terça-feira, 3 de abril de 2012

Um brinde à Amizade sincera! :)

Como um simples pacote de açúcar pode dizer tanta coisa!
Não ponho de parte a minha família mais próxima, nem tão pouco os animais de estimação.
Mas nem um cão ou vários gatos, com suas lambidelas e seus ronrons, substituem a presença dos amigos no nosso coração e na nossa vida.
Como diz a frase acima, eles inspiram-nos, de facto.
Um verdadeiro amigo ou amiga está sempre pronto a receber-nos com um sorriso e braços abertos, nem que não o vejamos há muito tempo ou morem em lugar distante. As permissas do Espaço e do Tempo não contam na Geometria da Amizade.
A verdadeira Amizade torce por nós, lembra-se dos momentos importantes para nós, aceita-nos como somos, não nos valoriza pelo mero aspecto físico ou pela inteligência, embora aprecie todas as qualidades que possamos ter.
A verdadeira Amizade pode dar-nos conselhos sobre o que acha que podemos fazer de outra forma, porém  aceita-nos(e aprecia até) com defeitos que possamos ter e tolera que não sigamos esses conselhos. É o valor de protecção e preocupação connosco que conta, mais do que o de ter mais razão que nós.
A Verdadeira amizade não vira costas, mas, se não estiver com tempo para nós tem a franqueza de nos dizer e combinar outra coisa.
É bom ter verdadeiros amigos, que não se devem confundir, como até crianças pequenas sabem, com meros conhecidos ou com contactos simpáticos à distância. Há lugar no coração para todos esses tipos de "Amigos", que têm tantas vezes uma palavra simpática e acertada  em certas horas, mas só os verdadeiros amigos nos deitam a mão na hora de crise e sabem escutar os silêncios, por vezes de forma estóica e perplexa.Nem sempre sabem como nos apoiar, mas não é por isso que deixam de estar presentes, não é por isso que fogem a cumprir a amizade. Estão para as horas de crise, mas também para as de convívio animado, mas se nem umas nem outras existirem, também não se importam.
Os verdadeiros amigos SÃO e ponto final. E não estão sempre a seleccionar e a "limpar" a sua lista de amigos como agora se faz, gelidamente, nas redes sociais. A verdadeira amizade não é uma "Rede" (a não ser de "segurança"), mas um delicado tecido, um bordado.A amizade não é para usar de deitar fora, mas para estimar. Podem esmorecer as amizades, por circunstâncias da vida e do passar do tempo, mas o reencontro é sempre especial, como se a última vez tivesse sido ontem.
Os verdadeiros amigos não esperam nada de nós, para além de alguma lealdade e de algum carinho. Os amigos Estão, mesmo que nem sempre estejam.E  estão até mesmo se não quisermos que estejam, pois nem sempre sabemos o que é melhor para nós. Os amigos sabem.
Não têm receio que lhes ofereçamos lembranças, nem que não as possamos oferecer. Não têm receio que lhes telefonemos e mandemos SMS, mails ou mensagens, seja a que hora for. Amizade é confiança e paciência. E essa confiança é recíproca.Quando são eles a escrever-nos, aceitam que não lhe respondamos, mas sabem que acabaremos por lhes responder ou contactar. Como devemos fazer, como amigos que dizemos ser.
A Amizade não tem hora, ou grau de maior ou menor paciência, de mais ou menos "agenda" para lhe atender. Amizade é uma forma de irmandade, fraternidade, mas sem contingências genéticas. Mas só vale a pena tratarmos por "Irmão" e "Irmã" os nossos amigos, se  a eles também estivermos atentos e dermos apoio, que estejamos prontos a ir ter com eles, se  suspeitarmos que precisam de nós.
Amizade é Liberdade de sermos nós, mas também responsabilidade e algum compromisso de cultivarmos essa amizade.
Amizade é não nos aproveitarmos dos outros, é não ver o outro como um mero contacto interessante ou útil na agenda.É nunca esquecermos os bons e menos bons momentos vividos com os Amigos. Amizade é Respeito. Amizade é Memória. Amizade não é levar-nos a confiar no outro, para depois esse outro revelar segredos particulares que confiámos (e não falo de opiniões genéricas, mas de situações particulares e específicas!). Amizade não é hiper-valorizar alguém para desvalorizar no momento seguinte. A boa Amizade" é sempre a crescer, tenha as ondas que tiver!
Dedico este post aos amigos, especialmente às amigas que mais recentemente me têm  "aturado", me têm inspirado e se têm revelado "DO CORAÇÃO", sem ondas, mesmo que com maneiras de ser muito diferentes, mesmo com algumas ideias diferentes. A IDEIA essencial é a da sensibilidade, a de que a AMIZADE enfrenta ventos e marés, pode ser mais viva em certas alturas do ano e da Vida, mas nunca deixa de o ser, com simples estalar dos dedos, ou clicar de teclas.
Para esses amigos e com beijinho especial para aquelas com quem vou estar hoje, a certeza de que poderão sempre contar comigo, pois tenho direito, como Amiga que sou, em contar sempre convosco.
Hoje ainda , brindaremos à AMIZADE sã e verdadeira e à Vida que merecemos saborear!
Com Amizade,
Margarida Alegria (3-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
(Nota: os meus amigos virtuais, cada vez mais, me perdoem. Julgo que entendem que, apesar de toda a estima, estão a outro nível...)

8 comentários:

  1. Tchim,tchim :)))))
    zinha

    ResponderEliminar
  2. margarida soares franco3 de abril de 2012 às 13:33

    Os AMIGOS são para sempre...para as boas e más ocasiões. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A amizade é talvez o melhor dos sentimentos!
    Exige tão pouco do outro... mas dá-lhe tudo!

    ResponderEliminar
  4. Concordo, mfc.
    A Amizade é o sentimento mais generoso e altruísta. Não depende da vontade de sermos admirados e meramente mimados(como a ideia que se tem de "Amor").Os amigos ajudam-nos a sermos melhores, não porque nos queiram modificar, mas porque gostam que o melhor de nós brilhe e não querem que o pior de nós nos leve a sermos feridos pelo mundo! E não porque isso lhes dá vantagem, mas simplesmente por serem... nossos amigos.
    Infelizmente há quem julgue precisamente o oposto: que a amizade é exigir que o outro seja perfeito e nos perdoe tudo e...considerar que muito pouco ou nada se deve dar ao outro!

    ResponderEliminar
  5. Um pacote de açúcar pode dizer tanto... É isso mesmo! E nesse dizer, adoça bastante o sentir e a profundidade da relação. Como é boa a inspiração. São passos dados e partilhados, em chás ou cafés adoçados com o tal pacote de açúcar. Ah, e os bolos? Partidos em fatias, saboreados em conversas que recordam o passado, apontando o futuro. Sim, inspira. Viva a Amizade!

    Um beijinho adocicado... em virtualidades que entendem perfeitamente os níveis. Haja virtualidade, mas quando se tem beijos e abraços de carne e osso, com o calor de toda uma Vida contada e por contar, as distâncias di virtual reduzem-se ao que são: distâncias virtuais! ;)

    Vá, outro beijinho e um abraço também! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo,
      Os bolos da amizade são dos que não ameaçam dietas nem os dentes! Podem ser sempre mais doces, que não dão problemas de açúcares!
      Já os bolos dados com a mais pura amizade podem criar equìvocos, como aprendi recentemente. Porém, se nos limitarmos a ser amigos de pessoas (mentalmente) sãs e bem formadas, já não haverá esses desentendimentos. Mas isso é uma outra história.
      Beijinhos e abraço! :)

      Eliminar