sexta-feira, 2 de março de 2012

Ora...Bolas de Neve, Bolas de Cristal

Duas boas notícias -- aliás três!-- e duas "não notícias", leia-se umas "bocas" assim assim ou antes pelo contrário.

A primeira das boas notícias tem dois dias e já está a gerar polémica.

O Secretário de Estado da Cultura deu a sua opinião sobre o novo Acordo Ortográfico (AO) e disse que este deverá ser revisto até 2015 e que não há imposições até lá:
"É possível efectuar ajustamentos ao Acordo Ortográfico" (DN- Artes, 29-2-2012)


Como se esperava, já surgiram os choradinhos do costume (que agora estava tudo a ser implementado e blá blá... --LER AQUI).

Surgem também reacções do Brasil e dos juristas.

Nada de definitivo, por isso, e não podemos ainda deitar muitos foguetes, mas pelo menos a bola de neve que começou com a atitude de V. Graça Moura --e que relatei em posts AQUI e DEPOIS AQUI e ainda "ACOLI"--- continua a rolar e já está a desencadear alguns resultados institucionais.

É o que acontece às "bolas de neve" que com persistência se fazem rolar encosta abaixo, quando se quer combater algo de absurdo. Muitos cidadãos adormecidos ou desanimados recobraram forças, o assunto voltou aos títulos e ao debate e obrigaram os decisores a tomar posições. Claro que sabemos que F. J. Viegas não manda em nada, mesmo na sua semi-pasta(vide a venda opaca da Tobis,o fechar de apoios ao cinema em ano de portugueses premiados em Berlim, o não ter podido escolher os dirigentes de museus e CCBs...) , por conseguinte só podemos aguardar maior precisão e definição, sabemos que não passa de uma opinião "en passant", mas a Esperança aumenta. O empurrar uma definição até 2015 não é bom, pois é ano de eleições e poderá voltar um senhor Sócas qualquer e achar que pode mostrar "pulso forte" ao impor de novo um AO por decreto.Sabemos bem que é sempre mais fácil a pequenos ditadores criar guerras às classes cultas como esta (dividir para reinar, como sempre!) do que tomar decisões sobre assuntos que lhes competem, como os de governar económica e politicamente.

Portanto, esperemos que a bola de neve vá rolando, continuemos a resistência e a argumentação e aguardemos.

A segunda boa ( FANTÁSTICA) notícia tem escassas horas e já está a pôr a cabeça dos desgovernantes à nora. Depois de uma queixa em 2010 feita à UE pela Câmara Municipal de Aveiro, eis que surge a resposta. Ora vejam bem:
"BRUXELAS CONSIDERA PORTAGENS NAS EX-SCUTS ILEGAIS"
(in Diário Digital)

Ah pois é!!! E a Comissão Europeia ameaça levar o Estado Português ao Tribunal Europeu por incumprimento do direito comunitário! Oh Yeah! de facto, alegam por exemplo que essas portagens contrariam o direito à livre circulação de pessoas e bens!

É verdade que a responsabilidade maior foi do anterior Governo e da negociata que fez com as privadas Mota-Engil e companhia e os portais electrónicos de preço exorbitante. Mas, como Oposição na altura, o PSD condescendeu e em vez de estudar a lição de direito e de pôr travão firme ao cobrar de portagens nas Scuts do Norte, ainda ajudou a alargar o cobrar de portagens às estradas do Centro e do Sul. No fundo, queriam fazer o mesmo, se estivessem então no poder e defendiam uma tal lógica do "utilizador pagador". Não é estarmos sempre contra a cobrança de taxas e contra o que diz o poder, mas as novas portagens foram um manifesto caso de injustiça:

- Se fossemos aplicar o princípio utilizador/pagador a tudo, então seria justo deixarmos de pagar tantos impostos para o bem comum;
- O princípio de haver alternativas não foi cumprido, pois foi provado por utentes e autarcas que tais não existiam. As Scuts foram em larga escala construídas sobre vias existentes, as alternativas gastam pelo menos o dobro do tempo aos utentes e são visivelmente perigosas, ou porque são caminhos estreitos, perigosos e sem indicações, com o perigo de embate a cada curva, ou porque são agora estradas municipais repletas de semáforos, de passadeiras, de tractores, galinhas e cães a atravessar, de automobilistas a parar para comprar batatas, melões ou cebolas(não brinco!), de cães a parar para conversar com as galinhas(aqui, si,.exagero... os cães preferem lafrar às vacas e gatos!), com vacas (sorridentes, claro!) a ocupar uma das faixas em passo pachorrento, em vias quase sempre de duplo traço contínuo... um primor! Uma "alternativa" supimpa! :))

- O princípio do nível de vida dos moradores não foi respeitado, pois o Norte, com alguns dos concelhos mais flagelados por falências e desemprego, foi o primeiro a ter de passar a pagar portagens;

- As ditas Scuts estavam mais que pagas, com fundos comunitários destinados precisamente à melhoria de infra-estruturas como essas e que agora outros recebem também, numa economia de retorno e verdadeira solidariedade na UE. E não foram as concessionárias dos portais a pagar a sua construção;

- As Scuts só têm duas faixas em cada sentido, portanto diferente de uma Auto-estrada em todo o sentido da palavra e o que prova isso é que não tinham espaço para cabines de portagem normais. Foi portanto o Estado pagar um "balúrdio", nas PPPs do costume, pelos tais portais, o que tornou o prejuízo muito acima do que antes o estado gastava a pagar às concessionárias para a sua manutenção. E como tem sido complicado, a portugueses e estrangeiros o sistema de pagamento!

Poderia dizer mais, mas estes argumentos bastam. Venha agora ao menos a CE repôr a justiça! Ficamos a aguardar também o desenrolar dos acontecimentos. Para já o Governo vem alegar, qual menino envergonhado que chegou tarde à escola, que "não há alternativa às portagens", que agora deveria ser aberta uma excepção, pois o país está em austeridade, que já estão a funcionar, coisa e tal... e que... que... que... (pois... uma nova precipitação estilo "AO" deu nisto, como foi o crime de autorizarem a barragem do Tua , de nacionalizarem o BPN e ... e... e...). Mais uma vez poderiam marcar a diferença, repondo a justiça e acabando com mais um disparate. Mas não é assim: normalmente os disparates já feitos continuam, porque fica caro desfazê-los, mas gastam dinheiro a fazer novos disparates, nomeadamente a fazer mais legislação e a mexer em assuntos que até funcionavam razoavelmente. Nem preciso de dar exemplos e de qualquer forma não tenho tempo agora.*

----------------


*(Nota de ÚLTIMA HORA:Ora batatas! O Ministério da Economia vem agora dizer que a advertência de Bruxelas, afinal, é contra os descontos para residentes feitos ao pagamento das Scuts? Será?! A notícia estaria assim tão distorcida? Hummm... ainda muita confusão vai correr debaixo destes "portais"... Ou seja...vão pôr as pessoas a pagar quantias que lhes foram descontadas, depois da trabalheira que deu a muitos tratar da papelada para esses descontos?! O Álvaro deve estar todo aliviado, mas isto vais dar mau resultado! ai ai! Até nisto a CE anda ambígua?!

---------------------------------------------------
As duas "não notícias" foram aquela de o nosso PM dizer que não era profeta (temos reparado nisso...) nem tinha uma "bola de cristal" para adivinhar o evoluir da situação económica do país (ai ai... mau maria...!), sendo a segunda "não notícia" (pois não traz uma informação relevante ou que não soubessemos) a imitação que o treinador do FC Porto, Vítor Pereira, lhe fez, ao dizer que também não tinha "bola de Cristal" para adivinhar se o jogo de futebol de hoje contra o Benfica era ou não decisivo. Ironia, moda, ou coincidência nisto das bolas de cristal?

O que é evidente é que supomos que os governantes e políticos em geral não andam a dedicar-se às ciências ocultas ( hum... "aventais" à parte...) caso contrário já todo o povo teria deixado de ir votar e se concentraria em eleger a Maya e aquele do oráculo de Bellini. Ou até mesmo os búzios do Professor Karamba. PPC e VP queriam talvez dizer que eram apenas humanos e não conseguiam adivinhar o imprevisível, por mais esforçados que sejam. Pois bem, o que me preocupa não é essa sua intenção, mas precisamente a metáfora usada. Reparem: se alguém ALEGA que não tem uma BOLA DE CRISTAL para adivinhar futuro... é porque ACREDITA no poder das bolas de cristal e só lamenta não ter uma! O que essa referência revela é que é preocupante! Que no fundo os governantes andam "aos papéis" e, em vez de tomarem medidas acertadas a pensar no País, são no fundo todos como o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos que dizia que restava guiar-se "pelas estrelas", ou como a actual ministra da agricultura , A. Cristas, que tinha Fé que ia chover em breve e assim não precisava ainda de pedir apoios a Bruxelas, como já a Espanha e outros se mexem para fazer...

Temos governantes que provavelmente vão em segredo aos tarólogos e astrólogos e que acham que só uma bola de cristal poderia ser providencial. Se não acreditassem em Bolas de cristal, nunca as mencionariam como alternativa, não concordam?! Estão a ver grandes líderes de outrora a alegar isso?

Não. Mas o mal é geral. Até o famoso e poderoso ministro alemão Shaubble joga o Sudoku enquanto decorrem os debates na Cimeira Europeia, como alertado pela Anabela Magalhães(AQUI, espreitem o video e pasmem!)

E assim estamos entregues aos bichos, pois não podem ser apenas a Fé (mesmo que poderosa)nem os astros a salvar-nos da situação em que nos meteram. Eu pelo menos não andei a gastar acima das minhas possibilidades nem a consultar os cristais ou as auras ou as agências de rating , para agora estar a pagar uma dívida "colectiva" que foi na maior fatia gerada por roubos ao Estado!

Ao menos já vislumbramos na dita bola, umas estradas livres de portagens e uma Língua Portuguesa não torturada por ortografias ilógicas e a-linguísticas.... resta ver se vai ser esse futuro ... ou não. Pelo sim pelo não vamos pedindo à divina Providência.

Ah! é verdade... a TERCEIRA boa notícia ? Pois bem, depois de uns escassos pingos ontem, hoje à tarde está a chover, mais copiosamente! Podemos então concluir que das quatro uma: ou a ministra Cristas tem sorte de jovem principiante, ou a sua Fé é de mover montanhas, ou andou a negociar canhões de fazer chuva com os cientistas chineses,ou então... tem uma EXCELENTE BOLA DE CRISTAL! :))

Nesse caso, era bom que fosse solidária com Passos Coelho, com V. Gaspar e com o ministro Álvaro (e, já agora, com Vítor Pereira...) e lhes emprestasse urgentemente esse cristal mágico. Mas sem Juros.

"Alergia" (2-3-2012, in blog "Alegrias e Alergias")










2 comentários:

  1. A contra notícia do Governo sobre as Scut´s palpita-me que é uma nuvem de fumo!!
    Espero bem que se enfrasquem bem com esta gaffe monumental!

    Quanto à Cristas... ainda a estou a ver a organizar uma procissão para que chova, como fizeram as esposas dos Coroneis na telenovela "Gabriela, cravo e canela", lembras-te??!!

    ResponderEliminar
  2. Espero que tenhas razão, mfc! Que seja bluff do governo. Seria tão bom acabar com as malditas portagens! São uma roubalheira...
    É verdade, a procissão das beatas da "Gabriela"! :)))
    Já não me lembrava!
    Mais uma situação antológica dessa telenovela! Apanhavam todos os pormenores das contradições sociais. Notável.
    Terei que fazer um cartoon com essa procissão, não tarda.
    É verdade: lá em cima (do blogue) já está há uns dias mais um separador, neste caso com os cartoons feitos no ano passado do "Jejé e Companhia". Já tem algumas anotações, mas ainda me falta apurar e completar a página, por isso ainda não a inaugurei oficialmente.

    ResponderEliminar