sábado, 5 de maio de 2012

Este é também um post sobre Sapatos!

(um par de sapatos , por Vincent Van Gogh)
Passeando pela blogosfera, constato que é habitual muitos bloggers fazerem posts sobre moda. O que vestem, o que vão calçar, que toilette vão escolher para uma festa, qual o batôn preferido ou o melhor blush. As meninas sobretudo, como é evidente, mas também já há mocitos a enveradar por aí, o que parece mais estranho, ou metroestranho ou lá como é..
Fico com um misto de embaraço e de ligeira "inveja" pela juventude que transmitem tais posts, pois é sinal que há quem vá ainda a muitas festas, quem tenha bastante tempo para escolher vestidos e se arranjar como deve ser, quando hoje em dia uma simples ida ao cabeleireiro já tem de encontrar vez  bem pensada na agenda e... na carteira. Perdoem-me quem o faz por sistema, mas a minha surpresa é genuína, quanto mais que concluo que tais blogs têm muitos mais seguidores que este recanto aqui. Oh! sim, OK é inveja ! Inveja! eheheh... "But"....Não creio que seja por essas pessoas terem mais amigos,  blogosféricos ou outros. Constato que é algo que se liga ao poderio do Google +,  a técnicas engraçadas  que há de "passo a palavra" e... talvez ao facto de ser mais fácil comentar "ai que giros sapatos!" do que dizer: "Sobre esse tema eu penso que...".
Atenção, não critico quem o faz. "Blogar" é um belo passatempo, seja para que temas for (desde que pacíficos). Ir a blogues é complemento das redes sociais, que por vezes não permitem tanta intimidade, embora pareçam o contrário. Ainda bem. A blogosfera continua cada vez mais viva e recomenda-se, tomando " sempre novas qualidades" como diria Camões. Através desse tipo de posts  que descobri recentemente, embora tenha pouco tempo para os explorar melhor, vario um pouco as minhas leituras e sempro fico a saber o que se anda a usar. Não entendo bem como se podem as jovens e menos jovens equilibrar em certas sandálias,mas é engraçado.
Fiquei depois a saber que algumas pessoas, como as do famoso "Pipoca mais doce" e afins, ganham dinheiro largo por recomendarem isto ou aquilo, este perfume, este vestido, aquele produto, ao nível da mais cara publicidade. Claro , pois é um evidente exemplo de "product placement". O que duvido é que ao fim dum tempo as pessoas  que visitam esses blogs acreditem que a escolha é pessoal e sincera, pois vão vendo recomendações semelhantes em VÁRIOS blogs! Bem, que ganhem dinheiro, há que fazer pela vida, nos tempos que correm. Mas que tudo fosse mais honesto, porque senão deixam de ser "blogs"pessoais no seu conceito mais exacto e passam a ser "sites" de fabricantes.
Portanto, meninos e meninas,Tcharammmm!!! Eis que era uma lacuna aqui no "Alegrias e Alergias" fazermos recomendações de moda ou de produtos. Para produto, como estive  de relance a ver na lista de posts publicados, tivemos aqui talvez a recomendação de um belo sortido de aventais, de charutos" robustos,do pastel de nata "MacNata", de uma nova Escola, a da Fontinha, de políticos vários não recomendados e desaconselhados(fora de moda, de prazo, ou de fabrico "chinês" e/ou artificial) e de um ou outro livro , música ou filme. E muitos, muitos saldos acima dos 50% de pensamentos variados! Mesmo assim é pouco, muito pouco...:/
Venha daí portanto uma recomendação de Moda,para os nossos queridos leitores. Como ainda não entendi ao certo o que é um "Fond de teint", como uso maquilhagem apenas quando o "rei faz anos", com a agravante de que o" rei" calha de fazer anos "só nos anos bissextos"eheh..., como a minha modista se reformou e não conheço vestidos pelas suas marcas, resta-me falar de SAPATOS, coisa mais pacata e que uso de certeza, como toda a boa gente. Não não são daquelas marcas como que tem um lindo Basset, ou daquelas outras que foram à falência pelo país fora, apesar do excelente fabrico. Também não são daquele estilista francês (ou português que trabalha em França?) o não sei quantos, que começa por um" L" (Labourin, Lambertin?...) nem tão pouco Prada, pois nem isso terei muito em comum com o Papa actual. Não sei a marca, mas é bastante Português, com retoques de inglês e de italiano via Brasil, quiçá um pouco Serfadita, mas pelo menos... sapatos Globais, de cidadã do Mundo. Passo a descrevê-los, pois não arranjei foto dos mesmos, sendo a que está acima apenas um detalhe artístico para complementar o Post.
Sola: resistente, mas flexível, pronta a palmilhar muitas estradas, a proporcionar muitos encontros e reeencontros. Pronta a me proteger de estilhaços e pregos do caminho, a me fazer aguentar as viagens. Porém com toque suave de cabedal, com a macieza suficiente para não me causar muitos insensíveis calos ou  magoadas bolhas, pese embora sempre nos tenhamos de adaptar aos sapatos e nós a ele. Com o passar do tempo, fica mais o sapato parecido com o nosso pé, do que o nosso pé com o sapato, repararam? Isto porque a nossa essência não se perde, por mais estilizada e rígida que seja a forma em que nos querem  enclausurar.
A cobertura do sapato/do pé depende da estação. mais aberto ou mais fechado, mas sempre a deixar respirar a nossa personalidade expressa em ambos os  pés. Nunca muito apertado, bem cosido mas bem vedado, a pele e o pé em uníssono para tantas misteriosas caminhadas que a Vida nos traça em mapas  de incerteza.Protegendo-nos da poeira dos dias e das intempéries do clima, um refúgio, mas sempre nos convidando para sair  quando é preciso, ou sobretudo quando nos faz bem, sendo esse o seu papel e não enfeitar-nos a sapateira.
A cor poderá variar, mas sempre de acordo com a estação e com o nosso espírito e princípios: mais sombria e reservada de Inverno, mais colorida e imaginativa de Verão. Sendo que qualquer destas estações poderá brotar a qualquer altura das nossa "andanças". Depende da viagem, de quem caminha ao nosso lado, da etapa maior ou menor a encetar.
Pode cobrir a perna, mas aí é bota e não sapato, pode ter cordões, fitas ou laços, sendo mais importante que os laços sejam de acordo com aqueles a quem nos prendemos, os cordões sejam seguros para não tropeçarmos e nos espalharmos por aí e as fitas sejam por vezes parecidas com aquelas "fitas" que também fazemos.
Em todo o sapato, um pouco de nós, portanto, conquanto nunca nos impeçam de caminhar, de correr ou passear,seja sozinha seja em boa companhia.
Por vezes lá terão que parar sob uma mesa. À noite terão direito ao seu descanso. Precisam de alguns  cuidados e mimos (mas de "creme", não de "graxa").
 Tamanho? crescem connosco/comigo, de acordo com os meus sonhos, mas também com alguns  becos sem saída. Foram feitos para me levar a conhecer o mundo e a conhecer os outros. Um dia, velhinhos espero, serão arrumados a um canto, deitados num contentor ou quem sabe reciclados, para que outros possam aproveitar a sua sola resistente e flexível, a sua pele macia e protectora.
Para já, é este o retrato que deles posso fazer, já que os sistemas fotográficos da blogosfera ainda não são capazes de os fotografar em toda a sua inteira imagem e fazendo-lhe total justiça.
Por isso, tudo o que posso fazer é perguntar:
-gostas destes meus sapatos (que vou usar hoje, amanhã e depois...)?
- Queres fazer uma viagem com eles a ver aonde te podem levar?
- Serás capaz de os calçar, pôr-te no meu lugar dentro deles, nesta viagem internáutica ou da realidade, ou, como dizia a canção do Elvis, ser capaz de me entender e "  Walk a Mile in My Shoes"? (cliquem no título para aceder à música e atentem na bela letra!). (ADENDA: AQUI O LINK para uma versão mais moderna e "Chill"e bem boa dos Coldcut, COM LETRA).
E PRONTO! Fiz o meu post sobre SAPATOS.
Agora, depois disto tudo, e caso  o post seja mal entendido (embora em nada quis que fosse ofensivo, antes pelo contrário! Foi apenas uma fantasia de um serão) e  leve alguns a debandar, apesar desta "trabalhêra", lá continuarei apenas com os meus 41 aderentes (fora os do networkedblogs/Facebook)... :((
Para COMPENSAR, caso não gostem deste par de sapatos, segue-se aqui mesmo neste Post uma ADENDA, com outras opções de sapatos para o fim-de-semana... ou para a longa caminhada da Vida!(mas depois não se queixem dessa opções!) ;)
Margarida Alegria (5-5-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
ADENDA ( Pares de Sapatos alternativos):





Que chamar-lhes? Sapato-rocha? Sapatos -caranguejo? Sapatos-salta-pocinhas? Seguramente que precisam de umas escadas de emergência... Para situações... "bicudas" ou para andar" em loja de porcelanas"...
Estes mais facilmente nomeáveis: sapatos barbatana. Para quem quer arriscar caminhar sobre as águas,como fizeram Jesus e São Pedro, pois que sobre a terra, a coisa às vezes complica-se....
E estes nem precisei de nomear: o criativo que os imaginou chama-lhes mesmo "Sapatos-prego"! UI! :))
Para caminhar de forma a sublinhar bem o caminho para outros que venham atrás, para quando se quer... PREGAR bem ao chão e não voar com os vendavais... ou então... para quando precisa de passar à frente da fila ou fazer que outros a deixem passar por entre os lugares no cinema (aqueles ranhosos que esticam as pernas e não se movem um milímetro para facilitar)! ;)
Aceito sugestões para a utilização dos vários modelos!
Abraços,
Margarida Alegria (5-5-2012, "Alegrias e Alergias", blog)

20 comentários:

  1. Muito bem imaginada esta "questão" em volta de sapatos.
    E que modelos tão originais.Assim como original é a dissertação com uma crítica bem humorada.Bom domingo.
    M. Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mª Emília!
      pelo menos deu-me um gozo imenso fazê-lo, pelo que pude imaginar de como seria o nosso par de sapatos ideal!:)
      Bom Domingo e beijinho!
      Margarida

      Eliminar
  2. Lendo agora de novo a letra da canção,medito que por vezes também somos obrigados a "lançar" uma ou outra pedra. Mas tantas vezes não é porque não sejamos capazes de entrar nos "sapatos" dos outros, mas em defesa por nos terem também atirado pedras e de não serem capazes de entrar "nos nossos".Estarem sempre em guerra e nos acharem um alvo fácil e bonzinho. É um equilibrio e difícil de fazer, mas não somos de ferro.
    Quem o for que atire a "primeira pedra"...
    Nem sempre é bonito de se ver,porém custa apanhar saraivada de pedras ou ver com perplexidade que nos entaipam com pedregulhos.Acabamos por sair armados com fisgas a tentar romper o cerco arrogante.
    Não, não é bonito de se ver. Mas temos mesmo de ser uns para os outros, não pode ser sempre unilaterar, a aguentar, aguentar parvoíces enquanto outros andam sempre com bolsos munidos de calhaus.
    A letra fala não só em "before you accuse", como em before You ABUSE"!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Margarida,
    Só tu para me pores a chorar de tanto rir. Já chamei tudo o que tinha 2 olhos, aqui à volta, para virem espreitar os teus sapatos 'adendados'.
    Que maravilha de post! Não há dúvida!
    Nem sei que dizer!
    Quando me falaste que irias escrever sobre sapatos ainda tive a ténue ideia que seria parecido com o que se vê por aí como tão bem relatas. Mas, não! Fizeste-o duma forma deliciosa! Muito humor, ainda me rio, e muito bem pensado.
    Eu também não percebo como há pessoas que usam o calçado de plataforma quotidianamente. Contudo, já vi mamãs a calcarem-no e andarem desembaraçadamente. Dignas do Guiness. Eu não consigo, sou sincera. Uns saltinhos para umas festas e chega. Para o dia a dia, uns saltos congortáveis porque sou baixinha e rasos só os saltos dos chinelos ou das pantufas.
    Deixaste-me curiosa: Só tens um par de sapatos? De que cor são? Deixa-me adivinhar! Castanhos? Neutros como convém e ficam bem com tudo.
    Vou continuar a rir-me para outro lado.
    Em relação ao selo. Já sei! Fui muito confusa.
    Queres te explique por passos?
    As máquinas costumam ter razão. Não percebo porque não consegues associar o url à imagem. Começa por http\\ ...só uma vez?
    Confere.
    És única! Se fosse eu a mandar na Blogosfera serias a 'Margarida mais Alegre' a ganhar mais dinheiro. Nomeavas-me assistente ou qualquer coisa do género? (olha a graxa, mas preciso de arranjar emprego e brinco com coisas sérias).
    Um beijinho.
    Voltarei para reler o teu post. Caso para dizer:'Verdadeira pérola'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda bem que também apreciaste.
      Não sei porquê, dá-me para escrever este tipo de posts ou quando estou extreemamente bem disposta, ou quando me sinto mais triste e procuro afastar certas memórias do meu espírito...
      Saíu bem, concordo.
      Quanto à sapataria nem imaginas as coisas mais extravagantes que se encontra por aí na Net! Os 3 que seleccionei são apenas uma ínfima amostra, muuuito escolhida!
      Quanto aos meus próprios sapatos, calma aí! Não sou rica nem vaidosa, infelizmente, mas daí a ter só um par de sapatos vai uma légua. Até gosto bastante de sapatos, mas tens razão, opto pelos mais práticos e neutros,mas tenho de várias cores e materiais. Quase sempre rasos. Mesmo para crimónias. De cada vez que opto por saltos arrependo-me amargamente e não gozo a festa.
      Cheguei a usar meio salto no dia-a-dia, mas há uns anos largos o tacão prendeu-se a umas daquelas travessas metálicas nas bordas dos degraus, no Instituto Britânico, e (sem exagero!) voei por todo um lanço de escadas com uma cambalhota mortal para a frente! Só não foi "encarpada com flick flack e Axel duplo", porque o meu "treinador" celeste me deve ter aconselhado a fazer uma figura mais simples, para nota artística 10!!! :)))))
      O que é certo é que aterrei no patamar do andar de baixo sem mossas, assim como naquelas quedas de crianças, para grande espanto de um professor que passava e de colegas e depois....pus aqueles sapatos de lado para sempre!
      E no Verão: sandálias, havaianas, etc
      Os de tacão fino seriam para me torcer os pés, as sandálias plataforma de que falas... bem, teria de fazer um curso de mestrado para me equilibrar naquilo. Mas claro que também me sentiria mais "dona do mundo" pois também sou baixita.
      Isso que fazem essas grávidas é muito perigoso e pouco saudável, a muitos níveis (mais peso para a coluna, etc), mas, quem sabe se não é para a criança ao nascer "deslizar" mais depressa para o mundo! :)))
      Quanto a sermos maiorais na blogosfera:seria uma bela ideia! Um site de margaridas a pipocar! E claro que poderias ser a minha vice-"presidenta". Então se fosse só de moda deste estilo, revolucionariamos as tendências Primavara-Verão e baralhariamos muitos pipoqueiros! Seriam "sandalinhas Pérola" (que até está na origem da palavra "margarida", como bem deves saber).
      Prada, Chanel etc! "Se preparem"! :))
      Sabe-se lá se não é uma carreira com futuro!
      Sinto muito estares desempregada. Não estou a brincar com o facto! É só para animar.Deixa lá, que qualquer dia é a regra e não a excepção... o que acabará por tirar aquela sensação de exclusão... já senti isso uns meses, sei como é. O que é importante é não te fechares em casa, não deixar de visitar os amigos e conviver. É apenas uma circunstância que nos aflige,porém não uma que nos deva envergonhar.
      Vou agora acanar o meu post atrasado (ai aMãe!) e já irei comentar à tua porta!)
      Beijinho e ainda bem que consegui fazer rir. Nos tempos que correm ainda é algo que não devemos esquecer de fazer! ;)

      Eliminar
    2. Minha Amiga,
      Primeiro, sinto-me extremamaente honrada por ser nomeada vice-presidenta. O título assenta-me como uma luva. Serei deligente como nunca se viu Blogosfera fora.
      Iremos pipocar e lindamente, não haverá Chanel que nos acompanhe. Agora, lembrei-me, achas que convide o Castelo Branco para padrinho? (como é unha com carne com as marcas!) Pensando melhor : Não! Não queremos o clã das lindas e airosas Margaridas associadas a essa gentinha. Seremos originais, únicas, especialíssimas!
      Fizeste-me rir tanto ao descreveres a tua queda. Só fiz porque sabia que nada de mal te tinha acontecido.
      Escreves deliciosamente, não me canso de repetir!
      Porque não agarras o selo, fazes uns browses dumas 5 fotografias e descreves o sonho numa única palavra? Gostava de te ver em modo conciso, superlativo absoluto sintético como nos adjetivos?
      Deixa o amor para depois, ele gosta de esperar. Vai-te aos sonhos! Depois da tua mãezinha, é claro.
      Obrigado pelo teu humor. És uma querida.
      Um beijinho

      Eliminar
    3. Castelos-brancos a tirar-nos o protagonismo?" Jamé, como diria o outro!!
      Ainda bem que a cena do voo agradou. Foi cá um milagre que nem sei como não me magoei. Ainda por cima o tal professor ia a subir as escadas com um retroprojector nos braços,eu quase ia embatendo com a cabeça no retro-projector...E as tais alunas depois puseram -se a dizer ao professor, talvez para o arrreliar(novito e envergonhado), que se calhar fora ele a passar-me uma rasteira para eu cair!!!e ele "Me?! O No!!". E eu, sentada no patamar, "não, não foi nada ele!":)))
      Quanto ao selo e os sonhos... cinco fotos ainda ocupam um"ror" de espaço!!! Mas vou pensar... talvez UMA foto, a fazer síntese também, ok? E o texto castigo sobre a água, por causa da "batota" feita na questão das mentiras, hen?
      E o raio do texto sobre a Mãe, que nunca mais acabava/acaba! De cada vez ia acrescentando coisas e coisas, lembranças, detalhes... agora tenho estado a cortar... ao básico! Está difícil, mas será hoje!
      Bjo

      Eliminar
  4. Ah! E se gostares de mais post "de moda" Vai às Etiquetas do blog, aqui na coluna mais à direita e clica no tema "aventais". Vais dar a um post sobre os ditos "aventais", que tem diversos modelitos, etc! :))

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada, Anabela!
      Deu cá um gozo...
      Aparece sempre!
      Veijinho

      Eliminar
    2. "Veijinho"?!
      Isto é que era sono! Sorry, Anabela!

      Eliminar
  6. Margarida,

    "ai que sapatos giros"... ;)
    Claro que tinha de começar o meu comentário ao post sobre sapatos, dizendo que são giros. Não significa cómodos, com o simples propósito de ter um bom caminhar (sabe-se lá para onde), significa, simplesmente, giros.

    É muito fácil fazer um julgamento rápido das situações, blogs e afins. Quase como que entrar em casa de uma pessoa e dizer barbaridades sobre a mesma. E venho aqui e o que vejo é um salutar ("palavra cara", atenção) post sobre "sapatos" a partir de uma viagem pelo proliferar (ui, outra "palavra cara" ;) ) da moda, sem julgar.

    Sim, é mais fácil comentar rápido sobre as cores dos vestidos ou a forma dos sapatos... mas perceber o sentido mais fundo de um sapato ou até mesmo de um vestido é demasiado erudito (daí as "palavras caras"). Não, pensar não é erudito... é humano. E os sapatos levam-nos também ao pensar. Os sapatos gastos de Van Gogh falam imenso dessa sabedoria de vida. O sapato que faz caminho, mais ou menos confortável. Encontrando pedras, não são necessários pregos ( ;) ), desfazendo-se delas, soltando-se os atacadores (ou cordões conforme a região do país), levando (ou permitindo) a queda... Sei lá, tanto, mas tanto. Até ao ponto de se perceber que com humor também chegamos à meta.

    E eu sou dos que gosta MUITO de cá vir. ;)

    Um beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paulo!
      Eu também costumo dizer "atacadores", mas usei "cordões" para ser um termo mais universal. Acho que uso ambos os termos.
      É esse o objectivo destes sapatos. Levar-nos a pensar. E a pensar na caminhada da vida.
      Por vezes pensamos que eles servem só para ser em giros e para andar, mas, se virmos bem, uns sapatos muito apertados, por exemplo, podem impedir-nos de pensar.
      Daí o tal problema dos saltos altos: com a aflição do equilíbrio e da frente do pé a magoar, acaba-se por não se pensar na festa, mas estarmos longas horas a maldizer a hora em que escolhemos aqueles sapatos!
      Beijinho! :)

      Eliminar
  7. Em termos de sapatos a minha moda são... 2 pares de sapatos de inverno e 2 pares de sapatos de verão!!
    E chega...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muito bem!
      Falou o bom sentido prático masculino! :))
      Têm de nos relembrar , às senhoras,para vermos se não nos perdemos tanto por sapatos!
      Para mais em tempos de crise, em que certamente teremos de aprender a simplificar o gasto nestes pertences!
      Tens razão, não deveriamos precisar mais que disso, dois pares por época, para variar e ... chegava!
      Beijinho, amigo, mfc! :)

      Eliminar
  8. Muito bom. O post sobre sapatos mais original que já vi ;)

    ResponderEliminar