quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Certeza do Acaso na Divina Comédia da Vida...


(The Divine Comedy "The Certainty of Chance", Live at the Palladium 2008?)
Uma das minhas canções  favoritas de sempre, por um dos grupos míticos das últimas décadas, os britânicos (irlandeses do Norte) Divine Comedy, aqui ao vivo.
Há um video "oficial" que só há pouco descobri (VER e COMPARAR AQUI) e onde não aparecem algumas fífias que o nosso Neil Hannon dá nesta versão (entusiasmos, acontece...), um soberbo espectáculo com orquestra. Mas esse  outro video não incluia, como devia,   parte final com  a leitura  do poema (aliás  parece  um poema, mas  descobri que   é um excerto de um monólogo do  filme  "La Dolce Vita" , de Fellini) , um remate  importante, a meu ver.
Este tema acompanhar-me-á para sempre, pelas dezenas de vezes que o escutei, bem como a todo o álbum "Fin de Siécle" (1999), numa  das  fases mais duras da minha  vida. Canções que foram  a companhia ,  para além de um cão,de revolta e reflexões, com cada palavra  e nota  a ecoarem  nas paredes  de  uma casa  enorme e quase  vazia, povoada " de fantasmas".
Fases melhores vieram. O cão, que era velho mas ainda "rijo", morreu, ainda nessa  fase, como é tradição nos males que não vêm sós. Entretanto a vida avançou,  mudou, sobrevivi.
Muitas coisas mudaram "some forever, not for better", como cantavam  os Beatles.
E acertam, estes trovadores modernos. De  uma coisa   apenas   podemos ter certeza nesta  Vida: de  que  não há Certeza de  nada, talvez somente a Fé em algumas coisas e em algumas pessoas, sobretudo alguma Esperança  numa "Certeza do Acaso", como aqui se canta. Por mais  que nos  esforcemos por fazer o  está certo, por mais que procuremos  cumprir  a "nossa parte" a que nos toca na tal Sorte/  nesse Acaso.
Se calhar  será melhor irmos seguindo  os  conselhos das tais belas palavras  finais:
"We  need to  live  in  a state  of  suspended animation* , like a work  of  Art.
In a state of enchantment...
detached, detached..." (Ver o monólogo completo do filme AQUI, por escrito, vale a pena).
Por que  se ao menos nos encantarmos com o que descobrimos (na Natureza, nos outros, nas situações) não nos desencantamos tanto com o que vivemos (da Natureza Humana, dos outros, das situações...).
Boa tarde!
"Alergia" (24-5-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
*durante muito tempo entendi esta palavra "animation", como "admiration", o que também ficaria adequado...

17 comentários:

  1. Boa noite, amiga,
    Não conhecia estes teus companheiros de infortúnio. Mas escolheste-os muito bem.
    Como ja fizeste uma travassia do deserto, desculpar-me-às. Ensaiei falar sobre conversar, mas correu-me mal. Só não apago o post para me lembrar de como não devo estar para escrever. O humor anda desgraçado por estes lados.
    Uma travessia no deserto, sem água, com Sol que me queima e uma 'vontade de querer desaparecer'.
    Vou deitar-me talvez amanhã vislumbre um oásis.
    Prometo voltar ao tema duma forma mais satisfatória.
    Como não sei o que querias dizer em teres-me respondido antes do tribunal, vou dar uma volta por aí. Se não encontrar diz-me o título do post. Já sabes que sou distraida, jánão sei o que escrevi e onde.
    Um beijinho e fico contente por teres dado a volta à situação e teres saído airosa e artistica.
    Tens um Dom, minha cara amiga.
    Um beijinho, outro, sou beijoqueira, nem tudo pode ser mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pérola, boa noite:
      o tal post onde respondi foi no da decisaõ da censura em tribunal, anterior a este!
      Não te preocupes com o post... escreve só quanto te apetecer, não forces! Ou faz co o eu: acaba a desviar para outro tema para que estejas mais virada, caso não atines com esse! É por isso que tenho tantos em atraso,ehehe!
      Se quiseres, não achares invasão, amanhã mando-te um mail, ok? Não gosto que esses humor continue em baixo tanto tempo, aia ai,,,
      Dorme bem, amiga!
      beijinho e dorme bem!

      Eliminar
  2. Lê as tais palavras do monólogo que linko, do filme do Fellini. Talvez elas te inspirem... ou não.

    ResponderEliminar
  3. Vim conhecer tuas alegrias.Gostei!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica!
      Sê bem-vinda a este cantinho mais ou menos alegre!
      Beijos e tudo de bom também.

      Eliminar
  4. Querida Margarida,
    Hoje apanhei um solzito e arrebitei.
    Cada segundo mergulhada na penumbra é um segundo desperdiçado. Ainda se meditasse e saisse alguma coisa de jeito valeria a pena.
    És uma querida, quando quiseres envia mail ou o que te apetecer para farinha222@sapo.pt
    Não te sintas pressionada a nada ou a responderes-me. Fá-lo só quando tiveres tempo e te apetecer. Eu farei mais ou menos o mesmo.
    O link de que falas está todo em inglês, verdade? Sei que o poderia pôr no tradutor, mas sou uma preguiçosa, já sabes.
    O meu inglês não dá para peceber tudo, ainda por cima textos com outros sentidos, menos práticos.
    Um desabafo: endo às voltas com as minhas crónicas, só hoje já escrevi 'maetriaal' para uns 10 post, no mínimo, achas muito maçador? É que sinto aqueles personagens e a história ainda tem tantas voltas para dar. Às vezes sinto-me ridicula.
    já agradeci, ou não? Já desabafei e agora vou andando que os carapaus não se grelham sózinhos.
    Hoje reparei, na peixaria, que as sardinhas já tinham ótimo aspeto. Como só eu é que as como, lápara a semana vou-me estrear com a minha meia dúzia de sardinhitas. Já cheira a Santos Populares. O que eu gostava de saltar nas fogueiras. Ainda se fazem?
    Um beijinho e não te apresses. Leva o teu tempo.
    Se algo ficar para trás, deixa estar. Recuperas se valer a pena, mais tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva quem é uma Pérola!
      Sim a ideia do sol foi boa!
      E a das sardinhas também! Já estamos a entrar na sua época.
      Quanto ao mail não to escrevi ainda pois li em tua "casa" que os mails estão a ser devolvidos, pois tens a caixa do correio cheia! por isso não arrisquei.
      Sim, eu agora tenho de deixar em "escabeche" os posts que aguardam, mas não falharão. Só que tenho notícias recentes e muito importantes para comentar.
      Quanto às tuas crónicas: se têm lastro para andar mais, deixa-as andar. Se as pessoas acherem ridículo é com elas. Agora se é por não saberes onde parar, talvez seja bom traçares uma meta, pois às vezes as ersonagens ganham vida própria e escorregam do que se queria fazer com elas.
      Pensa por exemplo que é como fazeres planos de uma viagem: ou bem que vais por aí fora, de carro, por exemplo, à aventura, sem destino fixo, ou bem que tens um destino em mira e o que escreves é apenas o conjunto de estradas e o percurso que escolhes para lá chegar. Faz por exemplo um pequeno esquema do que queres para o desfecho: situação inicial (já está... o encontro no correio)+ peripécias do desenvolvimento (aí podes ser mais livre)+ desfecho (desenlace (o que qeres que aconteça >ás personagens no final. Assim saberá onde parar, quando chegares lá sabes reconhecer que é o desfecho e não tens a sensação de que ainda falta algo. E seres inflexível nessa parte com as personagens, senão "tomam-te o pulso" eheheh!
      Não sei se há muitos saltos nas fogueiras... se calhar nas aldeias e em acampamentos de escuteiros. Só saltei uma vez na vida, na parte mai baixa da fogueira, mas tenho medo!
      Se quiseres traduzo-te o monólogo, que não é assim tão longo...
      E mais uma vez obrigada por aquele miminho! deixaste-me sensibilizada, sem palavras )ou com menos, eheh!)
      Força a ó , Pérola ao sol!Vitamina D é que está a dar!
      Beijinho

      Eliminar
    2. Querida Alegria,
      Nada que uma boa noite de sono ou um Sol não resolva.
      Já tinha postado sobre esta minha carateristica quase bipolar (atenção que tenho uma irmã que sofre da doença e tenho o maior respeito e algum conhecimento): ou sou de entusuasmos alegrias esfusiantes ou dá-me para a tristeza, para o querer desaparecer, literal como já leste.
      Por acaso já fiz um post (há séculos) sobre esta esta minha maneira amante de viver.
      Grandes tragédias, grandes festas, mas a minha vidita é como já não se usa.
      Hoje olhava para a familia à mesa do jantar e pensava: quem é que hoje está casado há 24 anos, com 4 filhos, sendo doméstica (não há como escapar-lhe é a minha profissão, atual, por muito que me doa)e sem vislumbres de mudança?
      talvez devesse estar agradecida, mas falta-me algo. Preciso demais, consegues perceber? Não sei se é por ver tudo em volta em grande reboliço, ora casa, ora junta, ora divorcia, sem planeamentos de filhos ou arriscando apenas um. Eu. vejo-me com umafamilia, com poucas diferenças dos meus ancestrais. Estarei errada ou já não raciocino bem e a senilidade já se faz sentir?
      Não sei, querida, sinceramente, não sei que pensar. Já tive fases da vida mais transpparentes. Agora anda tudo muito turvo.
      Não tens de agradecer. Foi feito no impulsodo momento,mas a pensar só em ti, nas tuas palavras e no apoio que tens sidonos últimos tempos. Nunca pensei que um blog pudesse ser assim. Para ser sincera desconhecia as redes sociais, não tenho Facebook e só utilizava o computador para trabalhar (na àrea contabilistica e fiscal, claro) e para mail.
      Quanto às crónicas, vou alhear-me do que possam pensar. Vou seguir o caminho que sempre esteve, mais ou menos, delineado na minha cabecita, obrigado pela estratégia!
      quanto às fogueiras, sou duma pequena vila do interior (Sardoal)

      https://www.google.pt/#hl=pt-PT&gs_nf=1&cp=7&gs_id=1b&xhr=t&q=sardoal&pf=p&sclient=psy-ab&oq=saedoal&aq=0l&aqi=g-l4&aql=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=543e0333585a8db1&biw=1027&bih=659

      e era uma festa. Íamos apanhar o rosmaninho para queimar e nas noites era uma festa e tanto.
      Tinha 17 anos e meio quando o meu 1ºnamorado me pediu namoro pela 1º vez. Só lhe respondi umas festas depois (festas no concelho, arraias que frequentava no verão).
      Foi o único rapaz que alguma vez me pediu namoro.
      Outros namorados se seguiram, mas nunca mais me pediram namoro. Acontecia e pronto (não fiques a imaginar coisas, fui muito tardia nestas coisas. Ainda soje até sou ingénua).
      Deixo-te que tens mais que fazer.
      Não percebi porque deu aquele erro relativo à caixa do correio. Só tenho utilizado 2% dacapacidade. Deve ter sido um erro dosapo.Já recebi várias mensagens. Publicidade sempre e alguns comentários simpáticos como o teu.
      Um beijinho e até já.

      Eliminar
    3. Aqui estou eu vinda de te responder (com todo o gosto) lá do "andar" de baixo! :))
      A este vou responder ais brevemente de deixarei o resto para mail.
      Primeiro : blogues etc
      realmente é giro isto dos blogues, mas nem sempre há esta interacção. Há pessoas que usam, isto é lêem, àss vezes partilham com outros, mas nada de comentarem nos próprios blogs.
      Facebook: com toda a franqueza, não perdes nada e não ter. Há uns anos era engraçado, iamos lá para encontrar amigos online, era mais directo, faziamos umas brincadeiras em comum. Agora é cada qual no seu canto, não se encontra quase ninguém, já não se comenta, ou só a correr, é tudo dividido/refugiado em grupos de discussão, ´r o dono do Facebook a querer por força que organizemos o nosso mural assim e asado... uma seca. Tenho ido muito pouco e vou para reeencontar amigos, mas com dificuldade, talvez devido ao meu actual horário diferente. Não perdes nada e não me admira que o fulano esteja já a perder dinheiro em bolsa! Já vistr o que era teres alguém a mandar em como deves organizar o teu blogue e que devesubdividir os teus amigos/leitores em escalões e proximidade etc?? mesmo um a espionagem... tenho penado um post sobre aquilo e só falta a ilustração! ehehh
      Quanto à forma como te sentes, deixarei para mail.
      E também sobre o sardoal e rosmaninhos.
      Finalmente: os teus quatro filhos e família. Não digas isso! esses filhos todos nos dias que correm são uma maravilha! Olha que muito me dói ter por vezes quase turmas inteiras de filhos únicos! Imaginas como é? É comlo ter uma tura de pequenos príncíoes e princezinhas, a maioria das vezes capreichoos, ou pelo menos ansiosos por atenção, ficando ofendidod se não se responde de imediato à SUA pergunta, só porque não entendem o que é ter de partilhar atenção e vez com os outros!
      Abençoada família tão grande! Tive uma família grande e foi bom! Jamis nos aborreciamos, estávamos sempre a inventar jogos, brincadeiras, trabalhos manuais...laro que com muita peguilice pelo meil! :))
      Os casa-descasa que se vêm por aí não são exemplo para ninguém, pois isso é não saber enfrentar as dificuldades (só se as pessoas se maltratam... aí é diferente!), mas aquilo que sde vê das pessoas daem facadas nas costas do marido/esposa, ou cas descasa só porque já .. como é? "não há Amor"! Ora isso é ver o amor de forma estática. O amor entre as pessoas tem o seu percurso tal como cada um muda também. Tem de ser uma adaptação e comunicação constante, a meu ver.
      Pessoas que andam nessa inconstância e casam e descasam e não queem ter filhos para não "deformarem o corpo" ou que só t~em um não porque não podem mas porque "querem ar tudo de melhor a um filho só!" ou porque não quwrem aturar mais... não são educadores e casados nem felizes, parece-me. São umas tristes pessoas!
      Bem. amanhã como disse escrevo mail.
      Agora vou acabar o post de hoje, aliás o de ontem (com truque tecnológico! eheh). E não foste tu que o impediste! tinha-o deixado em banho-maria, depois regressei e estar aqui a responder-te até e deu ginástica ao dedo, e às gralhas!
      Neste fim-de-semana saem mais cartoons: o que falta sobre os feriados e ainda outros muito..verdejantes! eheh
      Boa noite!
      Bjos

      Eliminar
    4. Ai as gralhas (o teclado tem de ser aspirado das areinhas deixadas pelas gatas nos seus saltos sobrevoantes!):
      assado
      pensado um post
      turma de príncipes
      caprichosos
      peguilhice pelo meiO
      querem Dar tudo de melhor a um filho só

      Eliminar
    5. Cara amiga,
      Gosto da tua perespectiva.
      Faz-me relembrar certas opções que tomei.
      Considerei serem as mais certas e, se for objectiva, continuam a fazer sentido.
      Não gosto de andar em manada, mas às vezes a manada pisa-me e sonho fazer parte dela.
      Ainda bem que sou um pouco diferesmte, para o bem e para o mal.
      Obrigada querida e cá em casa não há grandes violências, só os meus gritos, de quando em vez.
      Mas, já sabem que são de pouca dura, daí apouco já nado aos beijinhos.
      Grande educadora eu saí.
      Vou tentando!
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  5. Bom Dia,minha querida,
    O Sol escondeu-se loga agora que estava de mp3 nos ouvidos pronta para o fazer meu.
    Enfim, pode ser que volte.
    Só para esclarecer que o Homem da minha vida é o meu pai que teimo em fazer presente. Faleceu em 2005, vítima de cancro do pulmão, e faria hoje 77 anos. Na altura, queria morrer com ele.
    Apesar de 24 anos de casamento e ter 2 filhos rapazes para além das 2 meninas, é o meu hérói verdadeiro, sempre o será.
    A garagnte aperta-se.me e gosto de falar dele como se estivesse entre nós, para mim é como se o estivesse. Amo-o muito e disse-lho várias vezes, ele chorava sempre. Quem já chora sou eu e não é preciso.
    Um beijinho
    Para onde te posso contactar via mail? não vejo por aqui contactos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga,
      ppor aqui o sol tem estado em pisca-pisca. Já houve umas chuvadas,até, mas agora o sol brilha e está bastante vento.
      Não tenho aqui anexado nenhum endereço de mail. por várias razões, sobretudo por não ter muito tempo para os ler e não querer vir a receber publicidade etc de quem não conheço.Talvez venha a criar um exclusivo para o blog, caso as pessoas me queiram contactar ou dad sugestões, mas como digo, já a minha caixa de mail normal está repleta de coisas que ainda não li. Com isto do blog tenho menos tempo. Por isso já te escreverei e aí ficarás na minha agenda e descansa que responderei. Certamente só vou conseguir fazê-lo depois do almoço, pois tenho o tal post ainda de molho (afinal ontem o sono venceu-me!) e depois tenho uns assuntos urgentes.
      Entretanto, vai lendo o que te respondi no post de baixo do "Caladinhos ou emigrantezinhos...",se é que não o fizeste já. Não precisas de reponder ao comentário, a não ser que queiras. mas lê, ok?
      Quando li a tua homenagem de ontem, fiquei em certa dúvida, de facto, quanto a quem te referirias. Mas como todos davam lá parabéns ao par, pensei que... :)
      Um bom pai é sempre um herói! Ainda bem que lhe disseste em vida que o amavas. Assim partiu em Paz e certamente te contempla na tua vida e dá-te forças mesmo sem notares. Pena é quando há quem tenha pais vivos e lhe vire costas. devemos sempre dizer às pessoas que as amamos, enquanto é tempo, enquanto estão entre nós...
      Bem vou ao post, que não é até muito grande mas é sobre um tema que me desgasta!
      Até logo (breve)
      Se o sol falhar, respira fundo e imagina-o a aquecer-te a cara e o coração!
      Beijos ea té já

      Eliminar
    2. É verdade o Sol foi sendo tapado pelas marotas nuvens.
      Se ficaste na dúvida do homem da minha vida foi porque leste com atenção o que dizia. Nunca podia ser para o amor romântico. Penso que só leram: homem da minha vida e pumba: marido....
      Enfim, vivemos numa era de correrias e quer-se fazer tudo, até nos blog. Marcar presença e já está!
      Quanto ao pai, é o meu herói e a minha maior referência.
      Quanto à mãe está viva, mas não posso dizer-lhe estas coisas pois não as sinto. Ela também não as sente e trata-me como lixo ou coisa similar.
      Adiante, que há temas mais interessantes: já li o tema que tinhas entre mãos. Quando fores uma top nos blog vais ter muitos comentários como a queridissima anónima. Um mimo.
      Sabes que podes bloquear os comentários aos anónimos?
      Eu sou pela liberdade, mas liberdades com responsabilidade, não libertinagem.
      Um beijo, vou ao andar de baixo.

      Eliminar
    3. Eu também opto por nãp censurar. Deixo até hipótese aos anónimos, porque uns às vezes noitros temas querem manter a identidade encoberta por fazerem desabafos mais delicados e outros não sabem como comentar aqui e às vezes entram como anónimo mas no fim do comentário acrescentam uma identificação/assinam.
      Mas já lá vou dar a "estocada final" à "amável" anónima, que insiste na parvoíce! :))
      Onte acabei por andar em rondas familiares todo o dia e... lá quebrei mais uma promessa quanto ao que queria publicar no fim-de-semana! É o que eu digo: não me adianta fazer planos em quase nada! :(
      Beijo

      Eliminar
  6. Pois, minha querida, os planos só servem para seren furados ou alterados.O melhor é planear o obrigatório e deixar alguma liberdade aos restantes temas.
    Já ficou calmo o debate por aqui?
    Se precisares de alguém para segurar um cartaz ou gritar umas palavras de ordem, chama-me, tá?
    um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá deixei resposta a todos, com um comentário "especial" para o novo(?) anónimo, eheh...(espreita! e v~e tudo!)
      Ah não tenho grande jeito para palavras de ordem, embora nos últi mos anos tenha ido a mais manifestações do que em toda a minha vida até aqui.
      Beijinho

      Eliminar