terça-feira, 31 de julho de 2012

Será apenas trapalhão? Não sei... mas agora é-o via SMS...

(Não sei quem é o autor desta foto-montagem, via Facebook)

Tinham-me enviado esta imagem via Facebook, há já algum tempo ( muito obrigada , Manu S. C.), mas reservara-a para uma altura em qe viesse a ser mais adequada.
Foi criada aquando das notícias sobre o que o Ministro da Educação tencionava fazer, nas diversas medidas deste últimos meses: voltar a implementar os "Exames da Quarta Classe" , ou, modernamente, os Exames no final do 4º ano (Primeiro Ciclo) e ainda  , pelo Estatuto do Aluno que reformulou, querer aplicar castigos vários, entre os quais multas aos Pais dos alunos prevaricadores, aliás, sobretudo aos que mais faltassem (multas pecuniárias, retirar de abono e subsídios...).
Quanto aos exames de 4º Ano, embora não tenha tido vagar na altura para comentar, não considero qualquer tragédia. Mais exames, menos exames. O problema , a meu ver é o seguinte: não devemos tornar os Exames em corolário e objectivo máximo do ensino, quase os endeusando. A febre e a farsa dos chamados "testes intermédios" para aferir as dificuldades meses antes dos exames, mostram como rapidamente os testes e exames se deixam resvalar de um mero, parcial e natural meio de avaliar os alunos e os obrigar a estudar um pouco mais, ou seja, um MEIO, para um FIM em si, um endeusado "Ídolo" que depois melhor colabora numa falsa triagem de capacidades do aluno e na outra farsa que é a "novela" dos Rankings nacionais.
Num ano uma escola com um lote excelente de alunos a uma disciplina, sob ao pódio Nacional. No ano seguinte(e não exagero, são mais que muitos os exemplos e muitos vi de perto!), a mesma escola, exactamente com os mesmos docentes e métodos didácticos, mas com um lote bem mais fraco de discentes/alunos, desce e é espezinhado aos pés da escola vizinha, que entretanto até já aprendeu uns truques de como evitar mau grau no ranking (ah pois é!... convidando alunos mais fracos a candidatarem-se a exame não pela escola, mas como "alunos externos", numa outra escola qualquer, Xô xô!... ou a fazerem como tantos colégios, arrranjando maneira de negarem a inscrição na escola de alunos indesejados  a nível disciplinar ou de (in)sucesso escolar).
Em suma, não fazem mal, os exames, mas nunca deveriam voltar a substituir uma verdadeira avaliação contínua e valorizadora  das capacidades dos alunos, que por vezes não cabem no espartilho de um par de horas nervosa no fim do ano.
Mais ridículo é quererem agora aplicar esse exame de 4º ano no INÍCIO do terceiro período, alegando que o restantes meses ficam para a recuperação, até Julho fora  mesmo, supondo que os que tiverem sucesso nesse exame ficarão a marcar  passo até Junho  enquanto os mais fracos recuperam e desgastam os professores.
Quanto ao argumento de "coitadinhos, exames aos... 10 anos... tão tenrinhos!". Ora! Então os meninos já são sabidolas e vivaços em tanta coisa aos 4 e 5 anos de idade e irão ficar "traumatizados" com um exame nacional ao 10? O exame da 4ª de que me lembro, despertava em nós, alunos ,um sentimento  de "rito de passagem" para o mundo dos mais velhos, uma vaidade pela responsabilidade, uma certa honra até. Não me lembro de ver "traumatismos" em ninguém! O ter de cumprir as regras como o levar apenas caneta (e tantos que é só isso que levam para as aulas ao longo do ano, com sorte dos preofessores!) e o B.I. (que era sempre inaugurado nessa idade), o cumprir aquelas regras de chamada pelo nosso nome, a prova oral, as várias provas escritas, a recordação de um diploma, até mesmo um medo e o chá de cidreira para alguns... tudo isso era mais motivo de orgulho do que de .."terror".
Bem. Quanto ao novo Estatuto do Aluno, não me detenho aqui mais longamente que não é o que me suscitou o post. Apenas me rio com todos esses planos de "multar os pais"... Sempre que me lembro do caso daquele aluno "minorca" que, quando os professores não se atemorizaram com as suas ameaças caso o não passassem de ano e ciclo (embora tivesse passado quase 60% do s tempos de aula a jogar no recreio, ou a fazer asneiras dentro e fora de sala em 99%... não era meu aluno, mas foi um caso  dor de cabeça para toda a escola), lembro em como ele cumpriu a ameaça e conseguiu partir pelo menos metade de todos os vidros de janelas da Escola...(hoje, parafraseando uma piada do RAP. isso dar-lhe-ia equivalência  relvada ao grau de... arquitecto, ou pelo menos de... vidraceiro!). Bem andou a Escola a exigir que a pobre mãe pagasse, mas pouco ou nada recebeu. Se vemos tanto milionário tipo Oliveira e Costa que tem milhões e se declara falido, que eperar de uma mãe só, desempregada oiu sub-empregada? Mesmo que fosse mais que justo o pagamento, tal não alterou o comportamento do garoto (já o ter reprovado , sim...). Agora, se faltarem , que fará o Estado? Mandará os Homens do Fraque  penhorar o frigorífico aos pais? penhorar os salários, que já estão penhorados pelos bancos?
No entanto, o que  hoje me trouxe aqui e que me levou a usar esta imagem foi outro assunto. Longe de parecer ser meritório das orelhas que aqui tem, por alguma alegada falta de "esperteza" a que o nome do animal dirige, Nuno Crato tem sido sim portador da manha desse animal. E mesmo as constantes "trapalhadas" legislativas da Reorganização das escolas e despedimentos de docentes e seus remendos, longe de me parecer mera "burrice" ou incompetência, me soa duplamente com sonsice, manha, esperteza de um plano bem traçado há pelo menos uma década e de que ele é apenas o mais recente executor/carrasco.
Porém a trapalhada de hoje, essa sim é fruto de mera incompetência e desrespeito pelos professores que estão com as vidas e a profissão em jogo: não é que agora, nas últimas 24 horas do fim do prazo de concurso nacional dos professores contratados(termina hoje às 18h), envia um SMS (!!!) a avisar aos que já tinham conseguido preencher a lenta e complicada aplicação do concurso... deverão concorrer de novo, devido a uns erros da aplicação?! Pessoas que já devem estar a descansar um pouco e a fazer contas à vida e provável desemprego, a receber na praia um SMS: olhe, desculpe lá ó meu, mas vai ter de passar pelo mesmo inferninho outra vez, coisa e tal...
ISTO FAZ-SE?!A notícia ainda não está online, mas AQUI (do Correio da Manhã) se fala da trapalhada anterior e "generoso" alergamento do prazo, devido à eneficiência da Aplicação Informática do concurso... Ah, pois claro, esqueci-me de explicar:  APLICAÇÃO NOVA, experimentada este ano, este mês, para este concurso... deve ser outra empresa informática amiga, pois a empresa amiga do governo anterior devia ter  uma que já não servia, pois claro(não que não tenha dado também trapalhadas, mas por outras razões , então, que não a lentidão...)
Enfim..."Tudo a mesma fruta"! como diz uma das etiquetas abaixo...! :(
(e devia já criar outra a dizer "Em plena silly season")
Margarida Alegria (31-7-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

7 comentários:

  1. Cada vez entendo menos.
    Vamos lá a ver se entendo.
    Com as 'reformas' do ensino, os horários foram reduzidos em número e precisa-se de menos professores (corte na despesa), certo?
    Pelo que sei háprofessores do quadro que ficaram com o tal horário zero e os contratados dispensados. É assim?
    Agora, que quer dizer com o sms. Voltou a haver mais horários. Deixaram as reformas de lado?
    Vão contratar professores para aulas de apoio?
    Não percebi,desculpa-me!

    Quanto ao exame da 4º classe ou quarto ano, não vejo mal.
    Mas, não há estudos sobre o assunto?
    Porque foram eliminados? É por ser moda ,o 'vintage'?
    Ou são 'fases'?

    Ai, Margarida, nem sei que pense.
    Os exames do secundário deram cabo de mim.
    Tens visto as notas?
    É só pequenas fortunas para explicações e asnotas são aflitivas, pelo menos nas áreas das ciências.
    Como se mudam este estado de coisas?

    Já não pergunto nada mais.
    Um beijinho e boas férias.

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    1. Minha, amiga, olá!
      Podes continuar a perguntar o que quiseres à vontade!
      Sabes que procuro sempre responder.
      Mesmo nos últimos dias, que têm sido muito stressantes por diversas razões, tenho demorado mais a responder, mas... respondi sempre, pelo menos aos comentários-
      O estado das coisas, no ponto em que estão (acabou de se saber que, provisoriamente, a lista dos que vão ter de concorrer para a mobilidade ascende aos 15 mil professores! (dos que tinham contrato mais "definitivo"/efectivo nas escolas, fora os milhares de professores eternamente precários, "contratados", uns 30 mil, já nem sei precisar..).
      E isto sem contar com os que vão ficar com uma turma ou pouco mais e umas "ocupações" de apoios aos alunos nas escolas,e que só não foram para concurso de mobilidade para o escândalo não ser maior!
      Ora, na semana passada, houve o concurso para os tais que estão quse condenados ao desemprego já este ano, os contratados a termo. A aplicaçõa informática é nova, CLARO! para novos informáticos amigos... e deu uma grande "bronca": estava constantemente a ir abaixo enquanto os concorrentes preeenchiam os códigos das escolas, isto QUANDO conseguiam aceder à aplicação no site do MEC! Perante tal escãndaço o ministro prolongou o concurso por 2`ª e 3ª desta semana. Mas na segunda-feira resolveram avisar por SMS a boa parte daqueles que já tinham conseguido concorrer (preencher a aplicação e enviar) que tinham de ... concorrer de novo, devido a umas falhas detectadas do programa! Ou seja, no fundo esses milhares tiveram de concorrer... todos ou quase todos no último dia! Estás a ver a confusão extra?
      Hoje foram os "efectivos" de escola condenados à mobilidade a saber se tinham sido ou não "repescados" por aquelas medidas -remendo que o MEC depois ordenou aos directores que "salvassem" de ir ao concurso, com ao menos seis tempos lectivos..
      Embora o MEC não tivesse fornecido números antes,cáclulos de vários bloggers presumiam que fossem uns 17 mil e não os 8 mil (já era mau) calculados pelos sindicatos. Afinal para já são 15 mil... foram poucos os repescados.
      Os restantes vão ficar em angústia por Agosto fora. Muito lindo, não achas?
      E imagina: a rorganização das escolas obrigou, contra todas a s eis estabelecidas, aumentar a carga horária dos professores que tinham horários completos ( mas ficando sem horas para tratarem de direcções de turma e outras tarefas qu alguns tinham e que são necessárias) e esses podem ficar ppr exemplo com umas 12 turmas (dependendo das horas semanais da disciplina) com 30 alunos cada e ao lado vão ver seus colegas com uma ou dias turmas(menos testes para corrigir..) e nas tais tarefas de apoio e sei lá que mais, que por sua vez não se vão sentir bem nessa situação, serão humilhados por muitos colegas e sobretudo estão a ser humilhados com essa "desclassificação" feita por estas trapalhadas do MEC. É lógico que as turmas, sendo um pouco mais pequenas e distribuidas pelos docentes da escola de forma equilibrada, seria muito mais útil para o sucesso escolar e maior acompanhamento dos alunos!
      São perversos, incompetentes e criminosos ao julgarem que poupam dinheiro assim! Poupar até poupam algum, no imediato, mas isso se quiserem apenas colocar o país à venda e, saldo e fechar os portões, como uma empresa falida e não como uma nação com GENTE. um povo que sempre teve uma bela História e soube resistir a muitas dificuldades! estes não: detestam os portugueses e querem acabar com eles de várias formas! quem é que coloca à frente pagar todas as dívidas e deixar os filhos a morrer de fome ou sem escola!
      Pois bem. o que podemos fazer para inverter isto?

      (continua)

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    2. (continuação)
      Visto que os profs estão a ser carne para canhão para colmatar os rombos do défice e os roubos BPN etc, agora já, mas para agirmos logo em fins de Agosto e em setembro, está a ser criada uma plataforma de pessoas pela defesa da Educação em Portugal, com professores, pais, funcionários, psicólogos e todos os que quiserem participar: com divulgação do que se passaa, com sessões públicas de debate e esclarecimento...
      Estás convidada, como mãe preocupada que és.
      Quanto ao resto que perguntas... se há estudos a confirmar a bondade das opções que tomam... é como dizes, é por modas e não há estudos. às vezes aparecem uns mais adiante, por encomenda e a dizer Amen às suas teorias, normalmente da OCDE. Mas depois há outros relatórios da mesma OCDE a dizer o oposto e eralmente escritos por pessoas mais credíveis na área. Uma fantochada! A Lurdes Rodrigues fartou-se de escudar nesses "estudos". E o Sócrates também: "estudos" encomendados nascidos da noite para o dia, por exemplo sobre Potugal, mas assinados por pessoas que nem leram os dados do país, mas se guiaram pelo que os governantes lhes disseram... houve um caso peculiar assim, desmascarado na altura.
      Não temos políticos sérios a governar, há longos anos. São politicos de aviário que nem conhecem a vida real das pessoas. Daí serem tão insensíveis, por nunca term precisado de estudar a sério. ou de lutar por um emprego.
      Beijinho!
      retribuo os votos de boas férias, embora vá andar mais ou menos sempre por aqui! E não percas os cartoons que este mês vou retomar!
      Olha já visitei o tal blogue e aderi! Lindo!

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    3. És uma professora nata.
      já mais elucidada irei passar uns dias fora, na próxima semana.
      Tenho os posts agendados, um pordia,mas não virei comentar ou ler. Não estranhes a minhaa ausência.
      Se precisares de lago, diz. Amanhã ainda estareipor aqui.
      Beijinhos e boas férias.
      P.S. Só mais uma pergunta os professores com horário zero continuam a fazer parte do quadro a escola?

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    4. Fazes bem! Eu é que este ano não consigo "desligar" completamente.
      Se tiver tempo, daqui a umas horas escrevo-te.
      Beijinhos e boas férias! :)
      Quanto aos horários-zero:
      se foram empurrados para o tal concurso de destacamento, ou bem que arranjam vaga no quadro de outra escola, o que duvido, ou bem que regressam à Escola de que fazem parte... com as tais tarefas de "Horário-Zero" (falso, pois apenas ficaram sem turmas devido aos malabarismos e não porque não façam falta. Aliás pelas contas da OCDE e da Unesco começa a haver falta de professores para suprir as necessidades). Porém, se essa situação de "horário-zero" continuar, esses docentes são empurrados para nova Mobilidade que se trsaduz em semi-emprego e com o te mpo em... desemprego, empurrado para fora dosistema, para cumprir os 200 mil funcionários públicos desempregados com que os senhores Ferraz da Costa sonham. para mais dinheiro sobrar dos nosso impostos, não para desenvolver a economia nacional ou dar oportunidade aos mais novos, mas para custear as PPPs, as fundações da treta isentas de impostos e os negócios chorudos dessas élites parvas!
      Beijinhos

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  2. Para quem fez o exame da quarta classe (e admissão à escola técnica) há mais 45 anos...

    Tudo de bom e boas férias para quem vai ou está de férias.

    ;):)

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    1. Boas férias, aflores!
      Que seja um tempo de alegria e de repouso. Muito obrigada! :)

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