domingo, 29 de julho de 2012

Segurança alimentar?! Afinal como é? :(

Não tenho grande pena de belmiros, soares dos santos e afins, que no meio desta crise não sofrem rombo tão grande como as pequenas mercearias, que não podem transferir para os detergentes ou  chinelas havaianas os aumentos que não quiserem fazer nos géneros alimentícios por causa do aumento para 23% do IVA.
Mas concordei com a sua indignação quando uma taxa extra caíu em cima das suas "grandes superfícies", da parte de uma ministra Cristas da Agricultura, que alegou a bondade da medida com a  necessidade de financiar um maior rigor da "Segurança Alimentar". Creio até que é essa a designação do novo imposto... digo, taxa, que já começou a ser aplicada há uns meses.
É com surpresa que hoje mesmo se escuta que afinal a ASAE está a relaxar a sua acção fiscalizadora pelo país, por questões de poupança! Asseguram que uma espécie de "serviços  mínimos " continua garantida, isto é, inspecção a ovos, carnes e outros produtos mais sensíveis... 
A DECO alerta que foi com "desleixos" desses que noutras épocas se multiplicaram os desrespeitos vários por produtores desonestos, como no caso dos frangos com Nitrofuranos.
EM QUE FICAMOS ENTÃO, Sr.ª Ministra?
Afinal a tal taxa era para melhorar a fiscalização, ou era para outro fim qualquer (quem sabe, para contratar assesssores-de-assessores de sub-sub secretárias adjuntas de..., daqueles com cartão do partido, lienciaturas lusofónicas ou "modernaças" e experiência em ... organização de eventos e organização de correspondência..)???
Toda razão terão os magnatas da mercearias se protestarem de novo.
E razão teremos nós para voltarmos a recear pelos géneros alimentícios que compramos e comermos por aí!
Isto em época de crise e de carência de tantos... é mesmo "adequado". Será, quem sabe,  uma nova medida para disparar um surto de cólera e de gasterentrite (essa até já aí anda!), para levar mais uns tantos cidadãos desta para melhor, de preferência crianças e idosos que aliviarão as despesas do estado de milhares de pensões...
Afinal não são os portugueses que estão a mais neste país que estes iluminados incompreendidos estão a  tentar "salvar"?
Muito grave.
Faz-me lembrar, a um outro nível, o aumento descomunal da propinas nas Universidades, nas últimas décadas, com diminuição de bolsas para estudantes  também, não se reflectindo esse "imposto estudantil" na melhoria das Universidades, nem em instalações, nem em condições em tantas salas de aula, nem mesmo em docentes, que continuam a ser despedidos "como tordos" em época de caça.
Em que ficamos, Srª Ministra? Mais valia terem assumido que era um novo assalto aos bolsos de alguns(directamente) e da maioria dos cidadãos  (indirectamente).
Para quê tanto "Politicamente  correcto" e desculpas esfarrapadas?
Ao menos o porquito da foto parece estar feliz com as sua moscas e não inventa taxas para fingir que as tem de tolerar!
----------------------------------------------
ADENDA, em 31/7/2012 (tipo "pior a emenda do que o soneto"):O Ministério da A.  e o próprio P-M garantem que a saúde alimentar dos portugueses não está em risco(o PM também? Só porque lhe dizem, como faz o PR a propósito da palavra dada pela mesma ministra na lei dos despejos, digo, do arrendamento que promulgou, embora com dúvidas?...). A ministra admite que realmente as análises que a ASAE faz são só na distribuição, falhando a recolha de amostras logo na fase de produção! (logo a fase mais "perigosa", menina Ministra, Daaah!!! A fase das pestes suínas, febres de Malta e nitrofuranos...). Acrescentou que houve amostras recolhidas em anos anteriores e  que agora foram deitadas ao lixo, pois nunca foram analisadas (aí deve ter razão...), mas que a recolha na produção continua a ser assegurada por outro organismo (multiplicação de organismos do Estado? Boa! Uma boa rentabilização do Estado "gordo",enfim...) e, o que é mais curioso, que as amostras estão a ser enviadas para laboratórios ESTRANGEIROS (Belo! Muito bem! Enquanto laboratórios nacionais, com decerto analistas competentes, serão deixados sem trabalho, para melhor depois os declararem obsoletos e melhor vir a dar trabalho e dinheiro do Estado a empresas privadas, claro! Belo aproveitar dos recursos do Estado, boa gestão... continuem assim e alcançarão o objetivo de dar o máximo lucro aos amigos do Privado e o máximo desemprego e emigração ao sector Público, esse "despesista"!)
Mais uma brincadeira com a saúde dos portugueses...:(
VER a notícia AQUI- há dois dias, no "Público", com versão sonora. E AINDA AQUI, o esclarecimento  pela Ministra, relatado no... "Jornal de Negócios" (pois claro, visto que Portugal se está a tornar um negócio cada vez melhor para uns, à custa do empobrecimento da maioria dos restantes...)
E o jornal Público de hoje (para já apenas em versão em  papel), explica melhor a RAZÃO para tais amostras terem sido... "lixadas"... enfim, leiam uma súmula:"Na sua edição de hoje, o jornal ‘Público’ titula que uma dívida da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária levou a que se deitassem fora amostras de alimentos por analisar e a que a ASAE fosse afastada do processo de colheita. O jornal destaca ainda os avisos da DECO para os perigos de uma «vigilância mais frouxa» e as garantias do Governo de que «não há motivos para peocupação." (revista da Imprensa do "Sol", 30-7-2012)
(ah, pois claro que não! Que ideia! Afinal andava o dinheiro metido ao barulho e  a tradição do Estado mau pagador, claro...Só à Lusoponte é que  se paga adiantado por uma obra já saldada várias vezes e ao arrepio da lei... Está tudo como no Paraíso e sob controlo! Eu até coloquei um fundo rosado  ao exerto e tudo... só não sei adicionar o som do chilreio dos passarinhos! Mas ainda bem, ou ainda vinha a ser multada por um qualquer organismo ou "observatório " de defesa dos Animais...)
"Alergia"(29-7-2012, in blog "Alegrias e Alergias)

Sem comentários:

Enviar um comentário