quinta-feira, 10 de maio de 2012

CARTOON-Feriados (1 de 4): U Varito Ké Xer miniztro Kando fôr G'ande!(Jejé e Companhia...)

(c) Margarida Alegria (in blog "Alegrias e Alergias", 10-5-2012)
POIS É! Como sabem, ontem o super-Ministro Álvaro, da des-Economia e Outros estragos, decretou que sempre seriam abolidos os  tais quatro feriados: dois civis, 5 de Outubro da Implantação da República e 1 de Dezembro,  da Restauração da Independência Portuguesa; e ainda dois religiosos, mas estes apenas por um período de cinco anos, por acordo com a Santa Sé-- o Dia do Corpo de Deus e, pasme-se!, o dia de Todos os Santos (a 1 de Novembro e que, por colado ao dia dos Fiéis Defuntos é usado para a visita aos cemitérios e consequente visita à terra natal). E os portugueses mais uma vez a encolher os ombros perante toda esta estupidez!
Pois não é mais que uma estupidez, digo-o com todas as letras, uma perfeita INFANTILIDADE, como se, num país onde os trabalhadores têm mais horas de trabalho do que na puritana Alemanha e outros países (está nos números da OCDE e da OIT, senhores!), esses mesmos  que nos chamam de preguiçosos, o obrigar a ter ainda mais horas de trabalho anual fosse substituir o trabalho mais eficiente e a tacanhez e ganância empresarial de tantos ditos gestores tão incultos.
E o argumento de que aumentará o... EMPREGO, ainda é mais disparatado, pois já todos vêem que será ao contrário, exigindo cada vez mais horas e suor aos mesmos, enquanto tantos gostariam de ter nem que fosse um part-time.
Mas o objectivo que interessa é, todos sabemos, desvalorizar o preço do trabalho, embaratecer mão-de- obra por portas travessas, baixar salários de forma encapotada, como se ao nos fazerem formigas chinesas alguma vez pudessemos competir com os chineses em particular e asiáticos em geral por essa via, nós meros 10 milhões. Qual trabalho qualificado qual quê, qual aposta na originalidade e na "excelência", qual aumento de produtividade!
Só pode ser muita tacanhez e falta de visão de quem pouco sabe do trabalho por experiência própria, de quem sempre pôde trabalhar em horário livre em tachos "cunhados". Ou isso, ou o que ainda é pior, uma total vontade de agradar a especuladores bolsistas que nos sugam e a patrões pouco honestos e oportunistas que aproveitam a crise para choramingar esses feriados como empecilho à produtividade! Antes colavam-se a pedir contratos e subsídios, hoje, com as " vacas magras", "colam-se" a pedir alterações laborais.
Foi o que o Ministro Álvaro papagueou há uns tempos: que a menor produtividade era culpa das leis laborais!!!(Santo Descaramento!). também o ministro das Finanças veio  há escassos dias alegar que afinal o desemprego ia aumentar ainda muito mais, o que era prova da... RIGIDEZ Laboral! Hum... como disse? Há mais desemprego, PORQUE as rígidas leis laborais não permitem muito os despedimentos?! Será? Ou será que as leis proibem por acaso a contratação de pessoas? Muito me espanta esta nova Crença económica, que é tão ceguinha como a dos crédulos seguidores da defunta "Santa da ladeira"!
Já se falou aqui no blogue longamente sobre o disparate da abolição dos feriados tão marcantes como o 1º de Dezembro (VER ESTE POST AQUI_ "As últimas horas do feriado condenado oficialmente) e por agora não tenho muito tempo para acrescentar mais nada, que a noite já vai alta.
O cartoon já diz muito: que temos desgovernantes infantis, com menos criatividade e soluções para o país que um vulgar grupo de crianças nas suas brincadeiras.
Assim como há uns anos se dizia que parecia que a Manuela Ferreira Leite ou a Mª de Lurdes Rodrigues guiavam parte da sua governação como ministras da Educação, a partir das "bocas" de mamãs! que escutariam no cabeleireiro, começo a achar que agora estes "Young Turks", estes "garotos", como hoje lhes ouvi chamar  um  angustiado homem do povo, se guiam por palpites não só da Troika ou da Merkel, o que já seria péssimo, mas pelos compinchas da mesa de bridge, ou do campo de golfe...
Quem trabalha merece as suas pausas, algumas até fora das rotinas dos fins-de semana, para celebrar as memórias colectivas, para reencontrar  ritos, pessoas e lugares para além dos lugares, das pessoas e dos "ritos" do seu ambiente de trabalho!
Este CARTOON, como podem ver, é mais um da série "Jejé e Companhia", na sua extensão actual do "Clube do Pepê".
Quem não conhecer a série tem duas formas de se actualizar:
1- na barra superior do blog, a seguir à foto/cabeçalho, tem os separadores de páginas independentes: clique na que diz "Jejé e companhia"; aí verá os primeiros episódios/cartoons da série, publicados anteriormente no  meu Facebook e em outro blogue. A página ainda está em construção, faltando alguns cartoons da última fase do reino de Jejé, nunca publicados, bem como anotações, legendas, links...
2- Para ver os cartoons já publicados NESTE Blog, clique na etiqueta Cartoons de um dos Menús da barra mais à direita do blog e verá todos os cartoons aqui publicados, entre os quais os da série.Ou então clique directamente na etiqueta "Jejé e Companhia".
NOTA: mais uma vez lembro e peço; se quiserem partilhar o post e/ou o cartoon, podem fazê-lo à vontade, exceptuando se for para uso contra os meus princípios e contra os Direitos Humanos. ;as peço que tenham a GENTILEZA de avisarem aqui que o vão fazer e para onde o levam e também de mencionarem a autoria e o blogue do Cartoon (estes aqui, vossos humildes fornecedores...) :)
Como também podem ver no título, este é o nº 1 de uma série de 4 sobre a "medida" dos feriados. Amanhã  e no Domingo saem os restantes três que vos garanto são MELHORES que este! Este é uma... introdução, digamos assim.
Amanhã então direi mais algumas palavras, com os Cartoons 2, 3 e 4!
Boa noite!
Margarida Alegria (10-5-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

13 comentários:

  1. Uma verdadeira pérola este Jepé. Com este andar da democracia, tem-se de se inventar licenciaturas e mestrados em politica. Pois, os nossos governantes parecem uns amadores. Somos tãomal governados, mas não vejo quem se levante e mostre ideias diferentes, politicas necessárias e necessárias para o nosso crescimento e respeito pelos direitos mais fundamentais.
    O teu cartoon está delicioso!
    Um grande beijinho! Voltarei para acompanhar as sequelas.
    P.S. Hoje sairá o post sobre a água (foi dificil, fartei-me de meter água e não fiquei satisfeita,pode ser que para a próxima corramelhor.
    Voulevar o teu cartoon do Pingo Doce, fazendo as referências necessárias.
    Muitos parabéns à minha CHEFA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdão Jejé, eu e o teclado mais a minha cabecita no ar. O resultado é medíocre. Desculpa-me, Margarida Alegria!

      Eliminar
    2. olá, querida Pérola!
      Tenho andado de um lado para o outro, sem tempo para ir ver blogs e responder a comentários. Já lá vou ver os teus posts (ontem vi o das amigas de 4 patas, mas teve de ser a correr).
      Quanto ao da água, o desafio foi na brincadeira, não era preciso levares tão a sério. E seria para interpretares o que é a água para ti... assim ao correr da pena! Não é desafio para reflexões mais sociais! :)
      Até Já
      ( e Jépê até fica bem:mistura do anterior reinante Jejé com actual reinante Pepê! :))))

      Eliminar
    3. O drama é esse, Pérola!
      A oposição que devia fazer o reequilíbrio para que nem tudo pesasse sobre nós, anda muito dormente e Não tem ideias alternativas. E quando têm são ignoradas por esta coligação que se tornou numa maioria absoluta (e por isso cega! por isso detesto maiorias absolutas! Em Portugal funcionam muito mal e saõ prepotentes!).
      Vou já ver o teu blog e comentar e responder a comentaários, mas tenho andado em correria, só com tempo para fazer os cartoons, desculpa.
      (eu tinha comentado o teu comentário imediatamente a seguir mas não sei se ficou, pois ao publicar deu Erro de servidor... :((
      Dizia eu que Jepê até mistura nbem os nomesm dos dois reinantes: o que passpou, Jejé, e este agora,...
      :))
      Beijos
      (e já responderei ao teu comentário no post da Mãe, assim que puder.)

      Eliminar
    4. Querida Margarida,
      Não corras que ainda tropeças e podes magoar-te.
      A vida é curta, mas tem um tempo para tudo,não te stresses, tá?
      Já li a tua resposta, não precisas de responder sempre, só se te for oportuno.
      Por enquanto o Jéjé continua na mesma fase. Aguardo o seu crecimento e amadurecimento.
      Amanhã sairá o post com o teu cartoom do Pingodoce: Como faço uma abordagem um pouco agressiva, se for contra os teus pensares, diz que retirarei logo a associação do teu propositado desenho às minhas parvoeiras.
      Um beijinho e dorme 8 horinhas, combinado?
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Estou em choque!
    Faleceu o pianista e brilhante compositor Bernardo Sassetti! :((
    Logo à noite deixarei um post e sua homenagem!

    ResponderEliminar
  3. Dizem que foi acidente.
    Como o descrevem cheio de inquietações, ficarei a pensar: suicidio? Como não conhecia, não sei que pensar. De qualquer das formas, as Artes ficaram mais pobres.
    Um beijo, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... foi muito estranho...
      Foi, pelo , menos, absurdo...
      Aliás, a morte é sempre estúpida, seja qual for...
      De qyualquer forma registe-se que, para além de excelente músico, Sassetti é lembrado por ser uma pessoa alegre, sonhadora e de excelente carácter. Um amigo do seu amigo, idealista, mas aberto a todos e empático.
      E isso é o principal.

      Eliminar
  4. Parece que a sequela ainda não nasceu ou então passei por ela e nem reparei, culpa da minha distração inata.
    Querida Alegria,
    Como tinhas razão! Não te escapas , não! Leva o tempo que quiseres, que precisares, mas terás de escrever sobre o tema proposto.
    Hoja saiu o meu post 'Doce', se não quiseres o teu cartoon associado às meus delirios, avisa, tá?
    Amanhã postarei à cerca de um desafio para as amantes do verão. Obriga a posts diários, uma fotografia e é-nos dado o tema.
    Porque não alinhas? Poderiamos fazer uma competiçãozita saudável apesar de saber que sairia derrotada, mas não me importo de perder.
    Um bom fim de semana e avisa se algo de novo surgir.
    beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Não saiu não, mais nenum cartoon, cara amiga..
      Anteontem e ontem fiquei sem net e mesmo hoje está a conta-gotas, pelo que logo à noite talvez consiga que os problemas técnicos estejam ultrapassados e consiga publicar o resto.
      Os cartoons estão ... eheheh! Só vendo :))
      Mas parece que anda um gnomozito maroto a boicotar-me sempre os planos de postagens. É sempre assim em muita coisa na minha vida, mas aqui tem sido exemplar: não posso prometer nada nem planear nada com antecedência que os planos me saem quase todos "furados"... raios... ! :(((
      Ainda há pouco me falhou a net de novo!
      Acho que vou deixar de dar indicações aqui quanto ao que vai sair, pois sai tudo ao contrário... sorte "macaca"!
      Já lá irei ver o teu post e claro que censurarei e ralharei se o teor chocar com o meu cartoon! :))
      Beijinhos!

      Eliminar
    3. Fica à vontade!
      Habituamo-nos à net e depois estranhamos. Espero que tudo se regularize em breve.
      Aguardarei com calma os teus humoristicos posts.
      Um beijinho e fica bem.

      Eliminar