quarta-feira, 25 de abril de 2012

CARTOON: a chuva. São Pedro. A Crise. Abril...

(C) Margarida Alegria (in blog "Alegrias e Alergias", 24-Abril-2012)
Apesar de todas as tristezas nacionais, a vida continua. Aqui está o primeiro dos três Cartoons prometidos para hoje. Os outros saem mais à tardinha/noite.
Não preciso de complementar muito. É uma "homenagem" às políticas erráticas, entre a omissão e a crueldade, da  jovem ministra "São" Cristas, nos vários ministérios que dirige. É puro Humor negro, concordo, mas dificilmente surge outro perante um país que definha às mãos  de irresponsáveis e ressabiados de instintos de delegados de comissão liquidatária...
Aqui outro São (e outro Pedro), São Pedro, dá-lhe o troco.  A ministra dizia que bastava esperar que chovesse, que tinha Fé e deixou correr o clima de Seca no país, ignorando a aflição dos agricultores.
A Chuva lá chegou e está a dar algumas cartas em Abril ("Águas mil"), mas ainda não chega. Sabemos agora que vamos ter de importar 75% da nossa energia, por falta de água nas barragens. Os citrinos já "foram à vida", o vinho não augura bom ano, vamos ver no que dá o resto...
Claro que a ministra não comanda o Clima, teve azar, podemos dizer. Mas poderia escutar os cidadãos, ter desencadeado bem mais cedo os pedidos de auxílio aos fundos da UE a que teriamos direito, como fizeram logo outros países que até tiveram maior pluviosidade. Azar continuam a ter os portugueses, afinal. A governante quis talvez rivalizar com a má memória do seu predeces´sor na Ahricultura, Jaime Silva, que deixava escapar todas as ajudas e seus prazos, em total autismo.
Quanto a PPCoelho, está aqui a dar uma ajuda, pois nunca teve uma palavra sobre o assunto, dando carta branca à sua super-ministra nesta matéria, tal como se calou na nova lei de despejos, digo, das rendas, que ela remodelou... vindo depois apregoar  (ontem?) num dos seus momentos de parlapié  constante em que se está a especializar, que o que é imprtante é "manter  "COESÃO SOCIAL"! WHAT? É o mesmo PPC que nos mandava emigrar, empobrecer, pegar em enxadas, que nos chamou de piegas, que tem feito o que é possível e impossível para que sejam apenas os pobres e remediados a pagar a crise?
Bem, ao menos neste cartoon está caladito  e quieto!
Nem "São Pedro" , um santo e dono das chaves do Céu, entende as incongruências do nosso PM e seus ministros.
Hoje, 25 de Abril, nos 30 anos da Revolução dos Cravos, temos estes figurões a dar cabo do país, depois de tantos outros que os antecederam. Pelo país não querem fazer nada, que não seja agradar aos Mercados adorados e fazer a figura de "bom aluno" lá fora (mas não é bom aluno, eu acho que só fazem figura de aluno "graxista"). O próprio discurso de Cavaco Silva girou todo em torno do que nós temos como imagem "Lá Fora", internacional...
Portanto até podem ter uma espécie de "Fé". Mas de certeza que não é nem fé  no País, nem nos portugueses, nem na democracia, nem sequer na Liberdade. E certamente não em Deus,que, para  quem acredita mesmo, nos deu uma Terra bela e fértil para a cuidarmos bem , sermos felizes, andarmos à Luz e fazermos o Bem. Não para empobrecermos e andarmos subservientes a... "Mercados" sôfregos regidos por cocainómanos e um mundo desgovernado por gente sinistra.
_____________________________________________________________________
Hoje há um encontro do Movimento "Es.Col.A, na praça da Batalha, no Porto, com percuso citadino até à Fontinha. Haverá melhor maneira de festejar o 25 de Abril?
A Esperança na decência e na Liberdade tem de continuar...
Margarida Alegria (25-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

2 comentários:

  1. Viva O 25 de Abril!
    É uma boa ideia,sem dúvida! Mas estou longe:)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Goreti!
      Mas todas as terças haverá momentos de meditação, com convite a que em todas as cidades cidadãos solidários façam o mesmo! Vê o post seguinte!
      beijinho e bom 25A! :)
      Bem-vida aos comentários!Aparece sempre!

      Eliminar