domingo, 24 de junho de 2012

Mas afinal tanto espião para quê? ;P

(Pete Sellers, encarnando o célebre Inspector Clouseau da série de filmes da "Pantera Cor-de-Rosa")
Só aqui uma dúvida que me faz "espécie": afinal não temos tanto espião português cheio de "gadgets", em três organismos diferentes, mais espalhados  e a gastar o orçamento  de Estado pelo mundo do que os consulados ou embaixadas (parece que há espiões  portugas em Moçambique, em Timor -Leste,  e possivelmente no Timbuktu..)? E não têm  eles tanta perícia  em funcionar com telemóveis e e-mails...? E, depois de tanta polémica sobre o que andavam a fazer, talvez para vencer o ócio, como fazer recortes (clips) de notícias e  pesquisas no Google sobre ex-presidentes americanos, sobre candidatos a agentes,  e até investigações de uso privado sobre a idoneidade da senhora que queria vender a um aspirador a outra (sim! li nos jornais que fora uma das tarefas do tal espião Carvalho!), não acham que agora têm finalmente uma tarefa decente e séria a levar para a frente?
Refiro-me, caso não entendam ainda, ao tentar descobrir a veracidade ou não da fuga de informações para o recente exame de Português do 12º ano. NÃO CONCORDAM QUE ISTO SIM é uma missão importante e de Estado para os serviços secretos portugueses? Saber SE houve fuga e DE ONDE partiram os famosos SMS que alunos de Norte a Sul do país alegam ter recebido dois dias antes da Prova? (uns julgando ser uma piada, outros até tendo acreditado).
Não será facil a quem gasta tanto em sistemas sofisticados tratar de cruzar os dados e ver a origem das mensagens? Ou os detectores dos super-espiões só abarcam o envio de sms para o ministro Relvas, ou  o que buscam é apenas cusquices algo da vida privada dos jornalistas e outros cidadãos , para pessoas como Relvas não hesitarem em ameaçar jornalistas com a sua divulgação pública?
Vamos: altura de fazerem um brilharete!
Isto  despoleta a possibilidade de anulação e repetição do Exame para os pobres alunos. E põe em causa a seriedade do GAVE (e ,por extensão, do Estado) e do muito sofisticado e sigiloso sistema de há décadas para a produção de exames! Há que descobrir se foi apenas um palpite divulgado ou se foi  informação com conhecimento de causa. Um "Exameleaks".
Ou  será que até espiões como o Inspector Clouseau, o Johnny English ou o Maxwell Smart fariam melhor figura e trabalho melhor do que os  nossos?
Ou será que primeiro ainda pensam, por questões de hábito,  em colocar escutas no túmulo de Camões para sondar se ele foi mesmo o autor de "Os Lusíadas" e  se terá escrito o tal Canto VI que saiu no exame?! ;)
Margarida Alegria (24-6-2012, in blog "Alegrias e Alergias)

13 comentários:

  1. O meu espião preferido sempre foi o Maxwell Smart com as suas trapalhadas. Os nossos espiões devem ser muito parecidos com ele.
    Quanto ao sms, se realmente o que estava no sms foi o que saiu noexame há grandes probabilidades de ele ter partido das únicas pessoas que conheciam o exame, ou seja, os que que o realizaram, não é preciso um espião para saber isso.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Maxwell Smart também era o meu favorito! :))
      Os nossos usam telemóvel em vez do famoso sapato!
      Sim , a informação em fuga terá saído da fonte. Mas creio que o sistema de criação de exames é complexo: criam até várias provas diferentes e quem fez as provas não sabe qual delas sai no exame nem tem acesso a todas as que foram feitas no lote. E misturam as questões dos vários grupos. Não sei detalhes, mas parece que é um sistema muito apertado e complexo. Há também a parte gráfica, a informática... quem sabe se agora até metem aquilo em sistemas de net, com a mania de net para tudo...
      Até agora só houve uma fuga, que se saiba, em 1979. E os alunos tiveram de repetir logo o exame. Agora está tudo mudo. E os alunos podem depender dessa nota sair a tempo para entrar na faculdade.
      Só se agora, para poupar dinheiro e recursos o Gave resolveu proceder a outro método e criação das provas.
      É uma situação muito aborrecida de grave.
      Beijinho**

      Eliminar
  2. Eles já fizeram o cruzamento dos dados, só não os revelam porque descobriram que a origem dos SMS era o próprio túmulo do Camões! Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! :))
      É isso!
      E como não vão acusar o falecido, pois nesse caso o crime já deve estar prescrito... ;)
      Um beijo

      Eliminar
  3. Os nossos SIS só trabalham para a "CARAS" e devassam a vida de jornalistas!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O terem sido paparazzi deve ter relevância para o seu currículo e admissão no sis! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Desconhecia que havia espionagem nesse caso, de alegada fuga de informação referente ao exame de português.
    Se são estes os assuntos mais necessitados de pesquisa e espionagem, então estamos bem, maravilhosos.

    Um beijo,

    P.S. Sabes do exame de Biologia, cheio de erros, que deverá ser anulado parcialmente? Bem disse que havia perguntas incongruentes.
    A ser verdade, é das vergonhas que não consigo explicar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Pérola distraída! Não deve fazer parte das incumbências dos nossos espiões, mas talvez fosse uma ideia, para lhes dar que fazer em algo de realmente importante, não achas?
      Essa que dizes do exame de biologia desconhecia, mas já nada me admira. Nos últimos anos (7... 8?)não tem havido um só em que não tenham sido encontradas incongruências e até erros científicos em vários exames. Já houve questões anuladas até. Isto pode ser porque há mais gente a rever as provas por causa das médias, e também porque estão sempre a mudar os critérios e programas e julgo que também variam um bocado as equipas que criam as provas. Nem sempre se centram no essencial e gostam de complicar nos enunciados originais, que nem sempre são adequados ao mais importante ou a um exame nacional.E que se vê que é criado por quem anda longe da rwalidade do ensino secundário.
      Não entendo... depois de se gabarem que levam 12 a 14 meses a criar os exames, sai sempre esta trapalhada?!
      É mesmo uma vergonha
      Beijinho

      Eliminar
  5. Realmente houve ai uma falha grave que devia ser averiguada...Nesse tipo de coisas é que se devia gastar dinheiro...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, Pink.
      Isto é que seria um caso de sugurança nacional e de interesse público a resolver!
      beijinho**

      Eliminar
  6. Como está a minha amiga?
    Tenho-te sentido ausente?
    Foste levada para interrogatório pelos espiões?
    Conta-me tudo! (quando puderes, claro está)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olaré!
      Um interrrogatório à base de sol, areia e mar...! :)
      Terrível!

      Eliminar