domingo, 10 de junho de 2012

Maria Keil : artista múltipla. Adeus...! ( Agosto de 1914- 10-6-2012)

                 (Uma das ilustrações de um livro da 2ª Classe, por Maria Keil)
Faleceu hoje,  dia de Portugal,aos 97 anos, Maria Keil. Apesar de um nome que não soa a português, era bem portuguesa na Arte e no sentir. Ilustradora, pintora, escritora, ceramista, decoradora ..... e tanta coisa mais na multiplicidade de áreas das artes plásticas que experimentou dentro das hipóteses do seu tempo. São dela muitos dos azulejos que decoram algumas das estações de Metro de Lisboa. Um dos painéis, há escassos anos, sofreu uma destruição ignorante pelos empreiteiros que renovavam uma das estações. Foi das últimas vezes que ouvimos falar de Maria Keil e da sua obra, pelas piores razões, pois nem tinha sido consultada para a remodelação... (coisas que só por cá...)
De resto houve um belo calendário (há uns 3 anos?) com uma selecção das suas iliustrações, de uma colecção que continua, ano a ano, com ilustradores portugueses.
A primeira vez que contactei com o seu traço e expressividade foi nos meus livros da 1ª e 2ª classes. Livros que ilustrou em colaboração com Luís Filipe Abreu. Jamais me esqueci. Uma delas é a que está reproduzida acima e se bem me lembro acompanhava um texto sobre um Domingo passado no parque por um grupo de amigos. Algumas ilustrações eram bastante impressionistas no estilo, o que contrariava a tradição dos manuais escolares "à Mocidade Portuguesa". Sei que esses livros/manuais marcaram assim uma mudança de mentalidades que se pressentia, ninguém podia ignorar. Neles deixaram de figurar , como antes (pese embora a excelência de anteriores ilustradores) os textos mais ou menos patrioteiros, ou que falavam dos pobrezinhos como agora se fala dos sem abrigo que são filmados na sopa dos pobres; e  desses novos manuais eclipsaram-se os meninos de bandeira, de cinto com "S" na fivela e braço estendido em saudação a Salazar.
Nas ilustrações de Maria Keil, os meninos não precisavam de simbolizar a pátria, ou o Futuro ou a perfeição. Os meninos desenhados por Maria Keil tinham o direito a serem apenas meninos, mesmo se  simples confluências de traços doces e de pinceladas de aguarela expressiva, nos limites de um papel.

                                    
                  (Aqui a temos, numa foto mais ou menos recente, numa entrevista, revelando o seu humor.)
 Para lerem e para  melhor conhecerem Maria Keil, deixo UM PERFIL completo e interessante  da artista divulgado no Público, em 2007, AQUI (clicar) 
                                         
                 (pormenor de um dos painéis de azulejos de Maria Keil)
Ao que dizem era uma mulher de fibra, artista plástica não só nas tintas e traços, mas na visão do mundo que tentava dar, na cultura, na geração que representou (a de Carlos Botelho, por exemplo) , no testemunho cívico que sempre procurou manifestar até ao fim, muitas vezes com coragem polémica. Com vivacidade,  apenas pequena e " frágil na aparência", no que dizem ter aliado a perspicácia e a crítica à ternura.
As pessoas não duram sempre. Nem os grandes artistas duram sempre. Este ano  continua com uma estranha fila de pessoas que  vão deixando Portugal órfão. Outros partiram precocemente,  já com Maria Keil tivemos a sorte de a ter  longos anos entre nós. Resta saber se a soubemos valorizar e se a merecemos, a ela que parte neste 10 de Junho, Dia de Portugal, o dia de Camões.
Descanse em Paz, Maria Keil e desenhe crianças,adultos, gatos e pássaros feéricos ,noutro mundo onde estiver agora.*
( curiosa  e linda a forma como ela imagina o Além, na reportagem linkada:  diz que provavelmente as pessoas boas, quando morrem, se transformam em ouro e pedras preciosas! :))
Margarida Alegria (10-6-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

11 comentários:

  1. Por certo ela já estará procurando seus lápis coloridos para pintar e desenhar alegrias e felicidade por lá!!" Que descanse! beijos,linda semana,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Chica!
      Uma "pedra preciosa" que desenha e pinta a felicidade!
      Beijos e boa semana! :)

      Eliminar
  2. "Uma "pedra preciosa" que desenha e pinta a felicidade!"
    Que frase bonita...
    Confesso a minha ignorância, não conhecia, mas hoje tenho visto muitos dos seus desenhos e achei muito bonitos...os meus livros da primária não eram assim bonitos...*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Eu chamei-lhe pedra preciosa, porque ela formulava esse desejo, de que ao menos as pessoas boas e preciosas se viessem a transfoemar em ouro e preciosidades da Terra, anos mais tarde.
      Era uma ilustradora muito especial. Até cenógrafa chegou a ser.
      Convém preservar estes nomes. Mas se até a Metro de Lisboa alegou, ao mandar picar o painel que elea fizera numa estação, que o painel fora pago (há décadas) e que agora era propriedade da Metro...que podiam dispor dessa obra à vontade... está tudo dito.
      Ao menos que os cidadãos a vão conhecendo, na obra que ainda fica.
      Beijo*

      Eliminar
  3. Querida amiga,
    Uma grande vida a que partiu.
    tenho uma litografia dela na minha entrada de casa, Lindissima, uma mãe a amamentar duas crianças, uma em cada peito.
    A minha filha andou, no liceu, com uma neta dela, Reparou no sobrenome, invulgar, por causa do quadro com que nos cruzamos sempre que entramos em casa.
    Uma linda e justa homenagem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte, se tens uma obra dela! E bom gosto.
      O nome Keil era por parte do marido, o arquitecto Keil do Amaral.
      Obrigada, querida amiga. Acho que os blogs também servem um pouco como agendas, às vezes, para assinalarmos estas coisas. E como sei que os ilustradores são muitas vezes uma camada artística um tanto secundarizada e marginalizada, achei por bem dizer algo e guardá-lo aqui, assim que soube da notícia.
      Beijinho!

      Eliminar
    2. Aprendo sempre contigo. Não sabia do marido Keil.
      Resta-nos saber da sua imortalização pela obra com que nos brindou.
      Um beijo

      Eliminar
    3. Ao menos!
      Que não destrua mais painéis dos que fez.
      Aprendemos uns com os outros.
      Beijo

      Eliminar
  4. Partiu uma grande Senhora!
    Uma Artista que o soube ser na discrição e qualidade da sua arte múltipla!
    As minhas sinceras homenagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, mfc!
      Uma Artista com maiúscula, apesar de discreta. E uma Senhora.
      Obrigada pela tua homenagem também!
      Beijinho

      Eliminar