quarta-feira, 20 de junho de 2012

Existiu Vlad o Empalador,nós temos Rio, o Entaipador! (biblioteca popular do Marquês) :((


Já que a Câmara do Porto anda tão entretida com a missão espinhosa e fundamental de mudar o nome às ruas, daqui a minha modesta  proposta que se altere o nome da actual R. das Taipas, no centro da cidade, para... "Rua Rui Rio das Taipas" ou "R. Rui Rio, o "Entaipador". E já não vou para um mais curto "Rui , o Taipa", pois descobri,acreditem que  sem querer, um sentido mais informal do termo no Brasil (eheheh... ora VEJAM...)
"A antiga Biblioteca Infantil Ivo Cruz, no Porto, que tinha sido limpa e reaberta na véspera por um grupo de cidadãos voltou a ser fechada na terça-feira de manhã." (para ler toda a notícia, clicar no título)
Podem, por outro lado, ler a (a meu ver tosca) explicação oficial da CMP para este novo acto de opressão à iniciativa pacífica e construtiva de cidadãos, segundo um comunicado :
CMP explica porque entaipou  Biblioteca do Marquês (in JPN- Jornalismo Porto Net, U. do Porto)
Ler aqui também:
Tudo começara ontem, com a ocupação do espaço (encerrado desde 2008),--um pequeno pavilhão no jardim da Praça do Marquês de Pombal, no Porto, transformado nos últimos anos em "urinol público improvisado"--, por um grupo de jovens ligados ao Movimento Es.Col.A. Tal como aconteceu na Escola da Fontinha (já aqui referida em diferentes posts) ,limparam o espaço, pintaram-no,rechearam-no com estantes, mesas e cadeiras que decoraram/restauraram e já se preparavam para a pôr funcional, tudo com livros e móveis doados. E , tal como aconteceu no Bairro da Fontinha, os moradores da zona aprovaram e aplaudiram a iniciativa. 
No entanto, tal como no caso da Escola da Fontinha, o Presidente da Câmara mandou despejar os ocupantes, deitar os móveis ao lixo e entaipar o espaço (ao que parece só se salvaram os livros que "arrestou" e mandou guardar não sei onde...).Mais uma vez sem mandato autorizado da  tímida Assembleia Municipal e mais uma vez usando funcionários da Câmara como lacaios e algozes para proceder ao despejo, deitar ao lixo, filmar.
 Rui Rio parece ter  raiva a "rastas" e a jovens de aspecto alternativo,além disso tudo que soe a "Ocupação" lhe  deve lembrar os tempos do PREC com  míticas "ocupações selvagens" de casas e de quintas por operários "Komunas" e cheios de fuligem  e mondadeiras  despenteadas de saia arregaçada e crias ao peito, a citar Brecht em coros teatrais, enquanto partilham uma sardinha para seis e dando um préstimo às terras abandonadas, enchendo-as de  batatas e nojentas couves galegas , ou dando vida aos quartos de uma qualquer  mansão  devoluta de uma  Titi Sousa Rio lá pela Boavista, ai "Kôrror!", instalando prateleiras  de fraldas de criança e camisas de flanela aos quadrados e socas ...(e nisto Rio acorda, depois do pesadelo diário que o assombra há mais de um ano, lavado em suor , e grita: "Pode ser meritório o que fazem, mas não vamos abrir precedentes!!!").
Pois digo: contactei com alguns dos jovens do Movimento Es.Col.A que reabilitaram a Esc da Fontinha e digo-lhe, Dr. Rui Rio: são jovens (portugueses e estrangeiros que cá vivem)como os outros, com idealismo, ingenuidade e sonhos, limpos de aspecto, mas sobretudo limpos de "alma", o que já não é comum face a tantas  novas gerações que se alienam por aí.Podiam ser seus filhos, Dr. Rio... Alguns terão uns piercings? E então? Isso também têm os que passam os tempos livres em discotecas! Estes que apelidam de "okupas selvagens", caso raro, optam por dedicar os seus tempos disponíveis a criar coisas para os outros, para o seu bairro, a sua cidade:  coisas "selvagens" como levar aos cidadãos que menos  têm a Educação, os livros a arte, a Cultura. Ocupando os tempos de ócio de miúdos que dantes ou eram trancados em casa ou deambulavam pelas ruas a fazer asneiras, alvos frescos e fáceis para toda a verdadeira marginalidade. Ajudando-os nos trabalhos escolares. Fazendo companhia e dando refeições aos idososFazem "Yoga"? E daí? É igual ao "Ioga" pago a peso de ouro das senhoras de pedigree que  o senhor decerto aceitaria de bom grado que tivessem iniciativas  assim ... São jovens com projectos e vontade de fazer algo pela sua cidade, de a embelezar e preservar, não de a destruir ou abandonar. Podiam... ia dizer mais uma vez que podiam ser seus filhos, mas certamente não, pois sendo assim fechado, casmurro e tão pouco dialogante, já nem sei que tipo de educação de qualidade pode ter dado aos seus, se com eles conversa e se  acaso sabe abrir  o coração aos seus sonhos... Entaipa-lhes o quarto quando os enchem de cartazes ou quando ousam desafiá-lo? Transmite-lhes as suas ordens em "comunicados", em vez de conversar, cara a cara, com eles? Já posso imaginar... Ora se a nossa cidade é também a nossa casa alargada e o senhor só tem o mandato do povo para gerir os seus fundos (e nesse aspecto, fez algumas coisas bem e com honestidade...) e não para os julgar quanto ao aspecto ou forma de vida que optam ter, desde que sejam civilizados. Se os cidadãos procuram ajudá-lo a melhorar a cidade que dirige, só deveria acarinhá-los e até dar mais sugestões, mesmo que dentro de algumas normas razoáveis para todos, em vez de "enparedar" e deitar ao lixo o que fazem! Deveria ser também criativo, arrojado, civilizado e  recebê-los sem preconceitos, escutá-los e conversar, em vez de ter estas atitudes de Mr Scrooge avarento e resmungão do conto de Dickens, o senhor que tem uma formação de cultura.Esqueça a formação inflexível e "entaipada" germanófila. Não seja a " dona Merkel" autista do Porto, Dr. Rui Rio! Faça parcerias criativas com os seus cidadãos e assim deixe um verdadeiro legado construtivo para o Município. Ainda vai a tempo de repensar e não se ver mais tarde etiquetado apenas como o CMP dos bólides, o anti-cultura, o anti-FCP * e anti-cidadãos... 
*(mesmo que tivesse alguma razão nessa "guerra", mas só até um  certo ponto...) 


A PROPÓSITO, DESCUBRAM AS DIFERENÇAS (passatempo):
Vejam como num país que  costuma valorizar a Cultura e a Educação, como o Reino Unido, se erigem Bibliotecas Públicas, em vez de "entaipar" as que se criam! E, neste caso, sendo até os tapumes da construção usados para realçar os livros. Trata-se da construção da Biblioteca Pública de Cardiff, e ....
... observem agora como, num país regido por pessoas que valorizam mais os automóveis de corrida e o corte de árvores do que a Cultura e a Educação, se entaipam espaços públicos reabertos para a sua função original de Biblioteca Infantil- (foto de "porto.taf.net")
Soluções do "passatempo":
1- para a CMP, qualquer iniciativa dos cidadãos, fora dos meandros burocráticos a que R. Rio chama "legalidade", deve ser "despejada", banida, "entaipada" ( sem direito a verdadeiro diálogo)
2- Para os cidadãos atentos que vêm os espaços públicos (propriedade da Câmara/ Estado) a serem encerrados e a serem transformados em locais de marginalidade, toxicodependência, urinóis informais, iniciativas pacíficas e gratuitas como o reabilitar da Biblioteca Infantil Ivo Cruz ou da Escola da Fontinha, só são de louvar.
E, para terminar, chamo a atenção para uma questão curiosa e deliciosa que aqui publicarei amanhã sobre esta polémica dos "Okupas" ou não "okupas", e todos os preconceitos em redor... e sobre a cidade do Porto e suas peculiaridades de... desenvolvimento.
Para já, mantenho a solidariedade para com este movimento mais uma vez "agredido", que no Sábado e Domingo irão continuar a fazer actividades  de animação lúdica e cultural frente ao pequeno pavilhão entaipado.
Margarida Alegria *(20-6-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
* reafirmo aqui que este nome não é um pseudónimo ou "alcunha". E sou e fui cidadã da AMP (e não de outras paragens).


8 comentários:

  1. Rio, o entaipador é um cognome que lhe fica a matar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também mem pareceu...:)
      E está com sorte por o cognome não se tornar "O Estripador", já que a sua prepotência nos revolve as tripas e já que parece ter aversão aos "tripeiros" que governa.
      Um abraço, Fernando.

      Eliminar
  2. Margarida, boa noite!
    Enquanto o espaço serviu de urinol e abrigo a toxicodependentes, Rui Rio, o "entaipador", não se sentiu incomodado. Enfim!!!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Ana!
      É eassi...não faz nem deixa fazer. Vira as costas à cidade em muitos aspectos, mas presta-lhe atenção quando se sente "desautorizado" (?).
      Muito triste.
      Beijinho!

      Eliminar
  3. Alegria,
    Adorei a biblioteca de Cardiff, deviamos seguir o exemplo. Gostamos de imitar tanto os outros...
    Não gostei do que chamaste à couve galega, sei que não é de origem portuguesa, mas pode ter sido nascida e criada numa qualquer horta portuguesa.
    O Rui Rio é um politico como a esmagadora maioria dos que nos governam. Quando decidem tomam o lado mais fácil.
    Não gosto dos urinóis públicos, como lhes chamas, os portugueses têm a mania de exagerar. Aqui a culpa é mais masculina. Nunca vi meninas a descer as calças ou subir a saia e urinar na via pública...
    Nem te conto, no que se refere a homens o que já vi, para além do mero ato fisiológico.
    Olha um bom tema, este da masculinidade e a sua nojice.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olé!
      Não fuiu eu que chamei "nojenta" à rica couve galega! :))
      Se reparares foi o Rui Rio preconceituoso e classista que "pensou " isso nos seus pesadelos!
      Quanto às peculiaridades masculinas de que falas, decerto que há muito que se lhe diga... Podias fazer u m post sobre isso! Teria cá uma audiência, só te garanto (a sério). Há sempre novos testemunhos a acrescentar.
      E concordo que deveriamos seguir o exemplo de Cardifff: mas não só na decoração original dos seus tapumes de obras! Deveriamos conseuir bibliotecas com o aspecto exterior de livros!
      E até seria gira ua cidade toda assim, não acas? Um mercado em forma de alface, um salão de festas em forma de bolo e por aí fora...
      Um beijo, Pérola!

      Eliminar
  4. Este Rio consegue fazer-nos ter saudades de outros "desastres" que passaram pela Câmara Municipal do Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mfc!
      Governa tudo com espírito tacanho e contabilista, mas não tem visão. ´Já nas corridas é perdulário q.b! Aquea avenida da Boavista todos os anos tem grandes obras ma estrada por causa do circuito. E estão a perder público, pois os bilhetes são muito caros e as bancadas ficam às moscas.
      beijinho

      Eliminar