela! É algo de doentio!
      Beijinhos

      Eliminar